• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Timão, Grêmio e Sport lideram média de público nas Séries A e B do Brasileiro

Timão, Grêmio e Sport lideram média de público nas Séries A e B do Brasileiro

ter, 17/07/12
por rodrigo |
categoria Sem categoria

*por Thiago Quintella
A torcida do Corinthians está em lua de mel com o time. Atual campeão brasileiro e da Taça Libertadores, o Timão tem dado motivos mais que suficientes para seu torcedor comparecer ao estádio, apesar do início irregular. Com a caminhada da equipe até o título do torneio sul-americano, Tite foi obrigado a escalar os reservas em diversas rodadas. Ainda assim, é do time paulista a maior média de público entre todas as divisões do Brasileirão, com 20.664 torcedores por partida.
Conhecida por empurrar os jogadores durante os 90 minutos, a torcida do Grêmio vinha mantendo boa média, mas deu um salto que o levou à segunda colocação quando colocou quase 30 mil torcedores na partida contra o Atlético-MG. A motivação não poderia ser outra: a presença de Ronaldinho no lado oposto. No entanto, o resultado foi a única derrota da equipe no Olímpico até aqui. Resta saber se a média (19.774) se manterá no jogo diante do Sport, nesta quarta-feira. O Leão, aliás, tem números muito próximos do time gaúcho e é o terceiro melhor em média de público (19.214) de todas as divisões. A volta do time à Série A, aliás, parece ser o grande combustível do torcedor rubro-negro.
O Atlético-MG, líder do Campeonato Brasileiro, parece sentir a falta do Mineirão. Com o mando das partidas no Estádio Independência, que tem capacidade para 23 mil torcedores, o Galo tem uma excelente média (16.641), mas que poderia ser ainda maior caso estivesse jogando no maior estádio de Minas Gerais, o Mineirão, que está em obras para a Copa de 2014. Convivendo com a zona de rebaixamento, o Bahia ganhou apenas uma das cinco partidas que jogou no Pituaçu. No entanto, o torcedor tricolor parece não se importar e empurra o time incondicionalmente, levando média de 16.105 pessoas por jogo.
A Série B não parece ter empolgado muito os torcedores. O clube da divisão com maior média de público é o Ceará, apenas 12º colocado na lista, com 10.939 de média. O número é bastante expressivo, já que o time vem tendo campanha mediana na Segundona e está a sete pontos do grupo de classificação para a Série A.
Entre as vinte melhores médias de público apenas quatro pertencem a times que disputam a Segunda Divisão. Com isso, Santos (5.974), Ponte Preta (4.944), Portuguesa (4.742) e Atlético-GO (2.989) não figuram na lista. Curiosamente, destes, apenas o Dragão está na zona de rebaixamento.

Confira o top 20 de médias de público das Séries A e B:

*Não foram consideradas as médias da Séries C e D, pois as equipes ainda tem poucos jogos como mandantes. Na Terceirona, o Santa Cruz (2 jogos) tem média de 17.090 torcedores, enquanto o Fortaleza (1 jogo) levou 11.147 pessoas ao estádio. Na Série D, o Sampaio Corrêa teve público de 5.701 na única partida jogada em seu estádio.

http://globoesporte.globo.com/numer...ia-de-publico-nas-series-a-e-b-do-brasileiro/

O problema do RJ é o acesso ao Engenhão.

 
O problema do RJ é o acesso ao Engenhão.
Eu não resumiria tanto assim o problema!
Só pra fomentar a discussão, citaria os horários das partidas, a transmissão dos jogos em pay-per-view e até a pirataria de tv por assinatura, a violência, a ausência de estratégias sérias de marketing...
E por aí vai!

E em SP? Quais seriam os motivos dos paulistas?
O Palmeiras tem a desculpa de jogar em Barueri.

Pra mim, é a soma disso tudo! Mas se fosse escolher o "principal", eu diria que seria a soma de dois deles: PAY-PER-VIEW + AUSÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE MARKETING.
O primeiro fortaleceu a necessidade do segundo e a maioria dos clubes não entendeu isso ainda.
 
Termos a torcida do Joinville nos superando é mais um motivo forte para repensar a decisão de não usarmos a Fonte Nova quando estiver pronta.
 
O problema do Flamengo é esse time sem vergonha mesmo.
Não o time na verdade, essa diretoria sem vergonha que tumultua o clube.
Ainda assim é vergonhoso.


De qualquer forma, boa parte dos primeiros colocados são clubes que tem um bom esquema de sócio torcedor. Que aí mesmo que o clube esteja lamentável, vai ao jogo pois ou já pagou mesmo, ou vai receber vantagens mais a frente, etc.
Clubes que continuam no passado vão ficar capengas.
 
A média do São Paulo seria bem maior se não tivesse havido a campanha #morumbizero por parte da torcida.
 
Uai.
Não entendi.
Precisa fazer campanha pra isso?

Normalmente o ingresso estar caro e o time estar mal naturalmente diminui públicos.
 
Ah, eu acho q qq campanha do tipo, aumenta ou diminui em 1000 pessoas o publico. Se variar tanto
 
Isso que é uma torcida que apoia o time.

O São Paulo não ganha nada desde 2008, contrata jogador a rodo e não rende.
A média do São Paulo de público foi a maior da séria A do ano passado.

O protesto foi contra a atual gestão do JJ. Portanto, eu acho válido.
 
O São Paulo não ganha nada desde 2008, contrata jogador a rodo e não rende.
A média do São Paulo de público foi a maior da séria A do ano passado.

O protesto foi contra a atual gestão do JJ. Portanto, eu acho válido.

A maior média do ano passado foi do Corinthians, o voce esta dizendo que é a maior média nos últimos anos APENAS do São Paulo?

E é enraçado, eu nem vejo o São Paulo tão mal como pintam. Até ontem ele tinha vencido 3 brasileiros e disputava a semi final da Libertadores contra o Inter.
Acho que falta um pouco de paciência na torcida.
 
Pra um time como o São Paulo, ficar 4 anos sem ganhar sequer um estadual é crítico, sim.
O clube tem tradição, investe alto e isso acaba refletindo na falta de paciência do torcedor.
Achei válido o protesto porque evidencia que a qualidade do espetáculo caiu.
Não é justo cobrar os mesmos valores pra ver o Barcelona, se o jogo é do nível do XV de Piracicaba.
Os títulos valorizam o espetáculo!
Seguindo a mesma lógica, a ausência deles deveria baratear os ingressos.
 
Barateou por um jogo como eu disse, arquibancadas por 10 reais. A torcida foi em massa e o time ganhou.
No outro jogo, meteram a faca novamente, a torcida não foi e o time perdeu.

O problema do São Paulo é que a torcida ficou deslumbrada com a sequência de títulos do time, em 2005 campeão da libertadores e mundial, tri-campeonato brasileiro(06, 07, 08) com boas participações na libertadores nesses anos(final, semi, quartas) e um quase tetra-campeonato perdendo o título na última rodada em 2009.

Isso faz com que o torcedor fique exigente, mas montar um time multi-campeão como esse leva muito tempo. Só ver o tempo que se passou da Era Telê Santana até esse outro.

Eu como torcedor do São Paulo o apoiarei em todos os momentos, inclusive ir pro trabalho e pra faculdade com a camisa depois daqueles 5x0 pros gambás. O que eu não vou apoiar é uma administração pífia para um clube que era modelo de gestão para os outros times.

Ficar sem títulos é uma coisa, tornar um clube com a estrutura do São Paulo um time de meio de tabela é outra completamente diferente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo