• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fazer a barba todo dia é 'aniquilar a pele', diz médico americano

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
"Fazer a barba é como esfoliar a pele. Você pode fazer isso impunemente no máximo três vezes por semana, mas que tipo de mulher esfoliaria o rosto todos os dias só para apresentar uma pele lisinha no trabalho?"

Quem pergunta é Jeffrey Benabio, dermatologista americano por trás do "The Derm Blog", site para leigos que já atraiu 3,5 milhões de visitantes, entre eles a apresentadora Oprah Winfrey.

167933-970x600-1.jpe
Nem mesmo na noite do Oscar o ator George Clooney abre mão de um pouco de pelo grisalho no rosto​

Para Benabio, o hábito de se barbear traz sérios problemas ao rosto do homem:
"Os 'yuppies' dos anos 1980 trouxeram essa moda de que barba é algo selvagem que precisa ser eliminado. Os homens não fazem a barba, eles a aniquilam e, no processo, aniquilam suas peles",
disse em entrevista à Folha.

Entre os problemas citados por Benabio estão inflamações, foliculite e ressecamento.
"A cada vez que você faz a barba surgem pequenos cortes e feridas. É preciso dar um tempo para que a epiderme se recupere das escoriações antes de agredi-la novamente",
afirma.

"Homens que têm pelo reto e fino podem fazer a barba todos os dias sem problemas",
defende Denise Steiner, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para ela, o uso diário da lâmina só traz problemas para quem tem pelos muito grossos e encaracolados, com tendência ao encravamento. Nesses casos seria melhor espaçar as sessões por pelo menos três dias ou fazer algumas depilações a laser para enfraquecer os fios.

Se o encravamento é constante, uma alternativa é apelar para o laser. Segundo Claudio Roncatti, presidente da Sociedade Brasileira de Laser, três sessões costumam ser suficientes para acabar com a foliculite, diminuir a espessura dos fios e a densidade de pelos.

O laser também resolve o problema de quem se machuca sempre no mesmo lugar. Isso acontece quando a pessoa tem muitos fios nascendo no mesmo folículo, segundo o médico.

O único problema de fazer poucas sessões são os temidos "buracos" na barba.
"O laser destrói primeiro os pelos mais fracos, por isso fazer poucas sessões só é recomendável para quem não tem planos de deixar a barba crescer",
afirma Carolina Marçon, dermatologista membro da Academia Americana de Dermatologia.

O pescoço é a região mais procurada pelos homens interessados em laser, afirma a médica Eveline Sebba, especialista responsável pelos procedimentos feitos na rede Onodera.
"É um local bastante afetado por pelos encravados, então até os barbados acabam preferindo eliminar os fios dessa região",
diz.

121941013.gif

Fonte
 
.

Foi-se o tempo de fazer a barba todo dia, eu me barbeio, no máximo, três vezes por semana, e, no inverno, uso cavanhaque.

.
 
Existem os produtos pós barba para diminuir os efeitos na pele.

Ainda bem que não tenho problemas com isso. A minha é fina e sai facilmente.
 
A minha barba é dolorida pra tirar... 8-O
Mas ter que fazer a barba todo dia pra ir pro trabalho deve ser horrível, tomara que nunca tenha que passar por isso...
 
Eu gosto de usar barba (o pouco que tenho), mas não gosto da ideia de que isso é anti-higiênico. Felizmente nesse meu atual emprego eles não reclamam, desde que esteja bem aparada.
 
Fazer todo dia é terriível. Se todos pudéssemos ver com uma lente de aumento bem grande é uma verdadeira mutilação o que pele sofre quando a lâmina passa num mesmo ponto num intervalo tão curto.

A minha média nunca é inferior a cada 3 dias, mas agora no inverno aumento um pouco mais.
 
Última edição:
Eu costumo fazer todos os dias, mas tem época que faço dia sim e dia não. Usar os cremes ajuda bem no controle da pele, mas não evita totalmente, claro.

O complicado é que a minha cresce até que rápido, mas não tanto. Eu tenho amigos que fazem uma vez por semana e nem cresceu muito.
 
Sempre disse que fazer a barba é uma agressão. Tenho problemas medianos com a pele após fazer a barba, principalmente no pescoço. Tenho a pele muito branca e sensível, então é comum a região ficar vermelha por algum bom tempo depois e ardendo por várias horas.

Ao longo do tempo sofrendo com esse processo desumano, adquiri algumas estratégias atenuantes:

- Fazer a barba somente após um banho quente.
- Usar creme de barbear.
- Usar lâminas próprias para pele sensível.
- Passar a lâmina no sentido do crescimento do pelo (dã).
- Usar gel pós-barba sem álcool.
- Fazer a barba 2 vezes por semana. 3 no máximo.

Pequenas frescuras que fazem muito a diferença no final das contas. E se alguém mais tiver dicas, mandae. Como essas:http://revista-mensch.blogspot.com.br/2011/11/nos-sabemos-que-as-mulheres-querem.html

Se minha barba não fosse tão desparelha eu até deixava crescer uma barba fodona de intelectual. Mas já foi pior: eu era cheio de espinhas no rosto! Pele oleosa pacacete. Era terrível e nojento.
 
Não tenho saco nem motivo pra fazer todo dia. Faço uma vez por mês e olhe lá. Ou nem isso. :wookie:

Tô com o Tilion nessa. Fazer barba é uma, duas vezes no mês no máximo.

Sobre o tratamento a laser, tem um primo meu fazendo. Ele disse que só não desistiu na primeira sessão porque já tinha pago o tratamento todo. Segundo ele o resultado é bom, mas a dor...
 
Eu gosto de usar barba (o pouco que tenho), mas não gosto da ideia de que isso é anti-higiênico.

Quem disse? Anti-higiênico é o cara não lavar o rosto ao acordar, com ou sem barba, porque a pele do rosto produz uma oleosidade natural (que serve para protegê-la das agressões do ambiente), principalmente a noite, por causa da fricção com o travesseiro. E os de pele oleosa devem lavar até três vezes ao dia.

Tirando isso, barba comedida ou por fazer é um charme e tanto. Eu sempre pedia pro meu ex namorado deixar de fazer e ambos adorávamos (por motivos dferentes, haha).

Sobre o tratamento a laser, tem um primo meu fazendo. Ele disse que só não desistiu na primeira sessão porque já tinha pago o tratamento todo. Segundo ele o resultado é bom, mas a dor...

Dói mais nas primeiras sessões, Lew, porque tem muito pêlo por cm² e o laser atua queimando o folículo mesmo. Durante a sessão a gente sente cheio de bisturi elétrico ou, pra ficar menos específico do meu nicho, cheiro de pena de galinha queimada. Nas seguintes já tem menos folículo por cm² e dói gradativamente menos.

Eu fiz três sessões na meia-perna. Na primeira doeu incomensuravelmente e saí toda vermelha, dolorida e cheia de crostas; nas duas seguintes foi piece of cake.
 
Nussa... Imagina fazer a barba a seco sem nem molhar a lâmina diariamente. Missão kamikaze para Chuck Norris.

Sobre laser eu não confio em aplicar essas radiações de alta energia na pele sem um bom motivo. Acho que preferiria usar cera quente.
 
Pra que fazer a barba?

monges.jpg

Por mim, não faria mais minha barba. Monk style.

O problema é o trampo, que exige estar bem aparada. Por isso deixo crescer por um mês e meio (fica bem de lenhador), Aí faço. às vezes um mês.

Mas não fosse o trampo, seria barba de monge mesmo. Não entendo essa birra que o povo tem com barba, mas enfim.
 
Eu tenho de fazer todos os dias praticamente. Isso é uma exigência de quem trabalha em indústria de alimentos, visto que pêlos são considerados fonte de contaminação. E como eu trabalho com Inspeção tenho que ter mais cuidado ainda, visto que tenho de dar o exemplo.

Mas só faço no banho com água bem quente e a minha pele não é tão sensível. E recomendo um gel pós-barba da Natura que é muito bom para acalmar a pele.
 
Faço todo o domingo a noite, ou segunda de manhã.

No geral, até gosto do meu visual com a barba crescendo...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo