• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Igreja Católica pode ter que responder por crimes de padres

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Diocese britânica foi responsabilizada em acusação de abuso sexual cometido por religioso

A Corte de Apelação britânica negou nesta quinta-feira um recurso solicitado pela Defesa da Diocese de Portsmouth, responsabilizada no ano passado pelo crime de pedofilia cometido por um padre local, segundo informações da emissora BBC. Em 2011, o juiz Mr Justice Macduff, da Suprema Corte britânica, entendeu que a Igreja deu ao religioso William Baldwin uma posição de autoridade, o que possibilitou que ele tivesse a liberdade para ganhar a confiança e abusar de uma menina.

- Ele (Baldwin) tinha contato direto com a comunidade e tinha autoridade e total liberdade para agir como um representante da Igreja – disse o magistrado, no anúncio de sua decisão no ano passado. – Ele tinha um imenso poder nas mãos, dado pelos réus (os dirigentes da Diocese local). Foram eles que o escolheram para essa posição de confiança, da qual ele abusou, se as alegações forem provadas.

A Corte de Apelação confirmou a decisão de Macduff, afirmando que o caso
“levanta a questão de uma importância geral em relação a acusações contra a Igreja Católica”.
Após a última audiência, um porta-voz da Diocese de Portsmouth disse que
“o caso nunca foi sobre atrasar ou evitar compensações a vítimas de abuso”,
mas sim sobre
“princípios legais envolvendo a natureza da sociedade civil e a liberdade religiosa”.

Ainda não está claro se a Diocese de Portsmouth pode recorrer a outras instâncias contra a acusação.

Fonte
 
Por mais que possa ser tentador essas condenações a igreja e talz, a punição tem que ser sempre preferencialmente ao individuo.
Se quer pegar algo superior, que puna o bispo local também.
 
Acho que a punição deve ser ao individuo e a quem dentro da igreja soube e encobriu(se isso ocorreu)...

A instituição não defende essas praticas, portanto, não deve se responsabilizada pelos atos do individuo...

Só se eles não afastaram o cara após as denuncias ou coisa assim, ai cabe alguma punição por omissão.

Claro que seria interessante um controle mais rigoroso para o cara assumir certas posições, para evitar esse tipo de coisa. Mas a justiça não pode tornar uma instituição cúmplice com base apenas no fato dele pertencer a mesma.
 
Eita titulozinho sensacionalista.

Quem vai responder é a diocese, não a Igreja Católica, é uma célula da instituição, que não deixa de ser uma pessoa jurídica.

Enfim, quem tem que responder é o padre tarado, não a diocese. Não vejo cabimento nisso.
 
Isso parece coisa made in Brazil, de tão sem fundamento que é.

O padre estudou sei lá quantos anos pra virar padre. Teoricamente não haveria problema nenhum em deixarem o vivente cuidando de um templo.
Até hoje nunca vi alguém nascer com "estuprador de menores" marcado na testa, a Igreja não tinha como saber. Mas se acabou sabendo e jogou pra debaixo do tapete, mete um processo no rabo da diocese.
 
Juridicamente falando eles devem estar analisando a igreja como uma empresa...

Se um fulano X usa a camisa da empresa ou se ele é "a cara da empresa" e qquer coisa que ele faça automaticamente lembre a empresa, quando o cara apronta qquer coisa vão pensar "nossa, o a empresa tal fez" ou "nossa o o tipo de gente que a empresa tal contrata"... Essa ligação com o empregador pesa, pois no final queima a cara da empresa e não do fulano em si, afinal o nome do fulano depois de um tempo todos vão esquecer, mas da empresa conhecida no mundo todo, todos vão lembrar da idoneidade...

É a única resposta que vejo pra Igreja ser vinculada diretamente aos crimes dos padres... se o padre fez e o padre é da igreja e o padre ta de batina e é da igreja que vão lembrar, então a igreja deve pagar também. Seria essa a "lógica". E talvez pelo fato conhecido de que padres não tem dinheiro, e sim seu empregador... sei lá.

Confesso que achei engraçado, mas era só o que faltava o cara aprontar pq num sabe controlar o libido e a quem paga é o catolicismo... Pq sim, isso sempre queimou e sempre vai queimar a cara da igreja católica.
 
pessoalmente eu nunca gostei dessa visão...

O individuo representa antes de mais nada ele mesmo.
Atribuir ações dele a um grupo, seja qual for, pra mim, é um absurdo...
 
Concordo, mas em relação a empresa por exemplo, se o cara bate o carro pq tava bebado e ele ta usando o carro da empresa... quem vc acha que é o culpado maior? Só o bêbado? Nãããããão, a tonta da empresa que deu o carro pro paspalho...

Acho que eles não perceberam que empresas não bebem, não estupram, não comem criancinhas, não matam... sei lá... Acho que se O DONO da empresa fizer merda e num tiver dinheiro pra pagar, que pague com o bem que tiver, casa, carro, empresa, dane-se, ngm mandou ser otário... mas o funcionário fazer merda e a empresa arcar é dose.
Mesmo que depois possa cobrar do funcionário por ter pago o que ele fez... sempre achei abuso.
 
Sorte do Palpatine ser comparado a ele. Alguém aqui já leu algum livro de Bento XVI? Chuto que a Alinde e a Loth tenham lido... :think: O cara é genial, muito inteligente, teólogo brilhante.
 
Creio que a Igreja , a diocese, ou o raio que o parta deve ser punida por seus crimes - como só mudar o padre em questão de lugar e não falar nada à Justiça - e não pelos crimes dos seus sacerdotes. Certo?q
E eu acho o Bento XVI um chato, na boa. E realmente, ele é a cara do Palpatine. Preferia o João Paulo II, ele era mais legal...
 
Creio que a Igreja , a diocese, ou o raio que o parta deve ser punida por seus crimes - como só mudar o padre em questão de lugar e não falar nada à Justiça - e não pelos crimes dos seus sacerdotes. Certo?q
E eu acho o Bento XVI um chato, na boa. E realmente, ele é a cara do Palpatine. Preferia o João Paulo II, ele era mais legal...
A Igreja tem de ser punida porque um padre molestou uma criança? Mas hem? E de que crimes o senhor está falando.

Aproveita e explica porque João Paulo II era 'mais legal'. E quais livros do Bento XVI você leu.
 
A Igreja tem de ser punida porque um padre molestou uma criança? Mas hem? E de que crimes o senhor está falando.

Aproveita e explica porque João Paulo II era 'mais legal'. E quais livros do Bento XVI você leu.

Creio que a Igreja , a diocese, ou o raio que o parta deve ser punida por seus crimes - como só mudar o padre em questão de lugar e não falar nada à Justiça - e não pelos crimes dos seus sacerdotes. Certo?q
Ou seja, os crimes de OMISSÃO e talvez, quem sabe, CÚMPLICIDADE que em certos momentos podem acontecer , oi?

E eu nunca li nada dele. Falo que eu acho ele chato como figura pública, e não, em absoluto, como escritor, isso eu desconheço. E , nos mesmos moldes de figura pública acho o João Paulo II mais simpático, por isso mais legal. Não digo que o Bento XVI é um mal escritor ou até um mal pontífice, ou sacerdote. Só acho que ele é bem maçante, coisa que não achava do João Paulo II. Ele foi um dos motivos de eu me afastar da Igreja - o que só posso agradecer , por sinal-.
 
Creio que a Igreja , a diocese, ou o raio que o parta deve ser punida por seus crimes - como só mudar o padre em questão de lugar e não falar nada à Justiça - e não pelos crimes dos seus sacerdotes. Certo?q
Ou seja, os crimes de OMISSÃO e talvez, quem sabe, CÚMPLICIDADE que em certos momentos podem acontecer , oi?

E eu nunca li nada dele. Falo que eu acho ele chato como figura pública, e não, em absoluto, como escritor, isso eu desconheço. E , nos mesmos moldes de figura pública acho o João Paulo II mais simpático, por isso mais legal. Não digo que o Bento XVI é um mal escritor ou até um mal pontífice, ou sacerdote. Só acho que ele é bem maçante, coisa que não achava do João Paulo II. Ele foi um dos motivos de eu me afastar da Igreja - o que só posso agradecer , por sinal-.
Ah, melhorou. De fato, no caso de sumiço de provas, negligências nos processos canônicos pra evitar escândalos, mentiras em julgamentos, essas coisas, a diocese ou até o vaticano, dependendo do caso, tem de ser punidos SIM!

Quanto aos Papas, bom, não é da minha conta porque você saiu da Igreja católica (eu também saí), só acho bem superficial criticar o pontífice por questão de 'simpatia'. Sei lá, meio furado esse teu critério.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo