• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

'É agradável ter razão', diz Peter Higgs sobre a descoberta do bóson

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
O britânico Peter Higgs, físico que foi um dos primeiros a formular a teoria do bóson de Higgs, disse nesta sexta-feira: "É agradável ter razão de vez em quando."

Higgs participou de uma entrevista à imprensa Universidade de Edimburgo, na Escócia, dois dias depois de o centro de pesquisa Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) te anunciado a descoberta do que é possivelmente o há muito procurado bóson de Higgs --considerado a chave-mestra para entender a estrutura fundamental da matéria.

12186110.jpeg

O físico escocês Peter Higgs, que propôs na décade de 1960 um mecanismo de como as partículas adquirem sua massa​

O anúncio aconteceu depois de quase 50 anos de pesquisas desde que Higgs publicou um documento sobre a chamada "partícula de Deus", em 1964.

"É muito agradável ter razão de vez em quando (...) foi uma longa espera",
falou na coletiva.

Conhecido por sua modéstia, o físico de 83 anos deu pouca importância aos comentários de eminentes cientistas sobre a indicação ao Prêmio Nobel.

"Não sei, não tenho amigos no comitê Nobel",
comentou.

Indagado sobre o que vai fazer no futuro, Higgs disse que queria simplesmente continuar com sua vida de aposentado.
"O único problema, creio, é que terei de escapar da imprensa",
brincou.

Veja um infográfico explicando o Bóson de Higgs

PARTÍCULA

Higgs postulou, em 1964, a existência de uma partícula subatômica, que os físicos do Cern afirmam ter provavelmente encontrado depois de uma longa busca.

Quando teve a intuição para formular a teoria, o cientista modesto teria exclamado: "Ah, que m*, eu sei como fazer!"

Higgs publicou um artigo sobre sua teoria, que acabou por se tornar o carro-chefe de uma escola científica para qual vários físicos têm contribuído ao longo dos anos.

Tímido e sossegado, Higgs leva uma vida pacata em Edimburgo, Escócia, onde ensinou por muitos anos.

Essa nova partícula que pode ser o bóson de Higgs foi descoberta pelos cientistas, mas ainda são necessárias verificações para confirmar se esta é ou não a "partícula de Deus", segundo anunciou o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) na quarta-feira.

O bóson de Higgs é considerado pelos físicos a chave para entender a estrutura fundamental da matéria e a partícula que atribui a massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como "modelo padrão".

12186688.jpeg

Fonte
 
Só espero que não tenha ocorrido nenhum problema na identificação.

Depois de errar com os Neutrinos, o CERN merece essa conquista, além do Peter Higgs, é claro.

Certamente uma descoberta histórica.
 
Enquanto isso vou ficar na espera para bolarem o próximo acelerador. Esse pesquisador é um bom candidato a continuar a próxima etapa para teorizar aquilo que forma os Bósons. Tenho esperança ainda de que com a melhora da tecnologia os próximos aceleradores não precisem depender só de tamanho.
 
Acredito que ele vai deixar a aposentadoria de lado por um tempo e trabalhar mais na teoria.

Assim como quem escreveu a reportagem, eu também acho que ele é um forte candidato ao prêmio Nobel.

Mais do que merecido.
 
Independente de ganhar o Nobel, a sacada dele quando perguntado sobre o assunto foi muito boa.

Não sei, não tenho amigos no comitê Nobel.

O cara é esperto. :lol:

______________________

Sobre o que você falou Lord Leonan, de trabalhar mais na teoria, não tem muito sentido. Primeiro, porque se for o bóson de Higgs mesmo, a teoria estará fechada. Vai ser tipo, oh, tudo que a gente observou, essa teoria que temos em mãos abarca. Então, demos nossa contribuição para a ciência e agora estamos desempregados. E mesmo que esse não fosse o caso, com a idade do Higgs ele já deve estar de saco cheio dessa porra toda. Não da ciência, da física, das descobertas - mas dos academicismos, das burocracias e desses outros martírios que todo pesquisador enfrenta.
 
Quando me referi a trabalhar mais na teoria, seria mais para validar o que já tem com relação as experiências feitas que revelaram o bóson de Higgs.

Certamente o experimento criou novas sub-áreas a serem estudadas, que Peter Higgs poderia contribuir com seu conhecimento, além de melhorar a formalização da teoria atual.
 
Ainda é precipitado.
Se os próprio experimentais admitem existir diversas outras partículas que poderiam ter gerado o mesmo efeito, deve-se esperar as análises mais aprofundadas do experimento. Ou então aguardar um novo resultado similar.

A midia gosta de apressar as coisas e criar oba-oba, mas em ciencia experimental os passos são mais curtos.
Principalmente depois que eles já precipitadamente divulgaram aquela história do neutrino. Será que não está em período de renegociação de financiamento governamental ou similar?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo