• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Gandalf The Black

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
Melian disse que se eu postasse a listinha de cinco livros favoritos da semana ela vai cantar o hino de Betim pra mim de novo. Então, né...

Gandalf The Black disse:
Ilíada e Odisseia de Homero
A Divina Comédia de Dante Alighieri
Musashi de Eiji Yoshikawa
Guerra e Paz de Leon Tolstói
O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo

Bem, estes clássicos são apenas o rabo do cometa. E nele habitam tantas outras obras maravilhosas que acabaram ficando de fora. O Pagador de Promessas, Memórias Póstumas de Brás Cubas e O Sítio do Pica-pau Amarelo que me desculpem, mas foram citados, de qualquer forma. Decidi por uma lista mais abrangente lembrando que, na cabeça deste astro, o Professor Tolkien e suas obras reinam absolutos. Vamos lá:

Ilíada e Odisseia de Homero

attachment.php



attachment.php


Como pode ser tão antigo e tão bom? É praticamente minha cabine do Superman, ou seja, é ler e ter a certeza de que vale muito a pena ser o herói (meu filho pequeno que o diga...). Brilhante! Recomendo a versão da Ediouro.

A Divina Comédia de Dante Alighieri

attachment.php


E não é que nessa obra, um herói de Homero nos apresenta a paisagens que habitam o imaginário de todos! Essa estória inspirou diversos artistas nesses últimos séculos e comigo não foi diferente. É perfeito para valorizarmos o amor de quem está próximo de nós, que na maioria das vezes nem percebemos, e retribuir em dobro. Afinal, o paraíso é aqui e não além! Essa é uma certeza...

Musashi de Eiji Yoshikawa

attachment.php


É uma viagem cultural pelo Japão feudal na companhia do mais famoso samurai de todos os
tempos. Sensacional! A poesia da sociedade japonesa e o papel das artes nas práticas
marciais são fascinates. Se a honra é questionada, nada melhor que discutir a questão
na ponta da espada, literalmente, e depois, dependendo do resultado, tomar um chá para
refletir! kkk

Guerra e Paz de Leon Tolstói

paineis-do-mural-guerra-e-paz-de-portinari.jpg


A riqueza de detalhes das personagens é um absurdo! Pode-se dizer que é uma coisa pra lá, e também pra cá, da Rússia...
Essa obra traça um belo e compreensível paralelo entre dois conceitos complexos que são o título do livro: a guerra e a paz. O patriotismo que permeia a nobreza e a plebe, é
retratado de tal forma que emociona até os indiferentes a esse sentimento. É a obra prima de um artesão que não se encontra em qualquer esquina.

O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo

attachment.php


Certa vez comentei com um colega que gostava de épicos e ele recomendou O Tempo e o Vento como o épico nacional definitivo. Aceitei o desafio e fiquei maravilhado! Uma fantástica narrativa do sul que complementa as, não menos sensacionais, narrativas do nosso nordeste. Muita emoção neste eu encontrei e divido com vós, um achado que jamais esquecereis! Xiii, empolguei... kkk
Abração!


PS: como o Gandalf the Black não mandou as imagens, eu encarei isso como uma solicitação para que eu me expressasse artisticamente na escolha das imagens dos livros.
 

Anexos

  • divina comedia.jpg
    divina comedia.jpg
    35,5 KB · Visualizações: 121
  • gaúcho.jpg
    gaúcho.jpg
    26,3 KB · Visualizações: 120
  • iliada.jpg
    iliada.jpg
    19,2 KB · Visualizações: 118
  • miyamoto-musashi-1.jpg
    miyamoto-musashi-1.jpg
    47,1 KB · Visualizações: 117
  • odisseia.jpg
    odisseia.jpg
    32,6 KB · Visualizações: 119
Última edição:
hino de Betim?
quem mais aqui é de betim city?

A Melian. Manda mensagem pra ela que ela é muito simpática e adora fazer novas amizades.

Imagens bonitas... mas não li nada pq a fonte ta escura =\

Tá é? Nem vi, uso o template claro. Se virem aí vocês anormais que usam o template escuro... e encarem isso como parte do processo de mistério e desvendamento das obras. ;-)


Tá bom, arrumei a fonte.
 
Lista pra lá de variada. E Guerra e Paz aparecendo de novo. Pelo visto, tenho que adicionar esse à lista o quanto antes. Divina Comédia é outro que tenho vontade de ler, mas que não tive oportunidade ainda.

Da lista aí, só li uma parte d'O Tempo e o Vento. (Um certo capitão Rodrigo, na época do EM ainda, pras aulas de literatura.)
Ilíada e Odisséia eu já dei uma lida naquelas versões simplificadas.
Musashi eu nunca tinha ouvido falar. Nunca li nenhum livro ambientado no Japão feudal. Pode ser um bom começo. :g:
 
Amei como vc descreve os livros. E, concordo com Guerra e Paz, e O tempo e o Vento. Ótima lista!
 
Ilíada e Odisséia = :grinlove: haters gonna hate, mas eu acho Homero o primeiro grande historiador.

A Divina Comédia = eu não tive saco pra ler.. até porque quando eu tive a oportunidade de ler eu era muito nova. Confesso que larguei o livro porque não entendi. Nunca mais achei em lugar nenhum... pena. =(

Musashi = detesto o Japão. Não me interesso por nada que vem de lá.. pouquíssimos livros que falam de japoneses ou do país me cativam.

Guerra e Paz = tá na fila, tá na fila... :pray:

O Tempo e o Vento = Érico Veríssimo é :grinlove: Uma verdadeira aula de Brasil, esse livro.
 
Nossa que lista interessante *-*

gostei deveras e gostei de suas descrições tbém....

Mas quem diabos é o Gandálfu negão? o_O
 
Quando você diz Iliada e Odisséia, você leu as versão em prosa da ediouro, né? Foram as que li também, no colégio. Quando saiu o filme Troia, peguei a Iliada em verso na biblioteca por curiosidade e quase larguei no trecho em que são descritos todos os barcos que cada um dos reinos gregos enviou, com seus respectivos heróis... pelo menos serviu para eu confirmar que o filme não exagerou na quantidade de barcos, eu contei mais de 1200 na época (segundo o livro).

Musashi é um livro muito bom, e a edição que li era ótima porque tinha uma infinidade de notas de rodapé explicando várias coisas. E desde então eu consigo entender a cultura japonesa bem melhor.

O tempo e o vento vai ficar esperando, acabei de ler incidente em antares e me irritei com os primeiros 60% do livro, que não precisavam existir. daí ler outro erico verissimo agora é pedir para não dar o devido valor à obra.

a divina comédia eu nunca li, e sobre Guerra e Paz eu vou me abster de cometnar novamente pq o pobre do autor já está com as orelhas quentes por minha causa *rs*

- - - Updated - - -

Musashi = detesto o Japão. Não me interesso por nada que vem de lá.. pouquíssimos livros que falam de japoneses ou do país me cativam.

you're gonna burn in hell.






:lol:
 
Lissa disse:
Musashi = detesto o Japão. Não me interesso por nada que vem de lá.. pouquíssimos livros que falam de japoneses ou do país me cativam.
you're gonna burn in hell. :lol:
:yep:

Ao contrário do Gandalf, eu não recomendo a versão de Ilíada e Odisseia da Ediouro, não. Assim, talvez até seja interessante para um leitor "iniciante", que esteja começando a conhecer o mundo descrito por Homero e talz. Mas ficar só nessa versão é perder MUITO do que essas obras têm de melhor. Todo o trabalho estético, toda a sonoridade das obras. Ilíada e Odisséia são poemas feitos para serem cantados. Não sentir o ritmo dessas obras é perder o que elas têm de melhor.

Btw, minha edição da Ilíada é com a tradução do Carlos Alberto Nunes (gosto bastante da tradução dele). E a minha edição de A Odisséia é bilíngue, grego-português. Tradução do Trajano Vieira.

attachment.php

attachment.php

Só pra constar, eu estou relendo Divina Comédia, para a dissertação, e estou me divertindo horrores. Certeza de que estou fazendo isso errado. Eu não lembrava de ter me divertido tanto assim das outras duas vezes que li Divina Comédia. :lol:
 

Anexos

  • ilíadaaa.jpg
    ilíadaaa.jpg
    70,4 KB · Visualizações: 97
  • odisséiaaa.jpg
    odisséiaaa.jpg
    71,9 KB · Visualizações: 94
Acertou com A Odisséia, livro muito bom, um dos melhores já escritos, já gostei mais d'A Divina Comédia, os outros não conheço, só li Guerra e Paz, mas não gostei muito.

Mas esse do Japão me interessa, nunca li nada de literatura japonesa ou que se passasse no Japão.
 
Primeiramente, obrigado Kainof pela pesquisa. Mandou muito bem!

Mas esse do Japão me interessa, nunca li nada de literatura japonesa ou que se passasse no Japão.

É grandinho, mas vale muito. ;o)

:yep:
Ao contrário do Gandalf, eu não recomendo a versão de Ilíada e Odisseia da Ediouro, não. Assim, talvez até seja interessante para um leitor "iniciante", que esteja começando a conhecer o mundo descrito por Homero e talz. Mas ficar só nessa versão é perder MUITO do que essas obras têm de melhor. Todo o trabalho estético, toda a sonoridade das obras. Ilíada e Odisséia são poemas feitos para serem cantados. Não sentir o ritmo dessas obras é perder o que elas têm de melhor.
Btw, minha edição da Ilíada é com a tradução do Carlos Alberto Nunes (gosto bastante da tradução dele). E a minha edição de A Odisséia é bilíngue, grego-português. Tradução do Trajano Vieira. :lol:

Falou tudo! Já li essas versões das fotos e são excelentes mesmo, além de lindas.

Quando você diz Iliada e Odisséia, você leu as versão em prosa da ediouro, né? Foram as que li também, no colégio. Quando saiu o filme Troia, peguei a Iliada em verso na biblioteca por curiosidade e quase larguei no trecho em que são descritos todos os barcos que cada um dos reinos gregos enviou, com seus respectivos heróis... pelo menos serviu para eu confirmar que o filme não exagerou na quantidade de barcos, eu contei mais de 1200 na época (segundo o livro). :lol:

Acho que era toda a esquadra grega e mais alguns. Você deu pause no filme pra contar? Vou alugar o filme e contar também pra ver se batem os números. :p

Mas quem diabos é o Gandálfu negão? o_O

kkk... Na época do registro (isso lá em 2002 ou 2003) o Branco já tinha dono e eu pensei no Black (e essa imagem, acho que do Clyde Caldwell, caiu bem). Sou do tipo Hobbit bonzinho. Muito diferente do que que seria um Gandalf, O Negro! E como...

Amei como vc descreve os livros. E, concordo com Guerra e Paz, e O tempo e o Vento. Ótima lista!

Valeu!

Nunca li nenhum livro ambientado no Japão feudal. Pode ser um bom começo. :g:

Você vai gostar. :p
 
Primeiramente, obrigado Kainof pela pesquisa. Mandou muito bem!
Acho que era toda a esquadra grega e mais alguns. Você deu pause no filme pra contar? Vou alugar o filme e contar também pra ver se batem os números. :p

Não dei pausa pq só vi no cinema, mas eu sou engenheira de projeto então, se tá na mesma ordem de grandeza, para mim é o suficiente :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo