• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vereadores aprovam obrigatoriedade de 'Pai Nosso' antes de iniciar aulas

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Projeto de lei foi aprovado em 1ª discussão em Apucarana, norte do PR.
Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) reprova o projeto.[/h]

Os onze vereadores da Câmara Municipal de Apucarana, no norte do Paraná, aprovaram por unanimidade, em primeira discussão, o projeto de lei que obriga alunos das redes municipais a rezarem a oração do 'Pai Nosso' antes de iniciar as aulas. A sessão foi realizada na segunda-feira (25). A Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea) reprova o projeto e afirma que a lei quebra os princípios dispostos na Constituição Federal.

O vereador José Airton de Araújo Deco, autor do projeto, conta que a medida é importante para combater a violência nas escolas.
"Além de aumentar a religiosidade entre os alunos, uma coisa que, na minha opinião, está escassa, acredito que isso poderá diminuir a violência. Hoje a gente vê alunos respondendo e, em alguns casos, até ameaçando professores e os próprios colegas de classe. Acho o projeto muito importante para o município e acredito que não teremos problemas com relação à aceitação",
explicou, em entrevista o G1.

"Isso já é rotina aqui na escola. Todos os dias antes de começar as aulas nós fazemos uma reflexão e por último fazemos uma oração. Acho isso importantíssimo para a educação dos nossos alunos. Não vejo problemas e sou totalmente a favor da aplicação da lei",
relata a diretora da Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente, Celeste Helena de Olliveira.

Já a Atea reprova o projeto e afirma que a lei viola a liberdade de consciência e crença.
"As regras do estado tem que ser para todos e não para a maioria",
afirma o presidente Daniel Sottomaior.

Daniel disse ainda que a lei fere principalmente o artigo 19 da Constituiçao Federal, que determina que é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos municípios: estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.

Sottomaior afirmou também que já acionou os advogados para entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), solicitando uma liminar para que a lei seja cancelada.

Caso que virou polêmica

Em abril deste ano, as aulas Colégio Estadual General Carneiro, em Roncador, a 400 km de Curitiba, foram suspensas pela direção após um aluno de 16 anos se recusar a participar de uma oração. Ele foi retirado da sala e denunciou a atitude da professora à Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (Atea).

Assim que foi contatada, a associação encaminhou um ofício à escola orientando sobre os direitos legais de ateus e agnósticos. A diretora do colégio disse que o problema foi resolvido após uma reunião em que o conselho diretor determinou que não pode mais haver rezas em salas de aula.

Fonte
 
Pra alunos pararem de ameaçar professores nada como uma boa surra de relho.
s_MLB_v_O_f_174406551_946.jpg


Os vereadores deviam rezar e pedir proteção divina contra a vontade de roubar dinheiro público.

De qualquer forma, não é rezando que a violência nas escolas vai diminuir. Negócio é baixar a ditadura nas escolas: ou fica quieto e escuta o professor ou leva um pé na bunda e dá a cadeira pra quem não tá estudando.

E o problema da má educação vem de casa. Como diria minha avó, educação vem do berço. Quando os pais jogam a responsabilidade da educação moral dos filhos pra escola, só podemos esperar um bando de macacos alucinados sem o mínimo de educação.
Mas hoje em dia é assim mesmo, casal tem filho sem o mínimo planejamento familiar e exige vaga na creche. A criança com poucos meses de vida já é jogada no balaio de crianças, cresce mal sabendo o que uma mãe e pai realmente deviam fazer, e se cria da forma mais "amacacada" possível.
 
No final vão decidir que a lei é inconstitucional e pronto. Mas o que leva esses vereadores a votarem esse tipo de projeto é que me espanta. Vai ver não há nenhum problema de maior importância na cidade para que eles possam se preocupar com esse tipo de coisa.

A própria violencia que foi o motivo para votação da lei não deve ter nenhuma outra solução a não ser rezar. :pray: Eu até entendo a finalidade de tentar fazer todo mundo rezar o pai nosso, mas para isso eles poderiam sei lá, realizar um programa que levasse os estudantes conhecerem melhor seu papel de cidadão, um programa de educação junto das instituições públicas (policiais, bombeiros, hospitais), junto da comunidade ou até mesmo o conhecimento dos direitos e deveres do cidadão.
 
Desaprovo porque o Brasil não é nenhuma Bizâncio. O Estado não é laico? Então, que fique em casa o Pai-nosso. Ou que fizessem algo ecumênico, pelo menos.
Igual o estudo de religião. O correto seria aulas de teologia, mas pedir isso a um sistema falido é pedir mais que demais.
 
Um absurdo! Já vi mto cara reclamando de imagens ou orações em lugares públicos (q n são da sua religião, eh claro). Mas os mesmos querem tornar obrigatório o estudo ou até culto (q eh o caso dessa proposta de lei) da sua religião. Um tremendo absurdo. O Estado se diz laico, mas n vejo mto isso n (e a Igreja adora falar mal do Estado falando q eh ateu etc etc...).

Como diz o Tar Mairon:

.

Ou se prestigiam todas as religiões, ou não se prestigia nenhuma. É assim que as coisas devem ser em um autêntico estado laico.

.
 
Na minha escola (particular de bairro afastado metido à bairro americano) a diretora, que era católica, vivia tentando nos enfiar religião guela abaixo. Ela criou uma matéria com o nome de Orientação Educacional para disfarçar o que era, na verdade, uma ditadura católica.

Uma amiga de outra sala que é mórmon vivia tendo arranca rabos com ela... que aliás, era uma hipócrita elitista que incentivava o bullying, mas na frente dos pais se fazia de carola santa!

Essa minha amiga sempre saía das "aulas de Orientação Educacional".

Na época eu não tinha a menor noção do que era Estado Laico - afinal, esse tipo de conceito de liberdade ela obviamente não nos passava -, mas se tivesse eu teria denunciado a escola!


ÓBVIO que é uma lei inconstitucional que vai cair por terra. Todo político eleito, antes de assumir a vaga deveria fazer um CURSINHO sobre a legislação do país!
 
Na minha escola (particular de bairro afastado metido à bairro americano) a diretora, que era católica, vivia tentando nos enfiar religião guela abaixo.
Voce estudou na mesma escola que eu? :P

Enfim, obrigar as crianças a repetir uma reza não atinge nenhum dos objetivos possivelmente ligados a isso, nem os alegados(de conter a violencia e tal) nem o de divulgar uma crença religiosa. Quando pequeno, minha escola obrigava a rezar o pai nosso e ave maria todos os dias. Na epoca eu não era nada(hoje sou cristão protestante por escolha, como essas coisas devem ser decididas), portanto trocava as letras das rezas ou ficava de boca fechada... E essas rezas não impediam os outros alunos de implicarem comigo, entre outros, por serem diferentes do "normal", nem ensinou nenhuma noção de religião nenhuma...
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo