• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ricardo Guerra - O calendário do futebol é absurdo e desumano

Clown or Minstrel

desenvolvedor
O fisiologista Ricardo Guerra, de seu blog do Estadão, criticou a agenda de jogos e atividades em que os jogadores devem atuar. Sua principal reclamação é de que a quantidade de partidas no ano é tanta que não está dando tempo para os atletas se recuperarem:
Os campeonatos foram ampliados ocasionando um número maior de equipes. Consequentemente, os atletas jogam cada vez mais a cada ano. Alguns times disputam duas ou até mesmo três competições ao mesmo tempo. Em tais circunstâncias, alguns jogadores podem jogar duas partidas por semana durante várias fases da temporada. Assim sendo, esses atletas certamente encontram dificuldades na capacidade de se recuperarem totalmente entre um jogo e outro.

Segundo Guerra, a falta de tempo para repouso está aumentando a taxa de lesões nos jogadores:
Desse modo, vários outros elementos fisiológicos desempenham papel vital no sistema de recuperação, e alguns deles podem levar uma semana ou até mais tempo para serem normalizados, dependendo da carga de esforço físico. Após o exercício exaustivo, por exemplo, o sistema imunológico é severamente deprimido. Além disso, vários mecanismos neurológicos sofrem alterações que não são totalmente compreendidas, e que também levam tempo para serem totalmente restauradas. Ainda mais, em uma competição onde os jogos são disputados com grande frequência, os jogadores podem sofrer efeitos debilitantes por vários dias ou até mesmo por uma semana, incluindo micro-rupturas e dores musculares.
...
Os pesquisadores também observaram, que quase dois terços dos jogadores que jogaram mais de uma partida por semana durante as últimas 10 semanas da temporada, ora sofreram contusões, ora tiveram um desempenho inferior durante a Copa. É bem possível que a origem do problema possa estar diretamente ligada ou relacionada à comercialização grotesca e a quantidade de dinheiro exorbitante que gira em torno do futebol.

A causa que Ricardo Guerra credita para este problema são os grandes dirigentes de futebol, que insistem em aumentar a quantidade de jogos para assim, trazer mais torcedores e terem mais lucros com o esporte.
Na verdade, para os cartolas não importa se os jogadores se sacrificam, jogando uma quantidade excessiva de partidas. O único objetivo é o lucro desenfreado, custe o que custar.

Texto completo: http://blogs.estadao.com.br/ricardo-guerra/o-calendario-do-futebol-e-absurdo-e-desumano/


---

O que acham? Realmente há partidas demais para se jogar e tempo de menos para descansar? Não sei se só eu, mas antigamente não havia tanto jogador lesionado antigamente, tipo década de 90 para trás...
 
Eu achava o calendário nos anos 90 ainda pior que o atual porque haviam jogos de Terça, Quinta e Domingo e atualmente só se joga rigorosamente no máximo 2 jogos por semana.

Mas é claro que a carga de jogos continua ainda alta e quando um jogador é convocado pra seleção acaba sendo "premiado" com mais jogos e tendo suas férias sempre adiadas.
 
É só acabar com essas porcarias bisonhas dos estaduais que não condizem mais com a realidade do futebol moderno. Fazendo isso, esticando a copa do Brasil e Sul americana é uma forma de reduzir essa carga pesada.

Estaduais tinha que ser para os times de segundo e terceiro escalão dos estados.
 
Eu achava o calendário nos anos 90 ainda pior que o atual porque haviam jogos de Terça, Quinta e Domingo e atualmente só se joga rigorosamente no máximo 2 jogos por semana.

Mas é claro que a carga de jogos continua ainda alta e quando um jogador é convocado pra seleção acaba sendo "premiado" com mais jogos e tendo suas férias sempre adiadas.

Se bem que na maioria dos casos, um time jamais metia os titulares em campo três vezes por semana. Lembro de uns absurdos e tal (Juninho Paulista uma vez disputou duas partidas pelo São Paulo NO MESMO DIA), mas não existia aquela obrigação de ganhar tudo, então em campeonato menor da época, nego escalava o time dos juniores e já era. Fora que o futebol hoje é ainda mais "físico" que naquela época.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo