• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fontes para estudo de Tengwar, Sarati e outros

Nat

Usuário
Gente, na internet existe uma infinidade de artigos e textos que mostram a história e as regras dos sistemas de escrita criados por Tolkien. Faz um tempão eu achei uns textos, além de ler também um artigo mais ou menos (eu acho) completo sobre Tengwar. A questão é que todos parecem iguais mais ao mesmo tempo diferentes. Os que eu tenho são esses:

Quenya Tengwainen: Writing Quenya with Tengwar (link)
Tîw i lam Thindrim: Writing Sindarin with Tengwar (link)
Writing Numbers with Tengwar (link)
Tengwar: Escrevendo no Alfabeto Élfico (link)

Existem vários outros materiais disponíveis por aí. Então, qual deles é mais confiável?
 
[...]
Writing Numbers with Tengwar (link)
Tengwar: Escrevendo no Alfabeto Élfico (link)

Existem vários outros materiais disponíveis por aí. Então, qual deles é mais confiável?
Para Tengwar, especificamente, sugiro que estude pelo Modo Tengwar-Português (MTP3-RC5), que pode ser acessado clicando aqui. Ele é o mais atualizado e foi revisado algumas vezes.
Sobre a numeração, há um capítulo para isso também no MTP3-RC5.

Quaisquer dúvidas também podem ser tiradas, bastando ir neste tópico.

Sobre Quenya e Sindarin eu não sei bem, mas posso conseguir depois com alguém, caso queira.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
Esses PDFs são muito bons, e resumem de uma maneira excelente o modo de uso de Tengwar pra escrever Quenya e Sindarin, além dos números. Como o Rinzler disse, no MTP3 existe uma seção sobre números também, que complementa/dá mais exemplos, além de ser ideal para quem não lê em inglês.

Agora, com relação ao uso de Tengwar para escrever em português, o site da Dúvendor não é o mais adequado, por uma série de inconsistências a respeito da adaptação fonética na transcrição. Porém, o texto sobre as tengwar em geral - as partes que compõem cada tengwa, a ordem de leitura de cada 'sílaba', a formação dos ditongos - está bastante didático e é muito interessante. Eu não descartaria como fonte de consulta. Somente o modo tengwar-português que eles usam está, digamos assim, defasado, em relação ao que usamos aqui (o já citado MTP3).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo