• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Truco!

Pearl

Usuário
Alguém mais também é fan desse jogo de cartas? Eu comecei a jogar no 1o ano do 2o grau quando estava ainda conhecendo o pessoal porque eu tinha acabado de mudar de escola. E sempre garantiu boas horas de diversão. Pena que depois da facul eu jogo pouco, meus amigos mais próximos nao jogam apesar das tentativas de tentar ensinar :lol:
 
Eu adoro jogar truco! Muito divertido e um ótimo entretenimento para se passar o tempo. Pena que hoje em dia não possuem mais sites bons para ser jogado, pois era bem legal jogar no PC para se passar o tempo.

E jogo até nos dias de hoje na faculdade em intervalos de aulo, por exemplo. Não é sempre, mas quando tem um tempinho, pessoal já puxa o baralho.

TRUCOOOOOOOO!
 
Truco é muito legal, mesmo.

Na faculdade eu jogava muito nos intervalos, porque faculdade pública tem a grade horária boa e deixa vácuo de 2 horas entre aulas, algumas vezes. Ultimamente só jogo nos Nacionais, ou quando encontro o pessoal do fórum num ambiente propício. Meus atuais ambientes são muito sérios pra truco, e as pessoas que antes jogavam agora estão sisudas demais pra isso.

MTS SDDS D VC, TRUCO, MEU ESPORTE FAVRITO :cry:
 
adoro truco, mas tenho jogado pouco ultimamente.

aliás, no nacional rolou bastante truco. é um jogo com regras simples, mas com dinamica incomparavel
 
Como vocês preferem jogar normalmente? As manilhas sendo o 4 de paus, 7 de copas, Ás de espada e o 7 de ouros ou virando a carta e a acima dessa sendo as manilhas da partida?
 
Jogo direto, toda noite no curso, em intervaluo e na uma hora que chego antes da aula.
Também é o meio de conseguirmos refri, vide apostas de até R$5,00, claro, sem professor saber, porque ele é chato e não gosta de pagar.

Mas quem perde paga o refri da vez, e droga, eu geralmente não perco, e semana passada não foi pra mim. :disgusti:

Usamos cartas fixas, sem tirar a primeira e ficar as quatro acima e tals. Sempre dá dor de cabeça, quando fazemos assim, alguém discute que não gosta...:blabla:
 
Err

Errr

Errrr

Mas isso que é o mais legal! :roll:

:lol:
então, mas roubar fácil não tem graça né? fazer os maços com manilha acima é bem mais difícil, fora que nego sempre marca carta de manilha fixa (dobrinha em algum canto, etc).

se é pra roubar, que só os melhores o façam :lol:
 
  • Haha
Reactions: Pim
Amon disse:
então, mas roubar fácil não tem graça né? fazer os maços com manilha acima é bem mais difícil, fora que nego sempre marca carta de manilha fixa (dobrinha em algum canto, etc).

Nossa.... eu nunca deixei marcar meus baralhos que não são só para truco. Jogar truco marcando carta é muita noobice rsrsrsrs x) :lol: Existem outras formas de se roubar :lol:
 
Já joguei os dois tipos de truco. Tanto o Mineiro (manilha fixa), quanto o Paulista (manilha mutável), e sempre gostei muito mais do Mineiro mesmo. Mas é um jogo simples e muito divertido mesmo.

Edit: Particularmente eu acho desnecessária a mudança de manilha. Ninguém que eu conheça joga com baralho marcado, e é meio que babaquice danificar o baralho, né? E quem é bom de "roubar", é bom em "detectar roubalheira" também. O jogo atinge outro nível quando você foca em memorizar as cartas que foram jogadas no último jogo, e que voltam a aparecer no novo. Por exemplo: Se você matou um 3 de copas com o Zap no último jogo, e esse 3 aparece denovo, então provavelmente alguém tá com o Zap na mão nessa nova rodada. Esse tipo de jogo não é muito possível no Truco Paulista.
Outra coisa também, é que o jogo escapa um pouco do foco da questão do blefe e da temeridade, que são os verdadeiros temperos do Truco.
 
Última edição:
Só criar o tópico para formarmos já as duplas. :P
opa, só fechar se é paulista ou mineiro, mas parece q os paulistas truqueiros tão em minoria aqui :(

tem 2 decisões básicas a tomar:
1) vai ter grana envolvida? (sim, claro, baixa quantidade)
2) vai ser qual estilo

@Thor
porra, perdi meu post no edit :lol:

tinha escrevido q sempre é válido memorizar cartas, pq como todo mundo sabe, não é só manilha q ganha jogo. das 40 cartas do baralho, se temos 12 (+1, paulista) na mesa, tem 32,5% do baralho total em jogo, o que dá uma chance gigante de uma mesma sequência de cartas aparecer, dependendo de como o baralho foi cortado e como foi distribuído (aí cabe a vc observar como o carteador tá fazendo, e a xingar teu parceiro se ele fizer corte meia boca :lol:). independente de ser paulista ou mineiro, vc tem q ficar atento sobre tudo q tá rolando no jogo, memorizando o máximo possível (dentro dos limites que o alcool permite :lol:), sendo truco paulista ou truco mineiro.

anyway, blefe é a parte engraçada. me lembra um pouco até poker pq é facinho detectar os drogados do blefe em ambos jogos.
 
O paulista não é fácil de ser decorado as cartas não. É só embaralhar bem e cortar bem que dificilmente alguém saberá as cartas que irão cair. O mesmo vale pro mineiro. É só ficar atento que dificilmente caem cartas repetidas.

opa, só fechar se é paulista ou mineiro, mas parece q os paulistas truqueiros tão em minoria aqui :(

tem 2 decisões básicas a tomar:
1) vai ter grana envolvida? (sim, claro, baixa quantidade)
2) vai ser qual estilo
Deixa esse tipo de detalhe para decidir no tópico do Nacional, caso seja criado. :lol:

Mas por mim já adianto que nem rola dinheiro. Jogar por diversão, como foi no ano passado é muito melhor. Sem contar que o vencedor já tem o status de campeão de truco da Valinor. :mrgreen:
 
ORRAS!
Aprendi muito cedo a jogar, e conheço varias maneiras, e uns 3 tipos diferentes.


Outro jogo que ficou tradicional no nacional:

148473_130699076988371_1407391_n.jpg

316586_252354341489510_1986589678_n.jpg

379480_252212188170392_468981839_n.jpg385550_252212274837050_964969406_n.jpg
:lol:
 
Comecei no truco cedo, observando pais e tios jogarem. Com uns 8, 9 anos eu jogava com meus pais, primos e tios. Esporadicamente, quando ia à casa do meu avô nos juntávamos e passávamos a noite jogando.

No Ensino Médio, voltei a jogar com a galera da sala. A gente jogava durante os intervalos, depois das aulas e durante as aulas também. :dente:
Lembro que teve uma galerinha que tomou ocorrência e tudo mais por conta do jogo. Nada que nos impedisse de continuar jogando. No terceiro ano, assim que a gente saía da escola, íamos pruma lanchonete que ficava na rua da escola e ficávamos um tempo lá, jogando.

Sempre tive costume de jogar com manilha fixa também. É mais fácil de roubar, eu concordo, mas pelo menos galera com a qual eu jogava ninguém era babaca o suficiente pra chegar ao ponto de marcar o baralho. Era um passatempo divertido, me aproximou de uns caras que eu não tinha costume de conversar e tinha uma rivalidade sadia, tipo no futebol. E tinha a vantagem que eu mentia muito melhor do que jogava bola. :dente:

Nunca misturei grana no jogo também não. Aliás, uma vez a galera fez um campeonato lá que valeu alguma mixaria, mas foi um dia só. Como o Turgz disse, jogava pela diversão, pelos gritos e pelo blefe. Depois que entrei na faculdade, praticamente parei de jogar. Jogo uma vez ou outra, muito raramente.

Se rolar no Nacional (e se eu conseguir ir no Nacional dessa vez), eu tô dentro demais!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo