• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Comércio de Rondônia quer acabar com feriado do Dia do Evangélico

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
NaniEstadoLaico.jpg

Segunda-feira (18), Dia do Evangélico em Rondônia, parte dos comerciantes de Porto Velho deu expediente normalmente, seguindo orientação da Federação do Comércio do Estado, que discorda que a data seja feriado por dar prejuízo ao setor.

O deputado estadual Maurão de Carvalho (PP), autor da lei do feriado, criticou a federação por não respeitar os evangélicos, “esses cristãos tementes a Deus” que, disse, se encontram espalhados pelos 52 municípios de Rondônia.

Rubens Nascimento, presidente da Federação do Comércio, disse que, nessa questão, a Assembleia Legislativa de Rondônia usurpou uma atribuição da União, a quem cabe decretar ou não feriados.

Além disso, segundo ele, por ser o Brasil um país laico, não se pode impor à população uma data de uma religião específica, porque isso é desrespeito à liberdade de religião expressa na Constituição brasileira.

A Federação do Comércio está aguardando a manifestação do STF (Supremo Tribunal Federal), onde tramitam há anos ADIs (Ações Diretas de Inconstitucionalidade ) para que o feriado evangélico seja derrubado. Dezenas de cidades nas diversas regiões do país instituíram o Dia do Evangélico, mas só em parte delas a data tem status de feriado.

Fonte
 
Por um lado, quase sempre sou a favor de mais um feriado, pra poder aproveita-lo em casa :P

Mas enfim, não sei porque a necessidade de existir um dia do evangelico...

Porém, se o motivo pra se retirar o feriado é que o estado é laico, então todos os feriados de santos catolicos deveriam ser removidos também e qualquer outro feriado que tenha fundo religioso...
 
Por um lado, quase sempre sou a favor de mais um feriado, pra poder aproveita-lo em casa :P

Mas enfim, não sei porque a necessidade de existir um dia do evangelico...

Porém, se o motivo pra se retirar o feriado é que o estado é laico, então todos os feriados de santos catolicos deveriam ser removidos também e qualquer outro feriado que tenha fundo religioso...
Mas esse feriados não são "nacionais", por assim dizer, são feriados religiosos.

Por exemplo, se eu sou judeu, tenho direito aos feriados da minha religião, só preciso justificar eles para o meu chefe e estou tranquilo, a lei me da resguardo para a comemoração de feriados religiosos.
No caso dos feriados católicos serem os mais celebrados é uma questão simples: o Brasil sempre foi um país católico, carola, portugues. Por isso os feriados católicos não só fazem parte do culto da igreja como se misturam na cultura nacional (alguém aqui acredita que apenas católicos celebram o Carnaval?).
Esses feriados são respeitados por 99% da população, poranto tanto as empresas, governo, escolas e etc respeitam, pelo simples fato de que uma maioria tão absoluta assim não seria necessário o pedido de garantia para o culto.

Os feriados religiosos, portanto são da sociedade civil, e não do governo. Os feriados nacionais são a proclamação da republica, indepedencia, Tiradentes e etc...
Os outros são de carater pessoal, porém 99% do Brasil, do porteiro do meu condominio ao congressista de Brasília, quase todos são cristão/católicos, e todos os cidadão tem direito aos feriados religiosos, ou seja, o Brasil pará nos feriados católicos pq a população para, e não o contrário.

Nesse caso, parece que o governo fez de um feriado OFICIAL do estado o dia do evangélico, o que realmente feriria o conceito de laicidade do estado.
E de todos os feriados cristãos do Brasil, o unico que os protestantes pentecostais não celebram é o dia de Nossa Senhora, se não estou enganado.
 
O Felagund disse tudo.

E que merda de imagem nesse reportagem...

Mas enfim, acho desnecessário. Só porque evangélicos não mantém as tradições de dois mil anos das Festas do cristianismo, não vejo porque o Estado tem de conceder esse feriado apenas pra fazer tipo.
 
Isso de Estado laico é uma hipocrisia sem tamanho.

Ou é 8 ou 80. Ou se tira os feriados cristãos, a menção a Deus na constituição e tudo mais, ou o Estado se declara cristão de uma vez.

A população é majoritariamente cristã e o governo tá correndo por baixo dos panos pra legalizar o aborto, coisa que a população cristã (cristã mesmo, que lê a Bíblia, frequenta templo da seita, seja ela qual for, e não os cristãos de feriado) é contra.

Pensamento de vagabundo esse de "podemos ter feriados de santos porque culturalmente somos católicos", mas deixa vadias invadirem igrejas (em horário de missa), deixa gente sair pelada na rua, etc, etc, etc... Se querem um dia pra vagabundear, não precisam meter religião nisso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo