• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tiranossauro de 70 milhões de anos é roubado da Ásia e leiloado nos EUA

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Justiça nova-iorquina iniciou procedimento para devolvê-lo à Mongólia.
Tyrannosaurus bataar é um primo mais novo do Tiranossaurus Rex.[/h]

A justiça nova-iorquina iniciou um procedimento para devolver à Mongólia um esqueleto de tiranossauro roubado no deserto de Gobi, no sul do país asiático, e leiloado em Nova York no mês passado, informou a promotoria de Manhattan.

O esqueleto reconstituído e quase completo deste Tarbossaurus bataar, primo mais novo do Tiranossaurus Rex que viveu no período Cretáceo há cerca de 70 milhões de anos, foi exportado ilegalmente para a Flórida (sudeste dos Estados Unidos) a partir da Grã-Bretanha em março de 2010.

O esqueleto foi leiloado no dia 20 de maio em Nova York por US$ 1,05 milhão pela casa Heritage Auctions, com sede em Texas, segundo o promotor de Manhattan, Preet Bharara.

dinossauro.jpg

Esqueleto do Tyrannosaurus bataar roubado da Mongólia (Foto: AFP)​

De acordo com a denúncia apresentada no tribunal federal de Manhattan, os documentos da alfândega foram falsificados, davam como país de origem do esqueleto a Grã-Bretanha, e afirmavam, entre outras coisas, que se tratava de duas cabeças de réptil. Seu valor foi estimado em US$15.000, quando o esqueleto foi oferecido a um preço base de US$ 950.000.

Antes da venda, o governo da Mongólia obteve de um tribunal do Texas a proibição da venda e traslado do esqueleto.

Apesar disso, a venda foi realizada, mas o leiloeiro concordou em congelar a transação até que o caso seja decidido pela justiça.

O esqueleto, que segundo as autoridades da Mongólia foi descoberto entre 1995 e 2005 a oeste do deserto de Gobi, espera agora uma decisão sobre seu destino, o que poderá levar anos.

Fonte
 
Céus! Como é lindo o Tyrannosaurus bataar. Eu ficaria o dia inteiro olhando para ele (se ele não me engolisse antes, claro. :lol:).

Apesar das "evidências", eu me recuso a ver os Tyrannosaurus como meros carniceiros.
 
Céus! Como é lindo o Tyrannosaurus bataar. Eu ficaria o dia inteiro olhando para ele (se ele não me engolisse antes, claro. :lol:).

Apesar das "evidências", eu me recuso a ver os Tyrannosaurus como meros carniceiros.

.

Também sou um grande fã deles e odiaria saber que confirmaram que eles não passavam de super abutres.

.
 
Mas qual predador, além do tiranossauro rex (em teoria), naquele período, conseguiria dar conta de triceratopes?

O giganatossauro, de dimensões semelhantes ao T Rex (até um pouco maiores) seria um bom candidato, Tar. Mas ele vivia na região onde atualmente é a Argentina, bem longe dos triceratops.

2zzqn34.jpg



Bandos de mega-raptores?

Em se tratando de dinossauros é impossível não especular. Muitos acreditam que os T Rex eram uns tremendos de uns oportunistas (como os leões machos são), roubando presas de caçadores mais ágeis (mas mais fracos) e atacando (como quase todos os predadores fazem) os velhos, doentes e aleijados. Tal lógica valeria na hora dele atacar um triceratops.
 
Última edição:
Muitos acreditam que os T Rex eram uns tremendos de uns oportunistas (como os leões machos são), roubando presas de caçadores mais ágeis (mas mais fracos) e atacando (como quase todos os predadores fazem) os velhos, doentes e aleijados. Tal lógica valeria na hora dele atacar um triceratops.

Mas qualquer caçador inteligente faria o mesmo, porquê gastar energia difícil de conseguir com uma presa que pode fugir e não com uma fraca e cansada, é por isso que aquelas gazelas pulam bem alto quando estão correndo para avisar a um possível predador que ela está forte e saudável, portanto vá atrás de outro.
 
O problema é que os braços do Tyranossauros são muito curtos. Se ele corresse muito rápido e acabasse caindo no chão em uma perseguição, nos vários complexos movimentos que uma caça requeriria, ele demoraria muito tempo para conseguir se levantar. Além disso, os dentes dele são mais grossos... dentes mais grossos são feitos para esmagar, triturar coisas duras, como ossos. Um caçador geralmente tem dentes afiados como navalhas, para rasgar a carne, perfurar uma traquéia e etc. Mas não dá pra descartar o Tyranossauro como predador... talvez quando mais jóvem ele tivesse um pouco mais de agilidade para caçar.

Quanto ao triceratops, eu acho que o Alossauro seria um candidato muito mais forte para caçá-los.

alossauro4.jpg


Pouca coisa menor do que o Tiranossauro... enquanto o Tiranossauro tinha 6 metros de altura e 13 de comprimento, o Alossauro tinha 5 de altura e 9 de comprimento. Só que ele era muito mais ágil. A composição dele era bem mais leve e os braços mais compridos. E esse bicho caçava em bandos. Viveu no período Jurássico em quase todos os continentes, incluindo América do Norte (lar do Triceratops).


Em questão de "Predador terreste no topo da cadeia alimentar", como imaginávamos que o Tiranossauro fosse, acho que está o Espinossauro.

espinossauro2.jpg


Esse monstro era consideravelmente maior do que o Tiranossauro, só que era feito para a caça. Além dos braços, que eram mais longos, a vértebra dele se alongava por cima das costas, coberta de pele, o que dava mais agilidade para ele, comparado às outras criaturas do seu tamanho. Só que esse bicho só viveu na África, e acho que foi em um período diferente...

800px-Largesttheropods.png
 
Última edição:
Mas qualquer caçador inteligente faria o mesmo, porquê gastar energia difícil de conseguir com uma presa que pode fugir e não com uma fraca e cansada, é por isso que aquelas gazelas pulam bem alto quando estão correndo para avisar a um possível predador que ela está forte e saudável, portanto vá atrás de outro.

Sem dúvida. O velho T Rex enfrentando um poderoso triceratops macho deve ter sido algo muito raro. O chifrudo abatido deveria ser normalmente um pobre e velho decrépito.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo