• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Campeonato Brasileiro Séries C e D

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Início do Campeonato Brasileiro da série C continua indefinido

O início do Campeonato Brasileiro da série C continua indefinido. Em reunião na tarde desta segunda-feira (18) no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro, representantes dos clubes Rio Branco, do Acre, e Araguaína, de Tocantins, entraram em acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para retirar as ações na justiça comum.

Somente o Treze da Paraíba não concordou em retirar a ação dele. Com isso, as disputas das séries C e D continuam paralisadas.


---------------------------------------------------------------------------

O caso chega até ser parecido com que aconteceu em 99 na primeira divisão, só que agora restrito a times da 3a e 4a divisão.

Só que nessa brincadeira com os 2 campeonatos paralisados vários times amargam prejuízos já que tem pagar os salários dos jogadores que não estão jogando.

Vamos ver qual será o próximo capitulo dessa novela.
 
Os prejuízos dos clubes já tão necessitados das Séries C e D são evidentes...
Mas eu tô me divertindo em ver a situação do Santa Cruz(Credo!) que voltaria esse ano pra Série C, depois do rebaixamento em série que eles sofreram! :lol:
 
Os prejuízos dos clubes já tão necessitados das Séries C e D são evidentes...
Mas eu tô me divertindo em ver a situação do Santa Cruz(Credo!) que voltaria esse ano pra Série C, depois do rebaixamento em série que eles sofreram! :lol:

Eu vi ao acaso no noticiário do GE pernambucano (tenho em casa um receptor de parabólica digital que me permite ver 9 afiliadas estaduais da Globo) que desde a final do Pernambucano o Santa já está mais de um mês que nem louco caçando vários amistosos contra times da segunda divisão pernambucana.

Por mais que isso ajude o time a não ficar só nos treinamentos e não perder o embalo, no fundo sempre há uma perda porque são jogos que não valem nada e não tem a motivação que só um campeonato tem, onde o técnico e toda a comissão técnica se desdobram pra fazer toda uma preparação a parte em função de cada adversário que irá enfrentar. Os jogadores no fundo ficam sempre ansiosos em querer saber quando o campeonato finalmente irá começar.
 
Na série D já são conhecidos os 4 que subiram e que vão disputar o título: Mogi-Mirim, Crac, Sampaio Correia e Baraúnas.

Gostei do Baraúnas ter subido e é único time potiguar que eu tenho simpatia já que ao contrário do lixo do ABC e do Mequina natalino que o Fusa tanto baba ovo por eles e que quando disputam primeira divisão eles simplesmente não acrescentam nada de bom (nem mesmo revelar um jogador que sirva pra banco num time grande) a não ser abrir as pernas pros grandes, o Baraúnas ao menos fez algo de relevante que foi ter enfrentado sem medo o Vasco e enfiado uma trolha neles de 3x0 numa Copa do Brasil em São Januário com gols de um gordão de quase 40 anos chamado Cícero Ramalho, uma partida épica que junto com a vitória do ASA de Arapiraca sobre o porco, foram as duas vitórias de times do Nordeste mais divertidas que já vi em toda a minha vida. :lol:
 
Definição dos 8 classificados que brigam por 4 vagas na Série C

Macaé
Duque de Caxias
Chapecoense
Oeste
Fortaleza
Luverdense
Icasa
Payssandú

Minha torcida para subir: Payssandú, Oeste, Luverdense e Fortaleza

Rebaixados Salgueiro, Guarany de Sobra, Santo André e Tupi

Entre os classificados não deu pro Santa Cruz que ficou pelo caminho e amargará mais um ano na C e a surpresa acabou sendo esse tal de Luverdense que tá tentando resgatar o futebol do Mato Grosso de volta a segundona depois de muito tempo.

Já entre os rebaixados a grande vergonha disparado é o Santo André caindo pra quarta divisão. Como cidadão nascido em SCS nem vou tirar sarro de andreense porque não vejo a menor graça chutar cachorro morto.
 
Lamentável, Ramalhão. =/

Esqueci de comentar, foi há uma semana já: o Sampaio Corrêa, do Maranhão, foi campeão invicto da Série D. E, de acordo com a matéria, o Sampaio se tornou o único a ser campeão de todas as divisões de acesso nacionais (B, C e D).


(ou seja, o Sampaio é bem mais vencedor que a Ponte Preta :dente:)
 
Última edição:
Nem sei porque a Série C existe até hoje. Li no mês passado que os times da Série C pagam para jogar. O público nos estádios é muito vazio, e o interesse da televisão é praticamente nulo. Além do mais, como o Brasil é um país grande, os custos de viagens interestaduais pesam muito no bolso desses times de pequeno porte. É uma total irresponsabilidade da CBF manter as Séries C e D, que estrangulam ano após ano os times de pequeno porte que se perdem nesse sonho de chegar à Série B.

Para não acharem que não estou nem aí para os times pequenos, vou escrever abaixo o modelo que considero ser o ideal para o futebol brasileiro:

Ligas nacionais seriam apenas duas: Série A e Série B. A qualificação para a Série B se daria por acesso direto dos melhores times qualificados nos Campeonatos Estaduais. Os Estaduais sempre foram a base do futebol brasileiro, desde o início do século passado. Pensar em um modelo das divisões nacionais, de forma lógica e viável pode não só salvar o futebol brasileiro, como elevar em muito o nível técnico e financeiro dos times de pequeno porte. Investir no campeonato estadual é melhor do que forçar uma Série C e uma Série D desnecessárias.

Da forma como os Campeonatos Estaduais são apresentados hoje, não são favoráveis nem para os times grandes e nem para os pequenos. Espremidos no início do ano, os Estaduais sufocam o calendário dos grandes, e obrigam os times pequenos a montarem "equipes de verão". O estadual começa em fevereiro e termina em abril... Pra que pagar salário pra jogador durante os outros 9 meses do ano? Dessa forma, os times pequenos contratam os jogadores apenas para a competição. Depois mandam todo mundo embora, e no outro ano montam outro time. Isso é um absurdo, né?

Primeiro, temos que entender que os times grandes precisam ter uma participação mais limitada nos estaduais. A minha idéia, é que o Campeonato Estadual deveria durar por todo o ano! Sim, dessa forma, Campeonato Mineiro, Paulista, Carioca e etc. seriam verdadeiras ligas, com 20 clubes participantes. Turno e returno, 38 Rodadas durante todo o ano!

Não, eu não sou louco. As Ligas Estaduais deveriam ser realizadas sem a participação dos clubes que disputam as Séries A e B nacionais. Dessa forma, haveria a possibilidade para os pequenos brilharem. Até que os times grandes poderiam participar de alguma forma, se desejassem... mas certamente não seria com o time principal. Da mesma forma como o Barcelona tem o Barcelona B que disputa a Série B na Espanha, imaginemos que o Atlético Mineiro inscrevesse um Atlético B no Campeonato Mineiro. Essa seria uma ótima oportunidade para dar experiência aos jogadores que estão se formando na base do clube. Hoje em dia, a grande maioria dos jogadores revelados nas categorias de base são queimados, lançando-os para jogar em situações complicadas no time principal. O time tá mal no Brasileirão, flertando com a zona de rebaixamento, e colocam a esperança na base. Erro imperdoável. O time continua mal, e a torcida começa a pegar no pé do menino de 19, 20 anos.

Com as Ligas Nacionais, o custo dos times pequenos seriam viáveis, já que os jogos aconteceriam em localidades próximas. A rivalidade de times de cidades vizinhas ajudaria a fomentar o interesse nos jogos destes times pequenos, como acontecia no passado. Os 26 campeões de cada uma das Ligas Estaduais do Brasil participariam de Eliminatórias no início do ano seguinte, para definir quais seriam os 4 clubes que teriam acesso à Série B. Não seriam muitos jogos, já que estas vagas seriam definidas por mata-mata, jogos de ida e volta. Dividindo esses 26 estados em 4 chaves de mata-mata, um campeão estadual precisaria de, no máximo, 3 confrontos para chegar à Série B.

Por Exemplo.

Campeão do Paraná vs. Campeão de Roraima
Campeão da Bahia vs. Campeão do Espírito Santo

Campeão de São Paulo vs. Campeão do Amapá (O vencedor deste confronto entraria já na final, e pegaria o vencedor dos 4 acima)


Teriam outras 3 chaves, e os 4 campeões conseguiriam acesso à Série B do mesmo ano, que começaria alguns meses depois. Os que não se classificassem, voltariam a jogar normalmente o Campeonato Estadual daquele ano.

É assim que eu imagino viável o Futebol Brasileiro. Acho até que os 4 primeiros colocados da Liga de Minas, por exemplo, poderiam fazer um torneio mata-mata com Atlético, Cruzeiro e América na pré-temporada do ano seguinte. Dessa forma ainda teríamos um "Campeonato Estadual", misturando grandes e pequenos, só que de forma muito reduzida.
 
Qualquer um, menos o Çanta Crui! :g:

Sério, desses aí só torço pelo Fortaleza e pelo Payssandu.
O resto é time que não terá nenhuma influência na Série B.
 
Tirando os mais tradicionais os demais me lembram

Macaé me faz lembrar petróleo
O Duque a torcida de menor renda de público do mundo, além daquele Flamenguista figuraça que ocasionalmente postava aqui.
Chapecoense me faz lembrar do presunto e o salame mais gostoso do Brasil
O Icasa das pias e privadas
Luverdense de um tabuleiro verde de jogo de Ludo
Oeste, o interiorzão longe do mar
 
Poderiam mudar o nome e mudar essa sigla. Podia ser CRC (Clube Recreativo Catalano). E nada de atletico. Tá aí! O Atletico é culpado por essa sigla criminosa.

Ou poderia ser Atlético Catalano. Soa até chique, pensariam que tem relação com o Barcelona... :lol:

Mas falando do que interessa, classificação suaaaaada do Paysandu, contando com a sorte de o Águia ter segurado o Santa Cruz. Ainda bem que o Águia chegou na última rodada precisando vencer pra não cair... Primeiro jogo contra o Macaé já na sexta, no interior do Pará, em virtude da perda de mando de campo. Mas, como tem Bicolor aos montes em todos os cantos do Pará, provavelmente o estádio vai tá lotado.

Égua, o Paysandu já tá há uns cinco anos morrendo na mesma fase da Série C. Sempre chega no último jogo, aquele que separa o time do acesso, e morre na praia. Não sei nada sobre o Macaé, mas espero que este ano seja diferente. O problema é que todo ano eu espero a mesma coisa...

Meus palpites são:

Fortaleza - Subiu de produção no final da primeira fase.
Chapecoense - Não conheço nada sobre o time, mas como o Luverdense - rival no mata-mata - tá uma água de salsicha, acho que eles passam.
Icasa - Mero palpite.
Paysandu - Opinião de torcedor, não sei nada sobre o Macaé também.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo