• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PF prende no RN empresário suspeito de fumar durante voo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Comissária do voo da TAM percebeu cheiro de fumaça em banheiro.
Empresário negou acusação; tripulação encontrou bitucas de cigarro.[/h]

A Polícia Federal prendeu em flagrante na noite de terça-feira (12) no Aeroporto Internacional Augusto Severo, em Parnamirim (RN), um empresário de 37 anos suspeito de ter fumado no banheiro durante um voo da TAM que fazia a rota Brasília-Fortaleza, com escala em Natal.

Segundo a PF, os agentes do aeroporto foram avisados por volta das 23h pela empresa aérea que uma aeronave, proveniente de Brasília, pousaria em breve no aeroporto.

O comandante havia feito contato com a tripulação da companhia em terra para avisar que um dos passageiros havia desrespeitado normas de segurança e a proibição de não-fumar a bordo, o que gerou uma discussão entre os passageiros.

O voo da TAM JJ 3426 havia partido de Brasília com destino a Fortaleza (CE) e tinha como escala o aeroporto de Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

A PF informou que o passageiro foi detido em flagrante logo após o pouso. O comandante e duas comissárias afirmaram que, durante o trajeto, o passageiro apresentou comportamento “agitado” e, ao sair do banheiro, apresentava odor de fumaça no ambiente. No banheiro do avião foram encontradas bitucas de cigarro.

O empresário, que reside no Distrito Federal e atua no ramo de alimentos, prestou depoimento e negou a acusação. Ele permanece preso em Natal e responde ao crime previsto no Artigo 261 do Código Penal, que prevê exposição de risco em aeronave.

Na segunda-feira (11), outro avião da TAM, que fazia a rota Rio de Janeiro-Belém, teve um princípio de incêndio nos banheiros devido à presença de fumaça e foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Brasília.

Fonte
 
Mas proibir fumar dentro do avião é medida de segurança ou é de respeito?
Sempre se pode fumar em avião, elevadores, e outros espaços fechados, sem risco a segurança imediata de ninguém.
Enfim, um Viva para o chatismo.. Prender o maluco é osso
 
e um viva para mais uma amostra de como tem fumante sem noção no mundo :clap:
Uai, sem noção quem? Eu ou o empresário?
Eu não to defendendo o cara, só acho escroto prenderem uma pessoa pq ela fumou um cigarro no banheiro do avião.
Afinal, se sempre se pode fumar no avião, a proibição talvez não seja por segurança, mas sim por respeito a todos os outros passageiros, portanto prender o cara alegando que ele colocou outros passageiros em risco é um tremendo exagero e chatismo sim, pelo menos na minha forma de enxergar isso.
 
Uai, sem noção quem? Eu ou o empresário?
Eu não to defendendo o cara, só acho escroto prenderem uma pessoa pq ela fumou um cigarro no banheiro do avião.
Afinal, se sempre se pode fumar no avião, a proibição talvez não seja por segurança, mas sim por respeito a todos os outros passageiros, portanto prender o cara alegando que ele colocou outros passageiros em risco é um tremendo exagero e chatismo sim, pelo menos na minha forma de enxergar isso.

só me explique de onde você tirou "que sempre se pode fumar no avião"? os cretinos que fazem isso o fazem burlando uma norma de segurança de vôo, colocando em risco a vida dos demais passageiros. e não é à toa. o babaca que foi dar uma fumada no banheiro no voo de segunda-feira começou dois focos de incêndio no avião. se incêndio já é um negócio complicado de se lidar em terra, imagina no ar. então não me venha com essa conversa de que "não há risco de segurança imediata". o fato de não ter dado merda com 'n' otários que não conseguem segurar a piriquita por uma hora e vão fumar escondido no avião não quer dizer que seja ok fumar no banheiro do avião. não é. não é a toa que existe uma norma de segurança contra isso. não é para "ser chato".
 
só me explique de onde você tirou "que sempre se pode fumar no avião"? os cretinos que fazem isso o fazem burlando uma norma de segurança de vôo, colocando em risco a vida dos demais passageiros. e não é à toa. o babaca que foi dar uma fumada no banheiro no voo de segunda-feira começou dois focos de incêndio no avião. se incêndio já é um negócio complicado de se lidar em terra, imagina no ar. então não me venha com essa conversa de que "não há risco de segurança imediata". o fato de não ter dado merda com 'n' otários que não conseguem segurar a piriquita por uma hora e vão fumar escondido no avião não quer dizer que seja ok fumar no banheiro do avião. não é. não é a toa que existe uma norma de segurança contra isso. não é para "ser chato".
De onde eu tirei?
Deixe-me ver...
http://www.divulga-mpf.pgr.mpf.gov....proibicaod-e-fumo-em-aeronaves-entenda-o-caso

Daqui que eu tirei, e não eram "babacas"burlando lei alguma, NAO ERA PROIBIDO, ponto final.

Sobre o incêndio:
Na segunda-feira (11), outro avião da TAM, que fazia a rota Rio de Janeiro-Belém, teve um princípio de incêndio nos banheiros devido à presença de fumaça e foi obrigado a fazer um pouso de emergência em Brasília.

Outro voo, sem nenhum indicio de fumante, ou seja, prender o cara que fumou em OUTRO VOO e não causou incêndio algum é sim exagero e chatismo.

Não estou dizendo que é certo fumar em avião, ou em elevador, nada disso, só estou dizendo que SIM, sempre se pode fumar em avião, SIM, existe hoje a proibição, o cara burlou, multa nele, agora prender o cara...

- - - Updated - - -

Alias, existem aviões com ambientes separados, em que os passageiros podem fumar..

E é no minimo curioso, o seu avatar acendendo um cigarro e a gente discutindo tabagismo :lol:
 
De onde eu tirei?
Deixe-me ver...
http://www.divulga-mpf.pgr.mpf.gov....proibicaod-e-fumo-em-aeronaves-entenda-o-caso

Daqui que eu tirei, e não eram "babacas"burlando lei alguma, NAO ERA PROIBIDO, ponto final.

ué, o texto desse link fala que não é permitido. não foi autorizado, não pode, etc. em outras palavras: é proibido sim. o fato de ter existido uma tentativa de permitir não torna o negócio ok. não é. e se não é, não pode. não consegue ficar uma hora sem fumar? se vira. usar adesivo de nicotina ou o que for, mas não queira dar uma de esperto se escondendo no banheiro sendo que isso é proibido.

SIM, existe hoje a proibição, o cara burlou, multa nele, agora prender o cara...

nessa notícia que o morfindel postou não fica claro, mas pela do g1 dá a entender que o cara é o mesmo sujeito de segunda, por isso a prisão. de qualquer forma, tá ali no texto da notícia:

Ele permanece preso em Natal e responde ao crime previsto no Artigo 261 do Código Penal, que prevê exposição de risco em aeronave.
 
Outro voo, sem nenhum indicio de fumante, ou seja, prender o cara que fumou em OUTRO VOO e não causou incêndio algum é sim exagero e chatismo.
Sua frase sugere que só se deve prender quem de fato causa algum incêndio, é isso mesmo? Porque não faz sentido.

E a menos que a TAM tenha mudado suas normas nesse fim de semana, eu posso afirmar que é proibido sim. Novamente, não faz sentido dizer que se pode fumar em avião.
 
ué, o texto desse link fala que não é permitido. não foi autorizado, não pode, etc. em outras palavras: é proibido sim. o fato de ter existido uma tentativa de permitir não torna o negócio ok. não é. e se não é, não pode. não consegue ficar uma hora sem fumar? se vira. usar adesivo de nicotina ou o que for, mas não queira dar uma de esperto se escondendo no banheiro sendo que isso é proibido.
É proibido a 20 anos, pelo conforto dos passageiros não fumantes, como eu disse no primeiro post, é uma proibição por respeito.
E eu concordo, sou fumante e não dou dessas mancadas (pelo menos nao em aviões), tem aqueles cigarrinhos elétricos, adesivo e tudo, da pra segurar, mas como eu disse no edit do meu post, tem aviões que tem áreas especiais para fumantes, isoladas e tudo certinho.

nessa notícia que o morfindel postou não fica claro, mas pela do g1 dá a entender que o cara é o mesmo sujeito de segunda, por isso a prisão. de qualquer forma, tá ali no texto da notícia:
Entendo, bom, o cara pode ser um viciado ainda mais pesado do que imaginamos, ser muito ansioso, sei lá..
Vale lembrar que tabagismo é doença, vicio e tals, não podemos também desprezar o quadro clinico dos viciados.

- - - Updated - - -

Sua frase sugere que só se deve prender quem de fato causa algum incêndio, é isso mesmo? Porque não faz sentido.
Não cara, que é isso haha
Só disse que fumar em avião nunca foi proibido por "normas de segurança", ta no link que eu postei, vou postar de novo:
http://www.divulga-mpf.pgr.mpf.gov.br/conteudo/mpf-atuante/direitos-do-consumidor/fumo-em-aeronaves/proibicaod-e-fumo-em-aeronaves-entenda-o-caso

E a menos que a TAM tenha mudado suas normas nesse fim de semana, eu posso afirmar que é proibido sim. Novamente, não faz sentido dizer que se pode fumar em avião.
Isso também está no meu link, faz 20 anos que é proibido, sempre se pode...
 
Eu não sei dos motivos, mas na própria notícia diz que ele desrespeitou normas de segurança, além de ter fumado a bordo.

"Durante os depoimentos, o comandante do voo e uma das comissárias de bordo confirmaram que durante todo o trajeto daquela viagem o passageiro apresentou um comportamento "agitado" e, ao sair do banheiro, foi sentido um forte cheiro de fumaça no ambiente. O sanitário foi inspecionado e foram encontradas as "bitucas" de cigarro, bem próximo ao protetor de papel, o que poderia facilmente ter gerado um incêndio. O suspeito negou a acusação."
outra fonte

Então, se você já esclareceu que não se deve prender somente quem de fato causa um incêndio, você na verdade concorda com a prisão.
 
Eu não sei dos motivos, mas na própria notícia diz que ele desrespeitou normas de segurança, além de ter fumado a bordo.

"Durante os depoimentos, o comandante do voo e uma das comissárias de bordo confirmaram que durante todo o trajeto daquela viagem o passageiro apresentou um comportamento "agitado" e, ao sair do banheiro, foi sentido um forte cheiro de fumaça no ambiente. O sanitário foi inspecionado e foram encontradas as "bitucas" de cigarro, bem próximo ao protetor de papel, o que poderia facilmente ter gerado um incêndio. O suspeito negou a acusação."
outra fonte

Então, se você já esclareceu que não se deve prender somente quem de fato causa um incêndio, você na verdade concorda com a prisão.

Não concordo, pq a "norma de segurança" que ele infringiu foi exatamente a de fumar, porém essa nrma se vale muito mais do respeito aos demais passageiros do que de fato a segurança da aeronave em si, por isso considero a prisão exagerada.
Se fumar fosse, de fato, perigoso para o avião, não existiriam aviões com áreas reservadas para fumantes, locais isolados, em que a fumaça não se mistura com o ar dos demais passageiros. Afinal, não existe area isolada o suficiente que caso incendiasse não alastrasse para todo o avião.

Portanto, a prisão foi por ele ter desobedecido uma conduta de boa educação e por infringir uma convenção de voo.
Alegar que ele poderia matar os demais passageiros extrapola o bom senso, na minha opinião, é claro.
 
Mas aí já é você que está supondo que a norma de segurança que a notícia afirmou ter sido desrespeitada foi simplesmente o fato de ter fumado, enquanto você ignora a parte "poderia facilmente ter gerado um incêndio", e também ignora quando a notícia claramente separa a norma de segurança desrespeitada da proibição de fumar, além claro de ter gerado tumulto no avião.
 
Mas aí já é você que está supondo que a norma de segurança que a notícia afirmou ter sido desrespeitada foi simplesmente o fato de ter fumado, enquanto você ignora a parte "poderia facilmente ter gerado um incêndio", e também ignora quando a notícia claramente separa a norma de segurança desrespeitada da proibição de fumar, além claro de ter gerado tumulto no avião.
Eu estou supondo partindo de uma dedução.
Se pode fumar em aviões com áreas isoladas, qual o risco que o cigarro EM SI gera para o avião?
O que um avião com a área isolada tem de especial que um outro comum (além obvio, da área isolada)?

Saindo um pouco do caso desse empresário, o que eu to afirmando aqui é que fumar em avião não é proibido pelo risco em si, mas pelo respeito, apenas isso.
Lendo a noticia, parece que ele apenas fumou, saiu do banheiro, o pessoal sacou, e ele foi preso, por isso que disse que é "chatismo", não me pareceu que ele tenha violado outras normas.
 
Eu estou supondo partindo de uma dedução.
Se pode fumar em aviões com áreas isoladas, qual o risco que o cigarro EM SI gera para o avião?
O que um avião com a área isolada tem de especial que um outro comum (além obvio, da área isolada)?
Mesmo não sabendo qual a diferença, eu considero essa dedução falha, claro que é uma puta falta de respeito encher de fumaça a cara de não fumantes, mas para que exista uma área isolada é necessário no mínimo um motivo, não apenas um motivo, a falta de respeito é um, e só com isso é possível afirmar que não há mais razões? Não.
Para mim faz sentido que, se existe uma área isolada, é porque não se pode fumar fora desta área, e novamente, só com isso ninguém pode afirmar que a única razão é a falta de respeito. Esse caso mesmo já deixa claro que bituca de cigarro próximas ao protetor de papel gera um risco de incêndio.

Saindo um pouco do caso desse empresário, o que eu to afirmando aqui é que fumar em avião não é proibido pelo risco em si, mas pelo respeito, apenas isso.
Lendo a noticia, parece que ele apenas fumou, saiu do banheiro, o pessoal sacou, e ele foi preso, por isso que disse que é "chatismo", não me pareceu que ele tenha violado outras normas.
A notícia diz que o passageiro estava agitado, fumou no banheiro, gerou tumulto com os outros passageiros que ficaram indignados, e os restos do cigarro que ele fumou poderiam ter iniciado um incêndio. Foi o que li.

Edit:
Para encerrar, a Anica já até tinha quotado, mas enfim:
"O homem foi autuado pelo artigo 261 do Código Penal, por ter exposto a aeronave ao risco de incêndio."
 
Última edição:
O cara fumar dentro do avião é um ato, no mínimo, retardado. Fora a falta de respeito com os outros, pode tacar fogo no avião por causa de um vício imbecil. Se quer relaxar no voo, vai no banheiro e bate uma punheta, pelo menos assim o avião não precisa fazer pouso de emergência e/ou não se incomoda os outros passageiros.
 
O fumo é proibido em 99% da aviação comercial internacional. E eu nem sei quais são os 1% faltante. Existem as duas questões segurança e saúde (não conforto). Quando você vai pegar um avião é proibido portar materiais inflamáveis (inclusive cigarro), quem já pegou avião sabe que fazem essa perguntinha de praxe. Em voo doméstico é algo que a PF faz vistas grossas, mas em voo internacional, se você vai embarcar com um isqueiro sequer a PF simplesmente toma e joga fora. Acha que isso é atitude para atender conforto? Que tal ter que lidar com um incendio a 33000 pés? Ainda mais sabendo que tem toneladas de combustível e você está em uma cápsula de material inflamável. Sim, é tudo uma conspiração contra fumantes pelo conforto dos não fumantes.

Ah e mais. Em altitude de cruzeiro você está em uma cabine pressurizada. O ar lá se comporta de forma diferente que um ambiente fechado em terra. Teve gente (asmático grave) que até morreu porque algum engraçadinho foi fumar no banheiro. Sim, é por mera chatisse que fumar é proibido a bordo.

Bom, mas quem quiser fumar nas alturas tem a opção de comprar um jatinho, que tal?
 
Acha que isso é atitude para atender conforto?
Sim, eu acho, taquem as pedras! :lol:

Que tal ter que lidar com um incendio a 33000 pés?
Mas o que eu estou dizendo é apenas que a PROIBIÇÃO não se deu por medo de incêndios! Po, eu postei o LINK da razão da criação da lei, é SIM por causa de conforto E saúde, a questão do incêndio não se vale na argumentação da proibição do consumo de cigarro pela própria lei! Talvez possa se dizer "além de desagradável para os outros, pode vir a ser perigoso"isso é mera suposição, como se um fumante não fosse apagar a bituca antes de jogar ela em um saco de lixo cheio de folha de papel, enfim...

Sim, é tudo uma conspiração contra fumantes pelo conforto dos não fumantes.
Eu não falei isso, camarada.
Não tem nada de conspiração, acho até certo não poder se fumar em um avião com criança, bebe, velho, asmático e etc, só não vejo razão para esse alarmismo todo de dizer que se um cara fuma no banheiro, ele tem que ser preso por tentativa de homicídio (antes que me xinguem, eu sei que não foi por isso que ele foi preso, eu estou exagerando).

Ah e mais. Em altitude de cruzeiro você está em uma cabine pressurizada. O ar lá se comporta de forma diferente que um ambiente fechado em terra. Teve gente (asmático grave) que até morreu porque algum engraçadinho foi fumar no banheiro.
Sim, essa é uma justificativa JUSTA para proibir fumar dentro, não esse terrorismo todo de falar que um cigarro explode um avião.

Sim, é por mera chatisse que fumar é proibido a bordo.
E eu disse isso onde? Eu disse "Viva o chatismo" quando uma pessoa é presa por ter infringido uma norma que não colocou ninguém em risco (e não botou mesmo, pode ter causado um mau estar, mas RISCO mesmo não).

"O homem foi autuado pelo artigo 261 do Código Penal, por ter exposto a aeronave ao risco de incêndio."
A PF pode alegar isso, porém a proibição de fumar no avião NÃO TEM ESSE PONTO RELEVANTE, isso que eu to tentando explicar só, que a questão de incêndio não se vale na proibição de se fumar nas aeronaves.
 
como se um fumante não fosse apagar a bituca antes de jogar ela em um saco de lixo cheio de folha de papel, enfim...
Boeing 707 da Varig

:yep:

não esse terrorismo todo de falar que um cigarro explode um avião.
Avião sofre pane em SP após homem fumar em banheiro

Eu disse "Viva o chatismo" quando uma pessoa é presa por ter infringido uma norma que não colocou ninguém em risco (e não botou mesmo, pode ter causado um mau estar, mas RISCO mesmo não).
"Ele permanece preso em Natal e responde ao crime previsto no Artigo 261 do Código Penal, que prevê exposição de risco em aeronave."

Art. 261 - Expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente a impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea.

"O sanitário foi inspecionado e foram encontradas as "bitucas" de cigarro, bem próximo ao protetor de papel, o que poderia facilmente ter gerado um incêndio."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo