• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Presidente do Uruguai vive com US$ 1.250

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
photo_1300054614499-1-0.jpg


Dono do título de presidente mais pobre do mundo, José Pepe Mujica manteve suas promessas de campanha e segue descartando a importância do dinheiro em sua vida. O presidente do Uruguai ainda mora em sua pequena fazenda na região de Rincón del Cerro, próximo a Montevidéu, doando nada menos que 90% de seu salário para ONGs e pequenas empresas.


Mujica recebe US$ 12.500 por mês pelos serviço à frente do governo uruguaio. Entretanto, de acordo com o próprio presidente, 90% deste valor é repassado para companhias que trabalham com habitação.


Desta forma, Mujica vive com US$ 1.250 mensalmente. “Este dinheiro me basta, e tem que bastar porque há outros uruguaios que vivem com menos”, disse o presidente em entrevista ao jornal El Mundo.


O presidente alegra-se em deixar claro como não mudou sua vida após sua ascenção ao poder no Uruguai. Mantém suas mesmas roupas, costumes, amizades e possuí apenas dois patrimônios, sua casa e um velho fusca celeste, avaliado em cerca de US$ 1.000. Assim como seu esposo, a primeira-dama e senadora Lucía Topolanksky também doa uma parte do seu salário para instituição de caridade.


Vídeo divulgado no Youtube mostra Mujica em seu fusca. Assista:


Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/presidente-do-uruguai-doa-90--do-seu-salário.html
 
Última edição por um moderador:
Olha, não acompanho a politica no Uruguai. É muito pouco dizer que o cara é um bom politico por conta disso.

Ele pode doar todo o salário mas se for um desastre como Presidente é válido?

Enfim, o gesto é realmente bonito e deveria mesmo servir de exemplo.
 
Concordo exatamente contigo! As práticas dele como presidente são muito boas e deveriam ser repassadas. Porém isso não significa que ele seja um bom presidente. (Visto que eu não sei absolutamente nada da política urugaia)


Olha, não acompanho a politica no Uruguai. É muito pouco dizer que o cara é um bom politico por conta disso.

Ele pode doar todo o salário mas se for um desastre como Presidente é válido?

Enfim, o gesto é realmente bonito e deveria mesmo servir de exemplo.
 
Bom, eu não sei nada da política uruguaia.
Lembremos, porém, que um presidente não conduz o executivo sozinho. Para isso existem os ministérios e todo o aparato técnico e jurídico para auxiliá-lo nas mais diversas áreas.
Posso estar sendo imprudente, mas um presidente que governa um país pobre com tamanha consciência social para mim já merece o título de bom presidente.
 
Sim e sim.

A atitude dele é muito boa. Magnifica! Mas tem um porem:

- Se não for jogada de marketing
- Se não fizer isso para tirar o foco do mal governo (sei lá se o governo do cara é bom) ou de corrupções.

LOGICAMENTE, o meu pé atrás é por viver no Brasil.
 
Mesmo doando 1/4 dos sacos de dinheiro que ganham, os políticos do Brasil ainda ficam com MUITO.

Bom, pelo menos o gaucho oriental é do povo, ao contrário do nosso querido (ou não) ex-presidente, que se dizia do povo mas é um aposentado há 30 anos quase, ganhando MUITO mais do que um salário mínimo. Vou cortar meu dedo num torno e me aposentar...

O presidente uruguaio não me pareceu ser um homem muito intelectual, mas como o Timewolf disse, ele não governa sozinho. Os ministros estão aí pra auxiliar (e não só pra causar escândalos como no Brasil).
 
Também não sei como é o governo deste senhor, mas se ele optou em viver sem quase nenhuma ostentação e repassa a maior parte dos seus ganhos pra outros setores que espero reverta sempre em algo positivo pro povo, tomara que continue assim e assim como o Menegroth mencionou muito bem espero que isso não seja fachada pra desviar o foco.

Uma coisa que sempre soube é que o que o Uruguai tem de despesa com altos salários de parlamentares, servidores e afins mal faz cosquinha no do Brasil e no quesito corrupção está entre os menores da América Latina.

Apesar da brincadeira do link do Eriadan, se todos os parlamentares daqui abrissem mão deste mesmo percentual do presidente uruguaio o que sobraria de dinheiro pra construção de hospitais, escolas e pra previdência social não é brincadeira.
 
Esse camarada foi guerrilheiro na ditadura Uruguaia.

"Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985). Na guerrilha, coparticipou de assaltos, sequestros e do episódio conhecido como Tomada de Pando, ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu.[5] [6] Mujica passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.[7]"
Wikipedia

No Brasil provavelmente ele seria execrado, chamado de terrorista pela direita conservadora, criminoso, ia ter vídeo do Bolsonaro falando que ele deveria estar preso e etc.
Pois é, aparentemente, o pessoal que combatia as ditaduras não eram os monstros que a mídia e os governantes insistiam em pintar... Muito menos lutavam por privilégios.

Para mim, mais um desses heróis "anônimos" na luta contra o imperialismo, que arriscou a vida e a sua segurança para garantir a liberdade da sua nação contra uma ditadura fantoche anti-comunista.

Parabéns pela atitude, pela humildade, e principalmente pela militância de toda a vida.
 
Esse camarada foi guerrilheiro na ditadura Uruguaia.

"Mujica teve importante papel no combate à ditadura civil-militar no Uruguai (1973-1985). Na guerrilha, coparticipou de assaltos, sequestros e do episódio conhecido como Tomada de Pando, ocorrido em 8 de outubro de 1969, quando os tupamaros tomaram a delegacia de polícia, o quartel do corpo de bombeiros, a central telefônica e vários bancos da cidade de Pando, situada a 32 quilômetros de Montevidéu.[5] [6] Mujica passou 14 anos na prisão, de onde só saiu no final da ditadura, em 1985.[7]"
Wikipedia

No Brasil provavelmente ele seria execrado, chamado de terrorista pela direita conservadora, criminoso, ia ter vídeo do Bolsonaro falando que ele deveria estar preso e etc.
Pois é, aparentemente, o pessoal que combatia as ditaduras não eram os monstros que a mídia e os governantes insistiam em pintar... Muito menos lutavam por privilégios.

Para mim, mais um desses heróis "anônimos" na luta contra o imperialismo, que arriscou a vida e a sua segurança para garantir a liberdade da sua nação contra uma ditadura fantoche anti-comunista.

Parabéns pela atitude, pela humildade, e principalmente pela militância de toda a vida.

E os antigos guerrilheiros do Brasil, quando chegam à presidência, a primeira coisa que fazem é aumentar o próprio salário. Outros se aposentam indevidamente por invalidez, mas pra ser presidente são completamente capazes.

Existem guerrilheiros e guerrilheiros, não podemos tomar o todo por um ou por outro. Os uruguaios têm um histórico de lutas contra ditaduras, tanto que lutaram par se separar do Brasil.
 
E os antigos guerrilheiros do Brasil, quando chegam à presidência, a primeira coisa que fazem é aumentar o próprio salário. Outros se aposentam indevidamente por invalidez, mas pra ser presidente são completamente capazes.
Não me lembro da Dilma ter aumentado o próprio salário. E se a segunda parte foi em relação ao Lula, ele não foi guerrilheiro né..

Existem guerrilheiros e guerrilheiros, não podemos tomar o todo por um ou por outro. Os uruguaios têm um histórico de lutas contra ditaduras, tanto que lutaram par se separar do Brasil.
Nisso eu concordo por completo com vc (coisa rara em Artigas? :lol:)
 
Não me lembro da Dilma ter aumentado o próprio salário. E se a segunda parte foi em relação ao Lula, ele não foi guerrilheiro né..


Nisso eu concordo por completo com vc (coisa rara em Artigas? :lol:)

Ele não lutou contra o imperialismo ao levar os operários a estado de greve em plena ditadura (pra agora o governo petista dizer que não negocia com funcionários em greve)? Ato nobre e justo dele, mas não apaga o fato dele ser completamente capaz fisicamente e ser aposentado por invalidez recebendo o teto do INSS se não me engano. A Dilma assinou o aumento proposto pelos deputados/senadores, ou seja, concordou. Mesmo que o legislativo pudesse passar por cima da decisão da mulher, ela não se negou a aumentar o próprio salário.

Bem, de vez em quando até cachorro e graxaim concordam, né? :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo