• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TOP estúdios de animação

Turgon

Mugiwara no Ichimi
9f67e40a0e1ede0828019210477ccdbf.jpg

A Biglobe divulgou um novo ranking onde perguntou aos japoneses quais eram os melhores estúdios de animação. No total votaram cerca de 4000 pessoas numa votação muito debatida.

E para vocês, qual é o melhor estúdio de animação?

TOP

1. Kyoto Animation (The Melancholy of Haruhi Suzumiya, K-ON!) – 550

2. Sunrise (Gundam, Gintama) – 466

3. P.A. Works (Angel Beats, Hanasaku Iroha) – 388

4. Shaft (Mahou Shoujo Madoka Magica, Bakemonogatari) – 374

5. Production I.G (Blood-C, Guilty Crown) – 250

6. A-1 Pictures (Working!!, Uta no Prince-sama) – 225

7. J.C.Staff (To Aru, Ano Natsu de Matteru) – 199

8. Bones (Fullmetal Alchemist, Soul Eater, No.6) – 149

9. Studio Ghibli (My Neighbour Totoro, Laputa: Castle in the Sky, Princess Mononoke) – 140

10. Studio Deen (Higurashi no Naku Koro ni, Seitokai no Ichizon) – 130

11. ufotable (Fate/Zero, Kara no Kyōkai) – 128

12. GAINAX (Neon Genesis Evangelion, Gurren Lagann, Furi Kuri) – 105

13. Madhouse (Trigun, Oliver e Benji, Tenjou Tenge, Beck, Summer Wars) – 96

14. Hal Film Maker (Saber Marionette J, B Gata H Kei) – 83

15. Pierrot (Naruto, Bleach, Great Teacher Onizuka) – 79

16. Diomedea (Kodomo no Jikan, Shinryaku! Ika Musume) – 76

17. Toei Animation (Mazinger Z, Dragon Ball, Sailor Moon, Pretty Cure) – 74

18. White Fox (Tears to Tiara, Steins;Gate, Katanagatari) – 72

19. AIC (Sora no Otoshimono, Strike Witches, R-15) – 63

20. TMS Entertainment (Zetman, Lupin III) – 40

21. OLM (Pokemon, Inazuma Eleven) – 39

22. Tatsunoko Productions (Kimi no Iru Machi, Yatterman, Esquadrão Águia) – 34

23. Studio Comet (Capeta, School Rumble) – 32

24. Studio Gokumi (A Channel, Saki Episode of Side A) – 25

25. Xebec (MM!, Pandora Hearts) – 23

26. Satelight (Macross Zero, Sousei no Aquarion) – 14

27. Studio 4°C (First Squad, Tekkon Kinkreet, Genius Party) – 10

28. Production Reed – 5

29 Kokusai Eigasha (Futaridaka, Little Women) – 4

29. Knack (Groizer X) – 4

29. Doga Kobo (Yuru Yuri, Shin Koihime Musou) – 4

32. Feer – 2

33. Eiken (Play Ball) – 1

33. Silver Link (Baka to Test to Shoukanjuu, C3: Cube x Cursed x Curious) – 1

Fonte: OtakuPT
__________________________________________

Gostei da lista! Confesso que fiquei curioso em acompanhar algum anime do estúdio em primeiro lugar.
 
Ghibli p/ mim é o melhor disparado.

Eu costumava gostar da Gainax, mas nunca mais vi nada muito legal de lá.
Eu gosto muito da Shaft e Bones.
 
Creio que reflete o nível de popularidade (top of mind) ao invés de mérito da qualidade na animação. Se fosse realmente pelo mérito em nível de técnica haveria um ranking bem diferente do que se houvesse uma sondagem entre as equipes dos estúdios. Provavelmente os próprios estúdios que encabeçam esta lista se retirariam do topo para admirar o Ghibli do Miyazaki, por exemplo num ranking global de impacto ao longo do tempo na indústria japonesa ou lembrariam daqueles que os influenciaram uma vez que o Japão ainda é muito influenciado pela dinâmica mestre x aluno (reverência aos grandes nomes).

Por exemplo, se comparar séries cotidianas como Haruhi ou K-On com os episódios de Kara no Kiyokai ou mesmo a versão mais recente de Eva da Gainax dá pra ver que o que faz alguém votar no estudio para o topo numa lista de estúdios na maioria das vezes está influenciado por critérios diferentes dos cobrados na crítica de produções de ação ou que precisem experimentar com efeitos de última geração. É provável que a ponta da animação japonesa de hoje não seja esteja conectada ao espectador comum votante devido a algumas distorções econômicas e sociais que andam ocorrendo no país em que precisamos pesar certos fatores. Mesmo quem assiste anime a décadas hoje estaria perdido porque parte da produção japonesa migrou ou foi invadida em seu mercado por países mais baratos (Coréia e China) e um pedaço dela simplesmente deixou de existir depois do estouro da bolha. Quer dizer, estamos diante de uma indústria com menos da metade do poder de impacto que havia no começo ao redor do ano 2000 e os profissionais do Japão sofrem o fato de como ela foi e como ela está hoje.
 
Última edição:
Pois é, aqui pesou mais a popularidade do que a qualidade do anime. Só isso explica a 26ª posição do estúdio responsável por Fairy Tail, Escaflowne, Moretsu Pirates e Angel Sanctuary. O AIC é casa de Bastard!!, Tenchi Muyo, Ookami Kakushi, Oh! My Goddess e El Hazard. E o J. C. Staff? Pai de Bakuman, Azumanga Daioh, Nodame Cantabille e Utena? É uma lista bem estranha!
 
Madhouse, Bones, Ghibli mereciam sim melhores colocações.

O fato é que a popularidade de alguns animes sempre acaba influenciando nessas pesquisas. Não é a primeira e nem será a última. Esse site meio que mostra um pouco mais a opinião popular, e muitas vezes, do momento no Japão.
 
Realmente a maioria dessas enquetes são contaminados pela popularidade vigente.

Ghibli pela maior popularização da animação japonesa no mundo, e a Toei pela importância de ser uma das mais (senão a mais) antiga produtora criando várias tendências da animação japonesa nos anos 50/60, deveriam certamente estar no topo.
 
Pra mim são todos péssimos. A animação japonesa nunca esteve em pior qualidade quanto hoje em dia. Economizam no frame rate por segundo, na quantidade e qualidade das cores utilizadas, alteram a história original do mangá. Nem consigo mais assistir animes hoje em dia, de tão ruins que estão. Se for pra escolher um estúdio, escolho a Warner, então, que parece ter feito um bom trabalho com Berserk.
 
Pra mim são todos péssimos. A animação japonesa nunca esteve em pior qualidade quanto hoje em dia. Economizam no frame rate por segundo, na quantidade e qualidade das cores utilizadas, alteram a história original do mangá. Nem consigo mais assistir animes hoje em dia, de tão ruins que estão. Se for pra escolher um estúdio, escolho a Warner, então, que parece ter feito um bom trabalho com Berserk.

Depende de qual anime está se referindo, até porque boa parte deles está sendo feita em full HD, o que torna impossível diminuir o frame rate por segundo. No quesito qualidade concordo em alguns pontos, mas não tem como alterar o quadro, o anime é um veículo comercial, é feito para vender um produto, seja ele BD's, figures, soundtracks etc.

Há toda uma cadeia de consumo por trás de um OVA ou série e, infelizmente, o maior mercado atual é o japonês que, ano após ano, não mostra sinais de melhoria. E isso forçou muitos estúdios que antes primavam pela excelência em animação, a deixar o orgulho de lado e a terceirizar a mão de obra para não fecharem.

E por mais que se diga "Ah, mas tem o resto do mundo!", bom, tirando a França, os EUA e a Alemanha, não existem mercados do mesmo tamanho destes três ou maiores para chamar a atenção dos estúdios e produtoras nipônicas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo