• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Timão fecha acordo para ter 'melhor iluminação do mundo' em Itaquera

25/05/2012 07h00 - Atualizado em 25/05/2012 07h00
Timão fecha acordo para ter 'melhor iluminação do mundo' em Itaquera
Com construtora responsável pela obra, Corinthians assina contrato com a Osram nos próximos dias. Estádio será entregue em dezembro de 2013

Por Leandro Canônico
São Paulo




estadiocorinthians35_div03.jpg

Projeção do estádio do Corinthians, em Itaquera (Foto: Divulgação)

O Corinthians e a Odebrecht, construtora responsável pelo estádio do clube, em Itaquera, na zona leste de São Paulo, fecharam acordo esta semana para o fornecimento da iluminação do palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, no dia 12 de junho. A empresa escolhida foi a Osram e o contrato será assinado nos próximos dias.
Ainda não há previsão para a instalação dos holofotes, mas eles só podem ser colocados depois que a estrutura da cobertura estiver pronta. Segundo os engenheiros da Odebrecht, essa parte será iniciada no começo do ano que vem. A ideia, aliás, é que até o final de 2012 a obra chegue a 60% do projeto.
No contrato a ser assinado pelo Timão com a Osram, a empresa assegura que a iluminação da Arena Corinthians será a melhor do mundo, levando em consideração a relação vida útil/desempenho das lâmpadas. O projetor a ser utilizado no palco de abertura da Copa do Mundo, por sua vez, foi vendido com eficiência de 87%.
Esta semana, durante visita do ministro do esporte, Aldo Rebelo, a construtora responsável ela obra anunciou que até o final deste ano o projeto atingirá 60%. Até o final deste mês, a construção chegará a 38%. Em ritmo acelerado, a Arena Corinthians conta atualmente com 1800 operários e vai chegar a 2300.
Na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, a obra do Timão em Itaquera completa um ano. Haverá comemoração com bolo temático, decorado com o logo oficial da Copa do Mundo no Brasil, nos três turnos e a visita do presidente do Corinthians, Mário Gobbi Filho na hora do almoço dos funcionários.
A previsão de entrega da Arena Corinthians é dezembro de 2013. Alguns dirigentes do Timão ainda sonham com a conclusão da obra antes de setembro, para que a inauguração seja no aniversário de 103 anos do clube. Mas os engenheiros da Odebrecht descartam essa ideia por conta do planejamento.

obras_arenacorinthians_leandrocanonico-1_60.jpg

Arena Corinthians vai chegar a 38% do projeto no fim do mês (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Fonte


--------------------------------------------------------------------------------------

Bom, ser "a melhor iluminação do mundo" talvez seja bravata e marketing, mas a Osram certamente é uma das que mandam melhor no mundo em matéria de iluminação eficiente e econômica. Furia pode falar melhor que eu, já que fiquei só nos 50% de Engenheiro Eletricista. :lol:

Aproveitando e perguntando pros engenheiros do fórum, assim como os que lidam com projetos: como eles fazem para calcular a porcentagem concluída de um projeto? Que nem na matéria diz: "o estádio está com 38% das obras concluídas". Deve ser uma continha do cão por trás dessa estimativa...
 
Aproveitando e perguntando pros engenheiros do fórum, assim como os que lidam com projetos: como eles fazem para calcular a porcentagem concluída de um projeto? Que nem na matéria diz: "o estádio está com 38% das obras concluídas". Deve ser uma continha do cão por trás dessa estimativa...
Bom, eu trabalho com sistemas, que é totalmente diferente, creio eu, de obras de engenharia civil, mas o que se faz é estimar as horas que serão consumidas e fazer a conta em cima do que ja foi feito até então...

Porém, na minha area, isso acaba sendo mal dimentcionado pra "baratear" o custo do projeto e nunca sai na data planejada :P
Inclusive ja ouvi uma vice-presidente de uma empresa de TI dizer que os ultimos 10% do projeto geralmente acabam virando 90% :P
 
Bom, ser "a melhor iluminação do mundo" talvez seja bravata e marketing, mas a Osram certamente é uma das que mandam melhor no mundo em matéria de iluminação eficiente e econômica. Furia pode falar melhor que eu, já que fiquei só nos 50% de Engenheiro Eletricista. :lol:

Aproveitando e perguntando pros engenheiros do fórum, assim como os que lidam com projetos: como eles fazem para calcular a porcentagem concluída de um projeto? Que nem na matéria diz: "o estádio está com 38% das obras concluídas". Deve ser uma continha do cão por trás dessa estimativa...

Quanto a iluminação hoje o led já é uma realidade cada vez mais presente e que em progressão geométrica está ganhando espaço rapidamente na iluminação de grandes espaços.

Mês passado estive na Expolux no Anhembi e lá estiveram presentes as maiores e principais marcas do ramo e as internacionais que participaram do sistema de iluminação do Alianz Arena que é considerado no momento o mais moderno e eficiente do mundo. É fantástico.

Não sei se nos estádios brasileiros pra Copa haverá instalação de painéis solares, pois alguns dos estádios mais modernos do mundo já usam uma parcela dessa energia, mas a tendência é que nos próximos anos se tornem mais presentes.


O Furia virá defendendo o uso de LEDs alimentados por energia eólica.

O cara de diverte em Paris e agora volta rasgando levantando 500 mil tópicos pra arrotar velhas provocações :lol:
 
Aproveitando e perguntando pros engenheiros do fórum, assim como os que lidam com projetos: como eles fazem para calcular a porcentagem concluída de um projeto? Que nem na matéria diz: "o estádio está com 38% das obras concluídas". Deve ser uma continha do cão por trás dessa estimativa...
É algo mais estimado mesmo, ou seja, não tão exato. Provavelmente tem um sistema de medição de obra, aonde fiscais percorrem a obra para ver o que está sendo feito e finalizado. Além de conferir o trabalho, claro. Isso ajuda muito no caso de liberação de pagamento para algumas empresas. Por exemplo, nos bancos em geral, durante a reforma, eles vão liberando porcentagens do total de acordo com o quanto a obra já foi finalizada. Isso ajuda as empresas terem capital para comprar mais material e pagar seus funcionários.

Essa estimativa leva um pouco em conta o cronograma da obra, mas sinceramente eu não sei se está em dia no Itaquerão. São formas de estimar um pouco o andamento da obra, o que é muito importante.
 
Respondendo a outra parte

Numa obra de grande porte pra que a coisa saia bem organizada, com certeza a planilha de metas deve ser gigantesca.

A medida que cada uma delas vai sendo atingida, dá pra se estipular um percentual de conclusão.

Quanto mais detalhado for isso, mais preciso fica poder estipular esse percentual.
 
Bom, eu trabalho com sistemas, que é totalmente diferente, creio eu, de obras de engenharia civil, mas o que se faz é estimar as horas que serão consumidas e fazer a conta em cima do que ja foi feito até então...

Porém, na minha area, isso acaba sendo mal dimentcionado pra "baratear" o custo do projeto e nunca sai na data planejada :P
Inclusive ja ouvi uma vice-presidente de uma empresa de TI dizer que os ultimos 10% do projeto geralmente acabam virando 90% :P

Também sou de Sistemas de Informação, mas ainda não profissional da área. Mas uma coisa que pelo menos dois professores meus já falaram é que nós de SI somos péssimos para estimar conclusão de projeto. :lol:
(péssimos no sentido de que deveríamos ter uma base mais sólida em projetos e não temos por falta de tempo ou deficiência do currículo, deficiência esta que a Engenharia não tem)

É algo mais estimado mesmo, ou seja, não tão exato. Provavelmente tem um sistema de medição de obra, aonde fiscais percorrem a obra para ver o que está sendo feito e finalizado. Além de conferir o trabalho, claro. Isso ajuda muito no caso de liberação de pagamento para algumas empresas. Por exemplo, nos bancos em geral, durante a reforma, eles vão liberando porcentagens do total de acordo com o quanto a obra já foi finalizada. Isso ajuda as empresas terem capital para comprar mais material e pagar seus funcionários.

Essa estimativa leva um pouco em conta o cronograma da obra, mas sinceramente eu não sei se está em dia no Itaquerão. São formas de estimar um pouco o andamento da obra, o que é muito importante.

Ah entendi. Bom, pelo que tenho acompanhado pela imprensa (o GE tem acompanhado bem de perto, tanto por ser o estádio do Corinthians quanto por ser um dos da Copa), o andamento está até adiantado. A previsão de inauguração é dezembro de 2013, mas a obra está num ritmo tão bom que pode ser entregue até antes. Não tão bom a ponto de ser entregue no aniversário do clube em 1º de setembro, como gostariam alguns conselheiros e diretores corintianos, mas está indo bem.
Mas o que paguei pau mesmo foi esse mega-telão nos vitrais da lateral externa.

Respondendo a outra parte

Numa obra de grande porte pra que a coisa saia bem organizada, com certeza a planilha de metas deve ser gigantesca.

A medida que cada uma delas vai sendo atingida, dá pra se estipular um percentual de conclusão.

Quanto mais detalhado for isso, mais preciso fica poder estipular esse percentual.

Interessante, deve ser fudido. Li há alguns dias que a última estaca foi cravada, e que a meta até o final do ano é chegar aos 60% de obra concluída. Vamos ver.
 
Última edição:
.

[São Paulino Mode On] O ninho da galinha vai ser entregue no prazo, talvez até antes, não se preocupem quanto a isto. [São Paulino Mode Off]

.
 
Oras.
Não ficou sabendo que cortaram o telefone da gávea nesta semana.

Os dirigentes de lá certamente estão precisando de aulas de economia.

Tá precisando é aula de não-roubar e sugar o clube.

Deveria haver um item obrigatório no estatuto do Flamengo e extensivo aos demais. Presidente que na sua gestão deixar as contas e as dívidas maiores que já estão quando ele(ela) assumiu, ou tira do próprio bolso ou vai pra cadeia.
 
Mas tem algo assim pra todos os clubes, não?
Eles é que pouco se fodem. Quando estão saindo do clube disfarçam todas as dividas e dizem que na realidade reduziram as dividas em 70%.

Por isso que quase todos os presidentes que entram no clube já chegam dizendo que as dividas são MUITO maiores do que os valores informados. Tanto porque as dividas são mesmo maiores, quanto porque ele mesmo quer supervalorizar mais ainda esse valor para que no final da gestão dele ele diga que reduziu.

E fica nessa merda ad eternum.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo