• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Tempo e o Vento (2013)

Éomer

Usuário
Direção: Jaime Monjardim

Lançamento: 2013

Elenco:

- Thiago Lacerda: Cap. Rodrigo
- Cléo Pires: Ana Terra
- Marjore Estiano e Fernanda Montenegro: Bibiana
- Mayana Moura: Luzia Cambará
- Igor Rickly: Bolivar Cambará

Com Fernanda Montenegro, Thiago Lacerda, Cléo Pires e Marjorie Estiano no elenco, começou a ser filmado no dia 26 de março as filmagens de “O Tempo e o Vento”, que terá direção de Jayme Monjardim.

O filme é um adaptação de“O Continente”, de Érico Veríssimo, primeiro volume da trilogia que dá nome ao longa. Ele narra cerca de 150 anos da história do Rio Grande do Sul e do estabelecimento das fronteiras brasileiras tendo como fio condutor a trajetória da família Terra Cambará e sua rivalidade com o clã Amaral.

Thiago Lacerda encarnará o capitão Rodrigo Cambará e Ana Terra será interpretada por Cléo Pires. Fernanda Montenegro e Marjorie Estiano viverão Bibiana em diferentes momentos. Vanessa Lóes, Mayana Moura, Luiz Carlos Vasconcelos, Leonardo Medeiros e Rafael Cardoso também estão entre os atores escalados.

A produção teve suas primeiras cenas filmadas na cidade de Pelotas e deverá passar também por outras cidades gaúchas. Depois de ser lançado e visto nos cinemas, “O Tempo e o Vento” será exibido em formato de minissérie pela Rede Globo.

Fonte:

Blog
 
Pelas fotos logo no topo do blog, o Thiago Lacerda tá a cara do Tarcísio Meira no mesmo papel na série de 1985.
 
Pelas fotos logo no topo do blog, o Thiago Lacerda tá a cara do Tarcísio Meira no mesmo papel na série de 1985.

Espero que a interpretação seja parecida também. O Garibaldi do Lacerda na Casa das Sete Mulheres estava uma caca.
 
Adoro os livros e estava entusiasmada com o filme. De maneira geral, gostei do elenco escolhido. Porém isso de passar na Globo depois, como mini-série, me preocupou. Será que vão dar um ritmo mais televisivo ao filme? Espero que não.
De qualquer forma, é bom ver o Rio Grande na mídia de novo.
 
A primeira coisa que reparei foi a Cléo Pires escalada para o mesmo papel que a mãe dela protagonizou na minissérie de 85. Será que ela já acha que tem cacife para enfrentar as comparações inevitáveis? (Lembro que recusou o convite para estrear o remake de Cabocla por essa razão.)

Em seguida, notei o diretor: Jayme Monjardim. :tsc:

Daí li o trecho final -
Depois de ser lançado e visto nos cinemas, “O Tempo e o Vento” será exibido em formato de minissérie pela Rede Globo.

- e perdi completamente a vontade de assistir esse filme. XD


O engraçado é que gostei da minissérie de 85, que devo ter visto antes de ler o livro. Por sinal, foi o primeiro livro bem longo que li na vida, emprestado pela própria professora de Língua Portuguesa. A tarefa era ler os capítulos Ana Terra e Um Certo Capitão Rodrigo, mas aproveitei para ler o livro todo - achei-o muito bom, gostei especialmente d'O Continente. Até usei uma frase do Capitão Rodrigo Cambará para abrir meu tópico de apresentação no Meia Palavra. :dente:

Enfim, tanto o livro quanto o seriado me marcaram bastante, será difícil algo se equiparar a eles. Dei uma olhada na Wiki e até mesmo em termos de elenco a minissérie antiga parece ganhar disparado (Paulo José, Glória Pires, Lima Duarte, José Lewgoy, Lélia Abramo, Mário Lago, José de Abreu, Tarcísio Meira, Louise Cardoso), sem falar na trilha sonora, composta por Tom Jobim. Acho "Passarim" uma das melhores canções de Tom e essa versão instrumental que abria o seriado era maravilhosa:

 
Última edição por um moderador:
Vi algumas cenas do filme hoje, praticamente em primeira mão. :joy: Assisti uma palestra com a escritora Letícia Wierzchowski (autora do romance "A casa das sete mulheres"), que roteirizou, junto com Tabajara Ruas, essa nova versão. A autora passou um pequeno vídeo que foi exibido em uma coletiva de imprensa há alguns dias. Foram poucas cenas, mas deu pra notar que pelo menos qualidade visual essa nova produção terá... Há lindas cenas das paisagens gaúchas. Não pude sentir muito bem como serão as atuações, mas pelo menos de Fernanda Montenegro espero um bom trabalho. :yep:
A escritora falou sobre o desafio que é transportar uma grande obra como "O tempo e o vento" para uma versão cinematográfica. De acordo com ela, foram seis anos construindo o roteiro. Ela comentou também sobre uma questão que tem sido levantada por algumas pessoas: o uso de "você" na linguagem dos personagens, sendo que no Rio Grande do Sul é comum o uso do "tu". A opinião da autora é de que isso não prejudica a história.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo