• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Alunas evangélicas tiram 'São Jorge' de uniforme de escola em MT

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Mãe de alunas não aceitou que filhas vestissem uniforme e buscou ajuda.
Conforme defensor público, a legislação estabelece liberdade de crença.[/h]

uniformesaojorge300x400_1.jpg

Duas alunas evangélicas da Escola Municipal São Jorge, no município de Pontal do Araguaia, a 518 quilômetros de Cuiabá, retiraram do uniforme a imagem do santo católico. Isso depois que a mãe das estudantes que não aceitava que as filhas usassem a roupa por questões religiosas buscou respaldo para se propor a mandar fabricar outro unifome para elas. A roupa é semelhante à usada pelos outros alunos, porém, não tem a foto do santo.

Antes de se dirigir até a Defensoria Pública de Barra do Garças, a 516 km da capital, a mãe procurou a direção da escola. Foi realizada uma reunião entre os integrantes do conselho de classe, no entanto, ficou definido que as crianças deveriam seguir as regras da instituição e usar o mesmo uniforme que os outros alunos.
saiba mais

Por isso, a mãe das crianças foi até a Defensoria Pública e se dispôs a confeccionar as camisetas no padrão utilizado pela escola, contendo o nome do estabelecimento, mas sem a imagem do santo. De acordo com o defensor Milton Martini, como as meninas corriam o risco de ficar sem estudar caso tivessem de vestir a roupa padrão, ele decidiu encaminhar um ofício ao prefeito do município, Gerson Rosa de Moraes, solicitando medidas para que elas não ficassem sem estudar.

"Elas não chegaram a ser proibidas de entrar em sala de aula, mas isso deveria acontecer, já que o uso era obrigatório",
disse o defensor ao G1, ao informar que elas começaram a estudar nessa escola neste ano. Segundo ele, elas estudavam em outra escola e foram transferidas para essa unidade por ser próxima à residência delas.

O pedido foi aceito pela prefeitura e, em seguida, a unidade de ensino fez um uniforme exclusivo para as meninas. O argumento usado pelo defensor foi de que o Artigo 5º da Constituição Federal assegura a igualdade perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, inclusive à liberdade de consciência e de crença.
"É inviolável a liberdade de consciência e de crença",
pontuou.

O defensor disse ainda que existe uma lei federal que estabelece que os uniformes escolares só podem estampar o nome da escola, sem gravuras. Por isso, ele frisou que se a administração municipal não aceitasse o pedido iria ingressar com um mandado de segurança na Justiça.

Fonte
 
Na verdade nenhum simbolo religioso pode ser imposto em escola pública. A mãe delas está certa.

Só queria ver ser um ateu ou um umbandista teriam tanta boa vontada por parte das autoridades, para fazer valar o direito que eles também tem.
 
A escola tem o direito de usar o brasão que for. Seja São Judas, seja o Sol, São Miguel, a Lua, ou qualquer coisa.

Quer dizer que a cidade que tiver algum Santo no brasão terá que mudar o simbolo por causa da intolerância religiosa.

Digamos que o sujeito é evangélico e trabalha na prefeitura, mas no seu uniforme tem o brasão com o Santo qualquer. e por isso ele não vai usar o uniforme?

Instituição publica ou territorio publico se usa ou não usa simbolo religioso não signfica tendencia religiosa.

Isso é falta de bom senso e intolerância religiosa ou seja, é pura violência.
 
Última edição:
Na verdade nenhum simbolo religioso pode ser imposto em escola pública. A mãe delas está certa.

Só queria ver ser um ateu ou um umbandista teriam tanta boa vontada por parte das autoridades, para fazer valar o direito que eles também tem.
n é bem assim que funciona na prática né. por exemplo: praça são jorge. prédio são jorge. escola mun. são jorge. teatro são jorge. todos públicos e válidos.

são elementos que estão profundamente amarrados a nossa cultura. se ao menos tivesse alguma "ofensa" amarrada ao brasão (como por exemplo teria se alguma escola utilizasse a suástica no brasão - que apesar de ser um símbolo antigo e amplamente utilizado em diversas culturas, é razoável aceitar que, depois do nazismo, ele indica uma idéia ofensiva). quer dizer, só se a religião dela santifica dragões, e portanto condena são jorge :lol:

essas frequentes reclamações sobre referências religiosas no público não fazem o menor sentido se não existe o tal do desrespeito.
 
Não vou ser nada tolerante aqui.

A maior prova da completa perda de tradição desses cristianismos de esquina é essa: por mais que não se venerem os mártires, TODO cristão deveria ter em mente os sacrifícios dos mártires e, pelo menos, nutrir profundo respeito pelas suas vidas, feitos e imagens. E não houve mártir maior que são Jorge da Capadócia.

Eu não sei se isso é patifaria sectária ou mero iconoclasmo, essa coisa velha, feia, tosca, que jamais irei concordar de nutrir ódio contra belíssimos simbolismos religiosos por conta de cegueira pseudo-piedosa.

Desculpem os irmãos protestantes pelo desabafo, eu também não concordo com certos tipos de iconografia e esculturas por questões de piedade, mas esse tipo de fanatismo só mostra a que ponto certos religiosos doutrinam para a ignorância. É absurdo, ridículo, infame.

Depois chorem, meus caros, pelo fanatismo de neo-ateus pedindo o 'fim da religião'. Isso é uma semente que vocês plantam todos os dias.
 
Mas nem a Igreja católica aceita como fato a existência de São Jorge.

Lógico que aceita. Ela não aceita algumas lendas referentes à sua vida.

s_jorge5_med.jpg


23 de ABRIL:

«O Ilustre entre os mártires,
o Glorioso e Vitorioso
SÃO JORGE»


Tropários da Festa

APOLITIKION (4º TOM)

Ó vitorioso Jorge, ilustre entre os mártires,
libertador dos cativos, protetor dos pobres,
médico dos doentes e defensor dos governantes;
intercede a Cristo Deus pela salvação de nossas almas!

OUTRO APOLITIKION

Pela fé, combateste o bom combate,
ó lutador pela causa de Cristo,
e por ela desprezaste a impiedade dos perseguidores.
Oferecido a Deus como oblação agradável,
ganhaste a coroa da vitória.
Por tuas orações, ó São Jorge,
alcancemos todos o perdão das nossas culpas.

KONDAKION

Cultivado por Deus
te tornaste um excelente cultor da piedade
e colheste para ti as espigas das virtudes;
semeando com lágrimas, colheste com alegria;
e lutando até o sangue, ganhaste Cristo.
Por tuas orações, ó São Jorge,
que possamos alcançar o perdão de nossas culpas.

PROKIMENON

Alegra-se o justo no Senhor e n'Ele confia.
Ouve, ó Deus, a minha voz quando te rogo!

EPÍSTOLA

LEITURA DOS ATOS DOS APÓSTOLOS

Naqueles dias, o rei Herodes mandou prender alguns membros da Igreja para os maltratar. Assim foi que matou à espada Tiago, irmão de João. Vendo que isto agradava aos judeus, mandou prender Pedro. Eram então os dias dos pães sem fermento. Mandou prendê-lo e lançou-o no cárcere, entregando-o à guarda de quatro grupos, de quatro soldados cada um, com a intenção de apresentá-lo ao povo depois da Páscoa. Pedro estava assim encerrado na prisão, mas a Igreja orava sem cessar por ele a Deus.

Ora, quando Herodes estava para o apresentar, naquela mesma noite dormia Pedro entre dois soldados, ligado com duas cadeias. Os guardas, à porta, vigiavam o cárcere. De repente, apresentou-se um anjo do Senhor, e uma luz brilhou no recinto. Tocando no lado de Pedro, o anjo despertou-o: Levanta-te depressa, disse ele. Caíram-lhe as cadeias das mãos. O anjo ordenou: Cinge-te e calça as tuas sandálias. Ele assim o fez. O anjo acrescentou: Cobre-te com a tua capa e segue-me. Pedro saiu e seguiu-o, sem saber se era real o que se fazia por meio do anjo. Julgava estar sonhando. Passaram o primeiro e o segundo postos da guarda. Chegaram ao portão de ferro, que dá para a cidade, o qual se lhes abriu por si mesmo. Saíram e tomaram juntos uma rua. Em seguida, de súbito, o anjo desapareceu. Então Pedro tornou a si e disse: Agora vejo que o Senhor mandou verdadeiramente o seu anjo e me livrou da mão de Herodes e de tudo o que esperava o povo dos judeus.

ALELUIA

Aleluia, aleluia, aleluia!

Como a palmeira, florescerá o justo,
elevar-se-á como o cedro do Líbano.
Aleluia, aleluia, aleluia!

Plantado na casa do senhor,
florescerá nos átrios de nosso Deus.
Aleluia, aleluia, aleluia!

EVANGELHO

EVANGELHO DE NOSSO SENHOR JESUS†CRISTO SEGUNDO O EVANGELISTA SÃO JOÃO

Naquele tempo, disse Jesus: "o que vos mando é que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós. Se fôsseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como, porém, não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: O servo não é maior do que o seu senhor. Se me perseguiram, também vos hão de perseguir. Se guardaram a minha palavra, hão de guardar também a vossa. Mas vos farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou. Se eu não viesse e não lhes tivesse falado, não teriam pecado; mas agora não há desculpa para o seu pecado. Aquele que me odeia, odeia também a meu Pai. Se eu não tivesse feito entre eles obras, como nenhum outro fez, não teriam pecado; mas agora as viram e odiaram a mim e a meu Pai. Mas foi para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo (Sl 34,19; 68,5). Quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim. Também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio. Disse-vos essas coisas para vos preservar de alguma queda. Expulsar-vos-ão das sinagogas, e virá a hora em que todo aquele que vos tirar a vida julgará prestar culto a Deus.

KINONIKON

A memória do justo será eterna!
Aleluia, aleluia, aleluia!

Subsídios homiléticos


«O Ilustre entre os mártires, o Glorioso e Vitorioso São Jorge»


No dia 23 de abril, a Igreja, no Oriente e no Ocidente celebram o grande mártir, São Jorge. Porém, enquanto a última reforma litúrgica para a Igreja latina viu retroceder a importância desse santo, para os fiéis ortodoxos ele será sempre o "megalomártir, vitorioso e taumaturgo" em honra do qual a festa não se celebra somente em 23 de abril, mas ainda no dia 3 de novembro, quando, por toda parte, se comemora a reconstrução da igreja dedicada a ele, em Lydda (atualmente em Israel), onde foi deposto o seu corpo glorioso. Há uma tradição que aponta o ano 303 como ano da sua morte. Como a liberdade de culto para os cristãos se deu somente dez anos depois dessa data, supõe-se que também a igreja em honra de São Jorge tenha sido construída por vontade do imperador Constantino.

Em ambas as festas repete-se o mesmo tropário conclusivo:

«Libertador dos cativos e defensor dos pobres,
médico dos enfermos, sustentáculo dos reis,
ó vitorioso e grande mártir Jorge,
pede a Cristo Deus que salve nossas almas».

A etimologia do nome, relacionado à terra e a quem a cultiva, faz alusão em sentido espiritual o hino encontrado no Ofício dos dias 23 de abril e 3 de novembro:

«A tua vida foi digna do teu nome, Jorge glorioso:
tomada a Cruz de Cristo em teus ombros,
beneficiaste o terreno tornado estéril pelo embuste do demônio
e, tendo extirpado como arbusto espinhoso o culto dos ídolos,
plantaste o cepo da verdadeira fé.
Por isso consegues a cura para os fiéis de toda a terra
e te mostras bom cultivador da Santa Trindade.
intercede, te pedimos, pela paz do mundo
e pela salvação das nossas almas».

Apesar das escassas notícias biográficas, nem sempre concordantes, os elogios tecidos pelas duas orações apresentadas delineiam uma figura excepcional do santo. Nascido na Capadócia de pais cristãos, foi predestinado para empreendimentos nobres. Um velho manual russo assim diz de São Jorge: Tendo ingressado para o serviço militar, "distinguiu-se pela inteligência, coragem, capacidade organizativa, força física, porte nobre." Mas é sobretudo na Passio Georgii (tida por muitos como apócrifa) que encontramos descritos os detalhes dos inúmeros suplícios aos quais o valoroso militar cristão foi submetido ao confessar a sua fé até o fim, até sua degolação. No Oriente, enquanto alguns atribuem a responsabilidade da condenação de São Jorge ao imperador dos Persas Daciano, para a maioria foi o imperador Diocleciano o responsável. Algumas recentes publicações, como o Minéon de abril, publicado em 1985 aos cuidados do Patriarcado de Moscou, relatam os diversos suplícios aos quais foi submetido o Santo: aprisionado, espancado, esfolado por uma roda cheia de pregos, sepultado numa fossa, obrigado a correr calçando botas de ferro incandescente ... e outros mais. Com a ajuda de Deus e dos seus anjos, Jorge sai-se sempre vitorioso e incólume e revida com respostas corajosas e cheias de fé aos seus perseguidores, muitos dos quais se convertem ao cristianismo.


Em algumas representações e especialmente nos ícones, o mártir Jorge aparece montado num cavalo, quase sempre branco, no ato de matar um dragão que está aos seus pés. Na cena de fundo é possível ver com freqüência, próximas de uma janela, algumas pessoas, entre as quais uma donzela destinada a ser vítima do monstro faminto, se não tivesse intervido o "Vitorioso." Esse episódio, porém, é relatado numa época mais tardia em relação às primeiras "paixões" . Entre os ícones, existe um, antiqüíssimo, pintado com a técnica da encáustica e conservado no mosteiro do Sinai (talvez do séc.VI) onde os santos Jorge e Teodoro aparecem eretos, ladeando a Mãe de Deus sentada num trono.

O culto de São Jorge, ininterrupto no Oriente e bem cedo assumido também pelo Ocidente como símbolo de virtude intrépida, é muito difundido, quer na dedicação de igrejas e instituições, quer na piedade popular: desde Jerusalém, onde já no século VI existiam um mosteiro e uma igreja dedicados ao santo, até Bizâncio onde era venerado num orfanato; desde a Inglaterra, onde a famosa Ordem da "Jarreteira" é na realidade a "Ordem de São Jorge" e onde também o calendário anglicano conserva a festa, até a Rússia, onde a imagem do santo aparecia no brasão da cidade de Moscou, e onde desde a primeira introdução do cristianismo muitas igrejas e mosteiros lhe foram dedicados. A mesma cidade de Roma julga possuir o crânio do santo mártir, conservado na igreja de São Jorge al Velabro.

A Geórgia - uma das 15 repúblicas que constituíam a então União Soviética - acredita ter uma ligação peculiar com São Jorge, também pela semelhança do nome. Mas também no monte Athos, a montanha sagrada do monaquismo ortodoxo, o santo é muito venerado e representado. A Etiópia e em geral os fiéis coptos conhecem muito bem o "megalomártir," celebrado também por eles em 23 de abril. Entre os maronitas, o culto desenvolveu-se especialmente depois das Cruzadas.

No Mínéon do mês de abril, publicado em 1985 em Moscou, os dados biográficos do santo informam:

«Ele morreu quando ainda não tinha trinta anos. Apressando-se para se juntar à armada celeste, entrou na história da Igreja com o apelido de Vitorioso».

Fonte
 

Anexos

  • s_jorge5_med.jpg
    s_jorge5_med.jpg
    69,2 KB · Visualizações: 2
Mas nem a Igreja católica aceita como fato a existência de São Jorge.
Isso é mito. A Igreja aceita sim a existência de São Jorge - ele está até inscrito no calendário dos santos, sendo comemorado em 23 de abril. O que a Igreja não aceita como verdade literal é a luta dele com o dragão.
 
Acho que quem escreveu o artigo sobre liberdade de crença e pensamento não previu a existencia dos chatos mimizentos.

Isso me lembra discussões com gente que pensava exatamente que nem essa mãe. É algo que vai contra o bom convívio com outras pessoas e o bom senso. E tenho certeza que essa mãe deve ter sido uma das pessoas que mais deu importancia ao símbolo ali. Eu fico imaginando que depois dessa decisão, ela chega ao templo e da glória a Deus... e todos achando a coisa mais correta do mundo.
 
Eu sinceramente achei uma birra absurdamente estúpida e idiota implicarem com o símbolo.

Ao invés de se preocuparem com a qualidade e a estrutura da escola, hoje se preocupam com cada futilidade...

Se não gosta? Mude de escola oras.. só que depois não reclame que ao encontrar uma com um simbolo "bonitinho", a qualidade dela seja um lixo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo