• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Falsa Luz

Gui.

Usuário
Um trecho do quarto livro que me deixou curioso ...

" Conte-lhes, Sam. A profecia... o sonho do meu irmão... a senhora Melisandre leu mal os sinais. Stannis... Stannis tem em si um pouco de sangue do dragão, é verdade. Os irmãos também tinham. Rhaelle, a filhinha do Ovo, foi através dela que o arranjaram... a mãe do pai deles... Costumava chamar-me de Tio Meistre quando era pequena. Lembrei-me disso, por isso permiti ter esperança, talvez quisesse...

Todos nos enganamos a nós mesmos quando queremos acreditar. Acima de todos Melisandre, creio eu. A espada é a errada, ela precisa saber disso... Luz sem calor... um brilho vazio... A espada é a errada, ela precisa saber disso... e a falsa luz só pode nos levar para uma escuridão mais profunda, Sam.


Além disso, durante toda a obra, nós temos dicas que o deus da Melisandre pode ser maligno na verdade.

Primeiro, ele oferece poder demais e facilmente demais. Por exemplo, pra conseguir uma sombra que mataria qualquer pessoa na terra - nessa caso, o irmão dele e o Sor Cortnay Penrose - tudo que o Stannis teve que fazer foi transar com a Melisandre. Nos livros de ficção o caminho mais fácil pro poder parece ser sempre o pior. Claro, o Martin poderia fazer diferente, mas mesmo assim...


Segundo, a própria natureza das coisas que - aparentemente - o R'hllor faz. Não importa o quanto de filosofia escrota da Melisandre sobre como só há sombras se haver luz e logo elas são boas e tal, mas sombras assassinas que são geradas consumindo vida ( Melisandre disse que ela fez elas pegando um pouco do "fogo" de Stannis ) não parece ser um poder benévolo, né?

Ou as ressureições. Embora parecesse um milagre , a cada uma das ressureições do Beric Dondarrion ele virava uma coisa mais sinistra - parecendo mais um cadáver, e perdendo memória das características que ele tinha na vida anterior, o próprio Beric reclamou. E a Senhora Coração de Pedra... preciso dizer alguma coisa?



Bem, só especulação... o que será essa "Falsa luz" a que o meistre Aemon tava se referindo? Seria ao próprio R'hllor - minha interpretação?
 
Última edição:
Po Gui assim com essa passagem vaga (pra mim que ta na metade o 4° livro) fica complicado de tirar grandes conclusões não fez mençaõ nem do sonho.
Eu sempre achei que a espada era a incorreta e que a Melissandre era uma vaca traiçoeira que queria tirar proveito da situação. Talvez nem seja obra de R'hllor mas algo dos Outros afinal ele fala de luz sem calor. Ai podemos pressupor que seria algo vindo dos Outros que só aparecem no inverno (ausencia de calor) e podemos até levar em conta o aspecto do Dondarrion (cadaverico) algo que acaba acontecendo com quem é tocado por eles, vira zumbi...

Mas ainda acho complicado sem um contexto maior.
 
Livro 5

Nas chamas a Melisandre vê o Corvo de Três Olhos e o Bran e acha que o Corvo é o grande inimigo do Senhor da Luz. Em outro trecho o Corvo diz a Bran que a escuridão é uma coisa boa, benéfica. Martin realmente está criando um antagonismo entre luz e trevas e nem tudo pode ser o que pensamos.

Há quem ache que os Outros não são realmente a força maléfica que parecem ser. Os dragões e o Senhor da Luz seriam a grande ameaça.
 
Não acredito que os dragões são a grande ameaça. Mas o R'hllor, talvez.

Po Gui assim com essa passagem vaga (pra mim que ta na metade o 4° livro) fica complicado de tirar grandes conclusões não fez mençaõ nem do sonho.
Eu sempre achei que a espada era a incorreta e que a Melissandre era uma vaca traiçoeira que queria tirar proveito da situação. Talvez nem seja obra de R'hllor mas algo dos Outros afinal ele fala de luz sem calor. Ai podemos pressupor que seria algo vindo dos Outros que só aparecem no inverno (ausencia de calor) e podemos até levar em conta o aspecto do Dondarrion (cadaverico) algo que acaba acontecendo com quem é tocado por eles, vira zumbi...

Mas ainda acho complicado sem um contexto maior.


Foi uma passagem que se conectava com muitas suspeitas que eu tava tendo ao longo de toda a série .
 
Livro 5

Nas chamas a Melisandre vê o Corvo de Três Olhos e o Bran e acha que o Corvo é o grande inimigo do Senhor da Luz. Em outro trecho o Corvo diz a Bran que a escuridão é uma coisa boa, benéfica. Martin realmente está criando um antagonismo entre luz e trevas e nem tudo pode ser o que pensamos.

Há quem ache que os Outros não são realmente a força maléfica que parecem ser. Os dragões e o Senhor da Luz seriam a grande ameaça.

Eu sempre tive esse Senhor da Luz como o capetão mesmo, mas ja naõ compartilho tanto da ideia de o Dragões serem ameaças nesse mesmo nipe. E é bem provavel o Martim ta jogando com os pontos de vistas pra surpreender novamente.
 
Os Dragões COM CERTEZA não são "do mal". Eu ficaria furioso se eles fossem >.<

Martin com certeza tá querendo surpreender a gente no entanto quando se trata do Senhor da Luz.
 
Cara sempre me chamou a atenção esse lance da Melissandre precisar de sangue, fluidos corporais etc, pra produzir algo e o lance da ressureição do Dondarrion que cada vez mais vai virando um zumbi.
Por mais que tente não consigo achar que o grnade mal é mais o "Senhor da Luz" do que os proprios Outros e ou dragões.

Claro que com o lance da trombeta valiriana eles podem vir a se tornar ameaças... :think:
 
Ambos os deuses podem ser malignos, tanto o Senhor da Luz quanto o Outro.

E eu nunca vi a Melisandre precisando de sangue :think:
 
Última edição:
No livro ela diz que precisa de sangue real para ressucitar o Dragão adormecido e quer sacrificar o sobrinho bastardo do Stannis e como ainda não consegue, ela pega dois sanguessugas e tira o sangue do Stannis e faz a macumba dela e diz que é pra eliminar os usurpadores. Depois disso o Robb e o Jofrey morrem.
E o Endric Storm só não morre por que o Davos some com ele senão a Melissandre ia sugar o sangue todo do moleque.
 
Pois é, Melisandre usa "fluidos corporais" para matar Renly e Penrose. Depois joga 3 sanguessugas com sangue de Edric no fogo, o que a liga às mortes de Balon Greyjoy, Robb e Joffrey.
 
Ou pode ser que não exista um deus "mal"ou "bom". O Martin não me aprece o tipo do autor que curte um maniqueismo em suas obras, talvez ambos os deuses sejam antagonicos, inimigos, mas que nenhum deles seja a personificação do mal em sí, mas simdeuses rivais lutando por espaço no mundo.

Quanto aos dragões, eu acho quase óbvio que eles sejam maús, alías, os valirianos não parecem boa gente. Mas não quero ficar de suposição aqui, o jeito é esperar.
 
Um Pitbull é mau?
Agora se você fica instigando a natureza violenta dele.:roll:
O Leão é mau? Ele apenas tem uma faceta mais selvagem que o cão mas por isso ele é mau?
Dragões são a mesma coisa com a diferença que eles são o topo do topo da cadeia alimentar. Os dragões não são maus, são apenas seres gigantescos que matam quando atacados e para comer.
 
Um Pitbull é mau?
Agora se você fica instigando a natureza violenta dele.:roll:
O Leão é mau? Ele apenas tem uma faceta mais selvagem que o cão mas por isso ele é mau?
Dragões são a mesma coisa com a diferença que eles são o topo do topo da cadeia alimentar. Os dragões não são maus, são apenas seres gigantescos que matam quando atacados e para comer.
Eu deveria ter usado maús entre aspas, entendo e concordo com o que vc diz, só gostaria de fazer um adendo:
Leões, cães e etc são animais reais, mesmo na estórias de fantasia eles cheguem padrões de existencia condicionados a realidade (até mesmo quando eles falam ou coisa do tipo).
Dragões não, diferente dos outros animais, eles podem ser carregados do valor que o autor quiser colocar. Unicórnio são seres bonitos e mágicos sempre? Na maioria dos casos sim, e que mpoderá negar isso? Não existem unicórnios, não temos como aproximar da realidade. Os dragões são as mesmas coisas, eles podem ser apenas animais como qualquer outro, mas sinceramente, nos livros do Martin eles não são apenas isso. Eles são seres mágicos, trouzeram mágica com eles e aparentemente tem alguma essencia sim, porém ela ainda não foi revelada.
Não consigo conceber um dragão no universo de Westeros apenas como um animal comum. E se for, para mim será um pouco decepcionante.
 
Comuns realmente não são afinal eles estavam "extintos" e renasceram.
Mas se voce perceber, a concepção do Martim é diferente da de Tolkien para magia e seres magicos.
Os dragões de Tolkien falavam e raciocinavam, o Salgueiro era vivo e quase matou os Hobbits. No caso do Martim, ele abrange a magia de forma mais sutil e até mesmo bem de leve na sua trama, ela praticamente é um tempero não a essencia da historia.
POr isso eu acho que por mais que os Dragões,os lobos gigantes sejam animais magicos, Martim ainda os retrata como animais e não acho que vá fugir disso para os dragões.
 
Acho que a falsa luz se refere a crença de Stannis como Azor Ahai renascido. Não acho que Aemon estivesse analisando a questão do Senhor da Luz em si até por conta do contexto em que ele fala isso.
 
Acho que a falsa luz se refere a crença de Stannis como Azor Ahai renascido. Não acho que Aemon estivesse analisando a questão do Senhor da Luz em si até por conta do contexto em que ele fala isso.

É realmente isso. Se refere ao fato de Stannis não ser Azor Ahai renascido, que sua espada de fogo é uma farsa, não tem calor e nem fogo, que Melisandre está enganada ou está enganando todos.

Acho que Aemon percebeu que essa profecia se referia a Daenerys, que é quem realmente renasceu das cinzas e foi recebi por um sinal de fogo (cometa).
 
Se ela fosse tão mal, ela não tentaria salvar o Jon do que estava por vir. Apenas acho que ela é mais uma jogadora do jogo dos tronos.
 
No meu ver a Melissandre quer salvar o Jon por que ela já percebeu que ele é muito mais importante para o Reino do que o próprio Stannis.
O Jon tem um papel a cumprir, podendo até ser o Azor Ahai, ou mesmo um outro grande propósito na Muralha, enfim ela usou o Stannis pra atingir um outro proposito dela, que parece estar ligado ao Jon.
Sent from my Lumia 710 using Board Express
 
Ela não usou o Stannis para isso. Até pq quem levou eles até a muralha foi o Davos. Mas sei lá, ela tem um papel MUITO importante pela frente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo