• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Centenário do Santos] Santos 100 anos - Meninos para sempre.

Menegroth

Bocó-de-Mola
Não poderia deixar passar em branco aqui na Valinor o Centenário de um clube com a grandeza do Santos.


Lá no Canelada, fizemos uma coluna especial para fala sobre 100 anos de Santos. Tem a história do clube, seus principais jogadores e lindas histórias de torcedores.

Pra quem quiser conferir: http://canelada.com.br/category/santos/centenario_santos/


Saudemos a tradição!
O que chamamos de DNA Santista, e que até o atual presidente LAOR usa bastante, nada mais é do que um espelho da tradição consolidada em anos e mais anos de história.
Em 100 anos temos uma marca dentro do Santos FC. Os meninos jogadores, habilidosos, que encaram homens experientes com ginga, brincadeiras e alegria. No Santos, desde os primórdios, desde 1912 em sua fundação, os jovens sempre fizeram a diferença. Por mais que contemos com jogadores experientes, sempre são os meninos que desequilibram.
É uma história bonita e diferente. E por o Santos ter nascido das mãos de jovens querendo preencher um buraco no futebol da cidade, ele já começou carregando essa essência de jovialidade, e impetuosidade. Francisco Raymundo Marques, Mário Ferraz de Campos e Argemiro de Souza Junior convocaram em 5 de abril de 1912 um reunião no Clube Concórdia “… para tratar da fundação de um clube de futebol…”. A reunião foi em 14 de abril de 1912, e com o quorum de 39 pessoas, decidiu-se o nome Santos Foot-Ball Club. Eram 14 horas e 33 minutos de um domingo, e das mãos de meninos, nasceu o meu, o seu e o grande amor de milhões de pessoas.
É de arrepiar, né? Será que aquela rapaziada reunida afim de jogar uma bola tinham noção do que eles estavam fazendo? Será que eles tinham ideia da dimensão que alcançaria aquele ato? É certo que não. Eles queriam jogar bola. Eram jovens, meninos querendo algo oficial em que pudessem se divertir. E assim a história do Santos é marcada desde o início.
Por falar em meninos, o jovem Edson Arantes do Nascimento chegou ao Santos em 56 com seus “imponentes” 15 anos de idade. Dois anos depois era Campeão Paulista pela primeira vez, isso sem falar que nesse mesmo ano Pelé foi apresentado ao mundo sendo Campeão Mundial com a Seleção Brasileira. E assim forma muitos! Coutinho, Edu, enfim, nessa geração, jovens pipocavam entre as principais figuras do Santos e do futebol brasileiro. Parece que pra dar certo no Santos, pra se consolidar e até se eternizar, tem que ser moleque (sem desmerecer de jeito nenhum os jogadores que contrapõem isso).

Assim foi em 78, quando o Santos sofria muito a recente falta do Rei Pelé que saiu do Peixe em 74. Seu Formiga, técnico desse ano, colocou uma molecada pra jogar. Os destaques eram três meninos: Pita, Juary e João Paulo. E com essa turma veio o título do Paulista de 78, e com essa turma chegava a todos uma marca que representaria toda essa tradição de meninos boleiros. O técnico Formiga, quando perguntado pelos repórteres com estava o time, respondia “os meninos tão bem”, por sua origem de Minas Gerais, onde os jovens são tradicionalmente chamados de meninos. E aí, com o futebol vistoso, rápido e habilidoso, o time passou a ter atenção da imprensa e foi apelidado de “Os Meninos da Vila”.
Depois disso, além de grandes times, todo Santista espera por novas safras que saem da base de Vila Belmiro. E quando, por necessidade principalmente, mas também por opção, surge uma nova molecada da base no time principal do Santos, a esperança enche o peito alvinegro de vontade para curtir novas molecagens em campo. A história recente e gloriosa do Santos ilustra isso perfeitamente. Que o diga o Santista que teve o privilégio de ver Robinho, Diego, Elano, Renato, Léo, Alex entre outros em 2002, e que o diga o Santista de hoje que vê já pelo terceiro ano seguido um esquadrão que é bom em fazer arte em campo, conquistando muitos títulos.
Ser Santista e apreciar as tradições como a dos Meninos da Vila é bom demais!
Obrigado aos primeiros Meninos da Vila de 100 anos atrás! Eles nem tinham esse nome, mas a tradição foi plantada ali. Mas obrigado também aos menos antigos, aos atuais e aos futuros meninos que farão do Santos o que ele tem que ser pra dar certo: um time de futebol que emana alegria a cada toque, a cada chute, a cada drible!
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para semper.

Dos 12 principais times do Brasil onde 9 deles já chegaram ao centenário, desses que já chegaram hoje posso dizer sem sombra de dúvida que quem fez a festa mais bonita, mais organizada e sem fanfarronice e que mais me agradou foi o Santos.

Soube mesclar bem o passado reverenciando seus ídolos, mas também o presente e até o futuro levando a criançada pra bater bola com o time atual no Sábado na Vila e isso foi uma atitude legal. Parabéns!

Hoje no meu ranking pessoal de festas de centenário mais bonitas de times brasileiros está assim: Santos, Inter e Vasco nessa ordem.

Quando finalmente na década de 30 deste século o SPFC fará a maior e mais linda de todas :mrgreen:
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para semper.

Um rival que fez tanto meu pai quanto eu sofrer por alguns tempos, mas um rival honrado, um dos maiores times do mundo, que escreveu algumas das mais belas páginas da história do futebol.
Parabéns, Santos Futebol Clube! Parabéns a todos meus queridos amigos santistas!

Hoje no meu ranking pessoal de festas de centenário mais bonitas de times brasileiros está assim: Santos, Inter e Vasco nessa ordem.

Quando finalmente na década de 30 deste século o SPFC fará a maior e mais linda de todas :mrgreen:

Pra falar a verdade, não acompanhei nenhuma das festas de centenário dos times, fora a do Corinthians mesmo.
Vão comemorar em 2030 ou 2035? =P
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para semper.

Em algum tópico perdido de muitos anos atrás eu tentei rankear com base em alguns critérios, e de fato o Santos saiu como o clube mais importante do Brasil.

Tem gente que consegue usar o fato do Santos ter tido Pelé e a formação fantastica dos anos 60 pra diminuir o clube ("ah, mas só teve isso", etc). Pra mim é totalmente o inverso, feliz do clube que já teve uma formação que marcou o futebol mundial.
Porque no final das contas, se o futebol for extinto no futuro, o que ficará guardado são esses momentos.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para semper.

Pra falar a verdade, não acompanhei nenhuma das festas de centenário dos times, fora a do Corinthians mesmo.
Vão comemorar em 2030 ou 2035? =P

Prefiro e espero que seja 2030, pois não importa se os momentos iniciais foram dificeis, todos os anos contam.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Dos 12 principais times do Brasil onde 9 deles já chegaram ao centenário, desses que já chegaram hoje posso dizer sem sombra de dúvida que quem fez a festa mais bonita, mais organizada e sem fanfarronice e que mais me agradou foi o Santos.

Soube mesclar bem o passado reverenciando seus ídolos, mas também o presente e até o futuro levando a criançada pra bater bola com o time atual no Sábado na Vila e isso foi uma atitude legal. Parabéns!

Hoje no meu ranking pessoal de festas de centenário mais bonitas de times brasileiros está assim: Santos, Inter e Vasco nessa ordem.

Quando finalmente na década de 30 deste século o SPFC fará a maior e mais linda de todas :mrgreen:

Olha, concordo com isso.
Na minha cota de amigos santistas, por conta do blog e redes sociais, estão reclamando e muito do centenário. Mas coisa de torcedor. Faltaram algumas coisas mesmo. O filme por exemplo é bem tosquinho, mas existem umas coisas boas.

Eu por exemplo, por conta do blog mais uma vez, recebi da Nike a camisa azul em casa, numa caixa que lembra uma pedra de marmore com o rosto do Neymar em baixo relevo. Coisa de cinema.

Vou fazer um filme do Unboxing dela. Depois mostro.

Então no Geral, minha nota seria 7,5 para esse centenário do Santos.


Em algum tópico perdido de muitos anos atrás eu tentei rankear com base em alguns critérios, e de fato o Santos saiu como o clube mais importante do Brasil.

Tem gente que consegue usar o fato do Santos ter tido Pelé e a formação fantastica dos anos 60 pra diminuir o clube ("ah, mas só teve isso", etc). Pra mim é totalmente o inverso, feliz do clube que já teve uma formação que marcou o futebol mundial.
Porque no final das contas, se o futebol for extinto no futuro, o que ficará guardado são esses momentos.

Olha, eu tento ser imparcial nisso e chego a mesma conclusão.
Claro que NUNCA vou ser totalmente imparcial, mas o time que, falando em quantidade de jogador, nas três primeiras copas, "Emprestou" o maior número de jogadores para a seleção brasileira... não pode ser pouca coisa.

Fora todas as histórias e como o Santos fazia muitas partidas em todos os continentes. comprovadamente, em certa época, o Santos na Europa jogava todos os dias (num periodo de duas semanas). Teve dois jogos no mesmo dia.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Olha, concordo com isso.
Na minha cota de amigos santistas, por conta do blog e redes sociais, estão reclamando e muito do centenário. Mas coisa de torcedor. Faltaram algumas coisas mesmo. O filme por exemplo é bem tosquinho, mas existem umas coisas boas.

Eu por exemplo, por conta do blog mais uma vez, recebi da Nike a camisa azul em casa, numa caixa que lembra uma pedra de marmore com o rosto do Neymar em baixo relevo. Coisa de cinema.

Vou fazer um filme do Unboxing dela. Depois mostro.

Então no Geral, minha nota seria 7,5 para esse centenário do Santos.

O grosso da comemoração sem dúvida foi mais nesse final de semana, mas nada impede do Santos complementar até o final do mês e ao longo do ano marcar um amistoso oficial pra fechar com chave de ouro essa comemoração. O Barça por exemplo comemorou seu centenário jogando contra a seleção brasileira.

Não sei como ficará a questão de datas pois agora é momento de decisão nos campeonatos do primeiro semestre, mas o Santos não pode deixar passar a oportunidade de marcar um amistoso de alto nível e que ficaria legal se fosse contra um gigante europeu. Não sei se o Laor conseguiu programar algo assim.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Santos é meu time do coração desde pequeno. Infelizmente, meu coração se afastou do futebol na adolescência e só está se reaproximando agora. Lamento muito o que perdi, principalmente o pouco que acompanhei da geração Robinho, Diego, Elano e Léo, mas vejo isso sendo compensado por Neymar, Ganso e cia limitada, que reacenderam a paixão do futebol, e do belo futebol, no meu coração, principalmente durante a Libertadores do ano passado. Lamentaria mais não ter vivido a Era Pelé, mas isso é pedir demais e é desnecessário.

Ver o Peixe campeão da Libertadores foi mesmo memorável, mas mais memorável que tudo isso tem sido aprender cada vez mais sobre o time, seus craques, sua história cheia de exportações pra Seleção, cheia de vitórias épicas, títulos volumosos e importantes. Saber que comemoramos 100 anos de tantos meninos que emocionaram gerações e gerações de outros meninos (dos 2 aos 90 anos de idade) com essas mesmas vitórias e umas tantas decepções, que não podem faltar, infelizmente. É um orgulho pra mim, um orgulho que nem todos podem ter (:hihihi:), dizer que sou santista, santista de terra, praia, sol e mar, e santista de coração, de paixão, de Vila Belmiro, que é muito maior que a cidade que eu amo, é maior que o Brasil, maior que as Américas. O Santos é do tamanho do mundo.

De jeito nenhum que sou imparcial pra falar do Santástico Futebol Clube. :lol:

Sobre o Centenário, eu daria 8,5. É bem como o Furia disse, foi uma festa gostosa, que uniu bem a geração atual em torno da grandiosidade da história a qual pertencem, e nada foi suntuoso demais, foi simplesmente agradável. Com relação ao filme, por exemplo, poderia ter sido bem melhor. Mas isso são detalhes, bom mesmo foi ver a cidade calar pra todo o resto e só aclamar o alvinegro praiano, relembrar historias e craques, conquistas e glórias.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

O grosso da comemoração sem dúvida foi mais nesse final de semana, mas nada impede do Santos complementar até o final do mês e ao longo do ano marcar um amistoso oficial pra fechar com chave de ouro essa comemoração. O Barça por exemplo comemorou seu centenário jogando contra a seleção brasileira.

Não sei como ficará a questão de datas pois agora é momento de decisão nos campeonatos do primeiro semestre, mas o Santos não pode deixar passar a oportunidade de marcar um amistoso de alto nível e que ficaria legal se fosse contra um gigante europeu. Não sei se o Laor conseguiu programar algo assim.

O que posso adianta que a Nike, o marketing do Santos, e meus passarinhos dentro do clube (tem dois ex-blogueiros do Canelada trabalhando lá dentro), é que vem mais festividades por ai.

Mais um show e jogos contra o Milan e Benfica (dois titulos mundiais). Entre os clubes está tudo ok, falta a data.
LAOR está tentando com a CBF que o BR-12 pare nas olimpíadas. Se isso acontecer...vem mais festa por ai.
:joy:


EDIT: Hoje a noite farei um Unboxing da caixa que recebi da Nike com a camisa Azul nova. Gente...é de chorar...bem foda.
 
Última edição:
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Tomara que o calendário não ferre as festividades do Santos em termos de amistosos como ferrou com as do Corinthians.
Falando em centenário, achei que seria ainda este ano, mas será ano que vem que teremos o primeiro clássico centenário dos grandes paulistas, justamente o Clássico Alvinegro.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Eu acho que o Olorin quis dizer é que Santos x Corinthians só será um classico efetivamente centenário quando acontecer o primeiro confronto 100 anos após a data do primeiro encontro entre os dois que se eu entendi não foi em 1912 né?
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Corinthians 3 X 6 Santos
Parque da Antarctica
22/06/1913
Campeonato Paulista

Primeiro jogo do clássico, segundo a wiki. Ano que vem hem.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Eu acho que o Olorin quis dizer é que Santos x Corinthians só será um classico efetivamente centenário quando acontecer o primeiro confronto 100 anos após a data do primeiro encontro entre os dois que se eu entendi não foi em 1912 né?

Exatamente. ^^

Corinthians 3 X 6 Santos
Parque da Antarctica
22/06/1913
Campeonato Paulista

Primeiro jogo do clássico, segundo a wiki. Ano que vem hem.

Na verdade, nessa altura do ano que vem deverá ser Brasileirão.
Ou semifinal/final da Libertadores, quem sabe. :lol:
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Santos eu consigo até admirar um pouco, talvez por ter uma rivalidade mais saudável do que a rivalidade que tenho com o trio de ferro.

Não foi só Pelé, embora sem dúvida nunca terá uma década com foi a década de 60. Assim como Real nunca mais terá uma década de 50, ou Milan nunca mais terá seu trio holandês. TODO grande time teve sua fase dourada. Flamengo de Zico, as Academias do Palmeiras ou o O Botafogo de Garrincha e Nilton Santos.

E sempre achei foda a Academia justamente por ser um dos poucos times do Brasil, e ÚNICO em São Paulo, que conseguia roubar alguns títulos do Santástico de 60. "Graças" ao Palmeiras o Santos não foi 12 vezes seguidas campeão Paulista. E saber que o Palmeiras conseguia derrotar um time de Pelé, Pepe, Coutinho, Zito e etc...dá um certo orgulho

Enfim, parabéns pelos 100 anos!

(PS: Freguês histórico do Palmeiras, ABS)
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

O Palmeiras só não conseguiu derrotar o Santos no épico 7 x 6 do Pacaembú

Um jogo desses deveria virar um filme e ter áudio e video todo remasterizado. A única coisa a se lamentar é que muitos registros de jogos antigos se perderam em incêndios que insistiam em acontecer na TV Record que tinha o acervo mais completo dos gols do Pelé, da Guia, Tostão, Garrincha e dos principais times históricos do Brasil e nisso virou fumaça parte do melhor da nossa história.
 
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Nesse 100 anos de Santos tee vários jogos marcantes, grandes craques, grandes lances.

Porque não trazer aqui um dos jogos históricos entre Santos e Corinthians?


:mrgreen:

PS: Desculpa atrapalhar a rasgação de ceda pro Santos, mas ta faltando rivalidade nesse centenário!
 
Última edição por um moderador:
Re: [Centenário do Santos] Santos 100 - Meninos para sempre.

Bloqueado pra mim.

pqp

Se for o 7 a 0, mé, será ainda vingado e bem vingado. :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo