• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Dúvidas insensatas e algumas ponderações.

vifromhell

Usuário
Boa noite,

Primeiramente gostaria de parabenizar tanto aos criadores do site/forum quanto aos seus participantes, que me parecem pessoas totalmente cientes das obras de Tolkien e de bom senso. Ando "observando" o forum a algum tempo no anonimato, mas resolvi criar uma conta pra tirar algumas dúvidas. Por muito tempo, me contentei com os filmes do Senhor dos Anéis, e no quesito superprodução, são ótimos filmes. Comecei então a me aprofundar e em vários lugares (principalmente aqui) vi que os filmes deixam a desejar no quesito coerência com os livros. Não cheguei ainda a ler os livros, mas comprei grande partes deles, entre esses, comprei: O Hobbit (que já foi lido), O Silmarillion (também já lido), Os Filhos de Húrin (não lido) e Contos Inacabados (Não lido). Bom, minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Segundo uma fonte (internetesca) Gandalf é uma espécie de Maiar, certo? Junto com mais outros 5 magos (sendo um deles Saruman), que são imortais, correto? Então como Saruman é morto em O Retorno do rei, numa das cenas estendidas? Seria essa uma incoerência do filme?

2 - Tendo lido o Hobbit e O Silmarillion, seria ideal agora ler os 3 SdA, pra depois ler o Contos Inacabados, ou tanto faz?

3 - Gostaria de uma confirmação, de alguém que entenda de Tengwar, se essa imagem realmente significa a famosa frase em Quenya, Elen síla lúmenn' omentielvo
.
Segue o link da imagem: http://www.thetolkienforum.com/attachment.php?attachmentid=1414&d=1042309274


Por enquanto é só, peço desculpas, pois acabei me empolgando e escrevi até demais, e desculpas se postei fora de lugar, me repreendam se for o caso.

Grato desde já.
 
Última edição:
1 - Segundo uma fonte (internetesca) Gandalf é uma espécie de falar, certo? Junto com mais outros 5 magos, que são imortais, correto? Então como Saruman é morto em O Retorno do rei, numa das cenas estendidas? Seria essa uma incoerência do filme?

Voce quis dizer VALAR. E não, ele era um Istari, um dos Maiar, como uma ''classe'' abaixo dos Valar, mas ainda assim com poderes e capacidades superiores.

2 - Tendo lido o Hobbit e O Silmarillion, seria ideal agora ler os 3 SdA, pra depois ler o Contos Inacabados, ou tanto faz?

Sim, o Contos Inacabados é uma leitura pra depois das obras a que faz referência: O Silmarillion e SdA. Contém notas e glossário, mas quanto mais frescas as histórias estiverem na sua cabeça, melhor entendido será o livro.

3 - Gostaria de uma confirmação, de alguém que entenda de Tengwar, se essa imagem realmente significa a famosa frase em Quenya, Elen síla lúmenn' omentielvo
.
Segue o link da imagem: http://www.thetolkienforum.com/attachment.php?attachmentid=1414&d=1042309274

O link está inválido. :/
 
Sim, na verdade quis dizer Valar, mas não faz sentido, Maiar até poderia ser, bom... De qualquer forma, essa dúvida foi resolvida. E quanto as outras, lerei antes então O Senhor dos Anéis.

E em relação ao Tengwar, aqui está a imagem, creio que com esse link você consiga entrar normalmente.

http://img851.imageshack.us/img851/300/elen.jpg


Mais uma vez, muito obrigado.
 
Tá escrito certinho ;)
Só no ''omentielvo'' que o t está trocado por um dh. Na foto aparece como omendhielvo. Em tengwar, o t aparece semelhante ao nosso p
 
Última edição:
Entendo, grato mais uma vez!

E você saberia me dizer onde encontrar uma fonte segura, em que esteja escrito perfeitamente?
 
Boa noite,

Primeiramente gostaria de parabenizar tanto aos criadores do site/forum quanto aos seus participantes, que me parecem pessoas totalmente cientes das obras de Tolkien e de bom senso. Ando "observando" o forum a algum tempo no anonimato, mas resolvi criar uma conta pra tirar algumas dúvidas. Por muito tempo, me contentei com os filmes do Senhor dos Anéis, e no quesito superprodução, são ótimos filmes. Comecei então a me aprofundar e em vários lugares (principalmente aqui) vi que os filmes deixam a desejar no quesito coerência com os livros. Não cheguei ainda a ler os livros, mas comprei grande partes deles, entre esses, comprei: O Hobbit (que já foi lido), O Silmarillion (também já lido), Os Filhos de Húrin (não lido) e Contos Inacabados (Não lido). Bom, minhas dúvidas são as seguintes:

1 - Segundo uma fonte (internetesca) Gandalf é uma espécie de Maiar, certo? Junto com mais outros 5 magos (sendo um deles Saruman), que são imortais, correto? Então como Saruman é morto em O Retorno do rei, numa das cenas estendidas? Seria essa uma incoerência do filme?

2 - Tendo lido o Hobbit e O Silmarillion, seria ideal agora ler os 3 SdA, pra depois ler o Contos Inacabados, ou tanto faz?

3 - Gostaria de uma confirmação, de alguém que entenda de Tengwar, se essa imagem realmente significa a famosa frase em Quenya, Elen síla lúmenn' omentielvo
.
Segue o link da imagem: http://www.thetolkienforum.com/attachment.php?attachmentid=1414&d=1042309274


Por enquanto é só, peço desculpas, pois acabei me empolgando e escrevi até demais, e desculpas se postei fora de lugar, me repreendam se for o caso.

Grato desde já.

Bem, primeiramente, seja bem vindo ao fórum. Quanto as dúvidas:

I - Gandalf, o cinzento, assim como Saruman, o branco; Radagast, o Castanho; e os magos azuis: Alatar e Pallando, eram, à grosso modo Maiar, espécie de semi-deuses/anjos/deuses menores (para alguns) que assumiram a forma de velhos senhores (corpos humanos, um Hroa) que foram enviados pelos Valar (espécie de Arcanjos/deuses maiores) para combaterem Sauron, mas sem poder revelar a ninguém seus poderes e propósito, uma vez que deveriam aconselhar e persuadir os homens e os elfos para o bem, e procurar unir os povos livres contra o poderio de Mordor. Estando esses 5 magos (há quem defenda que eles são os principais, e que haviam outros) na forma/vestidos de corpos de homens, eles estão sujeitos aos medos, exaustão, podendo passar fome e até mesmo serem mortos (creio que perderem sua forma física). E eles não padecem de velhice (mas podem ficar com uma aparência um pouquinho mais velha).

Quanto a essa "atingibilidade", há os conceitos básicos a serem entendidos, há o Fea (alma), Fana (uma espécie de vestimenta "divina" para interagir no mundo físico) e o Hroa (à grosso modo, são os corpos físicos como os nossos, constituídos e alimentados pela "carne"/substâncias da terra).

Respondendo bem rapidamente, o Fana parece possuir uma "tolerância" resistência contra muitas formas de destruição, vide o exemplo do Balrog, que ao meu ver possuía um Fana. Há no 1º livro, um momento em que os "tetos de uma montanha" (parece) caem em cima dele (o peso de um montanha destruiria uma totalidade de formas, objetos e corpos), mas o monstro simplesmente parece "ignorar" esse dano brutal. Ademais, há a famosa queda do Balrog com Gandalf no Abismo da ponte de Moria (introdução do 2º filme mostra isso), ambos caíram de uma altura inimaginável em velocidade terminal (ao meu ver) e resistiram ao impacto.

No silmarillion, por exemplo, demonstra (ao meu ver, mais uma vez), a grande batalha dos poderes, em que Melkor e seus asseclas enfrentam a fúria dos senhores do Oeste (Valar e seus Maiar). Nesse mesmo embate, a terra tremia, águas mudavam de lugar, a forma da Terra-média fora até mesmo alterada, sem contar com os clarões ao norte à "nível explosões atômicas", e mesmo assim (pode ser sorte ou habilidade dos Balrogs ou até mesmo alguma capacidade deles em tornar suas formas físicas "intangíveis", não sei) suas formas físicas sobreviveram à essa hecatombe global.

Ou seja, um Fana parece suportar várias formas de destruição conhecidas, mas nem todas; a destruição da forma física de Sauron (que era de Fana) com a queda de Númenor ou destruição (não é clara) da forma física que posteriormente criou na época da guerra da última aliança, em que (ao meu ver não ficou muito claro nas obras) a lança encantada de Gil-Galad e a espada "mágica" de Elendil foram responsáveis pelo extermínio do corpo de Sauron no fim da guerra da última aliança (início do 1º filme).

Já o Hroa, por ser um "corpo mesmo" padece de ser destruído de formas mais "convencionais".

Spoilers....


Por isso que Saruman, um ser de ordem tão elevada (um maiar) perdeu sua forma física para uma faca para Grima língua de cobra (mas tem que lembrar 2 fatos: I - Saruman parece ter decaído muito em poder e influência, meio que rebaixado, fraco, por isso a "facilidade" com que fora "morto"; II - a "morte" de Saruman não ocorreu na torre de Orthanc, como demonstrado na versão estendida do 3º filme; mas sua real "morte" ocorreu num capítulo do livro do Retorno do Rei, o Expurgo do Condado, ou seja, fora no Condado que Grima cortou a garganta de Saruman.


II - Eu leria os 3 SDA para depois ler os C.I.

Obs: Também escrevo bem muito nos meus posts, mas tem que escrever mesmo, hehehhehe.
 
Última edição:
Essa é uma versão..
Ou você pode simplesmente editar a imagem que você já tem, trocando a letra errada. Pra ver as letras, no Apêndice E - Os Tengwar - p. 1180 (se o seu volume for o único).

mas eu acho que nessa imagem sua, usaram o equivalente ao th, porque eu tô vendo muitas imagens iguais a sua, e essa seria a única explicação.
Se quiser uma tabela com as letras, aqui ó.
 
Última edição:
Ragnaros

Sem palavras em relação a sua resposta. Você respondeu com bastante convicção, e foi além, me deu um detalhamento perfeito de todas as possíveis variáveis do porquê dessa morte súbita e inesperada (como mostra na cena estendida). Se possível, gostaria de saber mais a cerca dessa Fea, Fana e Hroa, de onde é a fonte desse conhecimento, algum dos livros alude essas três vertentes de "camada existencial"?

Lissa

Básicamente então, só aquele carácter foi trocado? Essa imagem que você me mandou, o diferencial é só a fonte, certo? Porque se for o caso, prefiro manter com a fonte da imagem que eu te mandei inicialmente. Então, pra manter a minha mesmo, eu teria de trocar aquela carácter parecido com um M do nosso alfabeto (que equivale ao DH em Tengwar) , por aquele parecido com um P do nosso alfabeto (que equivale ao T em Tengwar) Isso baseado na imagem do alfabeto que você me mandou.


Grato, mais uma vez.
 
vifromhell, eu não tenho e ainda não li, mas 2 outras fontes importantes sobre a obra de Tolkien são:

- "Cartas" - um livro que reúne várias cartas escritas por Tolkien para fãs tirando dúvidas

- HoME - um conjunto de livros (se não me engano) com MUITA informação sobre tudo que se possa imaginar da obra de Tolkien. Mas só existe em inglês.
 
Só um detalhe:

E em relação ao Tengwar, aqui está a imagem, creio que com esse link você consiga entrar normalmente.

http://img851.imageshack.us/img851/300/elen.jpg
Tá escrito certinho ;)
Só no ''omentielvo'' que o t está trocado por um dh. Na foto aparece como omendhielvo. Em tengwar, o t aparece semelhante ao nosso p
mas eu acho que nessa imagem sua, usaram o equivalente ao th, porque eu tô vendo muitas imagens iguais a sua, e essa seria a única explicação.
A frase está perfeita, inclusive a tengwa corresponde ao nt do Quenya, a anto, em "omentielvo". Você tá se baseando numa tabela Tengwar para Sindarin, Lissa.
 
Última edição:
Só um detalhe:




A frase está perfeita, inclusive a tengwa corresponde ao nt do Quenya, a anto, em "omentielvo". Você tá se baseando numa tabela Tengwar para Sindarin, Lissa.

Ah tá... no livro não lembro de especificar, achei que valesse pros dois.
Tem alguma tabela tipo aquela pra Quenya, então?
 
Elriowiel Aranel

Obrigado pelas indicações, mas devo ler essas compilações somente depois de todo o resto da obra, correto?

Eriadan

Então não preciso fazer modificação alguma na frase da minha imagem certo?

Obrigado pela revisão. (:

Elessar Hyarmen

Muito obrigado! Será de grande ajuda o link!

Bom, em suma todas as minhas dúvidas foram sanadas, eu agradeço a todos pela ajuda prestada.
 
Eriadan

Então não preciso fazer modificação alguma na frase da minha imagem certo?

Obrigado pela revisão. (:

Conferi também e ia responder o mesmo que o Eriadan. A imagem está perfeita. O que você pode encontrar de diferente por aí é o estilo de fonte élfica somente. Mas as Tengwar não têm erro não.

Aliás, o link que a Lissa passou (não sei quem escreveu) com a frase é que está errado, primeiro por usar o Modo Sindarin numa frase em Quenya, segundo por várias tehtar estarem deslocadas, sem suporte algum.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo