• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Animação [3º Quartas]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    29
  • Votação encerrada .

Vëon

Do you know what time it is?
QUAL É O MELHOR?

attachment.php


Nausicaä do Vale do Vento (Kaze no tani no Naushika, 1984)
- Fëanor
ou
A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991) - Melian
 

Anexos

  • Quartas 3.jpg
    Quartas 3.jpg
    107,3 KB · Visualizações: 126
Nausicaä com certeza!! Nada como uma animação do Hayao Miyazaki!! Se não me engano essa foi a primeira dele e ele fez sozinho!!! o_O
 
Eu não deixo de votar em A Bela e a Fera por causa de nenhuma animação que está na disputa. A Bela e a Fera ter sido a primeira animação indicada ao prêmio de melhor filme foi algo mais do que justo. Uma das definições de clássico (meio simplista, até, mas atende ao propósito do que falarei) é a de que clássico "é o que fica". A Bela e a fera é assim. Resiste ao tempo, encanta gerações (minha sobrinha mais velha, de nove anos, é completamente apaixonada pelo filme. Sim, eu tenho participação na coisa, mas a participação que tenho foi a de assistir ao filme com ela. Os olhos dela brilhando na hora da dança, foi a animação que fez, os olhos dela, todo curiosos, quando viu a Bela na biblioteca, foi a animação que fez. Ela toda apreensiva quando a fera se irritava, foi a animação que fez. Ela me pedindo para cantar a música tema do filme e ensiná-la a dançar, foi a animação que fez).

Durante a minha infância, ver filmes era meio que "artigo de luxo", porque não tínhamos tv. Imaginem vídeo ou ir ao cinema? Lembro que uma das minhas primas vivia me contando das animações que ela assistia. Quando ela foi ver Pocahontas, no cinema, voltou e contou cada detalhe, e ainda disse que veria novamente. O pai dela trabalhava na Fiat, e tinha aquela história de que "trabalha na Fiat, é rico", etc.

A Bela e a Fera e o Rei Leão eu vi na escola. Lembro de uma boa ação que alguns jovens organizaram, na época, e fizeram uma "sessão de cinema" na escola, durante um sábado. Foi um dia mágico para mim, que só iria ao cinema, pela primeira vez, anos mais tarde. Todo mundo saiu de lá chorando, por causa de Rei Leão. E eu saí encantada, por causa de A Bela e a Fera. Saí dizendo que "queria uma biblioteca como a da Bela". Cheguei em casa, peguei uma xícara e comecei a brincar com ela, como se ela fosse o zip (imaginação, graças a Deus, eu sempre tive :lol: Se uma menina que tem três irmãos mais velhos não souber usar a imaginação, ficará entendiada, por não ter ninguém com quem brincar).

Ah! mas você vota em A Bela e a Fera por nostalgia? NÃO, a disputa de nostalgia, agora, é com comerciais. Quando fizerem uma diputa de "Qual é o filme mais nostálgico?" talvez eu use esse critério. Por enquanto, eu voto em A Bela e a Fera pela sua competência tanto visual quanto narrativa. Pelo seu roteiro fechadinho (mesmo correndo o risco de falhar, por ser uma adaptação de uma história tão rememorada, mas não falhou). Pela trilha sonora marcante e emocionante. Por, mesmo que timidamente, ter uma protagonista com vestígios de vanguarda. O filme tem uma perspectiva desconstrutivista? Não. Isso seria exigir demais. Mas é uma história de amor bem contada. Gosto, claro, da ideia de "ver a essência por trás da aparência". Tudo bem que o Gaston é muito caricato, mas se encaixa na proposta do filme. Já a Fera... eu consigo ver algo diferente nos olhos dele, mesmo quando ele está sendo assustador. Mérito dos realizadores da animação. (Eu esperei que Shrek, com toda a pompa, fizesse o que A Bela e a Fera não fez, e deixasse A Fiona não como ogra e o Sherek ogro, ou o contrário, mas aí o filme perdeu, MUITO, no meu conceito, por deixar os dois ogros. Que clichê, ficaram juntos porque são "iguais". Enfim, whatever.)

Todos nós temos um pouco de Bela e de Fera. Alguns de nós, deixamos a fera transparecer mais, por impulsividade. Mas os ideais da Bela, de um mundo mais livre, estão lá, esperando o momento certo para despontarem e nos impulsionarem.
 
Última edição por um moderador:
Que lindo o seu texto, Melian.

Segunda vez que consegue me fazer emocionar lendo as suas palavras. Você tem que parar com isso, menina...
 
Fico feliz que tenha gostado, Thor! E eu que fiquei uns bons minutos tentando lembrar qual foi o outro texto? :rofl: Aí lembrei que foi a crônica do dia do aniversário do Galo, que postei no tópico do Campeonato Mineiro.

E eu até queria colocar meu conjuntinho lindo de A Bela e a Fera, que a Luzita fez pra mim (e que uso toda vez que a animação está na enquete), mas gostei tanto do meu conjuntinho lindo de Mad Men, que nem quero tirar. E gosto de olhar para a Betty, ali na foto, porque...

... a Betty da temporada atual não é nem sombra do que ela já foi. Sério. Pode ser que ela melhore, mas, no último episódio, ela estava uma mala. Sério que tinham que colocar a Betty como a mulher que substitui sexo por comida? Como a mulher que está sexualmente frustrada? Como a mulher que está presa em um casamento que já acabou antes de começar? Detestei. :tsc:
 
Ainda não votei.
E eu estou inclinado a votar sim em Bela e a Fera que é a segunda maior animação Disney na minha análise.

Mas deixar Nausicaa de fora é bastante doloroso.
 
Eu entendo a sua dor, trust me. Também achei triste votar contra Nausicaä. No pain, no gain. Mas, na verdade, não votei contra Nausicaä. Votei a favor de A Bela e a Fera.
 
Bem nem preciso dizer em qual vou votar: meu filme preferido da Disney ou um filme estilo animação japonesa? :roll:

Adorei o texto Cléo! A Bela era a unica princesa da Disney que eu me identificava. Lembro que quando minhas amigas queriam brincar de princesa eu sempre achava tão bobas que elas nem conheciam o Príncipe Encantado e já estavam apaixonadas por ele. A Bela é a unica princesa "nerd" da Disney, ajudava o pai nas invenções, adorava ler e precisou ser conquistada pela Fera.
 


attachment.php
 

Anexos

  • A Bela e a Fera.jpg
    A Bela e a Fera.jpg
    38,7 KB · Visualizações: 81
Última edição por um moderador:
Nausicaä com certeza!! Nada como uma animação do Hayao Miyazaki!! Se não me engano essa foi a primeira dele e ele fez sozinho!!! o_O
Sozinho é exagero.
Foi o primeiro que ele teve maior controle geral da produção. E todos os filmes seguintes dele foram no mesmo esquema.

Sozinho, sozinho, dos recentes, quem fez foi o Makoto Shinkai.



Bem nem preciso dizer em qual vou votar: meu filme preferido da Disney ou um filme estilo animação japonesa? :roll:

Adorei o texto Cléo! A Bela era a unica princesa da Disney que eu me identificava. Lembro que quando minhas amigas queriam brincar de princesa eu sempre achava tão bobas que elas nem conheciam o Príncipe Encantado e já estavam apaixonadas por ele. A Bela é a unica princesa "nerd" da Disney, ajudava o pai nas invenções, adorava ler e precisou ser conquistada pela Fera.
Essa é das unicas criticas que tenho dos contos de fada mais antigos da Disney.

Mas a Bela não era uma princesa, né? :g:
E não foi a unica pois a princesa Jasmin era mais "mulher rebelde queima-sutiã".
Só que a Bela de fato foi a que iniciou o processo (apesar de Bianca também ser bastante independente).
 
Eu gostei, bastante, do que a Camila falou sobre o fato de que a Fera conquistou o amor da Bela, diferentemente da maioria dos outros príncipes, que já tinham o amor da princesa só pela mera menção da sua existência. Foi algo processual.

E eu gosto absurdamente da Mulan, também (btw, Mulan é uma das minhas animações preferidas). Justamente por ela não ser uma princesa tradicional. Por ela ter sido a personagem feminina da disney que foi MAIS LONGE, pô. Ela foi fantástica. Mas não consigo mais falar sobre Mulan sem rir, porque me lembro de Reflection e lembro do Fusa falando que essa música é quase um Hino Transformista. :rofl:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo