• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Lew Morias

Vëon

Do you know what time it is?
Cinco Livros Favoritos com Lew Morias

Lew Morias disse:
Sobre a lista, ela não segue nenhuma ordem. Dei prioridade a livros que de alguma forma me marcaram - seja por suas histórias incríveis, pelas reflexões que eles desencadearam ou pela importância emocional, digamos assim, que tiveram. Por fim, acabei colocando um de não ficção, mas, aposto que depois de lê-lo, a Melian vai acabar me perdoando por isso. :mrgreen:
(Eu ia colocar um do Holmes, mas sabe como é essa maldição de serem só cinco livrinhos. O Sherlock acabou rodando.)
Paremos, então, de enrolação e vamos ao que interessa:


O Senhor dos Aneis - J.R.R. Tolkien


attachment.php





Provavelmente, todo mundo que está nesse tópico já leu esse livro, mas seria impossível não citá-lo numa lista dessas. O Senhor dos Aneis é, disparado, o meu livro favorito. Li "A Sociedade do Anel" pela primeira vez aos onze anos. (Um presente de aniversário da minha madrinha.) Foi paixão a primeira leitura. Uma história incrivelmente bem contada, cujo maior defeito é apontado pelo próprio autor logo no prefácio: infelizmente, ficou muito pequena. É épico, é heroico, é sensacional. E é melhor eu parar por aqui, antes que comece a chorar.




The Demon Haunted World: Science Like a Candle in the Dark - Carl Sagan


attachment.php





Um convite ao questionamento. Creio que esse seja o grande mérito desse livro. Sagan discorre sobre o método científico, critica a onda crescente de "pseudociência" e afins, desmistifica eventos paranormais e fala até sobre política. Um livro sensacional, recomendo fortemente. Também é recheado de citações pra lá de bacanas. Uma delas, que eu particularmente gosto muito e que abre o primeiro capítulo,




"All our science, measured against reality, is primitive and childlike - and yet it is the most precious thing we have."



O Alienista - Machado de Assis


attachment.php





Li esse livro ainda no Ensino Médio e gostei bastante. A trajetória de Simão Bacamarte para delinear a linha que separa a loucura da lucidez é sensacional. Machado escolheu um tema interessantíssimo e o explorou de maneira brilhante. Lembro que a época que li o livro, passei muito tempo divagando sobre o que era, de fato, loucura. Acho que "O Alienista" é daqueles livros ótimos pra ler - e melhores ainda pra se discutir.



Harry Potter e a Pedra Filosofal - J.K. Rowling


attachment.php





Eu cresci lendo HP. E tudo começou no meu aniversário de 10 anos - minha madrinha, me deu meu primeiro livro: "Harry Potter e a Pedra Filosofal". Àquela época, um livro de mais de 200 páginas parecia um calhamaço interminável. Mas a medida que eu fui lendo, saboreando cada página, cada detalhe, desbravando aquele mundo em cada frase, cada capítulo, eu vi o quão pequeno era aquele número. Desde pequeno eu tinha o hábito de ler, mas HP1 foi o livro que fez com que, de fato, eu percebesse que queria passar o resto da vida na companhia dos livros. Não foi o livro mais brilhante, nem mais original que já li. Sequer é o melhor da série. Mas foi o início de uma era. Tudo começou aqui e eu devo muito a Rowling e ao pequeno bruxo.



Os Filhos de Húrin - J.R.R. Tolkien


attachment.php



É eu sei. Tolkien de novo. Fazer o que, o cara era bom. :mrgreen:


Quando eu comecei a ler Os Filhos de Húrin pensei que não seria nada demais. Já tinha lido o Silma e o CI, conhecia a história... Ledo engano. Achei o trabalho do Christopher de organização sensacional. Pra falar verdade, achei tudo sensacional no livro: o acabamento, as ilustrações, a Martins Fontes fez um trabalho foda. E olha que eu nem falei da história ainda. Uma história triste, sem dúvidas. Mas uma das mais belas que já tive o prazer de ler. Quisera eu que Tolkien tivesse tido tempo para acabá-la. Se tivesse que sintetizá-lo numa frase, diria que nunca uma história tão triste, me fez tão feliz.
 

Anexos

  • 153872_4.jpg
    153872_4.jpg
    52,9 KB · Visualizações: 109
  • 21652118_4.jpg
    21652118_4.jpg
    72,4 KB · Visualizações: 104
  • Livro+-+Harry+Potter+e+a+pedra+filosofal.jpg
    Livro+-+Harry+Potter+e+a+pedra+filosofal.jpg
    134,9 KB · Visualizações: 105
  • alienista.jpg
    alienista.jpg
    17,1 KB · Visualizações: 108
  • 0345409469.01.LZZZZZZZ.jpg
    0345409469.01.LZZZZZZZ.jpg
    44 KB · Visualizações: 104
Última edição:
Ótima lista! Uma lista muito parecida com meu gosto pessoal. Ótimas escolhas.
 
Obrigada por ter postado a listinha, Dedé.

Depois eu volto para comentar direito (e pra brigar com a Belzinha por ela ainda não ter lido O alienista XD), gente, por enquanto, não tô podendo, mas só vou comentar uma coisinha:

Lew Morias disse:
Por fim, acabei colocando um de não ficção, mas, aposto que depois de lê-lo, a Melian vai acabar me perdoando por isso.
Eu AMO Sagan, Lew. E ler O mundo assombrado por demônios foi uma experiência perturbadoramente espetacular. E eu continuo teísta, btw.
 
Wait, como assim eu não li O Alienista AINDA? D=

Leia, Bel!
É incrível como um livro tão pequeno é tão sensacional.

Eu AMO Sagan, Lew. E ler O mundo assombrado por demônios foi uma experiência perturbadoramente espetacular. E eu continuo teísta, btw.

Então, esse foi o primeiro dele que li. Eu peguei ele em inglês e foi uma eternidade pra conseguir terminá-lo. Sempre a faculdade atrapalhava e eu deixava o livro de lado. Só no início do ano consegui lê-lo até o fim. O livro é sensacional. Tem um trecho dele falando sobre livros que é uma das coisas mais bonitas que já li. Cheguei a postar no Facebook, depois dou uma olhada lá e transcrevo-o pra cá.

Eu coloquei aquela observação porque a princípio tinha pensado em montar a lista toda com livros de não-ficção. Além desse do Sagan, tinha pensado no "O Andar do Bêbado", do Leonard Mlodinow, no "Uma breve história do tempo", do Stephen Hawking, e no "Colapso", do Jared Diamond. São livros que eu recomendo muito, principalmente o do Hawking.

E eu continuo teísta também. Pelo menos, até o momento que escrevo esse post.

Sagan é fodão! <3

Mas o meu preferido dele é Pale Blue Dot.

Poisentão, quero muito ler esse também! Já procurei na biblioteca aqui, Fëa, mas os únicos do Sagan que achei, além do "The Demon Haunted World", foram "Os planetas" e "The dragons of eden". Mas isso no sistema, tem que conferir se o livro físico tá lá. Outro dia fui lá pegar "Brave New World", do Huxley, e, apesar do sistema indicar que existia um exemplar disponível, não encontrei nada.

Tem muitos livros do Sagan pra eu ler ainda. ^^

EDIT: O trecho do "The Demon Haunted World" que eu tinha falado:

"Books (...) permit us to interrogate the past with high accuracy; to tap the wisdom of our species; to understand the point of view of others, and not just those in power; to contemplate - with the best teachers - the insights, painfully extracted from Nature, of the greatest minds that ever were, drawn from the entire planet and from all our history. They allow people long dead to talk inside our heads. Books can accompany us everywhere. Books are patient where we are slow to understand, allow us to go over the hard parts as many times we wish, and are never critical of our lapses. Books are key to understanding the world and participating in a democratic society."
 
Última edição:
Primeira lista em muito tempo em que não passo vergonha :) de todos só não li o Mundo Assombrado por Demonios, mas li outras coisas do Sagan.

HP1 é meu preferido daí e eu li em aproximadamente 8 horas (incluindo algumas horas durante aula de fisica no curso pre-vestibular :g:)
 
Só li os de Tolkien, mas tenho maior vontade de ler esse do Sagan, dele só li Cosmos que também é muito bom, mas agora tô com vontade de ler esse postado aqui. Ainda não li nenhum de Harry Potter e também não li O Alienista, trauma e falta de vontade.

Mas ainda assim uma boa lista.
 
Wait, como assim eu não li O Alienista AINDA? D=

Como assim você ainda não leu O Alienista? D=

Mas eu ainda não li nada do Sagan. =/ E ainda não comprei Os Filhos de Húrin. Preciso ler esses dois... Ótima lista. ^^
 
HP1 é meu preferido daí e eu li em aproximadamente 8 horas (incluindo algumas horas durante aula de fisica no curso pre-vestibular :g:)

8 horas! 8-O

Mas na aula de física é sacanagem! Física é o que há de mais bacana. :mrgreen:

Só li os de Tolkien, mas tenho maior vontade de ler esse do Sagan, dele só li Cosmos que também é muito bom, mas agora tô com vontade de ler esse postado aqui. Ainda não li nenhum de Harry Potter e também não li O Alienista, trauma e falta de vontade.

Morfs, HP é uma série muito bacana pra passar o tempo, dá uma chance. Dá pra ler tudo rapidinho, as histórias são muito divertidas e os personagens muito bacanas. E "O Alienista" é muito bom. Mesmo. Leitura rapidinha, mas que te faz pensar. Ou me fez, pelo menos.

Mas eu ainda não li nada do Sagan. =/ E ainda não comprei Os Filhos de Húrin. Preciso ler esses dois... Ótima lista. ^^

Compre "Os filhos de Húrin", Sano. A Submarino tá com umas promoções bacanas ultimamente, do CI e dos Filhos. Eu gostei muito do trabalho da Martins Fontes com esse livro. Todo ilustrado, bonitinho... Ficou foda. Aquele livro que compensa ter mesmo. Quanto ao Sagan, esse aí foi o único que li. Mas assim que tiver oportunidade lerei mais também. Gostei muito da maneira de escrever e da forma de abordar os mais diversos temas adotada por ele.
 
Desses, só não li Sagan. Aliás nem conhecia o autor... mas desconfio que não me afinizaria com ele...

Os outros livros são ótimos!
A minha edição do Filhos de Húrin é da Europa América (quando comprei, a MF não tinha previsão de lançamento ainda)... é um trabalho belíssimo e é um dos meus xodós. :mrgreen:

Fui leitor da série Harry Potter e gosto dela... embora o último livro tenha me frustrado.
O Alienista é uma trama muito inteligente... e Tolkien é Tolkien!! :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo