• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Propaganda da UE é retirada do ar acusada de xenofobia e racismo

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Vídeo recebeu acusações de promover estereótipos ao retratar uma mulher branca, representando a União Europeia, ameaçada por lutadores da China, Índia e do Brasil[/h]

size_590_Propaganda_da_União_Europeia.jpg

Propaganda da União Europeia: mulher branca é ameaçada por um indiano, um chinês e um brasileiro​

Uma propaganda veiculada na União Europeia foi retirada do ar após gerar protestos e reações negativas. Ao tratar do avanço econômico dos países emergentes, os BRICs, a peça foi acusada de promover estereótipos, xenofobia e até racismo.

O roteiro é direto: uma mulher branca com as mesmas roupas do personagem Noiva/Beatrix Kiddo, do filme Kill Bill, entra num galpão vazio. Ela usa uniforme amarelo e azul (as cores da União Europeia).

De repente, sua segurança é ameaçada pela chegada de três lutadores: um de kung fu, um de capoeira e outro de kalaripayattu, arte marcial indiana. Nenhuma palavra é dita, mas as referências a China, Brasil e Índia são claras (com direito a samba na entrada do Brasil). Também fica evidente a posição de antagonistas e de ameaça ocupada pelos BRICs.

O ataque dos três lutadores de minorias étnicas só é impedido porque a mulher se multiplica e forma um círculo ao redor deles. As doze personagens se transformam em estrela, e logo formam o símbolo da União Europeia. Não há embate: a representação da Europa consegue neutralizar o avanço dos estrangeiros.

Assista ao filme (este vídeo não será exibido em iPad e alguns tablets Android):


"Público jovem"

Sob o slogan 'The more we are, the stronger we are" ("Quanto maior nosso número, maior nossa força", em tradução livre), o vídeo foi acusado de perder o tato no tratamento que escolheu dar aos estrangeiros, além de mandar uma mensagem política muito clara: BRICS e UE não são aliados.

Após a instauração da polêmica, a Comissão Europeia desculpou-se oficialmente e retirou o vídeo do ar. Ao justificar a propaganda, o órgão disse ao veículo britânico The Telegraph que a peça publicitária foi pensada para o público jovem, e tentou usar a linguagem dos videogames de luta para despertar o interesse por política.
"O vídeo festeja as habilidades de cada um dos personagens e prega o mútuo respeito e harmonia",
disse o porta-voz da comissão, Stefano Sannino.

Fonte
 
Última edição por um moderador:
Depois de uma União Européia que permite um livre transito agora vem um movimento direita para proibir isso. A forma mais doente se manisfestou na noruega que um cara de ultradireira matou 92 pessoas. Oh o discurso dele: "Quando o multiculturalismo deixará de ser uma ideologia projetada para desconstruir a cultura europeia, as tradições, a identidade e os Estados-nação?"

E por mais que esse cara seja um assassino, por exemplo, o Sarkozy também está adotando o mesmo tipo de pensamento: “Nosso modelo faz parte da nossa identidade, ele nos protege porque nos une; enfraquecê-lo será enfraquecer a França “. Com a crise economica e problemas com o desemprego esse sentimento anti imigração tende apenas a piorar.
 
Última edição:
Penso eu que o que acontece é que esse discurso neoliberal de diluição das fronteiras e blá blá blá, discurso este que legitima o próprio projeto União Européia, se tornou uma grande dúvida ante a conjuntura econômica. A crise na Europa fez vir à tona uma série de tensões intra-bloco, fazendo com que o discurso de unificação enfraquecesse em muitos aspectos... com explosões de nacionalismo e xenofobia, e com os governos assumindo posturas refratárias em muitos pontos (quem lembra do caso Grécia?). Quando vi essa propaganda, fiquei imaginando se não seria uma forma de canalizar as tensões internas para um inimigo comum: os extra-comunitários, como vêm sendo chamados os não europeus.
Não é nada incomum que discursos de direita e de extrema-direita ganhem força em conjunturas econômicas desfavoráveis. E acho que isso tem sido visível também na Europa contemporânea.
 
o que eu sei é que a europa treme perante os BRICs: ignoram as antigas rivalidades e se unem, desvalorizam a própria moeda com o intuito de desarmar a china, e outras cositas mais :lol:
 
Última edição:
Na Europa tem havido abandono em massa dos princípios que construíram o continente. Atualmente tem sido mais comum encontrar um europeu que não gosta de ler livros do que antes.

O slogan a europa para os europeus só pode ser aplicada se parte dos princípios que a formaram forem restaurados. O que inclui parar de perseguir a fé de cristãos ou qualquer pessoa que tenha a própria orientação e voltar a preservar a herança de pessoas que possuem gerações vivendo naquela terra e fazer um plano de enriquecimento mútuo para pessoas que decidirem migrar a trabalho e criar raízes por lá. Todo aquele que morar lá precisa morar sabendo que vai financiar um território fértil de produtos culturais e não um território estéril.
 
Ora, se eles não querem brasileiros lá, uma boa resposta (que obviamente e infelizmente nunca será posta em prática) seria:

- Retirar da Europa TODOS os jogadores e atletas que atuam lá. Que os times europeus vençam suas "batalhas" sozinhos, sem ajuda dos "estrangeiros inferiores".

- Dificultar / proibir igualmente a entrada de espanhóis, franceses, ingleses e italianos assim como nós temos sido tratados lá. (um absurdo recente foi o caso daquela sra. de mais de 70 anos que ficou detida no aeroporto por dias pq "não tinha onde ficar", sendo que ela estava junto com a neta e se hospedaria na casa da mesma).

Não me entendam mal. EU sou descendente de italianos e me orgulho da cultura italiana. Mas a verdade é que, na época da imigração, a situação na Europa tava TÃO ruim que não teriam sobrevivido se tivessem permanecido na Itália, se não tivessem sido acolhidos pelos "inferiores" do Terceiro Mundo (por mais que tenham sofrido aqui). O mesmo aconteceu na mesma época com espanhóis, franceses e até japoneses.
E está voltando a acontecer!
Já tem muito europeu, especialmente espanhóis, migrando para cá à procura de emprego. Já tenho notado nas ruas da cidade muito mais sotaques e línguas estranhas. E olha que nem moro em SP-Capital, hein... embora seja uma cidade tecnológica.

Pois então, nós devíamos tratá-los da mesma forma que eles nos tratam quando vamos para lá: estrangeiro que vem tirar nossos empregos e 'contaminar' nossa cultura. Vamos dar prioridade, em entrevistas por exemplo, ao profissional brasileiro, em qualquer área. Olho por olho, dente por dente.

Mas não... Brasileiro é bobo e fica babando ovo em cima de europeu!

Sou apaixonada pela Europa e pela sua cultura. É a minha principal raiz. Mas não aceito ser tratada como lixo ou como inimigo pq nasci onde os europeus no passado se refugiaram pra fugir das consequências das cagadas dos políticos da época, que praticamente destruíram o continente!
 
Agora que vc falou, Mene... fico imaginando o que se passou na cabeça desses 3 aí pra aceitarem participar de uma propaganda dessa.

É a mesma coisa mulher que se rebaixa ao papel de objeto na TV e ainda acha isso bonito.

Não entendo... o que se passa na cabeça dessa gente???
 
- Dificultar / proibir igualmente a entrada de espanhóis, franceses, ingleses e italianos assim como nós temos sido tratados lá. (um absurdo recente foi o caso daquela sra. de mais de 70 anos que ficou detida no aeroporto por dias pq "não tinha onde ficar", sendo que ela estava junto com a neta e se hospedaria na casa da mesma).

Olha, eu não sei bem qual foi o critério deles para liberarem a neta e não a senhora de idade (essa parte eu ainda não entendi, pq pelo que consta é bem isso q vc disse, as duas ficariam no mesmo lugar), mas se elas estavam em condições idênticas concordo que fizeram merda mesmo, pq a decisão mais "humana" seria manter a jovem e liberar a idosa. Mas a pessoa que as hospedaria (filha da idosa) estava ilegal no país. Aí é foda tb: vc tá ilegal e traz mais gente para morar com você? Eles provavelmente tomaram uma atitude para resolver esse problema da ilegalidade.

Do que se conclui: brasileiro adora fazer barraco e contar causos sobre problemas em entrada na europa, mas são em sua maioria uns songo-mongos que acham que o "jeitinho" que funciona aqui, funciona lá. Não é assim. Se eles pedem que vc comprove renda ou o diabo a quatro, você tem que ir preparado para isso. Se você tem um prazo para ficar lá, você deve respeitá-lo. E por aí vai. Não dá para culpá-los por seguirem suas próprias regras, no final das contas. Dá para culpar porque no final das contas eles resolveram fazer uma senhora de idade de "refém", mas chegar e dizer "oi, tenho onde me hospedar sim, é na casa de uma brasileira que está ilegal aqui no seu país, tudo bem?", não rola, né. Aí cagada foi da filha dessa senhora que a convidou sem ter dito que estava ilegal, ou achando que "não ia dar nada".

Mas considerando a seriedade com que eles tratam as coisas lá, eu acho sim que somos bonzinhos demais com os estrangeiros. Fazemos de quando em quando uma medida de reciprocidade, dificultando entrada de alguém de algum país que deu um problema recente (no caso dessa senhora, na mesma semana um estudante espanhol foi deportado), mas é só "de quando em quando". tem é que botar pra fuder mesmo. botar americano em fila de espera de trocentas mil horas, com entrevista que pergunta até a cor da calcinha e sair negando visto a torto e direito para até quem vai passar um final de semana no beto carreiro ficar com medo de ter visto recusado. tem que pedir comprovante de renda, reserva de hotel e o que for de turista europeu. o que não dá é para continuar esse oba-oba partindo só do nosso lado (o que inclusive colabora com aquela imagem hollywoodiana de que bandido sempre foge pro brasil, no final das contas).

********

Sobre a propaganda, achei tão cretina quanto a desculpa que tentaram dar depois. Mas né, xenofobia não é novidade para aqueles lados de lá, nem foi gerada pela atual crise.
 
Eu nunca soube de um caso, de brasileiro, no qual ele atendia TODOS os requisitos para entrar na Espanha, que tenha sido barrado. Tive um monte de amigos barrados e todos eles "foram para dar um jeitinho" ou foram para a casa de um amigo ou familiar que estava ilegal lá.

Mas nada justifica uma propaganda dessas.
Hitler mandou beigos.
 
Mas né, xenofobia não é novidade para aqueles lados de lá, nem foi gerada pela atual crise.

Com certeza. Mas a conjuntura dá maior peso político a esses discursos...
Manifestações xenófobas não são incomuns na Europa. Mas, até onde eu sei, em geral partindo de grupos organizados no interior da própria sociedade civil. Nesse caso, o discurso parte da própria União Européia. O peso político disso é muito maior, justamente por se firmar como um discurso oficial. :think:
 
Olha, eu não sei bem qual foi o critério deles para liberarem a neta e não a senhora de idade (essa parte eu ainda não entendi, pq pelo que consta é bem isso q vc disse, as duas ficariam no mesmo lugar), mas se elas estavam em condições idênticas concordo que fizeram merda mesmo, pq a decisão mais "humana" seria manter a jovem e liberar a idosa. Mas a pessoa que as hospedaria (filha da idosa) estava ilegal no país. Aí é foda tb: vc tá ilegal e traz mais gente para morar com você? Eles provavelmente tomaram uma atitude para resolver esse problema da ilegalidade.

O que eu vi nos jornais foi o seguinte:

A moça mora e trabalha Legalmente na Espanha. Ela levou a avó para conhecer o país e se hospedar na casa dela por um tempo, como turista. Ambas tem, outros parentes, que estes sim, estão ilegais.
Mas a moça estava legal e a documentação da avó também estava toda ok. Só que quando ela chegou lá queriam saber em que HOTEL ela ficaria, já que estava como turista... e eles não acreditaram que ela ficaria na casa da neta e por isso não tinha levado dinheiro para gastos de hospedagem.
Agora, existe alguma lei que proíba a pessoa de hospedar um turista? Não que eu saiba!
E eles não teriam liberado a moça se ela fosse ilegal... ela também teria ficado detida.

Agora, A FORMA como eles tratam esses casos, para qualquer pessoa, é totalmente desumana. A pessoa não fala espanhol, fica perdida, sendo interrogada por dias e dias sem necessidade e fica totalmente incomunicável com a família ou com a embaixada de seu país. Isso é uma tremenda tortura psicológica e desnecessária!
A primeira coisa que deveria ser feita é permitir à pessoa falar com um brasileiro da sua embaixada, que possa representá-la e resolver seus problemas pelos meio burocráticos e que também possa manter a família informada do que acontece.

No caso dessa senhora, sequer deixaram ela tomar os remédios para o coração, que eram imprescindíveis. Seja essa a lei deles ou não, isso É desumano!!!


Mas considerando a seriedade com que eles tratam as coisas lá, eu acho sim que somos bonzinhos demais com os estrangeiros. Fazemos de quando em quando uma medida de reciprocidade, dificultando entrada de alguém de algum país que deu um problema recente (no caso dessa senhora, na mesma semana um estudante espanhol foi deportado), mas é só "de quando em quando". tem é que botar pra fuder mesmo. botar americano em fila de espera de trocentas mil horas, com entrevista que pergunta até a cor da calcinha e sair negando visto a torto e direito para até quem vai passar um final de semana no beto carreiro ficar com medo de ter visto recusado. tem que pedir comprovante de renda, reserva de hotel e o que for de turista europeu. o que não dá é para continuar esse oba-oba partindo só do nosso lado (o que inclusive colabora com aquela imagem hollywoodiana de que bandido sempre foge pro brasil, no final das contas).

Foi isso que eu quis dizer...

Sei de VÁRIOS europeus que vieram pro Brasil com visto de turista e resolveram ficar definitivamente e simplesmente ficaram. Sem regularizar a situação, vão ficando por anos e anos a fio... E o governo não cai em cima.

Tenta ficar lá na Europa ou EUA depois que seu visto expirou. Eles caem em cima, prendem e deportam! E você nunca mais pode voltar, nem como turista... Aqui, não!

Sem contar os pacotes turísticos vendidos lá fora com o ÚNICO intuito de exploração sexual das mulheres brasileiras, muitas vezes menores de idade. E o Itamarati não move UM DEDO pra acabar com isso!!!
Muitos dos hotéis "especializados" neste tipo de turista pertencem, sem surpresa nenhuma, a europeus, situados em praias brasileiras.
 
O que eu vi nos jornais foi o seguinte:

A moça mora e trabalha Legalmente na Espanha. Ela levou a avó para conhecer o país e se hospedar na casa dela por um tempo, como turista. Ambas tem, outros parentes, que estes sim, estão ilegais.
Mas a moça estava legal e a documentação da avó também estava toda ok. Só que quando ela chegou lá queriam saber em que HOTEL ela ficaria, já que estava como turista... e eles não acreditaram que ela ficaria na casa da neta e por isso não tinha levado dinheiro para gastos de hospedagem.
Agora, existe alguma lei que proíba a pessoa de hospedar um turista? Não que eu saiba!
E eles não teriam liberado a moça se ela fosse ilegal... ela também teria ficado detida.

então vc entendeu errado o que leu nos jornais. um link aqui, só a título de esclarecimento: Idosa tem filha com 'ordem de expulsão' na Espanha, diz consulado. na qual é dito que:

De acordo com o consulado, que diz ter acompanhado todo o processo, sua filha e genro "residem na Espanha de forma ilegal e têm ordem de expulsão", e, portanto, "não puderam ir a uma delegacia para fazer a 'carta-convite' que é exigida para que um estrangeiro que vá se alojar em casa de parentes possa entrar na Espanha".

O que é óbvio, não justifica o que foi feito com a senhora, isso eu nem estou argumentando aqui. Mas que a filha dela foi uma cretina em trazê-la para a espanha sabendo que estava ilegal, foi. assumiu um risco, como um monte de brasileiro que se acha mais esperto do que as regras colocadas lá fora se acha. quem pagou o pato foi a mãe dela.

o que eu não entendo ainda é pq a neta passou de boa se tb ia ficar com a mãe. acho que foi um negócio meio pensado do pessoal da migração: com uma senhora de idade os imigrantes ilegais sentiriam maior urgência em resolver o problema, se entregariam e voltariam para o brasil, não sei. enfim, não acho que justifique. mas querer ficar na casa de alguém que está ilegal no país não é a atitude mais esperta. nem convidar sua mãe de 70 e poucos anos para ficar na sua casa sabendo q vc está ilegal. como eu disse, é a história do "não vai dar nada". não dá nada aqui. e é isso que tem que mudar. tem que ser mais sério, e não só como retaliação, mas como a atitude de um país que se diz uma potência atualmente.
 
A neta de Dionísia está regular no país.

Como eu disse, a NETA esta legal.... os outros parentes, não!

A imigração espanhola mantém retida há três dias no aeroporto de Madri uma idosa brasileira que pretendia visitar familiares na Espanha. Desde segunda-feira (5) Amanda de Oliveira só consegue conversar com a avó, Dionísia Rosa da Silva, de 77 anos, pelo telefone. Dionísia partiu com a neta do aeroporto de Cumbica, em São Paulo, no domingo. "Chegamos em Madri era 8h de segunda-feira, numa boa, feliz e contente”, conta Amanda.

Mas na hora de passar pela imigração no aeroporto de Barajas, as duas foram chamadas por funcionários.

“Aí ele perguntou: 'você tem documentação?' Dei a passagem dela de ida e volta. Eu dei tudo. Ele viu a data, tudo certinho e pediu a carta de invitação. Eu falei que ela estva acompanhada comigo. E 'hotel, você tem reserva de hotel?', Não, 'ela vai ficar na minha casa'. 'Então nesse caso ela tem que passar numa entrevista'”, relembra Amanda.

A avó de Amanda não saiu mais do aeroporto. “Meio-dia, 14h, dão o almoço; 21h, dão a janta. Aí vende o café com euros. Eu não compro não, não vou dar dinheiro para esse povo”, conta Dionísia, por telefone.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2...retem-brasileira-de-77-anos-em-aeroporto.html




Mas há muitos outros casos também, como o assassinato de Jean Charles de Menezes pela POLÍCIA inglesa SEM motivo!!!
Atiraram primeiro para perguntar depois só pq aparentava ser estrangeiro e usava uma mochila.
 
Última edição:
eu tinha entendido q ambas ficariam com a filha da idosa, mas se for para ficar na neta q estava legalmente na espanha, é pior ainda, mais cretinice. tinha que ter a tal da carta, que se retira na delegacia. se a avó ia ficar com ela e ela estava legalmente na espanha, não tinha pq não pegar a carta na delegacia. seja lá como for, é regra descumprida por achar que não ia dar nada. insisto: o tratamento dispensado à senhora foi absurdo, mas a família em questão estava querendo miguelar a migração espanhola e se deu mal.

Mas há muitos outros casos também, como o assassinato de Jean Charles de Menezes pela POLÍCIA inglesa SEM motivo!!!
Atiraram primeiro para perguntar depois só pq aparentava ser estrangeiro e usava uma mochila.

mas aí não tem a ver com brasileiro miguelando leis de migração, tem a ver com paranoia anti-terrorismo. a inglaterra tá uma merda por causa disso, e acredito que outros lugares tb. mas lá eu pude ver com meus próprios olhos então sei do que estou falando. tem aviso nos metrôs dizendo um negócio mais ou menos assim "se vc ouvir algo estranho, vir algo estranho, denuncie" - do tipo, se vc vir um casal de estrangeiros e achar estranho, denuncie. é paranoia mesmo. para ter ideia, uma pira que eles tem é com mala abandonada - tanto que as estações de trem não tem mais locker para você deixar sua mala. medo de bomba.

não estou justificando (eu pessoalmente acho uma droga pensar que vivemos em um mundo dominado por esse terror), mas analisando logicamente não foi pura xenofobia, foi uma sequência de fatos. rolou o atentado de 7 de julho em londres, a paranoia q já estava grande por causa do 11 de setembro americano foi lá pro alto. deu no que deu.

***

edit de novo só para o caso de não ter ficado claro: peloamordedeus, não pensem que eu concordo com isso. eu sou da escola john lennon "give peace a chance". :dente:
 
Última edição:
O problema é que a paranóia terrorista + crise econômica agrava profundamente a xenofobia que já existia, até chegar ao ponto de criarem um comercial oficial da UE incentivando esse sentimento!
 
Eu acho que paranóia anti-terrorismo virou o nome mais bonito e aceitável para qualquer tipo de preconceito já existente.
Hitler mandou beigos again.

Daqui a pouco, na África do Sul os negros serão presos novamente pela paranóia anti-terrorismo.

- Seu policial, prenda essa homem que parece o Joseph Kony.
 
Então já que foi comentado o lance daquela senhora barrada na espanha neste tópico, vou colocar o link de outra notícia semelhante aqui: 'Me senti no período do nazismo', diz brasileira deportada da Espanha.

Trecho que chamou minha atenção:

No caso da família de Gilmara, a carta-convite foi negada por falta de um carimbo, que mesmo com a intervenção de advogados do cunhado espanhol, não foi considerada pelas autoridades espanholas como legítima para permitir a entrada das três no país.

outro:

A administradora da empresas Ana Beatriz Moro também teve a data de entrada na Espanha registrada no dia 23 de abril, mesmo tendo desembarcado no dia 22. Ela ainda teve um dos carimbos do passaporte identificado como falso. "Eles não tinham o que alegar e colocaram isso. Humilhante essa situação, estou sem palavras para os espanhois", desabafa revoltada.

trocando em miúdos: não é só o caso de pessoas não seguirem o que eles pedem (embora eu acredite que essa ainda seja a maioria dos casos). mas eles tão fazendo para f* mesmo, até quem entra regularmente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo