• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Procon suspende sites da Americanas e do Submarino por 72 horas

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
[h=2]Punição à B2W, responsável pelas páginas, começa nesta quinta-feira em todo o estado de São Paulo[/h]O Procon suspendeu por 72 horas, contando a partir desta quinta-feira, as atividades dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime, todos ligados à B2W Companhia Global do Varejo, no estado de São Paulo A decisão foi publicada na edição de hoje do Diário Oficial, e a B2W pagará ainda uma multa de R$ 1.744.320. Para entender o que levou o órgão a tomar a decisão, Anderson Costa conversou com Andréa Sanchez, diretora de programas especiais do Procon.

Ela informou que o Procon recebeu muitas “reclamações de consumidores” contra a companhia, com aumento de 180% nas queixas entre 2010 e 2011. Pesou também uma série de multas aplicadas, que se mostraram insuficientes para que a empresa melhorasse o atendimento aos clientes. O desrespeito ao consumidor era grande na entrega dos itens comprados, já que muitas pessoas não recebiam o que adquiriam.

Era difícil desistir da compra ou trocar um produto com defeito, ou seja, o cliente não era respeitado e dependia da ajuda do órgão caso fosse registrado algum tipo de problema na operação, relatou Andréa. Ela destacou ainda que, nos demais estados, o funcionamento será normal, e mesmo os paulistas só encontrarão a “diferença” quando, ao fechar a compra, for solicitado o CEP: se o endereço ficar em São Paulo, aparecerá a mensagem indicando a suspensão.

Caso, após sábado, os sites do Submarino, Shoptime e Americanas.com voltem a operar com o mesmo quadro de desrespeito ao consumidor, a empresa responsável pelas páginas será executada judicialmente, já que, na visão da diretora do Procon, este é um processo “educativo”.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Faz mais de ano que não compro nada nesses dois sites, mas se andam pisando feio na bola nas entregas tem mais é que ser punido mesmo.
 
nunca comprei pelo shoptime, mas submarino e americanas são uma palhaçada mesmo. avisam que o produto está sendo enviado e de repente mandam email dizendo que está esgotado, aliás, continuam mantendo essa prática absurda de vender se, estoque. cancelamento de pedido é quase impossível, não respondem email de reclamação, a conexão "cai" magicamente quando você entra em contato pelo chat e por telefone é uma embromação só. o submarino tá tão ruim com esse negócio de entrega que há meses tem um bug naquele negócio de acompanhamento, e vc só fica sabendo que o pedido tá com a transportadora, mas não consegue mais acompanhar. enfim, 2 dias fora do ar é pouco. problema é que depois volta e continua na mesma. até pq eles tem umas promoções muito boas e geral continua comprando mesmo com esse atendimento porco.
 
Cancelar pedido deveria ser tão fácil quanto a compra em si.
Talvez com alguma multa se o produto já foi enviado.

Mas esses sites que vendem sem estoque e depois ficam querendo te empurrar ou pra esperar semanas/meses ou trocar por outro produto qualquer, é um cumulo.
Não tem em estoque o reembolso tem que ser automatico.
 
Eu compro com alguma frequência no submarino/americanas, e felizmente nunca tive maiores problemas (salvo vez ou outra que algum livro chega com um leve amasso na lombada). Mas conheço pessoas que passaram por esses incômodos como o que a Ana mencionou. Essa fusão das empresas em um grande grupo no fim das contas prejudicou os clientes. Na medida em que ganharam maior participação e poder de mercado, começaram a relaxar na qualidade do serviço.

É bom saber que o Procon resolveu atuar. Agora é esperar que surta efeito.
 
Eu nunca tive problemas com o submarino, sempre chegando rapidamente e em bom estado.

Mas é bom que isso aconteça e eles melhorem seus serviços.
 
Lembro que em uma notícia na TV no canal globo (talvez Jornal Hoje), disseram que as lojas de internet estavam em primeiro lugar em reclamações de serviços, seguidas de perto pelos bancos. Isso dá uma idéia do quadro generalizado do problema de atendimento on-line no país.
 
Tive vários problemas já, e falar com eles é um inferno... mas fazer o que. Eu continuo comprando!
 
Comprei desses sites apenas 3 vezes, duas do Submarino e uma do Shoptime e todas ela fora de época de grande procura tipo Natal ou Dias das mães.

Não tive problemas, mas espero que tudo isso que tá acontecendo sirva de lição pra eles nunca relaxarem.
 
Eles estão com problemas sim.

Eu mesmo, que já perdi a conta de quantos pedidos já fiz lá, tive problemas no meu último pedido a um mês atrás. Sei que foi meio irrelevante , mas me irritei.

Eu comprei 3 livros e vieram só 2. Até ai tudo bem, já que as vezes eles enviam separadamente. Só que desta vez constava na nota os 3 livros. Ou seja, para eles o pedido já havia sido entregue porém eu recebi apenas 2 livros. E como eu poderia provar que não tinha recebido os 3? Impossivel. A partir de agora vou ter que dar um jeito de filmar na hora de abrir o pacote.

Só que eu reclamei tanto, mas tanto, alertei que faria um escândalo nas redes sociais, disse que ia sempre procurar denegrir a imagem deles(sou cliente a muito tempo, n pedidos, nunca tive problemas, nao teria porque eu estar mentindo por causa de um livro com valor aproximado de 30 reais), que ha 2 dias atrás recebi o livro que faltava. Mas em nenhum momento eles admitiram que alguem lá dentro errou. Ou seja, pra mim algo não tá funcionando como deveria estar.
 
Sempre comprei umas 3 ou 4 vezes por ano na Submarino e nunca tive problema algum, e já tem uns dez anos que faço isso. Os dois últimos produtos que comprei foi o livro "Os Filhos de Húrin" e uma impressora da Hp que chegaram perfeitamente inteiros sem nenhum problema.

Fiquei muito surpreso ao ouvir na rádio que esses dois sites estão fechados. Se estão pisando na bola tem que ficar fora do ar mesmo.

Achei o prazo bem pequeno. Eles deviam ficar 1 mês sem vender.
 
Engraçado, nunca tive nenhum problema com a Submarino, nem com produto nem com prazo, exceto uma vez que tentei comprar algo que tava na promoção, mas deveria ser comprado junto com o cartão, mas não consegui fazer o cartão, então não tive prejuízo, mas já tinham me falado desses problemas, então para variar um pouco eu tive sorte com eles, como já disseram 3 dias é muito pouco, dando um tratamento de choque talvez (ênfase no talvez) o atendimento melhore um pouco.
 
Tive um monte de problemas, o último sendo a demora de uns 6 meses para reembolsar mais de mil reais.
Acho que deveriam fechar mesmo =)
 
Com a submarino eu nunca tive problemas. Mas com a Americanas sim! Inclusive na net você relatos de entrega de tijolos no lugar das mercadorias. O procon tem que ficar em cima mesmo.
 
E, como era de se esperar, a B2W não abaixou a cabeça:

B2W consegue liminar que suspende decisão do Procon-SP

SÃO PAULO - A B2W obteve na noite desta quarta-feira liminar, na 7ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo, que suspende os efeitos da decisão do Procon-SP. O órgão havia determinado a paralisação das vendas dos sites Americanas.com, Submarino e Shoptime a partir desta quinta-feira. A liminar foi deferida pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira

A Fundação Procon-SP havia informado hoje cedo a suspensão por 72 horas das atividades de comércio eletrônico dos sites da companhia. Segundo Paulo Arthur Góes, diretor-executivo da entidade, a penalidade foi imposta por conta de aumento significativo de reclamações relacionadas aos três sites em 2011. Grande parte das questões está relacionada à falta de entrega de produtos ou defeitos no item adquirido.

“Isso é um descaso, um desrespeito ao consumidor. Fizemos várias tentativas chamando a empresa para o diálogo no Procon, mas o problema não foi resolvido”, explicou em nota o diretor do Procon-SP.

Em 2011, o Procon-SP registrou 6.233 atendimentos sobre problemas com os sites da B2W. O índice representou uma alta de 180% em relação ao ano anterior, quando o número de incidentes envolvendo a empresa foi de 2.224 atendimentos.

Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/2571098/b2w-consegue-liminar-que-suspende-decisao-do-procon-sp
 
Nunca tive problemas com o submarino, as encomendas sempre chegaram até antes do prazo. Problemas só com o mercado livre, mas esse se compra de outros usários do site, perdi trinta reais tentando comprar vinis, nada compardo com um conhecido meu, comprou um playstation 2 pelo mercado livre e recebeu uma caixa cheia de britas. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo