• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cercado por praias, parque é opção ecológica em Guarapari, ES

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]Cor escura rendeu a Lagoa dos Caraís o apelido de Coca-Cola.
Para universitária paulista, o lugar foi onde teve a melhor experiência.[/h]

lagoa.jpg

Diferença de cor entre água do mar e Lagoa dos Caraís é nítida (Foto: Amanda Monteiro/ G1 ES)​

Ao lado do mar, a lagoa dos Caraís, em Gurapari, Espírito Santo, chama atenção dos turistas pela cor escura, que rendeu ao lugar o apelido de Coca-Cola. O estudante Eduardo Fraga, que visitou o alagado neste verão, ficou surpreso com a proximidade das águas e diferença de cores.
“Tudo junto, forma uma paisagem impressionante”,
conta. A lagoa fica no Parque Paulo Cesar Vinha e é a única reserva liberada para banho na região.

Fraga, que mora no Rio de Janeiro, visitou a reserva com amigos capixabas.
“A água da lagoa é morna, sendo assim um lugar legal para ficar relaxando e conversando”,
diz. Para a universitária paulista Eliana Lee, o lugar foi onde teve a melhor experiência no Espírito Santo.
“Fizemos uma caminhada dentro da reserva, sendo metade do caminho uma trilha pela mata e a outra metade à beira da praia”,
relata.

Parque

O nome da reserva é em homenagem ao biólogo Paulo César Vinha, que era contra o extrativismo de areia na área do parque e morreu assassinado por ser engajado na luta pela preservação dos recursos naturais do local.

Na flora típica da área da reserva, é fácil encontrar orquídeas, bromelhas, cactos e outras espécies típicas da restinga. Quanto à fauna, pode-se encontrar o sagui-da-cara-branca, a capivara, a jaguatirica, além de aves, répteis, anfíbios, insetos e peixes. O Parque Estadual Paulo César Vinha é protegido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA).

Fonte
 
Sempre ouvi falar muito bem de Guarapari e por duas vezes deixei de ir lá, porque tinha pintado uma viagem mais interessante pra ir, mas espero não demorar muito tempo pra conhecer essa cidade capixaba que tem belas praias.
 
Já fui em Guarapari há uns cinco anos atrás e não entrei na lagoa porque, pelo menos na época que eu fui, quem entrou nela saiu fedendo. Mas as praias são ótimas!
 
Se for o que tô imaginando baseado na cor que tô vendo na foto é água salobra né? Aquela que dependendo da tempetura chega a ter cheiro de ovo podre :blah:

De fora, o cheiro nem era tão forte. Tanto que eu quase entrei. Mas a pele do pessoal que entrou ficou com um cheiro semelhante ao de repolho que passa do ponto. E uma menina que tava com um anel de prata saiu de lá com ele ofuscando de tão brilhante.
 
Esse tipo de água é imprópria pra consumo.

Já tive problema de acampar num camping numa praia quase selvagem que só tinha esse tipo de água pra tomar banho, pois a cidade que eu tava não tinha água tratada e a água do poço era salobra. Ainda bem que a uns 2 km de lá tinha uma bica de água fresquinha vinda do alto da serra do mar e pra beber eu sempre enchia os reservatórios que eu tinha indo lá.
 
Esse tipo de água é imprópria pra consumo.

Se está tendo algum tipo de propaganda mais recente sobre essa lagoa, é bem provável que já tenham tratado a água, porque já se passaram cinco anos desde que eu fui. Não acredito que fariam alarde turístico de uma lagoa cuja água não é apropriada para banho. Tem criança que bebe água!
 
Se banhar tudo bem, isso não tem problema. Mas o "imprópria" que eu citei é ficar bebendo mesmo.

Até mesmo na praia beber acidentalmente água da praia não mata, mas ficar bebendo direto aí sim é problema.
 
Se banhar tudo bem, isso não tem problema. Mas o "imprópria" que eu citei é ficar bebendo mesmo.

Até mesmo na praia beber acidentalmente água da praia não mata, mas ficar bebendo direto aí sim é problema.

Sei como é. Quando criança, eu bebia água do mar direto, dava ''golões'' mesmo. Acabava o dia tendo diarreia e uma vez, tive alucinações. Acho que quase toda criança faz ou já fez isso, daí o risco, seja em lago, lagoa ou mar.
 
Famosa praia entre beoizontinos! Não conheço, mas é famosa aqui por encontros acidentais com vizinhos, parentes, colegas, amigos, etc.
 
Se for o que tô imaginando baseado na cor que tô vendo na foto é água salobra né? Aquela que dependendo da tempetura chega a ter cheiro de ovo podre :blah:

De fora, o cheiro nem era tão forte. Tanto que eu quase entrei. Mas a pele do pessoal que entrou ficou com um cheiro semelhante ao de repolho que passa do ponto. E uma menina que tava com um anel de prata saiu de lá com ele ofuscando de tão brilhante.

Se está tendo algum tipo de propaganda mais recente sobre essa lagoa, é bem provável que já tenham tratado a água, porque já se passaram cinco anos desde que eu fui. Não acredito que fariam alarde turístico de uma lagoa cuja água não é apropriada para banho. Tem criança que bebe água!

Esse cheiro é de enxofre, dióxido de enxofre (os químicos vão ser mais exatos, mas é enxofre), que tem esse cheiro característico de ovo podre ou de repolho, vou arriscar um palpite, mas pode ser que tenha uma infiltração subterrânea desse gás, é comum ter isso perto de vulcões, mas como no Brasil não há nenhum ativo, o pessoal da geologia da UFES (a sigla deve ser essa) deve ter mais informações.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo