• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Atsushi Ōkubo - Mangaká da 8ª Semana

atsushi-ohkubo-paris2009.jpg

Atsushi Ōkubo (大久保 篤 Ōkubo Atsushi[SUP]?[/SUP]) é mais conhecido pela série Soul Eater, mas ele iniciou sua carreira como assistente de Rando Ayamine, na época trabalhando no mangá Get Backers. Além disso ele também foi o artista responsável por várias cartas do jogo Lord of Vermillion (jogo de arcade baseado em cartas que não chegou por aqui).

Aos 20 anos quando concluiu os estudos em uma escola de manga, onde ele conheceu Ayamine, começou a trabalhar no mangá "Get Backers". Ele permaneceu como assistente por dois anos, quando venceu uma competição promovida pelo Square Enix's Gangan magazine e teve seu primeiro mangá publicado, a série B.Ichi que possui quatro volumes.
Bichi_1.jpg


Seu sucesso começou após a finalização de B.Ichi com a publicação de Soul Eater ainda pela Square Enix's Gangan magazine.

Entrevista pelo site de mangá francês Manga Total:

Você pode se apresentar e nos contar sobre sua formação?
Saí da universidade com a idade de 20 anos para trabalhar na mangá. Como eu estava em uma escola especial nesta área, tive vários contatos com pessoas da área e logo comecei a trabalhar como assistente em Getbackers por dois anos. E durante esses dois anos, escrevi meu próprio trabalho, B.Ichi (ou B.1), enviei um concurso organizado pela editora Square Enix. O qual fui premiado, e, graças a isso, B.Ichi foi publicado. A série durou por quatro volumes. Essa foi a minha primeira série publicada regularmente. Depois de completar B.Ichi comecei Soul Eater, que ainda está sendo publicado no Japão.


Como você se sente a emoção e expectativa em torno de Soul Eater?

Você sabe, o trabalho de um artista de mangá é sentar na sua mesa todo o dia para desenhar. Eu realmente não considero o impacto que a minha série pode ter em mim. Mas é verdade que um dia, se eu atravessar o mar e ver alguém falar sobre minha obra no exterior, vou achar incrível. Isso seria realmente fantástico.


Como é que você começa a história de Soul Eater?

De repente! (Risos)

Quais são suas inspirações como um designer?

Sou apaixonado por cinema e música, por isso eu me inspiro muito nisso. Em termos de mangá, minha principal influência é o Dr. Slump. Só porque ele é um mangá que eu amo e eu li por muito tempo, desde que eu era pequeno. Não posso dizer que sou um grande leitor de mangá, pois eu não lia muito na minha infância ... exceto Dr. Slump. (Risos)

Voltando às suas influências, parece que o ambiente de Soul Eater esta entre um filme de Tim Burton e um clipe de J-Pop.
É isso mesmo?
Estou feliz que você sente tudo isso, porque isso é exatamente o que eu queria. Na verdade, a minha ambição em Soul Eater é mesclar os estilos japonês e ocidental. Por isso minhas influências japonesas se misturam com as coisas ocidentais.

Quais são os seus propósitos quando você cria um mundo ficcional como Soul Eater?

Na verdade, o mundo de Soul Eater é muito rico, pois, mesmo que não seja perceptível numa primeira leitura, a trama toda se passa em nosso mundo. Por exemplo, Cidade de Morte está localizado no deserto de Nevada. Então, com isso, eu não irei me perder neste universo, que afinal é o nosso.

Outra coisa que gosto particularmente Soul Eater, o character design é muito "fashion". Você olha para a moda atual e adolescentes japoneses para fazer seus personagens tão legal?
Não tenho marcas de roupa que me influenciam em particular, mas, como você diz, eu encontro inspiração, indo a lojas de roupas, em busca de novos modelos. Também estou inspirado no estilo pessoal das pessoas que encontro na rua.
(Nota by Proview: Tinham q ser franceses mesmo p/ fazer uma pergunta dessa :lol: )


Como você teve a idéia de um Shinigami também tirou daqueles que podem ser vistos em outras séries?
Eu amo filmes de terror. Jason, por exemplo (o assassino de máscara de hóquei na sexta-feira 13), que é horrível e elegante ao mesmo tempo. É um pouco do porquê eu estava inspirado para criar Shinigami, um tipo de personagem popular. Embora em sua aparência seja bastante assustador, ainda é um personagem que é profundamente do tipo heróico.

Vemos muitos populares figuras ocidentais nos dois primeiros volumes de Soul Eater, como Jack, o Estripador, e Al Capone.
Existem outros filmes que inspiraram você, ou mesmo grupos musicais?
Para filmes, eu diria Massacre da Serra Elétrica, incluindo todo filme de terror clássico. Na música: Radiohead, Smashing Pumpkins, Nirvana e toda o Rock dos anos 90.

Você começou Soul Eater com uma idéia do que vai acontecer no final do mangá?
Eu tenho uma idéia de quem será o último chefe de Soul Eater. Assim, uma vez que ele estiver morto, o mangá vai acabar, obviamente. Mas eu não sei ainda como isso vai acontecer.

Você não tem medo de cair no padrão de shounen que é se extender em seu comprimento e a história a perder o interesse?

Eu tento ter muito cuidado com este tipo de detalhe e tenho certeza de que não acontecer. Eu faço o meu melhor para criar um mundo coerente e não tentar economizar tempo enviando meus personagens no espaço, por exemplo, porque não caberia todos na mesma atmosfera ... seria estranho.
Se eu precisar organizar uma batalha em dez volumes, eu vou, mas vou tentar deixar isso divertido. Para mim é o prazer do leitor é fundamental. Por isso, é inútil fazer alguma coisa por muito, muito tempo se, em última análise, não acrescenta nada em termos de leitura e prazer.

Você nos contou sobre seu início como um assistente.
É importante na carreira de um mangaka?
Eu acho que é realmente muito importante quando se quer ser mangaka passar pela posição de "assistente", simplesmente porque o mangá no Japão é feito de uma forma especial. É imperativo saber como um mangá é projetado antes de embarcar na produção profissional, a ordem em que toma forma, como usar uma técnica em particular. Quando eu era um assistente de GetBackers, vi todas as etapas de fabricação, das páginas em branco para páginas finalizadas e prontas para impressão. Há muitas coisas para aprender, por exemplo, como usar o lápis de tinta para desenhar as linhas, como usar frames ...

Qual personagem Soul Eater você se sente mais próximo?
Patty ...
eu diria, porque eu sou um bobo também! (Risos)

Você esteve diretamente envolvido no desenvolvimento do anime Soul Eater série?

Eu não tenho muito envolvimento na versão animada. Eu realmente dei total liberdade ao estúdio, mesmo que quando tinha reuniões de pré-produção para discutir algumas orientações de a série deveria caminhar.

Como você se sentiu quando viu seus personagens ganharem vida pela primeira vez?

Fiquei muito feliz, achei muito bonito. A conquista é muito boa, eu estava muito emocionado.

Qual é a sua voz favorito no anime?

Isso de Eruka, o sapo bruxa (um personagem que aparece no terceiro volume do mangá e que é interpretado por Misato Fukuen no anime)
Uma palavra sobre B.Ichi, seu mangá anterior?
Eu diria B.Ichi tem muito mais do japão que Soul Eater. Não só pela trama, mas a atmosfera geral da série tem suas raízes no bairro onde eu cresci. Isso é realmente tudo o que eu tinha a dizer quando escrevi o mangá.

Muito obrigado, Sr. Ohkubo!

Obras:

  • Get Backers (1999) - Assistente
  • B. Ichi (2002) - Autor
  • Soul Eater(2003) - Autor
  • Soul Eater Not! (2011) - Autor


Fontes:
Anime News Network
Wikipedia
Manga Total


Obs.: Encontrar informações sobre Ōkubo, foi bem difícil, tem pouca coisa sobre ele na internet, por isso demorei a postar (não só por isso, mas também).
Se encontrar algo mais vou acrescentando aqui.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo