• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Discussão: Adivinhas no Escuro x Enigmas Poéticos

Unificar ou diferenciar o Adivinhas no Escuro do Enigmas Poéticos?


  • Total de votantes
    7
  • Votação encerrada .

Eriadan

Well-Known Member
ENQUETE: VIDE POST #10

_________________________________________________


Caros membros! Como antigo apreciador desses dois joguinhos históricos da Valinor - "Adivinhas no Escuro" e "Enigmas Poéticos" -, percebi que já há algum tempo (desde o sumiço dos lendários Alucard e Rufgand, eu deveria dizer), ambos deram uma caída, e eu atribuo o motivo à semelhança da proposta de ambos os tópicos, ou ao menos no que eles acabaram se tornando. Hoje, ambos coexistem com exatamente o mesmo conteúdo: postagens de poemas enigmáticos com algo oculto, que os outros usuários devem adivinhar. Não acham que devemos resolver esse impasse, para que consigamos um verdadeiro revival? \o/

Existem duas opções: estabelecer critérios para cada um dos jogos, para que cada um siga uma proposta diferente; ou trancar um dos tópicos e manter o outro.

A princípio, trabalhei na primeira, porque era meu desejo que ambos continuassem. Mas, sinceramente, não consegui pensar em critérios que não deixassem os jogos chatos e difíceis (uma hora ou outra, acabariam deixando de ser seguidos, e voltaríamos ao problema). E a graça dos dois é justamente a liberdade lírica e a ausência de parâmetros (com a exceção do tema Tolkien).

A segunda opção, portanto, parece ser mais razoável. Mantemos apenas um, e o outro entra para os registros históricos da Valinor.

Nisso, a minha sugestão é que tranquemos o Enigmas Poéticos, pelos seguintes motivos:

1. O Adivinhas no Escuro atende melhor ao propósito do sub-fórum "De Fã pra Fã" do que o Enigmas Poéticos atende ao "E os Bardos Cantam";
2. O próprio jogo, com o exato nome, está previsto nas obras de Tolkien (O Hobbit);
3. Foi criado primeiro.

Fica aí para o que vocês acharem. Se houver divergências ou uma nova proposta, criarei uma enquete (ou um moderador é livre para criá-la, se assim entender). Só acho que já passou da hora da gente ressuscitar o jogo! =]
 
Última edição:
A minha primeira ideia tinha sido trancar o Adivinhas e deixar o Enigmas, para animar o Bardos, mas os argumentos do Eriadan Jon Snow quase me convenceram.
 
Então, cadê o pessoal interessado no assunto, participantes do(s) jogo(s)? Podiam dar mais sugestões para eventualmente serem mantidos os dois tópicos ou comentarem as já apresentadas pelo Eriadan.

A moderação poderia simplesmente 'acatar' a sugestão de UM usuário, mas seria muito mais adequado se nossa ação fosse conseqüência de um consenso entre os jogadores. Então, mexam-se.
 
Então, valeu Alassë, Elendil e Meneldur, que participaram, e à Indily, que tirou o "Fixo" sobre o Enigmas Poéticos, o que pode ajudar, embora eu ainda ache que o ideal seja trancar um dos dois mesmo, já que não tem por que dois tópicos idênticos ficarem valendo ao mesmo tempo. Mas já que a maioria dos jogadores resolveu não dar palpite, vamos ver no que vai dar. De minha parte, vou ficar postando só no Adivinhas daqui pra frente, ok? =]
 
Pelo que vi nos 2 tópicos, são praticamente iguais mesmo.

Mas não acho que se devesse trancar ambos os jogos. Basta trancar 1 e continuar o outro - e referenciar o link do que foi trancado no 1º post.

Mas confesso que gosto mais do nome Enigmas Poéticos do que Adivinhas no Escuro :mrgreen:
 
Caros membros! Como antigo apreciador desses dois joguinhos históricos da Valinor - "Adivinhas no Escuro" e "Enigmas Poéticos" -, percebi que já há algum tempo (desde o sumiço dos lendários Alucard e Rufgand, eu deveria dizer), ambos deram uma caída, e eu atribuo o motivo à semelhança da proposta de ambos os tópicos, ou ao menos no que eles acabaram se tornando. Hoje, ambos coexistem com exatamente o mesmo conteúdo: postagens de poemas enigmáticos com algo oculto, que os outros usuários devem adivinhar. Não acham que devemos resolver esse impasse, para que consigamos um verdadeiro revival? \o/

Existem duas opções: estabelecer critérios para cada um dos jogos, para que cada um siga uma proposta diferente; ou trancar um dos tópicos e manter o outro.

A princípio, trabalhei na primeira, porque era meu desejo que ambos continuassem. Mas, sinceramente, não consegui pensar em critérios que não deixassem os jogos chatos e difíceis (uma hora ou outra, acabariam deixando de ser seguidos, e voltaríamos ao problema). E a graça dos dois é justamente a liberdade lírica e a ausência de parâmetros (com a exceção do tema Tolkien).

A segunda opção, portanto, parece ser mais razoável. Mantemos apenas um, e o outro entra para os registros históricos da Valinor.

Nisso, a minha sugestão é que tranquemos o Enigmas Poéticos, pelos seguintes motivos:

1. O Adivinhas no Escuro atende melhor ao propósito do sub-fórum "De Fã pra Fã" do que o Enigmas Poéticos atende ao "E os Bardos Cantam";
2. O próprio jogo, com o exato nome, está previsto nas obras de Tolkien (O Hobbit);
3. Foi criado primeiro.

Fica aí para o que vocês acharem. Se houver divergências ou uma nova proposta, criarei uma enquete (ou um moderador é livre para criá-la, se assim entender). Só acho que já passou da hora da gente ressuscitar o jogo! =]

"Lendário"?? Tá criando título agora Eria??

Eu, depois de anos sem dar as caras por aqui, não posso dizer que gostaria de abandonar qualquer um dos dois (minha assinatura ali diz tudo...), mas acho q não posso falar mais mta coisa, já q minha atividade por aqui hoje em dia beira a zero. Gostaria que ao menos um deles se mantivesse, pros velhos "charadeiros" q as vezes em saudade (tipo eu hoje), possam vir aqui e matar as saudades...

Bora Adivinhar....
 
Oi pessoal, como a discussão voltou à pauta, eu resolvi reabrir enquete neste tópico. Existe uma possibilidade de coexistirem os dois tópicos, da seguinte forma:

- Adivinhas no Escuro: até 6 versos, apenas a pergunta objetiva (isto é, sobre o que a adivinha fala, não precisa nem o autor perguntar)
- Enigmas Poéticos: versos livres, possibilidade de perguntas múltiplas.

Dessa forma, o Adivinhas passaria a ser um jogo mais leve e rápido, exatamente como nos exemplos do livro, e o Enigmas seria mais livre, mais complexo.

Minha única preocupação é que os dois tópicos acabem "morrendo" novamente, mas há o consolo de que, agora, pelo menos haveria critérios para diferenciá-los. O que acham?
 
Gostei da sugestão Eriadan!

Afinal advinha deve ser simples, assim como no livro.

A possibilidade do tópico morrer aí só depende de nós.
 
Depois de ver aquele poema que postei lá no Adivinhas ficar aberto até hoje, tenho certeza que o tópico do Enigmas Poéticos iria morrer rapidamente. Eu gostei bastante da idéia de unificar os dois para dar mais volume de atividade, apesar de gostar muito dos dois tópicos!!

Considerando as reclamações lá no Adivinhas (eu sinceramente acho que infundadas, mas isso sou SOMENTE eu!!), talvez o ideal seja deixar os dois separados mesmo...



...e assim relegar o Enigmas.

-------------------------------------------------------

A única alteração que eu faria nas regras sugeridas seria a resposta objetiva no Adivinha...
Claro que em Adivinhas falados (como aqueles do Hobbit e que também é tradição no Brasil!!) é necessário que a dinâmica dos versos seja rápida, o que traz certa simplicidade à resposta!! É inimaginável declamar um poema inteira num desafio de Charadas e pedrir diversas respostas.

Mas aqui a mídia é outra, a forma de se propor é escrita e passível de tempo para análise e acerto dos versos propostos, o que abre a possibilidade de se incrementar o próprio Adivinha e seus segredos a serem descobertos. Acho plausível e muito mais interessante que se possa abrir para perguntras múltiplas, mas com Adivinhas curtos.
 
Última edição:
Sou contra. Os dois tópicos morreriam, aí pediriam pra trancar um, aí pediriam pra abrir de novo... ad infinitum.

Quando fechamos o Enigmas, o Adivinhas renasceu. Se voltássemos a abrir, os dois morreriam novamente. Essa diferença de regras que vocês sugeriram era a diferença prática entre os dois tópicos, o que não bastou para sustentá-los. Não há "espaço" para dois tópicos com temas tão parecidos. Os dois acabam competindo e morrendo.

Eu sou a favor de colocar Adivinhas mais objetivas. Adivinhas muito subjetivas e com várias perguntas acabam com a dinamicidade do jogo e terminam por matar o tópico. Falo isso como observador externo e Moderador, e já venho percebendo isso há algum tempo.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
acho melhor unificar! ai se serão múltiplas ou 1 só pergunta, cada um decide, oras!
Eu geralmente faço uma pergunta apenas, o Rufgang, faz várias. e assim por diante. E quem não concordará que na última advinha do Rufgang não fez que fossemos atrás dos livros e pesquisas no google? Embora Túrin sempre foi meu personagem favorito, tive que reler tudo!!!! Não é legal? Eu amei, embora não consegui responder, mas ficava na torcida pra ver quem acertaria!

bom, tá ai meu voto!
 
Bom, sou novasso aqui no fórum, então não posso falar muita coisa, mas pelo q eu observei, é q o problema foi as perguntas múltiplas. Acabou ficando tenso demais, todo mundo tentou e não conseguiu, e aos poucos o povo perdeu interesse, e por isso ficou vazio. Baseado no que eu ouvi (e somente no que eu ouvi/li) acho que se abrissem os 2 ia ficar muito vazio.
Minha opinião: Deixem só o Adivinhas no Escuro, mas aí acho que o problema dessa vez foi a complexidade da pergunta.

Mas sei lá, sou novo aqui então minha palavra não vale de muita coisa :mrgreen:
 
Pois eh, acho que quem propoe decide o tamanho e o grau das perguntas. E pra manter a dinamicidade, eh soh seguir a regra de tempo, talvez ate encurta-la, e aih, se a adivinha demorar demais pra ser respondida, coloca-se outra pessoa parar propor e mantem a coisa fluindo.

Se a coisa ficar objetiva demais, o Adivinhas daqui a pouco vai ficar quase um Desafio de Conhecimento, e chegara um tempo em que nos estaremos propondo a uniao dos dois topicos :dente:
Um pouco de liberdade deixa a coisa interessante. Aposto que muitos aqui sentiam falta de ver os poemas elaborados do Ruf e o quanto era engracado tentar decifra-los.

- - - Updated - - -

E Rauthar, sua voz aqui tem tanta forca quanto a de um user de 2001. Pois voce usa o forum da mesma forma que a gente e tem o direito de dar opinioes. Deixa dessa de que eu sou novo aqui e nao posso sentar na janela. A coisa toda eh voltada para comunidade que participa do forum.
Que graca tem nao mudar nada porque uns nao querem? Eh soh chegar num consenso.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo