• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se o pai de Tolkien não tivesse morrido?

Bilbo Bolseiro

Bread and butter
Olhei todas as páginas de tópicos da seção e não vi nenhum que fizesse essa pergunta. Se já tiver um e eu não reparei me desculpem.

E se o pai de Tolkien não tivesse morrido, e ele tivesse crescido na África do Sul, ao invés de na Inglaterra? Como vocês pensam que isso afetaria a obra dele? Influenciaria e mudaria muito o fato dele ter a presença de uma figura paterna por perto (entre outras coisas)?

Putz, nem percebi que abri o tópico na seção errada, mil perdões! :taco:
 
Última edição:
A questão é tão boa que eu vou deixar pra dissertar quando estiver com menos sono. Tá marcado pra amanhã!
 
Pode ser um tanto simplista da minha parte, mas é possível que ele nem sequer teria se tornado escritor, ou talvez não seria o escritor que todos conhecemos.
Certamente as experiências que o Professor John teve durante sua vida refletiram em sua obra, principalmente O Senhor dos Anéis. Possivelmente ele não teria lutado na Primeira Guerra Mundial se tivesse ficado na África do Sul, e uma das experiências mais impactantes em sua obra não teria acontecido. Poderia ter existido SdA, O Hobbit e O Silmarillion? Talvez, mas poderiam ser bem diferentes, certamente o conceito de guerra teria como base um ponto de vista mais distante, já que ele viu quase todos seus amigos serem mortos em combate, por exemplo.
Além disso, vai saber se ele poderia ou resolveria ir para a Inglaterra um dia, ou ainda, vai saber se ele teria chegado à Oxford.
 
Tinha esquecido do tópico! Mas tá valendo ainda.

Faço coro com o Olórin: as coisas poderiam ter sido muito diferentes. E é interessante como, na vida, uma coisa puxa a outra: quando li o título do tópico, pensei: "Ah, besteira, com pai ou sem pai ia dar no mesmo", só lendo o post que me lembrei da associação morte do pai <-|-> ida à Inglaterra. Pois, muito mais do que a ausência de uma figura paterna (até porque acredito que esta o mentor de Tolkien - quando da morte da Sra. Mabel - supriu em parte), este fator "Inglaterra" foi extremamente importante para encorpar a formação intelectual e cultural que permitiu a Tolkien liberar a sua genialidade da forma que conhecemos. É só notarmos que - até tendo em vista o propósito de Tolkien (que era criar uma espécie de "Mitologias das Mitologias Europeias") - as obras refletem a Europa em todas as suas variadas dimensões: geográficas, históricas, sociológicas, linguísticas. Sem falar na experiência de guerra que o Olórin bem mencionou, que dificilmente teriam ocorrido se a família tivesse permanecido na África do Sul.

Em suma: podemos dizer com alguma certeza que (olha que macabro!) devemos a uma bendita febre reumática termos as obras de Tolkien como as temos hoje. :mrgreen:
 
Última edição:
As coisas seriam bem diferentes. Vale lembrar que uma boa parcela dos heróis tolkienianos são órfãos, assim como seu criador.
Verdade, Frodo, por exemplo, acho que o mais marcante.

Pode ser um tanto simplista da minha parte, mas é possível que ele nem sequer teria se tornado escritor, ou talvez não seria o escritor que todos conhecemos.
Certamente as experiências que o Professor John teve durante sua vida refletiram em sua obra, principalmente O Senhor dos Anéis. Possivelmente ele não teria lutado na Primeira Guerra Mundial se tivesse ficado na África do Sul, e uma das experiências mais impactantes em sua obra não teria acontecido. Poderia ter existido SdA, O Hobbit e O Silmarillion? Talvez, mas poderiam ser bem diferentes, certamente o conceito de guerra teria como base um ponto de vista mais distante, já que ele viu quase todos seus amigos serem mortos em combate, por exemplo.
Além disso, vai saber se ele poderia ou resolveria ir para a Inglaterra um dia, ou ainda, vai saber se ele teria chegado à Oxford.
Bem lembrado o fator da guerra, com certeza ele não tendo participado disso mudaria muito o seu modo de pensar, de encarar o mundo, tanto o atual como o do futuro. Eu concordo quando você diz que provavelmente nem existiriam essas obras que ele escreveu, e também talvez nem mesmo o universo que ele criou. Talvez ele viesse a ser um escritor mesmo assim, mas voltado a um estilo diferente, e não teria causado essa mudança gigantesca na literatura de fantasia.

Tinha esquecido do tópico! Mas tá valendo ainda.

Faço coro com o Olórin: as coisas poderiam ter sido muito diferentes. E é interessante como, na vida, uma coisa puxa a outra: quando li o título do tópico, pensei: "Ah, besteira, com pai ou sem pai ia dar no mesmo", só lendo o post que me lembrei da associação morte do pai <-|-> ida à Inglaterra. Pois, muito mais do que a ausência de uma figura paterna (até porque acredito que esta o mentor de Tolkien - quando da morte da Sra. Mabel - supriu em parte), este fator "Inglaterra" foi extremamente importante para encorpar a formação intelectual e cultural que permitiu a Tolkien liberar a sua genialidade da forma que conhecemos. É só notarmos que - até tendo em vista o propósito de Tolkien (que era criar uma espécie de "Mitologias das Mitologias Europeias") - as obras refletem a Europa em todas as suas variadas dimensões: geográficas, históricas, sociológicas, linguísticas. Sem falar na experiência de guerra que o Olórin bem mencionou, que dificilmente teriam ocorrido se a família tivesse permanecido na África do Sul.

Em suma: podemos dizer com alguma certeza que (olha que macabro!) devemos a uma bendita febre reumática termos as obras de Tolkien como as temos hoje. :mrgreen:
É, ele provavelmente não sentiria essa necessidade de criar uma mitologia com essa ambientação e influência tão européias. Talvez até fosse influenciado pelo o que ele conheceria e conviveria lá na África. Imagina só que idiomas ele teria inventado através disso!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo