• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Resultado] 4º Consenso: Da Invenção aos Anos 30

Vëon

Do you know what time it is?
10. O Gabinete do Dr. Caligari (Robert Wiene, 1920)

ocabinetedodrcaligari.jpg



10. Paraíso Infernal (Howard Hawks, 1939)

paraisoinfernal.jpg



09. O Mágico de Oz (Victor Fleming, 1939)

wizardoz.jpg



08. A Regra do Jogo (Jean Renoir, 1939)

attachment.php



07. ...E o Vento Levou (Victor Fleming, 1939)

gonewiththewind.jpg



06. A Mulher Faz o Homem (Frank Capra, 1939)

attachment.php



05. Nosferatu (F.W. Murnau, 1922)

nosferatuw.jpg



04. O Encouraçado Potemkin (Sergei M. Eisenstein, 1925)

attachment.php



03. Luzes da Cidade (Charles Chaplin, 1931)

luzesdacidade.jpg



02. M, O Vampiro de Dusseldorf (Fritz Lang, 1931)

attachment.php



01. Aurora (F.W. Murnau, 1927)

attachment.php




Ao todo 56 filmes foram citados, seis a mais que o último consenso. F.W. Murnau e Victor Fleming aparecem duas vezes no top 10 e cinco dos onze filmes listados são de 1939.

Resultado de consensos 3.0 anteriores: 00s, 90s, 80s, 70s, 60s, 50s, 40s, da invenção aos 30s.

Aurora 129
M, O Vampiro de Susseldorf 70
Luzes da Cidade 56
O Encouraçado Potemkin 52
Nosferatu 51
A Mulher faz o Homem 50
...E o Vento Levou 50
A Regra do Jogo 43
Paraíso Infernal 37
O Gabinete do Dr. Caligare 37
O Mágico de Oz 37
Cupido é Moleque Teimoso 33
Metropolis 32
O Anjo Azul 31
A Última Gargalhada 25
Em Busca do Ouro 25
Anjos de Cara Suja 25
O Grande Roubo de Trem 25
Tempos Modernos 23
O Atalante 22
Lírio Partido 22
Häxan 21
A General 19
Vento e Areia 18
Sherlock Jr. 18
A Carruagem Fantasma 18
Os Vampiros 17
Limite 16
Branca de Neve 16
As Aventuras do Príncipe Achmed 15
Sem Novidade no Front 15
O Conde de Monte Cristo 15
A Levada da Breca 14
King Kong 13
Os 39 Degraus 12
Intolerância 10
Um Cão Andaluz 10
Monstros 9
Diabo a Quatro 8
A Grande Ilusão 8
O Inimigo Publico 8
As Aventuras de Robin Hood 8
Trouble in Paradise 6
A Paixão de Joana D'Arc 6
O Morro dos Ventos Uivantes 6
The Pleasure Garden 6
Drácula 4
A Dama Oculta 4
Aconteceu Naquela Noite 2
No tempo das Diligencias 2
Frankenstein 2
A Viagem a Lua 2
A Noiva de Frankenstein 1
Fausto 1
O Homem com a Câmera 1
A Ilha das Almas Selvagens 1
 

Anexos

  • sunrise-2.jpg
    sunrise-2.jpg
    70,6 KB · Visualizações: 69
  • M o Vampiro.jpg
    M o Vampiro.jpg
    70,2 KB · Visualizações: 69
  • battleship-potemkin.jpg
    battleship-potemkin.jpg
    82,3 KB · Visualizações: 67
  • A Regra do Jogo.jpg
    A Regra do Jogo.jpg
    79,2 KB · Visualizações: 70
  • A Mulher faz o Homem.jpg
    A Mulher faz o Homem.jpg
    60 KB · Visualizações: 67
Última edição:
Dos filmes da lista eu não assisti o Aurora, O Encouraçado Potemkin, A Mulher Faz O Homem, A Regra do Jogo e Paraíso Infernal. Assim que puder vou atrás deles, tenho certeza de que devem ser muito bons.
 
Do top só não assisti ...E o Vento Levou, um misto de falta de oportunidade com falta vontade. Me surpreendi com Aurora, teve quase o dobro de pontos que segundo colocado e foi indicado em oito das doze listas.
 
Aurora em primeiro. :joy:

Detesto E o vento levou. Não me odeiem. (não por isso!)

E quero deixar registrado o meu desgosto pelo fato de só o Vëon e eu termos indicado Cupido é Moleque Teimoso e, por isso, ele não ter entrado na listinha. Depois eu é que sou rabugenta, né? Eu sou, mas vocês entenderam o ponto. :mrgreen:
 
Acho que Chaplin devia estar mais bem posicionado, 3º? O Gabinete do Dr. Caligari, legal! O Mágico de Oz 10º????? Nosferatu, legal! o Encouraçado Potemkin, legal!

Só é ruim termos poucas listas, pois a amostragem fica viciada, mas legal também, quando teremos outros consensos?
 
Me falta assistir esse do Howard Hawks.
É bom mesmo? Os filmes dele me dividem entre achar cheesy ou achar muito bom.

No restante acho todos fantásticos. Não teria ressalvas com nenhum.
Fiquei feliz que o filme do Chaplin escolhido foi Luzes da Cidade. Pra mim de fato é o melhor dele.


Achei que poderia ficar concentrado em filmes americanos, mas até que temos 5 estrangeiros e 6 americanos. 3 alemães, 1 francês e 1 russo.


No aguardo dos anos 40.
 
Lista decente. Mas precisava de um Buster Keaton.

Um dia eu arranjo paciência para ver Gone With the Wind. Ou não.
 
E quero deixar registrado o meu desgosto pelo fato de só o Vëon e eu termos indicado Cupido é Moleque Teimoso e, por isso, ele não ter entrado na listinha.

Só assisti esses dias e teria entrado na minha lista, se eu tivesse tido tempo de editá-la. :dente: Aliás, teria entrado junto com A Turba e A Grande Ilusão.


Lista decente. Mas precisava de um Buster Keaton.

Ditto.


Do top só não assisti ...E o Vento Levou, um misto de falta de oportunidade com falta vontade.

Um dia eu arranjo paciência para ver Gone With the Wind. Ou não.

Vocês deveriam ter assistido ...E o Vento Levou quando crianças, época em que tinham todo o tempo do mundo. Eu lembro de ter tentado vê-lo várias vezes e dormido no meio. :dente: (Depois, na pré-adolescência, devo ter visto o filme inteiro umas duas vezes. XD)
 
Lista final interessante. Fiz um esforço pra relacionar 10 e não consegui, então preferi me abster do que postar sem ter visto todos.
 
1939 foi "o" ano, hein, metade dos filmes da lista são dessa data.
Em votações 39 costuma ser dito como o melhor ano da historia do cinema.
Ainda saiu em 39 um classico do western Stagecoach, além de Ninotchka, Morro dos ventos uivantes, um filmaço do Mizoguchi (Zangiku Monogatari).
Taí talvez um evento interessante. Definir qual ano foi o melhor ano de acordo com a Valinor.



Vocês deveriam ter assistido ...E o Vento Levou quando crianças, época em que tinham todo o tempo do mundo. Eu lembro de ter tentado vê-lo várias vezes e dormido no meio. :dente: (Depois, na pré-adolescência, devo ter visto o filme inteiro umas duas vezes. XD)
Eu lembro que me surpreendi com Gone with the Wind.
Tinha assistido quando criança e tinha odiado.
Uns 4 anos atrás assisti Il Gattopardo, que também é um novelão, e achei quase insuportável.
Achava que iria ter o mesmo sentimento para com Gone with the Wind quando fui rever. E me encantei com o filme. É cheio de frases clichês de efeito, atuações quase caricaturadas, mas pra mim tudo se encaixou bem. Pelo menos eu não senti que, apesar de durar 4 horas, tenha havido uma cena sequer que fosse descartável.



Comparando com a lista anterior, dá pra ver que somos relativamente consistentes.
7 titulos estão presentes nas 2 listas, apesar de ordem diferente.
Trocou-se Levada da Breca, A Dama Oculta e O Atalante por Mágico de Oz, E o Vento Levou, A Mulher Faz o Homem e Nosferatu.
Particularmente gostei das trocas de modo geral.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo