• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (7ª Semana) - Legião Urbana

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
Legião Urbana pra mim é muito mais que uma banda. Um patrimônio mitológico nacional como são as grandes obras gregas, romanas e egipcias. A banda nacional que perfeitamente se encaixou na minha infância e adolescência fazendo por diversas vezes sonhar e acreditar.

E pensar que a Legião Urbana nasceu literalmente de um aborto chamado Aborto Elétrico, só que a partir desse aborto não houve morte e sim o nascimento de uma banda maravilhosa que marcou história.

Depois de muita dificuldade pra montar segue meu Top 5 que mais reflete o meu momento atual procurando colocar uma de cada álbum.

1 - Faroeste Caboclo (Que País é Este - 1987)


Esse é grande épico da banda não apenas pelos seus nove minutos que poderiam muito bem ser seis, quinze ou doze, mas a narrativa da estória de João de Santo Cristo que foi um grande marco no rock nacional e que incomodou maravilhosamente a programação das FM´s, pois inicialmente haviam algumas que ofereceram muita resistência em colocar na sua programação uma música longa, mesmo sabendo que a Legião já vinha tendo uma grande projeção de sucesso nos anos anteriores.

Mesmo assim houve algumas emissoras que ousaram editar a música, só que não contavam que naquela época já havia uma legião imensa de fãs que com as ferramentas que tinham na época (telefone e cartas) pressionaram estas com críticas pesadas e aí não houve jeito e a letra de Faroeste Caboclo vingou na íntegra e foi um sucesso retumbante de execução. Recentemente fiquei muito feliz em saber que esse clássico está se tornando um filme.

Faroeste Caboclo foi algo que despertou muito a minha curiosidade sobre a vida dos jovens do Distrito Federal onde eu viria a conhecer e morar lá a trabalho durante uns meses dezesseis anos depois. Logo que cheguei lá fiz questão de conhecer todos os cenários retratados na letra da música e aí vivendo lá é que se entende com muito mais clareza a estória. Alías morar no DF é uma experiência que recomendo a todos, pois a despeito de lá ser o centro do poder, é um Brasil a parte.


2 -Pais e Filhos (As quatro Estações - 1989 )


Uma letra primorosa que faz todos refletirem bastante do começo ao fim sobre a importância da relação entre pais e filhos e que tem um refrão auto-explicativo muito lindo "É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã porque se você parar pra pensar Na verdade não há".


3 - Perfeição (O Descobrimento do Brasil - 1993)


Uma das grandes marcas registradas da Legião é a crítica ao sistema e de tudo errado que está acontecendo. "Que País é Este" já tinha sido uma letra histórica, mas em "Perfeição" Renato se superou fazendo um desabafo irônico perfeito de tudo aquilo que lhe incomoda e está errado. Ficou perfeito!

4 - Eduardo & Mônica (Dois - 1986)


A grande balada romântica da banda não poderia ficar de fora ainda mais que Eduardo é meu nome, cheguei a morar algum tempo no DF e só faltou apenas ter namorado uma Mônica, mas por outro lado a pessoa que namorei por 3 anos de lá tinha grandes laços de amizade com a família Manfredini e com isso pude conhecer alguns primos e primas de primeiro grau do Renato.

É uma canção com uma estória divertida que é uma boa pedida quando se está numa roda de amigos com um violão.

5 - Será (Legião Urbana - 1985)


Canção clássica do primeiro álbum da banda. Com uma letra que trás uma série de questionamentos se tornou uma das canções mais preferidas dos cantores de MPB quando decidem homenagear a banda em seus shows.
 
Última edição por um moderador:
Sempre gostei de Legião, desde que "Será" começou a tocar massivamente nas rádios, mas, mesmo assim, considerava-a minha segunda banda nacional favorita nos anos 80 (Titãs era minha número 1). Só depois, já nos anos 90, vivendo fora do país, é que me dei conta do quanto aquelas canções do Renato Russo mexiam comigo, a ponto de querer comprar praticamente toda a discografia do grupo (os 8 álbuns de estúdio, o Acústico e o Música para Acampamentos).

Vou parecer disco quebrado, mas foi outra lista bem difícil de compilar. Coloquei apenas uma música de cada álbum (Legião Urbana, O Descobrimento do Brasil e Uma Outra Estação acabaram ficando de fora).



  1. "Índios" (Dois, 1986)
    Ao lado de As Quatro Estações, Dois é um dos meus álbuns favoritos da Legião e certamente foi aquele em que mais tive dificuldade em escolher apenas uma canção ("Andrea Doria" ou "Tempo Perdido" poderiam facilmente ter entrado).

    "Índios" é uma das músicas mais emblemáticas na carreira da Legião Urbana. Gosto daqueles tecladinhos (ou mesmo do arranjo de violões da versão acústica), assim como do modo como a canção vai progressivamente se tornando mais intensa, culminando nos versos: "Quem me dera ao menos uma vez/ Como a mais bela tribo/ Dos mais belos índios/ Não ser atacado por ser inocente." A mudança de tom, tanto dos vocais quanto da letra, na estrofe seguinte, sempre me fascinou. Quem seria o interlocutor a quem são dirigidos aqueles versos? Um amor? Alguém da família dele? Deus?

    Enfim, é uma das melhores letras de Renato Russo, tocando em alguns dos temas mais constantes na obra desse incurável romântico: a perda da inocência e a desilusão com o mundo.

  2. Angra dos Reis (Que País É Este - 1978/1987, 1987)
    Linda balada do álbum Que País É Este, uma que me agradou logo na primeira vez que a ouvi. Se o desastre em Fukushima renovou o medo e a preocupação em torno do uso da energia nuclear, imaginem o impacto do acidente em Chernobyl (havia especulações de que toda a Europa pudesse ser contaminada, de que até mesmo o Brasil sofresse alguma consequência), algo que provavelmente inspirou Renato a escrever "Angra Dos Reis", mas acho que a letra fala, na verdade, sobre a angústia do fim de um relacionamento, usando todo tipo de imagem apocalíptica para esse fim.

  3. Eu Era um Lobisomem Juvenil (As Quatro Estações, 1989)
    Renato Russo parecia adorar fazer citações a outras obras. No caso do título desta canção, é o mesmo de um antigo filme de terror e de uma música dos Cramps. Sem falar na referência a Jean Renoir ("O que é terrível neste mundo é que todos têm suas razões").

    A letra é um grande mosaico de sentimentos e situações, de construção similar à da letra de "Pais e Filhos", com suas muitas vozes por vezes dissonantes. Fala de escapismo, de inadequação, dos sentimentos confusos tão comuns durante a adolescência.

  4. Metal Contra as Nuvens (V, 1991)
    Quis incluir uma das canções épicas da Legião e optei por "Metal Contra as Nuvens", a mais longa de todas elas. Aliás, o lado A de V é o mais ousado de toda a discografia do grupo, com duas canções lentas e gigantescas ("Metal Contra as Nuvens" e "A Montanha Mágica"), ao lado de uma quase vinheta e uma música instrumental.

    Difícil dizer sobre o que realmente trata a letra (Governo Collor? Dependência química? Luta contra o HIV?), mas independente disso, gosto dos versos finais, que vislumbram um futuro melhor, construído a partir do presente.

  5. Esperando por Mim (A Tempestade ou O Livro dos Dias, 1996)
    Ouvi muito A Tempestade, que comprei pouco tempo depois do lançamento. É, talvez, o disco mais soturno da Legião, quem sabe um adeus antecipado de Renato (a epígrafe cita Oswald de Andrade: "O Brasil é uma república federativa cheia de árvores e gente dizendo adeus").

    Não chorei quando soube da morte dele, mas fiquei um certo tempo com uma estranha sensação de vazio no peito, como se o ar rareasse, misturada a um quê de incredulidade.

    "Esperando por Mim" parece falar sobre o desejo de amparo e de perpetuação da existência através do outro. Encontrei um texto bacana que fala sobre isso:

    'Esperando por mim' prega a eternidade através das gerações que virão. É uma possibilidade de estar vivo para sempre no outro:

    'Meu pai sempre esteve esperando por mim
    E o que disserem / Minha mãe sempre esteve esperando por mim
    E o que disserem / Meus verdadeiros amigos sempre esperaram por mim
    E o que disserem / Agora meu filho espera por mim
    Estamos vivendo e o que disserem / Os nossos dias serão para sempre'.

    Pai representa a segurança e a ordem; mãe, o aconchego e a paz; amigos, a força; filho, a certeza da perpetuação. Os dias serão para sempre, porque haverá a lembrança deles nas pessoas que ficam.
    Eu diria que, enquanto houver gente que se identifica e se comove com as músicas da Legião Urbana, uma parcela de Renato Russo continua vivendo, através da obra que ele deixou.
 
Última edição por um moderador:
Sempre gostei de Legião, desde que "Será" começou a tocar massivamente nas rádios, mas, mesmo assim, considerava-a minha segunda banda nacional favorita nos anos 80 (Titãs era minha número 1).

Apenas divergirmos na ordem, já que Titãs é a minha número 2 e a Legião a número 1. De qualquer maneira são 2 grandes bandas.

E na hora de compor a minha lista por diversas vezes 3 das que estão na sua "Angra dos Reis", "Eu era um Lobsomem Juvenil" e "Índios" estiveram muito próximos e até entraram na minha lista de 5 usando um outro critério de classificação, mas é aquela velha história que se dá muito trabalho pra montar uma lista é porque o repertório da banda é muito bom e isso acaba sendo uma dor de cabeça pra lá de saudável.
 
Última edição:
Eu AINDA sou incapaz de fazer uma seleção de Legião Urbana, não dá... E acredito que a razão para este tópico ainda não ter muitas seja exatamente esta. Eu mal consigo fazer um TOP5 dos álbuns!
 
Como Legião tem muita música "de protesto" e tem as "românticas", pensei em dividir em dois posts: o primeiro top 5 com aquelas musiquinhas que a gente ouvia quando estava apaixonado (a), lá em mil oitocentos e bolinha; o outro, com as músicas "de protesto/politizadas/pretensiosas/whatever".



Quem não acho isto aqui uma coisa fofa, não tem coração: "O infinito é realmente um dos deuses mais lindos".




 
Última edição:
Como Legião tem muita música "de protesto" e tem as "românticas", pensei em dividir em dois posts: o primeiro top 5 com aquelas musiquinhas que a gente ouvia quando estava apaixonado (a), lá em mil oitocentos e bolinha; o outro, com as músicas "de protesto/politizadas/pretensiosas/whatever".



Quem não acho isto aqui uma coisa fofa, não tem coração: "O infinito é realmente um dos deuses mais lindos".




Chocada que eu não botei minha canção preferida da banda no top. Estávamos comentando sobre Legião, hoje, no trabalho, e quando me perguntaram minha preferida, falei, sem pestanejar. Aí me lembrei deste tópico, e pensei: "Eu não me lembro de ter botado minha canção preferida lá". É a música mais depressiva do universo, mas é, a meu ver, a melhor interpretação do Renato. Quando ele canta: "É uma dor que dói no peito", parece que dói na gente. Puta merda! Angra dos Reis me detona. (E não falo apenas da parte "ó, é uma canção de alguém sofrendo por amor". A interpretação da denúncia ambiental sempre me pega, também.) É uma canção belíssima, e não tem como levar meu top 5 a sério. Sem condições. Não tem A MELHOR CANÇÃO DA LEGIÃO.​
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo