• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Animação [3º Combate]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    13
  • Votação encerrada .

Vëon

Do you know what time it is?
QUAL É O MELHOR?

attachment.php


Persépolis (idem, 2007) - Alia Atreides
ou
Túmulo dos Vagalumes (Hotaru no Haka, 1988) - Fëanor
 

Anexos

  • Combate Animação 3.jpg
    Combate Animação 3.jpg
    83,4 KB · Visualizações: 104
Gosto muito de Persépolis, mas Túmulo dos vagalumes parece uma injeção de hormônios de tanto que mexe com o meu emocional.
 
Persépolis não cheguei a assistir inteiro, se não me engano eu estava numa situação que precisei dar uma saída de ultima hora e o seu concorrente sequer vi. Então pra ficar mais justo não votarei.
 
Persépolis é muito bom. Mas Túmulo dos Vagalumes é de arrancar lágrimas.

E façam uma forcinha para ver os filmes, galera. Garanto que vale a pena. :yep:
 
Só vi Persepolis (e gostei muito), mas como sou menos justo e criterioso que Bilbo votarei nela assim mesmo, é muito boa essa animação, só não gostei de ter sido feito em francês, a roteirista não é iraniana e a história não se passa (na maior parte) no Irã? Então deveria ter sido feito em persa, no mais é muito boa, eu recomendo.

Se essa animação for a vencedora final será muito justo.
 
Eu gostava mais quando as pessoas falavam em qual animação elas tinham votado. Mas nem estou curiosa. Nunca estou.
 
Sei lá. Dificil.

Tumulo dos Vagalumes foi diminuindo dentro de mim com o passar dos anos.
Continua entre os favoritos, mas já tinha sido minha animação favorita.

Persepolis é um filme que agradou pelomodo que foi produzido. Com um certo humor que me agrada.


Mas acho que ainda assim fico com Hotaru.
Tecnicamente é superior.
 
Persépolis é realmente muito bom, mas vou ter de votar em Túmulo dos Vagalumes, que ainda acho um dos melhores do Takahata, junto com Omohide Poro Poro.

Gosto do texto que o Ebert escreveu para o filme, quando o incluiu em Great Movies. Eis alguns trechos:

"Grave of the Fireflies" is an emotional experience so powerful that it forces a rethinking of animation. Since the earliest days, most animated films have been "cartoons" for children and families. Recent animated features such as "The Lion King," "Princess Mononoke" and "The Iron Giant" have touched on more serious themes, and the "Toy Story" movies and classics like "Bambi" have had moments that moved some audience members to tears. But these films exist within safe confines; they inspire tears, but not grief. "Grave of the Fireflies" is a powerful dramatic film that happens to be animated, and I know what the critic Ernest Rister means when he compares it to "Schindler's List" and says, "It is the most profoundly human animated film I've ever seen."

It tells a simple story of survival. The boy and his sister must find a place to stay, and food to eat. In wartime their relatives are not kind or generous, and after their aunt sells their mother's kimonos for rice, she keeps a lot of the rice for herself. Eventually, Seita realizes it is time to leave. He has some money and can buy food--but soon there is no food to buy. His sister grows weaker. Their story is told not as melodrama, but simply, directly, in the neorealist tradition. And there is time for silence in it. One of the film's greatest gifts is its patience; shots are held so we can think about them, characters are glimpsed in private moments, atmosphere and nature are given time to establish themselves.

Japanese poets use "pillow words" that are halfway between pauses and punctuation, and the great director Yasujiro Ozu uses "pillow shots"--a detail from nature, say, to separate two scenes. "Grave of the Fireflies" uses them, too. Its visuals create a kind of poetry. There are moments of quick action, as when the bombs rain down and terrified people fill the streets, but this film doesn't exploit action; it meditates on its consequences.

(...)

Hollywood animation has been pursuing the ideal of "realistic animation" for decades, even though that's an oxymoron. People who are drawn do not look like people who are photographed. They're more stylized, more obviously symbolic, and (as Disney discovered in painstaking experiments) their movements can be exaggerated to communicate mood through body language. "Grave of the Fireflies" doesn't attempt even the realism of "The Lion King" or "Princess Mononoke," but paradoxically it is the most realistic animated film I've ever seen--in feeling.

The locations and backgrounds are drawn in a style owing something to the 18th century Japanese artist Hiroshige and his modern disciple Herge (the creator of Tin Tin). There is great beauty in them--not cartoon beauty, but evocative landscape drawing, put through the filter of animated style. The characters are typical of much modern Japanese animation, with their enormous eyes, childlike bodies and features of great plasticity (mouths are tiny when closed, but enormous when opened in a child's cry--we even see Setsuko's tonsils). This film proves, if it needs proving, that animation produces emotional effects not by reproducing reality, but by heightening and simplifying it, so that many of the sequences are about ideas, not experiences.

There are individual moments of great beauty. One involves a night when the children catch fireflies and use them to illuminate their cave. The next day, Seita finds his little sister carefully burying the dead insects--as she imagines her mother was buried. There is another sequence in which the girl prepares "dinner" for her brother by using mud to make "rice balls" and other imaginary delicacies. And note the timing and the use of silence in a sequence where they find a dead body on the beach, and then more bombers appear far away in the sky.

Rister singles out another shot: "There's a moment where the boy Seita traps an air bubble with a wash rag, submerges it, and then releases it into his sister Setsuko's delighted face--and that's when I knew I was watching something special."

There are ancient Japanese cultural currents flowing beneath the surface of "Grave of the Fireflies," and they're explained by critic Dennis H. Fukushima Jr., who finds the story's origins in the tradition of double-suicide plays. It is not that Seita and Setsuko commit suicide overtly, but that life wears away their will to live. He also draws a parallel between their sheltering cave and hillside tombs.

(...) Yes, it's a cartoon, and the kids have eyes like saucers, but it belongs on any list of the greatest war films ever made.
 
só não gostei de ter sido feito em francês, a roteirista não é iraniana e a história não se passa (na maior parte) no Irã?.
A roteirista procurou alguém para fazer a animação, e o cara é francês.

As duas animações são grandiosas, ambas trazem a comoção de familiares sofrendo durante a guerra, Hotaru no Haka apresenta traços mais sérios e uma realidade mais dramática, o clima nos momentos de tristeza e felicidade foram muito bem retratados pela técnica utilizada, as cores, a trilha sonora, e eu adoro ver cenas do cotidiano mostrando a cultura oriental, Persépolis é uma história real vivida e contada pela Marjari de uma forma linda, pessoal e interessante, o estilo da animação também serviu muito bem para relatar esse ponto de vista íntimo da personagem principal, a cultura iraniana e os problemas sociais que toda uma sociedade sofreu durante essa época de mudanças drásticas. Túmulo dos Vagalumes é belo e só tenho boas críticas a se fazer, tem cenas emocionantes desde o começo, porém Persépolis me agradou mais tanto no visual como na história de vida, por isso ganhou meu voto.
 
A roteirista procurou alguém para fazer a animação, e o cara é francês.

As duas animações são grandiosas, ambas trazem a comoção de familiares sofrendo durante a guerra, Hotaru no Haka apresenta traços mais sérios e uma realidade mais dramática, o clima nos momentos de tristeza e felicidade foram muito bem retratados pela técnica utilizada, as cores, a trilha sonora, e eu adoro ver cenas do cotidiano mostrando a cultura oriental, Persépolis é uma história real vivida e contada pela Marjari de uma forma linda, pessoal e interessante, o estilo da animação também serviu muito bem para relatar esse ponto de vista íntimo da personagem principal, a cultura iraniana e os problemas sociais que toda uma sociedade sofreu durante essa época de mudanças drásticas. Túmulo dos Vagalumes é belo e só tenho boas críticas a se fazer, tem cenas emocionantes desde o começo, porém Persépolis me agradou mais tanto no visual como na história de vida, por isso ganhou meu voto.
Não sei se eu entendi erradoo seu post, mas Hotaru no Haka também é baseado em uma autobiografia (com licenças poéticas).
 
Não sei se eu entendi errado seu post, mas Hotaru no Haka também é baseado em uma autobiografia (com licenças poéticas).
Eu não sabia, então elas são mais parecidas do que pensei, apesar de independente de ser autobiográfico, o realismo mostrado em Hotaru continua muito marcante, mesmo que não fosse baseado em uma história real, mas ainda assim prefiro a narração de Persépolis.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo