• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Clube de Leitura

Se fosse criado um clube de leitura aqui, na Valinor, vocês participariam?

  • Certamente! Adoraria ler e discutir sobre os livros.

    Votos: 20 83,3%
  • Não e não tenho interesse.

    Votos: 0 0,0%
  • Não, mas acompanharia as discussões.

    Votos: 4 16,7%

  • Total de votantes
    24
Status
Fechado para novas mensagens.

Melian

Período composto por insubordinação.
Este tópico, originalmente, tem uma enquete, mas não sei mais como fazer isso. A Patricia fará. Antes de lerem isso aqui, tenham em mente a seguinte perguntinha: SE FOSSE CRIADO UM CLUBE DE LEITURA AQUI, NA VALINOR, VOCÊS PARTICIPARIAM? (Pensem na perguntinha, porque ela estará na enquete que a Patricia, gentilmente, se ofereceu para criar).

Como funciona um Clube de Leitura? Vou roubar e adaptar um textinho que a Anica postou lá no Meia Palavra, ok?

Uma enquete é aberta com livros e contos que são sugeridos pelos membros do fórum Valinor (os tópicos para sugestão de livros e contos são criados separadamente. Sim, um tópico para sugerir livros e um para sugerir contos. Uma enquete para a escolha do livro e uma para a escolha do conto) e o mais votado em uma semana será o que leremos em conjunto a seguir. Ah! sim, os moderadores da área, Vëon, Patricia, Turgz e Kainof me ajudarão com os trequinhos de enquete e blá blá blá (ajudarão, né, gentchy?)

Uma coisa: ISSO NÃO É AULA DE LITERATURA, GENTE, NINGUÉM VAI DIZER QUE SUA INTERPRETAÇÃO É UMA MERDA E TE DEIXAR TRAUMATIZADO PARA O RESTO DA VIDA. O bom do clube de leitura é que ele é algo bem espontâneo, como um papo descontraído entre amigos, mas o assunto, ao invés de girar em torno de bebidas, rolos, namoros, coisa nenhuma, gira em torno do enredo de um livro ou de um conto. A experiência no Meia Palavra é bem legal. Sério. Às vezes, a gente se surpreende com as interpretações que algumas pessoas fazem, do tipo "nossa, que legal, eu nunca pensaria nisso!" É muito bom, mesmo.

Qualquer um que tenha cadastro pode votar, bem como participar do Clube (mas para evitar casos de gente criando fakes para que o seu livro preferido vença, SÓ SERÃO VÁLIDOS OS VOTOS DE USUÁRIOS COM CADASTROS ATÉ O DIA ANTERIOR À CRIAÇÃO DA ENQUETE E QUE TENHAM, PELO MENOS, DEZ POSTS NO FÓRUM). Você não precisa ler o livro seguindo o cronograma (sempre presente no primeiro post do tópico), e caso já tenha lido, ainda assim pode participar com opiniões sobre o que está sendo comentado. Só pedimos que cuide para não revelar trechos do enredo que ainda não foram lidos de acordo com o cronograma.

Aí criaremos um tópico para colocarmos o histórico de contos e livros discutidos.

E, também, um tópico para anunciar as enquetes em andamento.

SE a coisa for realmente acontecer, pedirei À Anica para ver a possibilidade de criar um sub-fórum para o Clube, pra ficar mais organizadinho.

Eu acho que, para não assustar o povo, poderíamos começar só com conto e, se desse certo, passaríamos para os livros. A ideia é ousada? Olha, há um ano, eu diria que sim, mas, pessoas, vejam o que NÓS fizemos com esse fórum no ano passado? O Literatura estava respirando por aparelhos e, então, um tanto de gente batuta se uniu e fez isso aqui ganhar um novo fôlego, e, hoje, ele tem tanto movimento quanto o Clube da Amizade. Isso não é maravilhoso? Esse é o meu cantinho preferido em todo o fórum, e sei que o é de muita gente também.

Então, a ideia desse tópico é que as pessoas que se interessam pelo clube, se manifestem, porque a partir do número de pessoas, poderemos saber se conseguiremos prosseguir com a coisa toda (A Anica pode nos falar sobre como é a experiência lá no Meia Palavra e, claro, ela pode nos ajudar muito com a organização da coisa toda). Então, não só votem na enquete, comentem, deem sugestões, etc.
 
Última edição por um moderador:
Ótima idéia! Quero participar, eu tava quase entrando em um "clube do livro" no facebook, só que acho dificil acompanhar por lá. Com filmes eu já gosto de fazer isso, juntar um pessoal para comentar e discutir, e com livros acho que vai ser tão bom quanto, principalmente porque eu estou praticamente entrando ainda no mundo da literatura, conversar e conhecer novos pontos de vista de quem leu a mesma obra vai ser muito interessante!
 
Olha, eu acho que é o tipo de coisa que seria muito legal por aqui, mesmo. E é realmente uma experiência legal, porque você pode ver o que outras pessoas leram em um texto, que pode ter passado completamente batido por vc. É jóia mesmo.
 
Adorei a ideia, eu até entrei no mesmo clube que o Siker disse, mas ainda não consegui acompanhar/participar por lá.
Acho que aqui fica mais fácil e mais interessante. Count me in! :mrgreen:
 
Taí a enquete. Tá do jeitinho que você queria, Cleo?

Eu topo participar ENQUANTO TIVER TEMPO, porque este ano começo outra faculdade enquanto ainda curso uma integral, e ainda tô estudando pras provas de residência no final do ano... Mas como não consigo ficar sem literatura, acho que dá pra tentar conciliar tudo! :D
 
Valeu, Patricia! A enquete ficou batuta. =)

E comofas pra controlar a emoção de ver todo mundo querendo participar, gentchy? Acho que adoro vocês, pessoas. :joy:
 
Excelente ideia. E sei que vira sim, como virou bem o Autor da Semana, deu um boost enorme no Literatura e esse Clube tem tudo pra fazer igual e até melhor. Count me in!!!
 
Eu apóio, mas não posso me comprometer por enquanto. A partir de 2013 espero conseguir ler todos os livros que tenho comprado e que tão atulhando minha estante... :oops:
 
Eu gosto muito da ideia de Clube de Leitura. Muito mesmo. Afinal, adoro ler e conversar sobre leitura.
Mas há alguns poréns:

1- Qual o prazo de leitura?
2- Qual o tipo de literatura e como isso será decidido?
3- Existirá alguma "obrigação" moral de participar de uma leitura?


É porque eu sou "meio" chato e sempre tenho um planejamento de leitura. Ninguém gosta de ler o que não gosta de ler. Sou contra qualquer obrigação de leitura. Então se for condição de participação ler o que não quiser, eu preferiria não participar e ficar só lendo as discussões.
 
Eu gosto muito da ideia de Clube de Leitura. Muito mesmo. Afinal, adoro ler e conversar sobre leitura.
Mas há alguns poréns:

1- Qual o prazo de leitura?
Geralmente, o cronograma é feito com base em um mês. Tipo, foi encerrada a enquete, o pessoal tem uma semana para procurar o livro e começar a discutir. Por exemplo: do dia [insira uma data aqui] até o dia [insira uma data aqui] a discussão avançará até o quinto capítulo da obra. Do dia [insira...] até o dia [insira] discutiremos do capítulo 6 até o 10. E, assim, sucessivamente.

2- Qual o tipo de literatura e como isso será decidido?
O lance é discutir ficção. Romances (ou novelas) e contos. O Meia começou, recentemente, com poemas também. Mas não vamos passar o carro na frente dos bois, né? Vamos com calma. E aí pode surgir qualquer coisa. E quem escolhe a obra = usuários. É aberto um tópico para indicações, quando atingimos um número de dez indicações, criamos a enquete.
Depois vamos criar um tópico para as diretrizes do clube, né? Aí colocaremos os avisos básicos como: vamos tentar indicar obras de autores que estão em domínio público, para facilitar a vida do povo; não vamos compartilhar links para baixar obras que não estiverem em domínio público, porque a Valinor é contra a pirataria, e nós não vamos querer que os responsáveis pelo fórum sejam processados, né? Etc.


3- Existirá alguma "obrigação" moral de participar de uma leitura?
Como todo mundo tem uma vida cheia de obrigações, fica meio complicado participar de toda discussão, né? Então, isso vai da disponibilidade da pessoa. Às vezes, alguém participa ativamente da discussão de um livro e, na discussão de outro, não consegue participar nenhuma vez, por não ter tido tempo para ler o livro e acompanhar a coisa toda. Inicialmente, eu acho que criar certas restrições, ao invés de tornar a coisa divertida, acaba atrapalhando. É claro que eu acho legal que as pessoas se esforcem para participarem, porque embora não pareça, dá um trabalhão danado para organizar tudo. E, tipo, acho sacanagem uma pessoa indicar um livro, ele vencer, e ela não dar as caras na discussão, né?

Eu faço essas coisas com prazer? Faço, porque eu sinto que, além de ser uma forma de eu compartilhar o prazer da leitura com outras pessoas, é uma forma de retribuir a Literatura por ela ter salvado a minha vida (sim, tem gente que odeia essa história de "literatura Jesus Cristo", mas eu nem ligo).


É porque eu sou "meio" chato e sempre tenho um planejamento de leitura. Ninguém gosta de ler o que não gosta de ler. Sou contra qualquer obrigação de leitura. Então se for condição de participação ler o que não quiser, eu preferiria não participar e ficar só lendo as discussões.
De chata para chato: se vencer um livro pelo qual você não tenha interesse, não participe daquela discussão. Depois, no próximo mês, com um novo livro, você volta a participar.
 
Última edição por um moderador:
eu topo. esse ano é um ano que pretendo dedicar à leitura principalmente. E espero ver muito Shakespeare entre os livros indicados!!
 
Votei na última opção da enquete. Infelizmente no momento não teria como participar de uma maneira efetiva e como o evento merece, por motivos pessoais. Então só poderia mesmo acompanhar as discussões.
 
É aberto um tópico para indicações, quando atingimos um número de dez indicações, criamos a enquete.

Acho que 10 é um número muito grande de indicações. Podemos reduzir à metade que ficará mais coerente com a realidade de movimentação que temos no sub-fórum atualmente.

vamos tentar indicar obras de autores que estão em domínio público, para facilitar a vida do povo; não vamos compartilhar links para baixar obras que não estiverem em domínio público, porque a Valinor é contra a pirataria, e nós não vamos querer que os responsáveis pelo fórum sejam processados, né? Etc.

Acho importante os participantes terem essa consciência de indicar autores conhecidos, que sejam fáceis de encontrar. De preferência os clássicos, daqueles que todos têm vontade de ler, mas que poucos realmente leram.

Até porque eu não leio no computador. Pelo menos não livros. E links para obras, mesmo em domínio público não teriam utilidade para mim. Eu precisaria de um tempo para encontrar em alguma biblioteca. Em último caso comprar, num sebo de preferência.

De chata para chato: se vencer um livro pelo qual você não tenha interesse, não participe daquela discussão. Depois, no próximo mês, com um novo livro, você volta a participar.

Assim eu gosto, assim eu participo.
 
Como toda e boa iniciativa apoio e desde já dou os parabéns para a idealizadora de projetos mais incansável desse fórum, mas inicialmente irei acompanhando as discussões, entender perfeitamente como a coisa funciona e irei participar quando for possível.
 
Eu topo. Me interessei por esses grupos, na minha rápida passada pelo Meia Palavra, mas como foi MUITO rápida, acabei não participando de nenhum.
Acho bem interessante e serve de incentivo, pra quem quer ler mais, o que é o meu caso.
Acompanharei na medida do possível o/
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo