• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias DC Comics faz campanha anti-mangá

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Goku-vs-Superman-500x250.jpg

Parece que as fortes vendas de mangás no mercado americano têm incomodando bastante as editoras locais. Para tentar conter o avanço dos quadrinhos japoneses, a DC Comics lançou uma campanha no mínimo estranha.

A editora que pertence a Warner Bros. distribuiu nas comic shops um cartaz com a seguinte frase: Robama precisa de você comprando (uma HQ) americana! Até então nada fora do comum, levando em conta o forte patriotismo dos estadunidenses.

O pequeno detalhe está no fim do anúncio, onde diz para você trocar o primeiro volume de um mangá por uma edição de número 1 da New 52 (DC Comics pós reboot). Além do cartaz, também será distribuído uma versão em flyer no evento Megacon, um conhecido ponto de encontro de otakus na cidade de Orlando, Flórida.

No Brasil a situação é a mesma. Os mangás abocanharam uma grande parcela do mercado e os quadrinhos americanos apresentam vendas cada vez menores. Mas não esperem que a campanha se repita por aqui, pois a Panini, responsável pelos lançamentos da DC em nosso país, também publica mangás.

DC-vs-Manga.jpg

Fonte: ANMTV
Que ridículo por parte da DC! Não esperava algo assim vindo deles. Uma pena.
 
Eu amo Comics, e amo mangá, ok vou ser lixado por isso? '-'
Estranho, a maioria das animações da DC são americanimes e talz '--'
Pelos membros da DC provavelmente você seria. :lol:

Ao invés de incentivarem suas HQs com novas produções, personagens novos, novas histórias e tentar resgatar o domínio no mercado com uma briga saudável, eles preferem usar dessa tática para tentar de alguma forma conter o avanço dos mangás por lá. É realmente uma pena.

Aliás, não é de hoje que muitos reclamam das HQs e seus arcos intermináveis, com várias reviravoltas de mundos paralelos, mortes em que passado alguns números o personagem renasce e tudo o mais. Acho que eles poderiam começar a rever um pouco o trabalho que vem fazendo. Na verdade eu não conheço muito como funciona por lá, mas uma boa estratégia era fazer uma pesquisa semanal, assim como acontece com os mangás, para saber a recepção do público com as histórias e novas produções. Acredito que poderia ajudá-los em muito isso, caso não o façam.


Edit.: Só para citar um episódio no seriado The Big Bang Theory, que é um seriado americano sobre nerds. Lá eles estão em uma loja de gibis e os personagens mesmo comentam que a nova edição não tem nada de novo, apenas um personagem a mais ou uma aparição a mais e eles querem vender o produto novamente. Claro que ali eles compram, mas dá para ser encarado sim como uma crítica ao que vem acontecendo por lá.
 
Última edição:
Realmente, se você for ver por esse lado, o mangá é mais fácil de acompanhar, e é uma DOS muitos motivos que vem ganhando mais adeptos e talz,
Mas caramba, achei isso bem ridiculo por parte da DC, eu amo a editora, se eu não me engano um mangá era publicado por um selo da DC, (Não me matem se eu estiver errado) com certeza a DC ja influenciou mangás e vice versa... Mas isso foi bem baixo.
 
Particularmente nunca gostei de HQ de heróis americanos. Sempre achei a diagramação superconfusa.

Mas estou com vocês nessa.
As HQs sofrem de se fundarem sempre em cima do mesmo universo com mesmos heróis, ad infinitum, por mais de 5 décadas.
Mangás, apesar de também existirem os intermináveis, costumam ter maior variedade tanto de titulos, como temas.


Mas não acho a iniciativa da DC errada ou inválida.
Só é meio vergonhoso ela ter que chegar a esse ponto.
 
Eu adoro HQs e Mangás tbm, colecionei ambos por muito tempo, mas acabei cansando das HQs justamente por esse problema que vocês citaram, arcos intermináveis, reboots, mortes e ressurreições pouco justificadas.
Recentemente tenho pensado em voltar a ler (principalmente por causa desse arco The New 52, que tem sido bem elogiado), por isso acho triste esse tipo de coisa.

Mas não é inesperado, a Marvel tbm sofre concorrência dos mangás, mas as vendas de alguns carros-chefe (como Homem-Aranha e Wolverine) continuam bem, a DC por outro lado viu uma recuperação com esse The New 52, mas atualmente já vê a queda nas vendas, dai vem esse apelo. Mas eu acredito que não vai funcionar, enquanto eles não melhorarem a qualidade das histórias as vendas vão continuar baixas.
 
Particularmente nunca gostei de HQ de heróis americanos. Sempre achei a diagramação superconfusa.

Mas estou com vocês nessa.
As HQs sofrem de se fundarem sempre em cima do mesmo universo com mesmos heróis, ad infinitum, por mais de 5 décadas.
Mangás, apesar de também existirem os intermináveis, costumam ter maior variedade tanto de titulos, como temas.


Mas não acho a iniciativa da DC errada ou inválida.
Só é meio vergonhoso ela ter que chegar a esse ponto.

O que existe atualmente é uma crise de criatividade nas grandes editoras de HQ. Mas era algo previsível, usar as mesmas "fórmulas" por 50 anos é morte para qualquer história fictícia, vale lembrar que eles banalizaram completamente as mortes dos heróis.


É por isso que só acompanho 2 HQ's atualmente (Hellblazer e Hellboy).
 
Mas não acho a iniciativa da DC errada ou inválida.
Só é meio vergonhoso ela ter que chegar a esse ponto.
Errada não é mesmo, mas eu acho ridículo isso para uma empresa do porte deles.

Mas não é inesperado, a Marvel tbm sofre concorrência dos mangás, mas as vendas de alguns carros-chefe (como Homem-Aranha e Wolverine) continuam bem, a DC por outro lado viu uma recuperação com esse The New 52, mas atualmente já vê a queda nas vendas, dai vem esse apelo. Mas eu acredito que não vai funcionar, enquanto eles não melhorarem a qualidade das histórias as vendas vão continuar baixas.
Certeza. O problema ali não são os mangás tomando o mercado, mas sim a qualidade de seu próprio produto que não vem mais agradando muito dos fãs. Eu sou fã do homem-aranha, por exemplo, mas hoje em dia não acompanho mais nada das HQs do mesmo. No máximo as criações dos desenhos animados, mas assistindo na cartoon ou outro canal, sem uma sequência própria, já que a própria história não exige isso.

Teve aquela história da morte do Peter Parker e a aparição de um novo homem-aranha, mas hispânico dessa vez, como mostrado na notícia postada aqui no fórum, o que evidencia bem a falta de criatividade em criar um herói novo.
 
Mas cara, nem todo roteirista é um Tolkien da vida não poxa, os comics tão ai a quase 100 anos, e eles não acabam, Tipo eses treco dos arcos, graphic novels, mini series e talz, tem muita coisa, e ainda tipo tem muita gente boa nos comics, tanto quanto nos mangás, mas a verdade na minha opinião é : Que é a era de shit dos HQs, ah é :3
 
Mas cara, nem todo roteirista é um Tolkien da vida não poxa, os comics tão ai a quase 100 anos, e eles não acabam, Tipo eses treco dos arcos, graphic novels, mini series e talz, tem muita coisa, e ainda tipo tem muita gente boa nos comics, tanto quanto nos mangás, mas a verdade na minha opinião é : Que é a era de shit dos HQs, ah é :3
Mas eu não disse que os roteiristas são ruins. O que acontece é o já explicado aqui anteriormente. Eles andam pegando os mesmos personagens a anos e criando histórias para eles, ou seja, não aparecem personagens novos e chega uma hora que essas histórias começam a ficar meio repetitivas ou arcos sem muita explicação, como as ressurreições de alguns heróis. As únicas criações que eu vi foram na Liga da Justiça, mas com pouca exploração de alguns novos.

Nos mangás a variedade é enorme! Praticamente tudo vira um mangá e com boa qualidade na grande maioria das vezes. Temos mangás de futebol (Super Campeões), basquete (Slam Dunk), ninjas (Naruto), dubladores ou seiyuu (Rec), medievais (Record of Lodoss War), vida escolar (School Rumble) e tantos outros temas. A variedade de personagens também é incrível.

Eu aconselharia dar uma olhada no anime Bakuman para entender melhor o universo dos mangás e ver o quanto ele é rico.

Mas é como eu disse, não sou um profundo conhecedor de como as coisas são levadas e conduzidas no mundo das HQ´s. Claro que não é fácil chegar lá e sair criando. Apenas estou dando minha opinião pelo que vejo de notícias e leio nesses últimos tempos por lá.
 
Concordo com voce os mangás exploram mais. Claro que sim, mas acho que isso vem de longe, poxa, tipo, o Osamu Tezuka (Cara que Criou AstroBoy e talz) Ele fez muuita coisa diferente, saca? coisa que no HQ não existe, e as pessoas que compram HQs elas querem ver os heróis e talz, se elas não quisessem elas poderiam ir ler tirinhas nos jornais ou HQs europeias, Tintin, Hagar, çascoisa aí, e eu acho que por isso que os roteiristtas se acomodaram, tipo: Morte do Superman,Batman,Cap.America. Eles repetem as coisas sim... Mas pra fazer diferente ( o que é dificil ) Poucos conseguem, e os que conseguem são lembrados até hoje.
 
O site ANMTV trouxe uma atualização sobre a notícia e achei legal trazer para conferirem:

ANMTV disse:
Atualização: A campanha não foi realizada pela DC Comics e não irá distribuir o cartaz em várias comic shops. Todo o trabalho foi realizado pela loja “A Comic Shop”, porém a editora americana apoiou o projeto e está financiando 75% dos custos.

O cartaz foi criado por utilizando a capa da quinta edição da revista Justice League (Liga da Justiça), onde o personagem Cyborg foi renomeado como “Robama” em referência ao presidente estadunidense Barack Obama.

Vale recordar que a DC Comics já teve nos Estados Unidos uma divisão para publicar mangás, chamada AMX. Também foram produzidas animações por estúdios japoneses baseadas em seus personagens, como Batman: O Cavaleiro de Gotham (Batman: Gotham Knight).

Portanto, não se trata de uma campanha encabeçada pela DC, mas também não a isenta de culpa. É inadmissível uma empresa apoiar esse tipo de anúncio, considerado por muitos como xenofóbico.
Na verdade não mudou em nada, pois mesmo que não tenha sido ideia deles a princípio, eles estão financiando o projeto.
 
DC tá numa época ruim.
Épocas desesperadas, medidas desesperadas.
Essa foi a lógica para esse tipo de ação.

Eu acho que muitos americanos alimentam esse ciclo das HQs, quando os editores matam o Batman, a DC recebe 10.000 cartas de reclamação... Aí fica difícil não ressucitar mesmo.
Isso da morte Homem-Aranha só funcionou pq é um publicação alternativa, na "linha verdadeira" isso não aconteceu.
 
Vi ontem a notícia na ANMTV, mas fiquei com receio de publicar por não saber se foi mesmo idéia do Didio ou Geoff Johns. Se a iniciativa tivesse partido da Marvel, até levaria na boa; desde sua fundação, o Stan Lee sempre colocou capas irreverentes em todos os selos da editora como chamariz. Agora, a DC apoiar um apelo que chama o leitor americano a trocar um mangá por uma revista da editora é um tiro no pé.

Eles ainda NÃO entenderam o porquê das baixas vendagens e a razão de tanta reclamação: as Infinitas Crises que parecem assolar o cérebro dos roteiristas. Não adianta, eles podem ter uma vendagem expressiva no início dos eventos, com novas roupagens, personagens desenhados como badass das sagas e um vilão misterioso fodônico. Tudo isso não se sustenta sem um enredo coerente e que faça o leitor se sentir parte da trama e não um mero expectador.

Cá entre nós. Alguém aqui já sentiu pena ou chorou por algum herói ser morto nos dias de hoje? Cadê a emoção? Não tem.
 
Vi ontem a notícia na ANMTV, mas fiquei com receio de publicar por não saber se foi mesmo idéia do Didio ou Geoff Johns. Se a iniciativa tivesse partido da Marvel, até levaria na boa; desde sua fundação, o Stan Lee sempre colocou capas irreverentes em todos os selos da editora como chamariz. Agora, a DC apoiar um apelo que chama o leitor americano a trocar um mangá por uma revista da editora é um tiro no pé.

Eles ainda NÃO entenderam o porquê das baixas vendagens e a razão de tanta reclamação: as Infinitas Crises que parecem assolar o cérebro dos roteiristas. Não adianta, eles podem ter uma vendagem expressiva no início dos eventos, com novas roupagens, personagens desenhados como badass das sagas e um vilão misterioso fodônico. Tudo isso não se sustenta sem um enredo coerente e que faça o leitor se sentir parte da trama e não um mero expectador.

Cá entre nós. Alguém aqui já sentiu pena ou chorou por algum herói ser morto nos dias de hoje? Cadê a emoção? Não tem.

Justamente por que eles banalizaram as mortes dos próprios Heróis. Tinha um tempo que matar um herói e ressuscitá-lo alavancava vendas astronômicas, hoje essa fórmula não dá mais certo.

Da mesma forma como remodelar personagens, recontar a mesma história, isso já é algo que não "cola" há muito tempo.
 
Chega a ser constrangedor a preguiça de criar e arriscar novas franquias, ta bom de começarem a exercitar a criatividade para uma disputa sadia. Descer o nível desse jeito chega a ser ridículo. Como foi falado Franquias de 50 anos repetidas, personages que morrem 200 mil vezes voltam sem explicação plausivel.

Assim não tem História que renda.
 
Cá entre nós. Alguém aqui já sentiu pena ou chorou por algum herói ser morto nos dias de hoje? Cadê a emoção? Não tem.
Isso é uma pura verdade. Sem contar que com One Piece, por exemplo, já me emocionei em diversas vezes. O final do arco Alabasta com eles se despedindo, a despedida do Going Merry, a maioria das lutas do Luffy, entre tantas outras são um bom exemplo. E claro, isso não fica restrito apenas ao anime One Piece, mas tantos outros que tomam totalmente sua atenção e parece que você está vivendo aquilo tudo.

Está faltando sim bons roteiristas. Talvez uma reformulação na equipe seja necessária. A rotatividade de mangás na Jump, por exemplo, é uma boa, pois estimula o mangaká sempre estar evoluindo para não ficar para trás de novatos. Mesmo que a série tenha já feito muito sucesso, se não anda bem das pernas e surge uma nova parecida, ela recebe um tempo para melhorar ou é cortada da revista. Isso sempre estimula a criação de histórias melhores, o que é muito positivo para a revista.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo