• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SOPA e PIPA = fim do wikipedia, google, youtube, facebook, twitter...

Anwel

Nazgûl Cavaleiro
Stop Online Piracy Act

Faz pouco tempo que ouvi falar disso, queria saber se alguém tem mais informações ou opiniões diferentes do que tá sendo divulgado por aí:



"Será votada em Fevereiro a lei de Combate à Pirataria Online(Stop Online Piracy Act - SOPA sigla em inglês) no Congresso americano que propõe grandes mudanças na forma e autoridade de detentores de direitos intelectuais agirão contra a pirataria online.

Empresas que prestam serviço de acesso a internet serão consideradas culpadas de difundir conteúdo pirata caso concedam acesso a sites com conteúdo suspeito, sendo assim elas teriam que blquear o acesso a esses sites para evitar punições, algo semelhante já acontece na China.

A proposta de Lei prevê que os grandes sites de conteúdo, gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis pelos conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.

Um dos pontos mais discutidos é o bloqueio de serviços de pagamento online para os sites que sejam considerados fonte suspeitas de ajudar a difundir conteúdo protegido pela lei de propriedade intelectual norte-americana.
Sites de Busca seriam obrigados a retirarem de seu indice de busca sites suspetos e só poderiam reconsidera-los após debate na justiça americana.
Outro ponto discutido é que a proposta vincula sites com links à sites suspeitos de pirataria, punindo-os também, ou seja se em algum comentário um visitante fizer um Link para um site de pirataria o site também será bloqueado.

Como isso afeta sites brasileiros?

Há mais pontos polêmicos na lei e um deles é a possibilidade de colocar offline sites estrangeiros, inclusive brasileiros, suspeitos de violarem os direitos de autor sem para que isso seja necessária uma ordem judicial.
Plataformas de blog como wordpress podem ser bloqueadas acusadas de quebra de patente de software, assim milhares de sites sairiam do ar, mesmo aqueles hospedados em host prórpios.
Como mais da metada da Infraestrutura da internet está em território americano, as consequências poderão se a lei for aprovada afetar toda a internet mundial.

Protesto:
Sentindo-se ameaçadas pela possivel aprovação da Lei grandes sites resolveram fazer um blackout, ou seja tirar suas páginas do ar, enquanto alguns dos ativistas apenas irão colocar Banners e Faixas em seus sites.
Até esse momento foram constatados por nossa equipe que os sites em protesto são wikipedia.org em sua versão em inglês(serviço de enciclopédia livre e gratuita online), http://pt-br.wordpress.com/ (site de blogs)e http://gizmodo.com/ (acessados em 18/01/12)."


fonte: http://noticias.portalbraganca.com.br/tecnologia/328-sopa/6673-entenda-sopa-stop-online-piracy-act.html


Vídeos:

http://www.youtube.com/watch?v=ZzHe0QjtyW0&feature=player_embedded

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=K3ORTCseHD8


Na Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Stop_Online_Piracy_Act
 
Última edição:
Re: Stop Online Piracy Act

A proposta de Lei prevê que os grandes sites de conteúdo, gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis pelos conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.

Isso é horrivel! Só para ter uma idéia mais clara, peguei alguns trechos deste artigo que fala como seria a internet com o SOPA:

"Seu Tumblr, seu twitter, ou sua página do Facebook poderiam ser "fechadas" a qualquer momento. A grande maioria das pessoas tem alguma página hoje em dia, seja um blog com meia dúzia de assinantes ou um Twitter com meio milhão de Followers. Se você postar algum material infringindo os direitos autorais seu domínio pode ser bloqueado, assim do nada. No passado o dono dos direitos autorais poderia agir e um aviso seria enviado ao site para remover o material. Não existe mais avisos com o SOPA.

Buscas no Google não seriam mais as mesmas. Ferramentas de busca não mostram certos sites inapropriados ou irrelevantes. SOPA expandiria isso. Qualquer site que infrinja direitos autorais não apareceria nos resultados da busca. Mesmo buscas diretas para o nome do dominio retornaria em branco.

Área para comentários desapareceriam. Não apenas o blogueiro e quem hospeda o site serão responsáveis pelo conteúdo, Eles também serão responsáveis pelos comentários. Isso significa que se alguém comentar no seu post um artigo completo de outro site, é você que vai pagar o preço. Resultado é que essa área seria removida para se auto preservar. (O mesmo vale para páginas do Facebook)"

Ou seja, ninguém vai poder fazer nada, todos os sites e blogs serão bloqueados. Comecei a ver um pouco mais sobre o SOPA hoje, mas basicamente é isso, não existirá mais liberdade.

Um exemplo, não poderíamos mais anexar fotos nos posts, porque se alguma imagem que esteja infringindo os direitos autorais de alguém for upada aqui, poderão bloquear o fórum.
 
Última edição:
S.O.P.A = Stop Online Piratary Act

P.Ip.A = proctect Ip act

Na prática, se um site como os acima mencionados repetir por 3 vezes um ato de pirataria, mesmo se for cometido por usuários, ou se for apenas um comentário de usuário que incita pirataria, ele é retirado da internet.

Até mesmo valinor - com a enorme preocupacao que sempre tivemos contra pirataria - nao seria poupada por esse tipo de lei.

Sites como wikipedia nao teriam como vigiar bilhoes de edicoes de seus usuarios-colaboradores. Por isso a tarja preta hoje no wiki em English (imagine um mundo sem acessoa informações livres)

Esse pessoal está indo na contramão do Steve Jobs (musica por 1 dolar e facil acesso), e do Steam (magic the gathering por 10 dolares, ao inves de pagar 100 reais por um deck... e com promoção de 75% de desconto de vez em quando!) e do Android market, porque só dinossauros como gravadoras do século passado nao conseguem mudar seu jeito de fazer negócios.

Porque eu compraria um CD pirata de 5 reais com apenas uma musica que eu quero, quando posso comprar por 1 dolar só a musica que eu quero?

Pesquisem e votem contra isso (o google em ingles tem um link para voce dar seu voto, mas lembrem-se de colocar um zip post dos EUA, ok?)
 
Última edição:
Re: Stop Online Piracy Act

Seria o fim da internet da forma na qual a idealizamos.

Eu torço muito pra que isso não aconteça.
 
É uma pena terem pessoas apoiando tal lei. Será praticamente limitar a internet para tudo.
 
Os mais estavam certos :/ O fim do mundo acontecerá caso esse SOPA e PIPA entrem em vigor
 
Nossa, é pior do que eu imaginava!
Espero MESMO que isso não vingue.
Acho que os EUA tem uma comunidade de internautas ativa o suficiente pra barrar isso.
 
Ah, isso não vai passar.. Já li muito sobre isso, e as pessoas estão se mobilizando. Eu estou otimista com relação a esse assunto, acho que não vai chegar a esse ponto de acabar com a internet.
 
Eu prevejo caos econômico, violência e tudo o mais. É loucura o Governo dos EUA tentar impor uma coisa dessas.
Mas como se trata de um país que não liga nem pro seu povo certamente isso vai entrar em vigor.
Se o povo dos EUA sair da internet como o governo vai monitorar suas vidas?
 
Estava ouvindo o jovem nerd hoje a tarde e parece que saiu uma notícia em que o Obama já se pronunciou que seria contra a tal lei. Ele vetaria a lei caso fosse aprovada no congresso.
 
Eu duvido que essa lei seja aprovada. Obama ou outro presidente não seria burro em fazer essa merda. Votar a favor desta lei é votar para aprofundar a crise econômica mundial e ir contra a própria essência da liberdade e capitalismo do EUA (e mundo).
 
COMO EU VOU PASSAR DE ANO SEM WIKIPEDIA, DIO MIO? 8-O

Falando sério, mas que controvérsia hein? Na China, praticamente um país-muralha para o mundo, é até aceitável. Mas e onde os ideais democráticos e de liberdade de expressão figuram, onde que fica o respeito a esses ideais? Nublados pela hipocrisia?
Assim num dá, Mundo..
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo