• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Sugestões de Visitação - CHAPADA DIAMANTINA

Eriadan

Well-Known Member
Posso dar uma dica? Se puderem vir à Bahia, não escolham Salvador, Costa do Sauípe, Porto Seguro, nada disso. Venham à CHAPADA DIAMANTINA. Não é uma cidade, mas uma região, que tem, arrisco dizer, algumas das paisagens mais bonitas do mundo. É preciso um período de 20, 30 dias para conhecer todos os pontos famosos, cada um mais especial do que o outro. Eu fiquei 6, e deu pra conhecer 5 locais, mas alguns dos que eu estava mais interessado, como o Poço Encantado e a Fumaça, deixei para uma outra visita.

Um conselho, antes de mais nada:
1. Se for de carro, procure hospedar-se em uma destas cidades (nesta ordem de preferência): Lençóis, Mucugê, Capão, Andaraí ou Igatu. A última é praticamente uma vila, bem pequenininha, mas é a mais próxima do Buracão, um dos passeios que mais valem a pena;
2. Se for de excursão, assegure-se de que já estão inclusas no pacote pelo menos três visitas. Os deslocamentos são, em geral, longos, e as empresas turísticas no local cobram um absurdo.

Vou postando aos poucos os locais que visitei. Se tiverem interesse, postei algumas fotos em meu perfil. Ah, e se alguém já visitou e também quer postar sugestões, fique à vontade!
 
Última edição:
Buracão

attachment.php

"O Buracão", como chamam, fica mais próximo da cidadezinha de Igatu. Uma trilha de uma hora e meia com uma recompensa que supera todas as expectativas: um lago negro belíssimo no meio de, realmente, um "buracão", com paredes de rocha, e uma cachoeira de 100m. A gente fica meio hipnotizado quando chega lá. Ao contrário do que acontece com alguns dos lagos na Chapada (em que se proíbe, por questões ambientais), o banho é permitido - até porque a última parte do percurso é feita a nado (não se espantem, é uma travessia calma e com colete, dá pra levar crianças). A água é gelada, mas deliciosa. Boa oportunidade para quem gosta de saltos da rocha, que são permitidos a uma certa altura.

Portanto:

attachment.php

Próximos: Pratinha, Morro do Pai Inácio e Poço Azul.
 

Anexos

  • DSC00387.jpg
    DSC00387.jpg
    586,5 KB · Visualizações: 19
  • Capturar111111.JPG
    Capturar111111.JPG
    109,1 KB · Visualizações: 19
  • DSC00390.jpg
    DSC00390.jpg
    578,4 KB · Visualizações: 18
Última edição:
Pratinha

attachment.php

Quer se sentir no paraíso? Vá na Pratinha e faça a flutuação: você nada com os peixes, numa água cristalina com uma cor absurda de tão linda, e olha que eu fui num dia nublado! Infelizmente eu fui muito casquinha para pagar a foto debaixo d'água, mas pela foto dá pra se ter uma noção. A flutuação começa no meio daquela gruta: você vai com snork, pé de pato e lanterna, e explora o fundo do lago - depois, a melhor parte, volta aos recifes e à claridade, e tem momentos de êxtase com a paisagem subaquática. Lá tem também tirolesa. O ponto negativo fica pelas taxas, altas para os padrões da Chapada: com visitação, flutuação, fotos e tirolesa, você paga em torno de R$100,00, sem contar o deslocamento. Mas eu digo que vale a pena!

A propósito, na internet a gente encontra fotos em que a água esta com um tom azul estilo caribe. Não anexei porque não tenho certeza se jogaram um pouco de photoshop, mas não duvido que a água tome aqueles tons em um dia bem ensolarado. Depende do local e do ângulo da foto também (reparem que na quarta foto a água já parece mais azul).
 

Anexos

  • DSC00417.jpg
    DSC00417.jpg
    599,4 KB · Visualizações: 22
  • Capturar56565.JPG
    Capturar56565.JPG
    90,8 KB · Visualizações: 19
  • Capturar121212.JPG
    Capturar121212.JPG
    97,2 KB · Visualizações: 19
  • Capturar7.JPG
    Capturar7.JPG
    57,4 KB · Visualizações: 22
Última edição:
Putz! Já tá anotado aqui na minha lista de tantos lugares que ainda quero conhecer!

Como postei em outro tópico por aqui, nos primeiros meses do ano praia não é minha prioridade, lugares com trilhas e cachoeiras é um prato cheio pra mim!

Mandou bem na escolha! :joinha:
 
Pra quem gosta de trilha, Fúria, dizem que a melhor é a da Fumaça, cerca de 2h de subida. A Fumaça é uma cachoeira tão alta com um curso tão potente que, pasmem, não forma lago lá embaixo: a água se dissipa antes de alcançar o chão. Não deu tempo de fazermos essa trilha, mas já guardei para a minha próxima visita à chapada. E também o Poço Encantado, que é uma obra divina (principalmente no período do ano e do dia que coincida com a incidência da luz no lago a um determinado ângulo). Fotos, só pra vocês terem uma noção:

15.JPG

Captura%20de%20tela%202011-02-23%20as%2021.52.28.jpg

Em breve posto Morro do Pai Inácio, Poço Azul e Poço do Diabo.
 

Anexos

  • 15.JPG
    15.JPG
    115,9 KB · Visualizações: 16
  • Captura%20de%20tela%202011-02-23%20as%2021.52.28.jpg
    Captura%20de%20tela%202011-02-23%20as%2021.52.28.jpg
    90,9 KB · Visualizações: 20
Última edição:
Morro do Pai Inácio

attachment.php

Ah vai, olha a vista. Precisa dizer mais alguma coisa? O Morro do Pai Inácio deslumbra aquela visão mais célebre da Chapada, que não poderia ser outra: as chapadas! A trilha é difícil, mas não é comprida: vinte minutos de subida, e fotos para emoldurar. E melhor: não paga nada, e é relativamente próximo de Lençóis (a cidade em que eu recomendo que você se hospede, caso vá).

No detalhe da terceira foto: meu irmão treinando Aikido.
 

Anexos

  • Capturar (2).JPG
    Capturar (2).JPG
    72,4 KB · Visualizações: 21
  • Capturar324234234234324.JPG
    Capturar324234234234324.JPG
    64,3 KB · Visualizações: 18
  • Capturar23232323232.JPG
    Capturar23232323232.JPG
    58,8 KB · Visualizações: 17
  • Capturar13333344444.JPG
    Capturar13333344444.JPG
    74 KB · Visualizações: 17
Última edição:
Cara, sugestão maravilhosa!
Fiquei bem animado pra ir.

O poço encantado me lembrou (um pouco) a Gruta da Lagoa Azul de Bonito:

2465274739_acc53f6dee.jpg
 
Poço Azul

attachment.php

Velho, esse lugar é "tão muito doido" que parece que é impossível não desfocar a foto: segundo o instrutor local, vários fatores provocam a ilusão de ótica que dá a cor ao lago. Coloquei esta porque foi a única que ficou razoável, apesar de não pegar a paisagem completa - e, com a exceção da Fumaça e do Poço Encantado, só estou trazendo ao tópico imagens que nós mesmos tiramos, para garantir que são idôneas.

Sim, para quem estava em dúvida: essa "mancha" azul, que parece ar, é água mesmo! E vão por mim: pessoalmente, é muito mais deslubrante. Chega-se ao Poço Azul através de uma descida leve à gruta. Lá também se faz flutuação, com certas restrições: não se pode ultrapassar um determinado ponto do poço (prefiro não imaginar porquê, pode ter de tudo naquelas profundidades :assobio:) e não é permitido movimentar muito a água, para evitar erosão.

Pontos negativos: 1. Estrada desgraçada pra chegar lá! (se bem que para quase todos os locais a gente tem que enfrentar isso); e 2. É um dos pontos mais visitados: em alta estação, a gente tem que esperar um tempinho até um guia retornar com outro grupo. Mas é uma água em que pessoa nenhuma pode deixar de nadar antes de morrer, sério.
 

Anexos

  • Capturar04.JPG
    Capturar04.JPG
    50,7 KB · Visualizações: 16
  • Capturar03.JPG
    Capturar03.JPG
    52,1 KB · Visualizações: 17
  • Capturar02.JPG
    Capturar02.JPG
    54,6 KB · Visualizações: 15
  • Capturar01.JPG
    Capturar01.JPG
    44,6 KB · Visualizações: 15
  • Capturar1231231.JPG
    Capturar1231231.JPG
    47 KB · Visualizações: 15
Última edição:
Vale do capão, mochila nas costas, alugar um canto perto do rio.
Eu fiquei dias maravilhosos nesta cidade, perto de macaquinhos, rios de água vermelha (e divina para cabelo e pele).
Para chegar é mesmo uma viagem longa e no meio do nada tem a cidade.
Mas vale a pena.
Lençóis fica do lado, é linda, tem lugares maravilhosos, mas é mais cheia de turistas que ligam o som do carro bem alto,e em cada esquina, sabe?
Mas tudo vale a pena na Chapada Diamantina.
IMG_0030.jpg
 
Realmente vale a pena a viagem pra Chapada, as paisagens são muito bonitas, cada dia você se encanta com um passeio. E vale a pena ir em todos, alguns são mais cansativos, mas quando quando chega no local você esquece de tudo. Fui agora pela segunda vez (com Eriadan) e ainda assim voltamos com vários passeios sem fazer! Uma boa ideia também é tirar um dia só para descansar, se não fica dificil aguentar tantos dias de caminhada!
 
A sugestão de Tali é boa: as viagens para esses locais são quase sempre cansativas (seja por horas de estrada, seja por horas de trilha), então é interessante pegar um dia para descansar, ou pelo menos uma tarde, para quem tiver gás (e aí tem passeios como o Ribeirão do Meio, que é dentro de Lençóis - mas tem trilha!).

Aproveitando, esta seria a minha sugestão de roteiro, num período de seis dias (não dá pra ser menos que isso), para alguém que esteja hospedado em Lençóis:

1º dia: Poço Azul (manhã) e Poço Encantado (tarde)
2º dia: Cachoeira da Fumaça (só)
3º dia: DESCANSO
4º dia: Buracão (só)
5º dia: Pratinha (manhã) e Morro do Pai Inácio (tarde)
6º dia: Poço do Diabo e vai embora!

Tali pode melhorar essa sugestão, porque não lembro direito qual fica mais perto de qual, mas é um roteiro que vai permitir que você aguente todas essas viagens. Um problema é o Buracão, que fica muito longe de Lençóis (é ideal para quem está hospedado em Igatu), mas, se sair BEM cedo da pousada, acho que dá (Tali, me confirme). E é um passeio que vale muito mesmo a pena.

Em breve postando Poço do Diabo...
 
Última edição:
Pra quem gosta de trilha, Fúria, dizem que a melhor é a da Fumaça, cerca de 2h de subida. A Fumaça é uma cachoeira tão alta com um curso tão potente que, pasmem, não forma lago lá embaixo: a água se dissipa antes de alcançar o chão. Não deu tempo de fazermos essa trilha, mas já guardei para a minha próxima visita à chapada. E também o Poço Encantado, que é uma obra divina (principalmente no período do ano e do dia que coincida com a incidência da luz no lago a um determinado ângulo). Fotos, só pra vocês terem uma noção:

15.JPG

Captura%20de%20tela%202011-02-23%20as%2021.52.28.jpg

Em breve posto Morro do Pai Inácio, Poço Azul e Poço do Diabo.

Pra alcançar esse PARAÍSO qualquer caminhada vale! Desde que eu saí da grande SP me mudei pra um lugar com reserva de Mata Atlântica proximo pra justamente ter um "quintal" de treino perto de mim pra eu aumentar aos poucos cada vez mais a minha resistência em caminhadas.

Eu sou mochileiro de natureza, me acomodo bem em qualquer pousada, mas se tiver opção de camping encaro também numa boa. :)
 
Poço do Diabo

attachment.php

Primeiramente, me permitam uma exceção: esta foto eu peguei na internet, porque lá não tiramos nenhuma foto boa pegando bem a paisagem. Mas asseguro que não tem nada errado com ela não, o Poço do Diabo é bem isso aí mesmo: um lago negro com uma ótima cachoeira. Eu recomendo, principalmente, para quem não tiver a oportunidade de ir ao Buracão (que é um dos melhores, mas confesso que é complicado chegar lá, tanto pela distância de estrada quanto pela trilha). Fica a alguns minutos de Lençóis, e a caminhada é tranquila, nem precisa de guia.

Pontos positivos: tirolesa e rappel, ideal para iniciantes - não liguem para a foto, meu irmão gosta de inventar, dá pra descer normal mesmo. :lol: Ponto negativo: não há nada de tããão fascinante. Se for o seu primeiro passeio na Chapada, você pode até ficar deslumbrado, mas se for depois de flutuar na Pratinha e no Poço Azul, por exemplo, vai preferir ficar nadando no lago, ou descendo mil vezes na tirolesa.
 

Anexos

  • Capturar34456.JPG
    Capturar34456.JPG
    133,3 KB · Visualizações: 16
  • Capturar8181818181.JPG
    Capturar8181818181.JPG
    95,8 KB · Visualizações: 13
  • Capturar888888888.JPG
    Capturar888888888.JPG
    103,9 KB · Visualizações: 14
  • Capturar9999999999999.JPG
    Capturar9999999999999.JPG
    109,3 KB · Visualizações: 16
Última edição:
Pra alcançar esse PARAÍSO qualquer caminhada vale! Desde que eu saí da grande SP me mudei pra um lugar com reserva de Mata Atlântica proximo pra justamente ter um "quintal" de treino perto de mim pra eu aumentar aos poucos cada vez mais a minha resistência em caminhadas.

Eu sou mochileiro de natureza, me acomodo bem em qualquer pousada, mas se tiver opção de camping encaro também numa boa. :)
Fúria, então posso te assegurar que é a viagem certa pra você. As paisagens são de tirar o fôlego. Na volta do Poço Azul, na estrada, eu fiquei tão doido observando a vista que podia acabar jogando o carro no precipício. :lol: As montanhas azuis à distância, me senti no Condado olhando para o oeste! :beam:

Um Condado um pouco mais sertanejo, talvez. :dente:

E sobre se acomodar bem em qualquer pousada, isso é bom também, porque lá as pousadas não são grande coisa. Na que a gente ficou, até cobra apareceu (fotos)!

O Fúria já deve saber disso, mas é até importante falar a todos: trilhas de rocha, ficar atento aos buracos; trilhas de floresta, evitar se enveredar pela mata. Cobra não mexe com você se você não mexer com ela.
 

Anexos

  • Capturar123.JPG
    Capturar123.JPG
    28 KB · Visualizações: 10
  • cobra2.JPG
    cobra2.JPG
    64,9 KB · Visualizações: 11
  • cobra.JPG
    cobra.JPG
    67,2 KB · Visualizações: 12
Última edição:
A sugestão de Tali é boa: as viagens para esses locais são quase sempre cansativas (seja por horas de estrada, seja por horas de trilha), então é interessante pegar um dia para descansar, ou pelo menos uma tarde, para quem tiver gás (e aí tem passeios como o Ribeirão do Meio, que é dentro de Lençóis - mas tem trilha!).

Aproveitando, esta seria a minha sugestão de roteiro, num período de seis dias (não dá pra ser menos que isso), para alguém que esteja hospedado em Lençóis:

1º dia: Poço Azul (manhã) e Poço Encantado (tarde)
2º dia: Cachoeira da Fumaça (só)
3º dia: DESCANSO
4º dia: Buracão (só)
5º dia: Pratinha (manhã) e Morro do Pai Inácio (tarde)
6º dia: Poço do Diabo e vai embora!

Tali pode melhorar essa sugestão, porque não lembro direito qual fica mais perto de qual, mas é um roteiro que vai permitir que você aguente todas essas viagens. Um problema é o Buracão, que fica muito longe de Lençóis (é ideal para quem está hospedado em Igatu), mas, se sair BEM cedo da pousada, acho que dá (Tali, me confirme). E é um passeio que vale muito mesmo a pena.

Em breve postando Poço do Diabo...

Eu pensei aqui nos passeios que são mais perto e vou sugerir só duas trocas nos dia do roteiro que Eriadan fez:

1º dia: Poço Azul (manhã) e Poço Encantado (tarde) - Se não me engado estes dois ficam no caminho para Igatu, então faria esses e depois passava a noite em Igatu.
2º dia: Buracão (só) Já que fica mais perto de Igatu é melhor ter dormido lá para fazer esse. De lá pode pegar a estrada e ir pra Lençóis.
3º dia: DESCANSO
4º dia: Cachoeira da Fumaça (só)
5º dia: Pratinha (manhã) e Morro do Pai Inácio (tarde)
6º dia: Poço do Diabo e vai embora!

Os três últimos dias dá pra fazer hospedado em Lençóis! O descanso entre o Buracão e a Cachoeira da Fumaça é bom porque são os dois mais cansativos!
 
Eu pensei aqui nos passeios que são mais perto e vou sugerir só duas trocas nos dia do roteiro que Eriadan fez:

1º dia: Poço Azul (manhã) e Poço Encantado (tarde) - Se não me engado estes dois ficam no caminho para Igatu, então faria esses e depois passava a noite em Igatu.
2º dia: Buracão (só) Já que fica mais perto de Igatu é melhor ter dormido lá para fazer esse. De lá pode pegar a estrada e ir pra Lençóis.
3º dia: DESCANSO
4º dia: Cachoeira da Fumaça (só)
5º dia: Pratinha (manhã) e Morro do Pai Inácio (tarde)
6º dia: Poço do Diabo e vai embora!

Os três últimos dias dá pra fazer hospedado em Lençóis! O descanso entre o Buracão e a Cachoeira da Fumaça é bom porque são os dois mais cansativos!
Perfeito agora. :yep: Realmente, Poço Azul e Poço Encantado são bem no caminho de Igatu, então o ideal é pegar logo esses dois na passagem. Daí passa a noite em Igatu, pega o Buracão no dia seguinte e segue direto para Lençóis. Fica ótimo agora, porque depois da trilha de Buracão e da estrada até Lençóis, um dia de descanso será bem vindo.

Sugestão de pousada: Pedras de Igatu. Bem gostosinha. =]

A que ficamos em Lençóis eu só recomendo para quem só espera menos moriçoca e um bom café da manhã: Pousada Casa da Hélia.
 
Belissima indicação de roteiro, pena que minhas férias acabaram.. mas o bom dessa região é que deve ser um roteiro muito bom pra ser feito a maior parte do ano né?
 
Belissima indicação de roteiro, pena que minhas férias acabaram.. mas o bom dessa região é que deve ser um roteiro muito bom pra ser feito a maior parte do ano né?
Sim, cada época do ano tem os seus atrativos. Na alta estação há, claro, a vantagem do sol, que deixa a maioria das paisagens mais bonitas. O inverno, por outro lado, permite um clima mais ameno, ideal para longas trilhas (Tali ficou de postar uma que dura de cinco a oito dias). E há períodos que são mais procurados por causa dos fenômenos, como o da entrada da luz no Poço Encantado, que é de abril a setembro.

Por falar nisso, esqueci de acrescentar: não é permitido banho no Poço Encantado, ok? Não sei exatamente o motivo, mas tem a ver com preservação ambiental. Mas só a vista já é atrativo suficiente.
 
Para quem gosta de longas caminhadas:

Trekking Vale do Paty


A Chapada Diamantina é famosa por suas longas e belas trilhas que levam a lugares de impressionante beleza. Entre elas a mais bonita do Brasil que é a travessia do Vale do Paty. Como ainda não fiz esse passeio, peguei um roteiro na internet como exemplo. Vale do Paty – travessia de cinco dias, passando por diversos atrativos do Vale como o Cachoeirão, Cachoeira dos Funis e Morro Castelo, pernoitando na casa dos moradores locais. A trilha começa no Vale do Capão e termina na cidade de Andaraí. O percurso tem 68km no total.

Dia 01

Saída do Vale do Capão em um veículo 4x4 até o início da trilha (30minutos), começamos a trilha por uma subida de 40 minutos, seguimos pelo Gerais do Vieira até o Rancho dos Cristais onde paramos para um rápido banho de cachoeira. Seguimos pela subida do Quebra- Bunda para chegar ao Gerais do Rio Preto, paramos para um lanche e seguimos por mais 05 horas até a casa do Sr. Wilson. Durante as últimas horas da caminhada o visual é indescrtível!!!


Dia 02


Saímos da Casa do Sr. Wilsom para fazer o Cachoeirão por cima. A caminhada começa subindo até o Gerais do Rio Preto seguindo até o Vale do Cachoeirão. Descemos pelo Vale até chegar na cachoeira por cima. O retorno é pelo mesmo trajeto.


Dia 03

Iniciamos o dia com dia com um subida íngrime pela mata até o topo do Morro do Castelo, onde após atravessar a gruta, se tem um belíssimo visual de todo o Vale do Pati. Retornamos pela mesma trilha e após um lanche um banho de rio. seguimos para o Poço da Árvore para mais um banho de rio. Pernoite na Prefeitura.


Dia 04


Percorremos o Vale até o Cachoeirão por baixo por dentro de uma mata e tbm pelo rio. Vamos tomar banho de rio, lanchar e retornar pelo mesmo trajeto. Em épocas de chuva muitas cachoeiras forma dentro do Vale .


Dia 05

Saída logo cedo para caminhara até a cidade de Andaraí nosso ponto final da travessia. Vamos subir a fantástica ladeira do Império e descer pelos antigos garimpos de diamante.


Obs:
O trekking do Vale do Paty também pode ser feito em menos ou mais dias e também variando os locais de saída como Guiné ou Mucugê e também pode incluir a canoagem em um trecho final de 9 km. E vou pesquisar umas fotos pra colocar também, mas pelo roteiro já da pra ter uma noção do passeio.
 
Então, essa trilha que Tali postou NÃO é para iniciantes, nem pensar, e é pra quem curte o SELVAGEM mesmo. Trilha de cinco a oito dias, e pernoite na casa dos nativos. Não fiz esse percurso (nem pretendo), mas, para quem tem sangue, dizem que é uma experiência inesquecível (dificilmente um sacrifício tão grande seria famoso se não houvesse uma boa recompensa).

1aokachdiamant-vale-do-paty.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo