• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Robert E. Howard

Pandatur

Usuário
Robert E. Howard foi o criador de Conan, o Bárbaro, e daquila literatura conhecida como "capa e espada", se não me engano. Há tempos procuro por livros de Howard e nunca os encontrei em português, e acho que realmente não há nenhum.
O intuito deste tópico é então falar sobre o autor e suas obras. Para isso, é claro, deixo o campo aberto para aqueles que já tiveram o prazer de ler o que Robert escreveu e nos deixou. Quem sabe eu esteja enganado e haja sim livros dele em português? :pray:
 
Meio que óbvio que eu postaria por aqui, né?

Posteriormente postarei coisas mais pertinentes, mas pra não passar em branco faço uma correção ao camagada Panda.
"Capa e espada" é utilizado mais para literatura similar ao clássico "Os Três Mosqueteiros".

O gênero criado por REH é denominado "sword and sorcery", algo como "espada e magia".

Quanto à livros dele em português, não tenho dados agora, mas acredito que se eles existirem, devem ser edições lançadas em Portugal. Não tenho informações sobre edições feitas aqui no Brasil.

Bom, aguardem que eu volto feroz depois!
 
Ninguém melhor que o Cimério para nos dar aulas sobre R.E.H. Aguardo ansioso seu post-aula, Konan, e agradeço pela correção! :cheers:
 
Chegaram a lançar alguns livros do Howard em português sim, em formato pocket, papel jornal, etc. Eu tinha uns dois ou três, mas sumiram em uma das mudanças que fiz. :tsc:

A editora era aqui do Brasil, mas não me lembro do nome. Se não me engano era alguma que também estava relacionada com a publicação de rpgs.
 
Não seria a Devir, creio eu... seria? Afinal, eles não lançam nada no formato pocket. Deve ser coisa mais antiga né?
Se bem que a Abril foi quem lançou AD&D, então pode ser que na década de 90 eles tenham se aventurado a publicar algo do Howard. Vou pesquisar... :think:
 
É, eu chegue a dar uma olhada rápida neste site. Depois que abri o tópico, procurei alguma coisa e o encontrei. Achei bem interessante a biografia do REH... caraca, ele se matou com 30 anos...
Mas nada achei acerca dos livros, só descobri que parece que na década de 70 lançaram os livros dele aqui no Brasil, em formato pocket.

Continuo esperando o Konan postar aqui... mas acho que o Cimério esqueceu... :roll:
 
Pandatur Parmandil disse:
É, eu chegue a dar uma olhada rápida neste site. Depois que abri o tópico, procurei alguma coisa e o encontrei. Achei bem interessante a biografia do REH... caraca, ele se matou com 30 anos...
Mas nada achei acerca dos livros, só descobri que parece que na década de 70 lançaram os livros dele aqui no Brasil, em formato pocket.

Continuo esperando o Konan postar aqui... mas acho que o Cimério esqueceu... :roll:

Muito estrnho... esses livros são totalmente desconhecidos por mim... nunca me deparei com eles, seja em sebo ou em livrarias... Fikei curioso agora por essas versões pocket.
 
Aff, como sou tosco... o Tilion comentou sobre os livros pocket no post dele ali em cima... :doh: nem me toquei... estou lembrando agora que foi após ler o post dele que eu fui procurar sobre esses pocket books, e o que descobri na verdade foi só que teriam sido lançados lá pelos anos 70... :wall:
 
Só que deve existir por aí algum ainda... o problema é achar... eu tbém sempre procurei por publicações de Howard e nunca encontrei nada... O jeito é olhar nos sebos... isso se alguém quiz se desfazer... Aliás... onde se procura algum livro de Portugal.. Tipo o q o Konan postou... só não sei aonde achar :| .


Na biblio da universidade daqui não tem nada... procurei por eles a tempo... :tsc:
 
Eu tenho certeza que os meus eram da década de noventa. Mas não consigo me lembrar de modo algum o nome da editora. :|
 
Bom, realmente eu tinha me olvidado deste tópico, mas fortuitamente alguns neurônios ainda sobreviveram aos abusos e me chamaram de volta.

Aqui vai um pedaço de um ensaio que estava elaborando traçando um paralelo entre a Terra Média e a Era Hiboriana, que parei pelo meio e quem sabe eu retorne algum dia.


Robert E. Howard – Breve biografia.

Robert Erwin Howard nasceu no dia 22 de Janeiro de 1906 no pequeno vilarejo texano de Peaster, se estabelecendo definitivamente na cidade de Cross Plains, centro do Texas, E. U. A., em 1919.
Ainda no colégio, o jovem Robert começou a redigir contos para tentar vender às revistas da época, conseguindo sua primeira venda em 1924. Como esta atividade rendia muito pouco, passou por diversos empregos em áreas diversas até sua formatura no colegial, quando sua desilusão como escritor o fez matricular-se em um curso de contabilidade no outono de 1926.
Contudo, logo Howard estava escrevendo peças humorísticas para o jornal da faculdade e apresentado mais histórias para compradores em potencial, conseguindo vender algumas para a revista pulp (revistas de capa mole e papel barato) Weird Tales. Por volta de 1930, seus contos eram presença constante nesta revista, e surgiram diversos personagens da galeria de Howard, como Salomon Kane, Bran Mak Morn, El Borak e outros personagens modernos e históricos, assim como pseudo-históricos, como Kull, personagem da Era Pré-Cataclísmica (anterior à submersão da lendária Atlântida). Edgar Rice Burroughs, H. P. Lovecraft, Talbot Mundy, entre outros que já não são mais lembrados estavam entre suas principais influências literárias.
Porém, no início de 1932 o escritor enfrentou uma gigantesca crise criativa que o forçou a tirar férias longe de sua cidade, indo para o sul rumo a San Antonio e o vale do Rio Grande, chegando até a cidade de Rio Grande, onde o próprio rio é a fronteira entre Estados Unidos e México.Foi nesta cidade que, nas palavras do próprio Howard, “Conan simplesmente surgiu em minha mente. Eu não o criei por nenhum processo consciente, ele simplesmente surgiu do nada, totalmente desenvolvido, e me pôs para trabalhar registrando suas aventuras”.
Ao retornar à casa de seus pais em Cross Plains, logo criou uma biografia geral, e até o rascunho de um mapa do mundo imaginário de seu novo herói, antes de escrever a primeira história a seu respeito. Assim nasceu “A Era Hiboriana”, o ensaio que formou o substrato pseudo-histórico de toda a saga de Conan. Esta era ficava situada cronologicamente cerca de 12.000 anos atrás, no hiato entre o afundamento da Atlântida e o surgimento da raça Ariana e início da história registrada.
De 1932 a 1936, foram publicados dezessete contos de Conan, entre outros trabalhos de Howard para as mais diversas revistas de variados gêneros.
No dia 11 de junho de 1936, ao ser informado do coma irreversível do qual fora vítima sua mãe, Robert E. Howard se suicidou com um tiro na cabeça, no interior de seu carro estacionado nos fundos da casa da família. A Sra. Howard expirou cerca de trinta horas mais tarde. Os dois foram sepultados num funeral duplo no Greenleaf Memorial Cemetery, em Brownwood, Texas.
 
Caraca, Konan, muito bom seu texto :clap:

Mas uma coisa que eu estou curioso é a respeito desses contos do Conan. São contos grandes? Todos foram compilados em um único livro?
 
Panda, esses contos foram todos publicados nas pulp, e posteriormente quadrinizados.

Ou seja, várias histórias que foram apresentadas nos quadrinhos foram baseadas nesses contos, como "A Fênix na Espada", que foi adapatada por Roy Thomas e se passa no período onde Conan já era rei da Aquilônia.

Os contos não seguiam ordem cronológica, apresentado o Cimério em idades e situações diferentes.
 
Robert E. Howard é realmente genial, um dos meus autores favoritos, tranquilamente estaria em um top 3 meu. Uma pena que ele morreu tão jovem, imagina se ele tivesse vivido mais uns 20 anos, pelo menos, a quantidade de material maravilhoso que ele teria criado a mais.

Alguns anos atrás foram lançados, em dois volumes, os contos dele do Conan, na mesma ordem de publicação da época original. Eu fui procurar no site em que eu comprei mas infelizmente já não tem mais. No site da editora ainda tem, mas apenas um dos volumes:
http://www.lojaconrad.com.br/lojas/conrad/__home.cfm?inputBusca=conan&x=9&y=8

E também achei no Youtube esse documentário feito por fãs sobre a vida dele, muito bom.





 
Última edição por um moderador:
Durante a adolescência até cheguei a ler alguns quadrinhos de Conan, mas nada muito volumoso que pudesse me transformar em um apreciador/fã.

Do RE Howard mesmo eu só li Pregos Vermelhos: http://howardworks.com/pregos_vermelhos.html
Apesar da edição do livro ser bem feia e ruim, eu curti a história, bastante tensa e sufocante.
 
Eu adoro as histórias do Conan. A primeira coisa que eu vi foi o filme, todo mudo malhava porque eu gostava, mas eu meio que tava acostumada com isso. Só mais tarde eu descobri algumas HQs e depois os livros de contos que são o que, na minha opnião, tem de melhor.

A Conrad Editora tem uma coletanea em dois volumes de alguns contos muito phodas. Conan é um personagem muito bem escrito, que evolui muito bem e com nuances e facetas muito legais. Sou fã do Howard e do mundo que ele criou.

Edit:

fui procurar um link pros dois livros da Conrad e descobri uma coisa interessante, no vacuo do filme lançaram um livro com o úncio romance e alguns contos que ainda não haviam sidos traduzidos. Droga de tentação.

http://www.livrariasaraiva.com.br/p...RASN1=ROBERT+E.+HOWARD&image2.x=15&image2.y=9
 
Última edição:
Durante a adolescência até cheguei a ler alguns quadrinhos de Conan, mas nada muito volumoso que pudesse me transformar em um apreciador/fã.

Do RE Howard mesmo eu só li Pregos Vermelhos: http://howardworks.com/pregos_vermelhos.html
Apesar da edição do livro ser bem feia e ruim, eu curti a história, bastante tensa e sufocante.
Parece ser bem legal esse livro, quando puder vou conferir.

Eu adoro as histórias do Conan. A primeira coisa que eu vi foi o filme, todo mudo malhava porque eu gostava, mas eu meio que tava acostumada com isso. Só mais tarde eu descobri algumas HQs e depois os livros de contos que são o que, na minha opnião, tem de melhor.

A Conrad Editora tem uma coletanea em dois volumes de alguns contos muito phodas. Conan é um personagem muito bem escrito, que evolui muito bem e com nuances e facetas muito legais. Sou fã do Howard e do mundo que ele criou.

Edit:

fui procurar um link pros dois livros da Conrad e descobri uma coisa interessante, no vacuo do filme lançaram um livro com o úncio romance e alguns contos que ainda não haviam sidos traduzidos. Droga de tentação.

http://www.livrariasaraiva.com.br/p...RASN1=ROBERT+E.+HOWARD&image2.x=15&image2.y=9
Deve ser legal ler um romance com o Conan, uma estória longa e cheia de mudanças. O duro é que como o livro foi lançado aproveitando o filme novo colocaram imagens dele na capa :blah:
 
Eu tenho certeza que os meus eram da década de noventa. Mas não consigo me lembrar de modo algum o nome da editora. :|

Acho que posso ajudar, embora não saiba se, depois de tanto tempo, alguém ainda esteja interessado.

CONAN ESPADA E MAGIA da unicórnio Azul. Alguns números foram lançados nas bancas de jornais na década de 1990. Brochuras de 200 folhas aproximadamente, em papel jornal e arte da capa abominável (ele deveriam ter usado algumas artes do Frazetta, mas a grana... a grana...). Eu ainda possuo o número 1 (1995) que traz:
1 - A TORRE DO ELEFANTE;
2 - A FILHA DO GIGANTE DE GELO;
3 - O DEUS NA TIJELA;
4 - VINGANÇA;
5 - A FÊNIX NA ESPADA;
6 - OS ANAIS DA HISTÓRIA HIBORIANA.

A popularidade do cimério já não é a mesma. Espero que o novo filme (mesmo malhado pela crítica) mude alguma coisa.
 
De 2004 pra cá já me informei o suficiente sobre as publicações do Howard por aqui e lá fora. De qualquer forma, hoje há o site Howard Works, que lista publicações relacionadas ao autor, inclusive traduções.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo