• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Arringa Hrívë

Melian

Período composto por insubordinação.
Primeira listinha do ano, que emoção! A lista da Blanda está bem interessante. E um fato legal é que ela tem apenas dois livros que eu conheço: O Alienista (óbvio, né?) e A guerra dos tronos. Minha paixão pelo Machado de Assis já foi alardeada por diversas vezes. E o Machado é alguém que me faz, conforme Tyrion recomendou ao Jon Snow, "não me esquecer de quem eu sou". Eu sou uma mulher apaixonada pela leitura. Eu sou professora de literatura. E devo isso ao Joaquim Maria Machado de Assis. E por falar em dever, agora a dona Blanda me deve um comentário mais elaborado sobre O enigma do oito, porque eu me apaixonei pela capa. Maravilhosa. Xadrez tem o dom de exercer um fascínio imediato em qualquer pessoa que pronuncie a palavra "xadrez". Pronunciem. Eu adoro a sonoridade da palavra. E o oito é o meu número preferido.

Arringa Hrívë disse:
Que fique registrado o aperto no coração que estou tendo ao precisar escolher 5 livros favoritos...=(
Mas enfim, fui por total escolha emocional de sobreposição, ou seja, pensei em o quão marcante foi na época em que li e como ainda é forte a emoção quando relembro a história! ^^
Ler é quase tão parte da minha infância, (quanto foram os desenhos do Inspetor Bugiganga assim como Tom e Jerry) cada momento, digamos que foi moldado por pequenos fatos de livros, pequenas problemáticas da história que acabavam me carregando de certa tranqüilidade por já ter ideia de como lidar com essas situações. Acho que por cada livro ter um papel importante no seu momento é que a escolha de 5 é tão injusta, mas da peneira ainda salvo alguns importantes, certo?!


Kafka e a Boneca Viajante – Jordi Sierra i Fabra

b2488d7819f8915ada8f492180a861475cf867761ce2a80c659796f752bf012a6g.jpg
Ops! Toquei no nome de Kafka sem sequer ter chance de citar A Metamorfose e abandonei as demais idéias...
Kafka e a boneca viajante, livro Lindo, gostoso de ler, com certeza e inexplicavelmente pode ser lido em menos de 3h no mesmo dia, não por ser pequeno, mas impossível de largar, sequer para comer (o que é uma tentação gigante). Uma história verídica que ocorreu com o nobre Franz Kafka em sua velhice, ele passeava por uma praça e encontra um menininha em prantos, comovido ele sentasse ao lado e reflete em como pode ajudar a menininha que chorava tanto. Senta-se e pergunta o que ela tem, ela lhe responde que sua boneca sumiu e em lugar algum a encontra. Kafka com sua mente ardilosa inventa uma extraordinária história em que as bonecas crescem (amadurem) e precisam largar de suas donas e conquistar sua própria independência, buscar seus sonhos e que ele, Kafka, e o mensageiro das bonecas e que não fosse o encontro inesperado teria se lembrado de trazer a carta que a boneca havia deixado com ele para lhe entregar.

O livro dos códigos – Simon Singh

79c212cde36e7c0ccf9e201db50de515df47bcc9dbf231c533e065c5a838c9ce6g.jpg
Tudo bem, considerando que o livro não conta história, mas narra a “história” alguns podem não entender porque ele está entre os 5 favoritos, azar de quem não entende... Eu Amo história e esse livro conta a história de como se desenvolveu a espionagem, como surgiram os primeiros modos de criptografia e o melhor, ensina, explica e você se apaixona em ver como desde a Grécia antiga, passando a primeira e segunda guerra mundial, numa análise de estratégias, o homem cria modos de guardar segredos e ao mesmo tempo cria modos para ler os segredos de outrem, quebrar as senhas, regras, lógica, e etc. Em hipótese alguma é um livro de matemática, de álgebra ou do gênero, mas é um livro de história, curiosidades, como Cleópatra mandava recados secretos, e como os atenienses e espartanos recebiam mensagens secretas de mensageiros dentro do exército Persa, entender que segredos são mais antigos do se tem notícia!


O Alienista – Machado de Assis

08f4675451631688d369b5886c4f931459884b261e36588f96e2f13681cea73d6g.jpg
O alienista é interessante, primeiro de Machado que li e sim, não tinha minha crença firmada de que Machado era alguém importante.
O alienista é a história do médico Simão que regressou da Europa. Cria um hospício chamado “Casa Verde”, começou a internar todos da cidade, sua própria esposa não saiu imune a sua teoria. O livro me lembra irremediavelmente uma frase de Nietsche que estudei na escola.
“E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.
Ao fim, depois de todos serem loucos o Dr. Simão era o único que estava são! Incrível. Julgando os outros talvez por coisas que ele mesmo tenha feito, características que obviamente ele também teria, mas no entanto, apenas via elas em outros!
Ri muito, me indignei uma ou duas vezes. Realmente gostei desse livro...*-*


A guerra dos Tronos – R.R. Martin

d297b29cdf4ab55eebdf5a1257a10eef300638fc60ac77a65823d055000276e56g.jpg

Apaixonei-me pelo livro, realmente, tem muito tempo que eu esperava ler um livro tão bom voltado na ficção fantástica que me fizesse esquecer o mundo de Tolkien e ler somente as aventuras, sem comparar uma única gota de sarcasmo ou uma mísera característica de personalidade, sem contar ditos, sem mesclar qualquer sombra de influências, simplesmente parei de estudar para as provas e devorei o livro.

O enigma do Oito – Katherine Neville
b272bea839459a42dec0785c96f9fffe10575efd4d94ca28770dcf8ca1e3f77b6g.jpg
Não sei explicar a história, e prefiro não fazer com esse livro para evitar spoilers.
Apenas saibam que envolve realidade, magia antiga e indireta, mistérios, códigos, senhas, certo romance quase despercebido, muito Xadrez e muita estratégia. Envolve líderes corruptos, rainhas do Xadrez, enxadristas Russos assim como Americanos, ditadores como Kadhafi e etc.
Amei o livro e o Segundo saiu há pouco tempo! (Quem quiser me dar de presente solicite endereço por MP!) :lol:


Antes que a Melian diga que atrasei a lista e queira passar certo sermão... cá entre nós "a culpa em nada foi minha no atraso da listinha, pois foi com a Melian que aprendi o sentido da palavra procrastinar no seu real modo de usar”. E claro, culpo a Nihal por quaisquer contratempos.
Blábláblá.
Silêncio, moça do caramelo! Você aprendeu a procrastinar foi com o senhor Martin, que te fez parar de estudar para as provas e ler Guerra dos Tronos. Dê a Martin o que é de Martin. E se disserem que, no ano passado, parei de escrever a dissertação para ler "A tormenta de espadas" (que ganhei da Belzinha :grinlove: ), é calúnia!
 
Bela lista ^^
Não conheço a fundo alguns livros que ela citou, mas sei um pouquinho, afinal ela faz parte do blog comigo, e nós temos o costume de ler uma a resenha da outra ^^

O enigma do Oito e a coleção do R.R. Martin me interessam muito!!
Mas não tive a oportunidade ainda.
 
Gostei da lista, mesmo tendo lido de verdade apenas Guerra dos Tronos.

Esse do Machado eu não li ainda, quem sabe um dia.

Sobre a história do Kafka, parece que já ouvi isso em algum lugar. :mrgreen:

Mas o que fiquei mesmo interessado foi no "O livro dos códigos". Deve ser realmente interessante conhecer sobre esses assuntos no passado e como eram feitos.
 
Guerra dos Tronos :grinlove:
Me interessei por esse Enigma do Oito, já vai para minha lista do que lerei este ano. :D
 
O Enigma do Oito está na minha wishlist.
E me interessei por O livro dos códigos :yep:
 
Blábláblá.
Silêncio, moça do caramelo! Você aprendeu a procrastinar foi com o senhor Martin, que te fez parar de estudar para as provas e ler Guerra dos Tronos. Dê a Martin o que é de Martin. E se disserem que, no ano passado, parei de escrever a dissertação para ler "A tormenta de espadas" (que ganhei da Belzinha :grinlove: ), é calúnia!

Não culpe Martin por eu ter vivido um pouco mais antes das férias, evitei enlouquecer por algoritmos e a amaldiçoada química assim. '~'

Bela lista ^^
Não conheço a fundo alguns livros que ela citou, mas sei um pouquinho, afinal ela faz parte do blog comigo, e nós temos o costume de ler uma a resenha da outra ^^

O enigma do Oito e a coleção do R.R. Martin me interessam muito!!
Mas não tive a oportunidade ainda.

Verdade extrema, sei até o modo como tu escreve já! hahahaha
Inevitavelmente vou lendo tuas resenhas e assimilando modo e manias de escrever que tu tem! ^^

Esse do Machado eu não li ainda, quem sabe um dia.

Sobre a história do Kafka, parece que já ouvi isso em algum lugar. :mrgreen:

Mas o que fiquei mesmo interessado foi no "O livro dos códigos". Deve ser realmente interessante conhecer sobre esses assuntos no passado e como eram feitos.

Machado de Assis, não é desmerecendo, mas este livro, não sei, talvez porque foi o primeiro, mas tem um brilho que me faz reler, me conquistou!

Tugz, essa história é "famosa", digamos assim, muito conhecida porque as cartas são procuradas até hoje e ninguém tem notícias, mas a mulher que cuidava dele (que ele já estava idoso) dizia lembrar dele sempre escrevendo aquelas cartas para a menina e empolgado ao ir no parque levando-as para entregar a menina.

Garanto que vai gostar do Livro dos Códigos, e fora que aprendi um bom método de criptografar mensagens imperdível...:lol:

Guerra dos Tronos :grinlove:
Me interessei por esse Enigma do Oito, já vai para minha lista do que lerei este ano. :D

O Enigma do Oito está na minha wishlist.
E me interessei por O livro dos códigos :yep:


Demais interessados no "Enigma do Oito", vou tentar sem spoilers:

Inicia com uma história antiga que começa pouco antes da Revolução Francesa estar em seu auge mais esmagador. O livro é carregado no contexto histórico, não se sabe onde termina a história e começa a fantasia, pois do começo ao fim é rico em detalhes e grandes nomes, da nobreza, da realeza, dos revolucionários filósofos e sociólogos aos poetas menosprezados e pouco conhecidos, dos nobres e manipuladores papas e religiosos às corajosas freiras.
O que é o grande segredo?
A fórmula mágica que está incrustada nas peças do xadrez que foi dado de presente a Carlos Magno (primeiro nome importante) pelos Mouros...Diz-se que o Xadrez teria o poder de aquele que o decifrasse controlar as forças da natureza...

Ele passa em duas atmosferas, ao mesmo tempo em que o Xadrez sai do poder de Carlos Magno e é enterrado na Abadia de Montglane denominado por todos de amaldiçoado, ocorre numa narrativa paralela a vida de uma desenvolvedora de bancos de dados (acho que era, enfim, ramo tecnológico), ela tem uma inesperada proposta de emprego no outro continente (onde tudo começou com o Xadrez de MontGlane), e tem amigos, como uma das melhores enxadristas dos EUA, assim como depois tem um contato direto com Solaris, Enxadrista Russo acompanhado apenas pelo equivalente a CIA Russa! (Russos do Mal...¬¬)

As peças vão passando de mãos em segredo absoluto,as freiras da Abadia tem amissão de não deixar cair em mãos erradas, pois parece, que mesmo o Papa está interessado em adquiri-las assim como a Czarina da Russia também as quer. (isso no paralelo antigo)
OBS: Somente havia a lenda, inúmeros já procuraram o Xadrez e não encontraram, mas o segredo passa de Abadessa a Abadessa MontGlane, nenhuma outra pessoa, nenhum outro contato fora, nenhuma ponta sem nó! Ou parecia antes daquilo acontecer... :obiggraz:


Demais perguntas e interessados por favor solicite por MP!
Não falo spoilers, não adianta subornar...
 
Última edição:
  • Curtir
Reactions: Bel

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo