• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Censo Valinor 2012

Status
Fechado para novas mensagens.
Olá Gallerë

Sem perder nem uma hora sequer de 2012, vamos começar o Censo desse ano!

Para os novatos que entrarem no fórum ao longo do ano não se perderem, deixo aqui uma breve explicação:

Metz disse:
"A Unesco realizou recentemente estudos para identificar os fatores relacionados à criação do hábito de leitura de uma pessoa (e de uma nação) e relacionou alguns que podem ser considerados determinantes [cf. Cropani (1998)].

Entre os aspectos qualitativos, caberia destacar:

a) ter nascido numa família de leitores;
b) ter passado a juventude num sistema escolar preocupado com o hábito de leitura;
c) o valor “simbólico” que a cultura nacional atribui ao livro.

Entre os aspectos quantitativos, os mais relevantes seriam:

a) o preço do livro;
b) o acesso ao livro, que envolve distribuição eficiente, número de pontos de venda, de bibliotecas; entre outros.

Todos esses fatores são fundamentais na formação do hábito de leitura.
No Brasil, porém, muito se precisa avançar nesse segmento, tendo em vista o baixo consumo per capita, atualmente na faixa de 2,5 livros/habitante/ano. Em contraste, o consumo situase em torno de 10 livros per capita em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, a França, entre outros. Além disso, expressiva parcela do consumo nacional (60%) é constituída de livros didáticos, indicando que o livro escolar (didáticos e paradidáticos) é o único que grande parte da população conhece, a qual, terminada a escola, perde totalmente o contato com ele."

Como todos podem ver a situação do livro no Brasil é uma vergonha, que tal fazer um tipo de censo na Valinor do consumo médio de livros por ano e em dezembro fazer uma comparação com a média nacional, é bom realizar isso agora no início do ano porque muitos ainda lembram os livros que leram até agora este ano, numa estrutura como a dos tópicos no cinema e até por um sistema de notas para quem preferir. Está aberto também para no fim debater os motivos da falta de interesse pela literatura.

ex: esse ano provavelmente será fraco para mim, até agora só lí(lendo) três livros.
1-Memórias Póstumas (Machado de Assis) ****
2-Vidas Secas (Graciliano Ramos) ****
3-Cruzada (H. Rider Haggard) *

Pois bem, basicamente é isso... vc vai postando sua lista conforme lê novos livros. Para atualizar sua lista basta fazer um novo post com ela completa + o(s) livro(s) novo(s) em negrito.

Deixo aqui os links das edições anteriores:

Censo Valinor 2006
Censo Valinor 2007
Censo Valinor 2008
Censo Valinor 2009
Censo Valinor 2010
Censo Valinor 2011

2006:
Média do ano: 14,4

2007:
Livros lidos: mais de 900
Número de listas: 80
Média do ano: 11,725

2008:
Livros lidos: 933
Número de listas: 54
Média do ano: 17,278
Média mensal: 1,439

2009:
Livros lidos: 1242
Número de listas: 66
Média do ano: 18,81
Média mensal: 1,567

2010:
Livros lidos: 1077
Número de listas: 49
Média do ano: 21,97
Média mensal: 1,831

2011:
Livros lidos: 1183
Número de listas: 61
Média do ano: 19,39

______________________________________

Começando minha listinha, darei uma nova chance a Agatha Christie:

1 - Caio o Pano - Agatha Christie
 
Última edição:
E eu fiquei em 2011 com uma baixa enorme na minha lista de livros comparado a 2010! :osigh: Acho que li o dobro em 2010!!!
Meta, esse ano vou ler no mínimo 30! Necessito... \o/
 
Tu leu ele inteiro hoje? 8-O

bem, obviamente quando postei ainda estava no início. Agora estou na metade... De fato eu pretendia lê-lo inteiro hoje, mas não vai dar.
Não acho que seria espantoso. Já li um livro de mais de 300 páginas em um dia e este tem apenas 217. Sem contar que o clima chuvoso e o fato de que hoje é praticamente o único dia de folga concreta que tenho no ano, certamente contribuiriam...

Enfim, pretendo terminar amanhã.
 
Esse ano será complicado novamente por causa da faculdade, mas vou tentar ler um pouco a mais do que o ano passado em questão de livros de literatura.

bem, obviamente quando postei ainda estava no início. Agora estou na metade... De fato eu pretendia lê-lo inteiro hoje, mas não vai dar.
Não acho que seria espantoso. Já li um livro de mais de 300 páginas em um dia e este tem apenas 217. Sem contar que o clima chuvoso e o fato de que hoje é praticamente o único dia de folga concreta que tenho no ano, certamente contribuiriam...

Enfim, pretendo terminar amanhã.
Você deixou a última página para ler esse ano, certo? Assim postou como finalizado em 2012. Sei bem. =P
 
se eu não tivesse ficado com uma preguiça tremenda hj a tarde eu já teria um aqui para a minha lista. mas pq comecei a ler semana passada hehehe
 
Vocês lêem muito rápido pra mim.. na real como comecei o ano lendo o Game of Thrones.. não espero que meu Censo seja atualizado até o final do mês hahaha
 
Começando nova lista:

-Guia do Mochileiro das galaxias vol. 01 (Douglas Adams)






P.S.: Eu coloco os livros que estou lendo, não q já terminei.
 
Vou participar esse ano e minha lista começa com:

1. A Song of Ice and Fire - A Dance with Dragons (George R. R. Martin)
 
Última edição:
Começando nova lista:

-Guia do Mochileiro das galaxias vol. 01 (Douglas Adams)
P.S.: Eu coloco os livros que estou lendo, não q já terminei.


contanto que vc apague ele da sua lista se desistir no meio, tá valendo. :P Eu prefiro marcar os meus pela data de término.

eu comecei este há mais de uma semana e em condições normais teria terminado ainda no ano passado.

01 - Jane Eyre - Charlotte Brönte (03/01)
 
Última edição:
Vamos lá, começando o ano bem!

01. As Crônicas de Gelo e Fogo-A Guerra dos Tronos (George R. R. Martin) [lendo]
 
Comecei bem, consegui terminar a biografia de Chaplin!!! \o/

Chaplin - Uma Vida (Stephen Wessman)
 
Pra começar na moral...

1) O morro dos ventos uivantes (Emily Brontë)
 
Censo 2011, caros leitores.


Funciona como nos anos anteriores. Atualizações do nome do livro e autor com numeração (para facilitar)


Exemplo:


1- Nome do Livro (Autor)


Na próxima atualização:


1- Nome do Livro (Autor)
2- Nome do segundo livro (Autor)


Assim, sucessivamente :)
 
01. The Chronicles of Thomas Covenant, the Unbeliever - The Power that Preserves – (Stephen R. Donaldson)
 
Status
Fechado para novas mensagens.

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo