• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aumento do salário mínimo vai injetar R$ 47 bilhões na economia

Amon_Gwareth

Paragon
No próximo ano, o salário mínimo passa dos atuais 545 reais para 622 reais. O aumento de 77 reais representa um acréscimo de 14,13% no piso. Descontada a inflação estimada para 2011, o aumento real deve ser de 9,2%.

Fonte
Fonte2

Tá certo que essa notícia é um pouco sensacionalista já que o cálculo do aumento real aparentemente não considera a inflação causada pelo reajuste do SM, o que faz esse aumento real não ser nada real, mas enfim :lol:
 
Última edição:
Esse salário mínimo ainda é uma vergonha, mas está melhorando aos trancos e barrancos.

Pelo menos não é PSDB que na época do FHC enchiam a boca para falar: "Nós aumentamos R$ 8,00 reais o salário mínimo."
 
Esse salário mínimo ainda é uma vergonha, mas está melhorando aos trancos e barrancos.

Pelo menos não é PSDB que na época do FHC enchiam a boca para falar: "Nós aumentamos R$ 8,00 reais o salário mínimo."

Correções anuais se faz em números percentuais e não em números fixos.

Mas no fundo não tá tão distante do que tá agora, já que em 94 os pârametros eram outros. Com uma nota de R$ 10,00 no bolso você comprava muito mais do que agora, sem falar que o real começou valendo mais do que o dólar o que deixou por um bom tempo alguns itens com valor real baixo.

Então sempre há uma perda no poder de compra e apesar de 600 e poucos reais ser um valor bem maior que era no inicio do plano Real, na prática o que vale é o que você consegue fazer com esse dinheiro com o custo de vida da atualidade.

Na prática não quero nem elogiar o passado e nem o presente porque na maioria das vezes o governo só faz aquelas correções que é obrigado a fazer. As vezes o salário mínimo até consegue ficar um tempinho com um valor real um pouco maior principalmente em época de eleição presidencial, mas depois já fica defasado novamente.

A única coisa que não muda, ou melhor só muda pra pior é que pra aumentar salário de parlamentar hoje nunca esteve tão fácil quanto antes.
 
Última edição:
Eu não me referi aos anos 90 Fúria, mas sim nos anos 2000 quando um dos últimos aumentos do FHC (se não estiver enganado em 2001) o governo falou de boca cheia (me lembro como se fosse hoje): "Estamos aumentando o salário mínimo em R$ 8,00 reais"

Aumento este que na época foi muito criticado por economistas e pelo parlamento onde todos sabiam que o orçamento do governo federal para 2002 dava plenas condições de um aumento melhor.

Mas claro que não tiro o mérito da gestão do PSDB em outras ações, não é esse o caso.
 
Mesmo em 2002 na transição do governo PSDB pra PT quando o dólar beirou os R$ 3,00 não foi feito um grande aumento no mínimo de imediato. Deixaram pra fazer um pouco depois pra dar aquela forte impresão que estavam fazendo o maior aumento real do mínimo de todos os tempos, mas que logo depois voltou a ficar defasado novamente já que a inflação apesar de estar controlada acabou sendo um pouco maior nesses ultimos anos.

Aqui em SP tem o mínimo paulista que nos ultimos anos pra várias categorias tem conseguido razoavelmente se manter um pouco acima do nacional, mas que tem muito ainda a melhorar.
 
Acho que só pelo fato de estar um pouco acima do federal, o mínimo paulista consegue ser mais que um 'fantasma'. Mas é claro que é usado pra fins propagandísticos da mesma forma que o federal.

Chegava a ter nojo daquelas propagandas do PT de Dilma nas últimas eleições presidenciais, em que eles entrevistavam trabalhadores pra eles contarem como a vidinha deles melhorou por causa do 'salário mínimo do PT'. Nojo. Abjeto. Usar-se assim da imagem do povo pobre pra propaganda, e usando uma imagem falsa proclamando uma realidade falsa.

Felizmente as pessoas estão mais bem educadas e não olham o salário mínimo como mera 'concessão' do governo, mas entendem melhor seu papel na economia.
 
Última edição:
Quando chega ano de eleição presidencial é a mesma falácia de sempre.

Quem está no governo dará uma "turbinada" no mínimo que na verdade é só corrigir a defasagem que tava atrasada e colocando uma merrequinha a mais só pra constar nas estatísticas que fez mais que o governo anterior (sabendo-se que depois ele volta a relaxar nas correções) e quem tá de fora já promete na campanha valores que dificilmente o congresso vai aprovar e no final ficamos sempre nisso aí.
 
Eu não me referi aos anos 90 Fúria, mas sim nos anos 2000 quando um dos últimos aumentos do FHC (se não estiver enganado em 2001) o governo falou de boca cheia (me lembro como se fosse hoje): "Estamos aumentando o salário mínimo em R$ 8,00 reais"

Sua memória tá falhando então :g:

Não teve nenhum aumento de R$8,00 na década de 2000. Em 99 teve um aumento de R$6,00, e em 97 um de R$8,00.

Aqui o histórico do sm: http://www.portalbrasil.net/salariominimo.htm
 
Eu não me referi aos anos 90 Fúria, mas sim nos anos 2000 quando um dos últimos aumentos do FHC (se não estiver enganado em 2001) o governo falou de boca cheia (me lembro como se fosse hoje): "Estamos aumentando o salário mínimo em R$ 8,00 reais"
Eram posturas diferentes, né? O governo FHC, no início, tinha a intenção de conter a inflação monstruosa que o Brasil carregava

Posteriormente, na verdade, a tendência nem mudou tanto. Montei 4 gráficos rapidinho pra demonstrar isso

Taxa de inflação no primeiro ano do governo FHC
2hs2kgn.png

Taxa de inflação na transição FHC-PT
25a2exe.png

Aumento do salário mínimo FHC-PT
246p7gh.png

Fontes:
Trading Economics (site altamente recomendado)
Portal Brasil


Quando vc aumenta o salário mínimo, vc desvaloriza o Real (moeda). É muito importante entender que, portanto, um aumento de salário mínimo, dependendo do cenário, não aumenta o poder de compra dos trabalhadores que o contemplam. Como no exemplo que o fúria citou: se com 1 real vc compra 1 litro de leite e 2 pães, vc pode num período posterior comprar somente os 2 pães com esse mesmo real se a inflação for suficiente. Se, neste mesmo período, o salário mínimo subiu de 5 reais para 10 (dobrou), vc não teve nenhum aumento real, pois precisa de 2 reais pra comprar o 1 litro de leite e 2 pães (o custo também dobrou, e a tua necessidade de alimentação não muda). É um exemplo bem bobinho e tosco, mas mostra o cenário

O que tá rolando, IMO, é uma ação que intenciona fusionar a classe média com a classe pobre. A classe média com seus salários de em média 5~6k não sofre reajustes proporcionais, mas o mínimo continua aumentando (acima da taxa dos dissídios anuais, média de 6~7%) e diminuindo a disparidade entre as duas realidades. Ainda tá longe, óbvio, falamos praticamente de uma diferença de 800%...
 
Como no exemplo que o fúria citou: se com 1 real vc compra 1 litro de leite e 2 pães, vc pode num período posterior comprar somente os 2 pães com esse mesmo real se a inflação for suficiente. Se, neste mesmo período, o salário mínimo subiu de 5 reais para 10 (dobrou), vc não teve nenhum aumento real, pois precisa de 2 reais pra comprar o 1 litro de leite e 2 pães (o custo também dobrou, e a tua necessidade de alimentação não muda). É um exemplo bem bobinho e tosco, mas mostra o cenário

O que tá rolando, IMO, é uma ação que intenciona fusionar a classe média com a classe pobre. A classe média com seus salários de em média 5~6k não sofre reajustes proporcionais, mas o mínimo continua aumentando (acima da taxa dos dissídios anuais, média de 6~7%) e diminuindo a disparidade entre as duas realidades. Ainda tá longe, óbvio, falamos praticamente de uma diferença de 800%...

Perfeito, os gráficos ilustram bem isso.

E não importa qual o governo, o salário mínimo com todos os aumentos que teve só dá a ilusão que está maior, mas diante da realidade atual proporcionalmente continua pequeno.

O parâmetro que me faz lembrar melhor disso é o preço da passagem da tarifa do Metrô que em 95 no primeiro ano de mandato do FHC estava por volta de R$ 0,50 numa época que o salário mínimo era de R$ 100,00

Hoje em relação aquele ano está em R$ 2,90 (5,8 vezes maior) e o salário mínimo terminou o ano em R$ 545,00 (5,45 vezes maior).

Quando finalmente vigorar o valor maior R$ 622,00 ele finalmente fica 6,2 vezes maior em relação aos aumentos que a passagem teve, mas não demora muito e logo irão aumentar de novo a tarifa voltando o salário mínimo a ficar novamente defasado.

Foi só um exemplo meio banal que coloquei, mas serve pra ilustrar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo