• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Porto Alegre vai multar quem ouvir música sem fones em ônibus

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Câmara Municipal de Porto Alegre (RS) aprovou por unanimidade na manhã desta quinta-feira um projeto de lei que estabelece multa a passageiros de transporte coletivo que usem aparelhos sonoros sem fones de ouvido.

O projeto prevê multa de R$ 43 a R$ 216 a quem ouvir músicas em rádios, celulares e tocadores de MP3 sem os fones. Para ter validade, a proposta ainda precisa ser sancionada pela prefeitura.

O uso de aparelhos sonoros em transporte públicos já é considerado infração em código de posturas da população em vigor na cidade desde 1975.

A proposta agora quer atualizar esse ponto, regulamentar a fiscalização e promover campanhas de conscientização dos passageiros. As empresas responsáveis pelas linhas de transporte terão de afixar "cartazes educativos".

O vereador Mario Fraga (PDT), autor da proposta, diz na justificativa do projeto que
"é notória a falta de educação de algumas pessoas, principalmente das mais jovens, no que se refere ao uso de equipamentos sonoros [...], normalmente em volume muito alto".

Fraga disse à Folha que a fiscalização seria de responsabilidade do município.

Passageiros poderiam fazer denúncias por um número de telefone, e a empresa pública responsável pelos transportes faria o monitoramento por meio de câmeras que já estão instaladas nos ônibus.

O vereador disse que se baseou em pedido de estudantes do bairro onde mora.

Ninguém chegou a ser multado pela lei já em vigor, segundo a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), que faz a fiscalização e gestão do transporte urbano em Porto Alegre.

De acordo com a empresa, a infração a pedestres ainda não é regulamentada no Brasil.

Fonte
 
Não sei se funcionaria aqui em São Paulo, mas diminuindo o número de usuários que ouvem músicas altas já seria ótimo.
 
Se isso for o fim do funk a todo volume nos ônibus, beleza. De cada 10 sujeitos que ligam rádio a todo o vapor 11 estão escutando funk.
 
Eu ia dizer que vocês têm sorte, mas isso é relativo, pois se precisa de uma lei, então a coisa tá feia, aqui ainda não temos essa lei, felizmente, pois só aconteceu de 2 vezes alguém estar ouvindo músicas alto, então espero que aqui não precise dessa lei.
 
Em Sampa nos trens metropolitanos da CPTM é sempre alertado nos avisos sonoros que é proibido ouvir som alto e de vez em quando aleatoriamente um funcionário da segurança entra em algum vagão pra verificar isso, já que sempre tem alguém que não dá a mínima e põe o volume do celular no máximo, mas aí ele só atua no sentido de fazer cumprir a proibição. Não há multa.
 
Em Sampa nos trens metropolitanos da CPTM é sempre alertado nos avisos sonoros que é proibido ouvir som alto e de vez em quando aleatoriamente um funcionário da segurança entra em algum vagão pra verificar isso, já que sempre tem alguém que não dá a mínima e põe o volume do celular no máximo, mas aí ele só atua no sentido de fazer cumprir a proibição. Não há multa.
Eu ouvi a uns 10 dias atrás um grupinho com música alta no metro e ninguém fez nada. Não apareceu segurança e eles simplesmente não desligaram durante umas 5 ou 6 estações. Mas confesso que é mais raro ouvir no metro do que nos ônibus. Para ter uma ideia, eu já peguei até com o cobrador ouvindo alto.
 
Já tava na hora! Chegou em tempo de impedir a explosão das caixinhas de MP Tudo que tem aparecido de balde na rua e nos ônibus! Der tanto encher que até já decorei o Melô da Saveiro: "O que o seu guarda não sabe, nós demos pila pro guincheiro e a mulherada voltou, tudo pra cima da Saveiro/ Porque a sonzeira é bala/ A mulherada é mara
Em cima da Saveiroooooooooooo"!
 
Quero saber com ovão fiscalizar...

Pessoal da cidade contem depois como está sendo isso!

Estou rezando para a moda pegar e isso vir parar aqui em SP
 
Eu ouvi a uns 10 dias atrás um grupinho com música alta no metro e ninguém fez nada. Não apareceu segurança e eles simplesmente não desligaram durante umas 5 ou 6 estações. Mas confesso que é mais raro ouvir no metro do que nos ônibus. Para ter uma ideia, eu já peguei até com o cobrador ouvindo alto.

Depende do horário e qual linha você pega. Aqui no trem que vai da Estação da Luz a Fco Morato/Jundiaí onde eu moro é mais ou menos comum e já vi três vezes eles atuarem mandando desligar.

E no metrô ficará cada vez mais raro porque estão modernizando a frota e os novos da linha amarela tem até câmera de filmagem dentro.
 
Aqui existe essa lei, mas cabe aos motoristas e cobradores fiscalizar e comunicar isso às autoridades. E como muitas das vezes o próprio motorista ou cobrador ouve a maldita música sem fone, ou tem medo de fazer qualquer coisa, é como se não existisse proibição nenhuma.
 
Se isso for o fim do funk a todo volume nos ônibus, beleza. De cada 10 sujeitos que ligam rádio a todo o vapor 11 estão escutando funk.

Esse nojo (minha opinião) de estilo musical virou praga na sociedade. Aqui em Minas é só um sujeitinho infeliz ligar o rádio que mais 250 pessoas começam a curtir.

Essa lei poderia pegar aqui em BH.
 
Última edição:
... atualizar esse ponto, regulamentar a fiscalização e promover ...

Quero ver.

Tinham que fazer uma lei que permitisse aos passageiros espancar e linchar a pessoa que estivesse ouvindo som alto sem fone.


Três vezes eu já fiz alguma coisa com relação à isso... Na primeira, era um cara bem na minha frente. Daí eu botei o meu mp3 na orelha dele e botei metal XD Acho que era Amon Amarth, sei lá. Ele olhou para os lados e desligou o dele. Na época eu me achei muito foda mas hoje em dia eu acho estranho ele não ter respondido pra mim. A segunda vez era com um cara já coroa, daqueles metido a playboy. Quando eu me levantei pra descer, passei por ele e disse que ele não tinha mais idade pra fazer esse tipo de coisa. Ele não respondeu, mas fez cara de quem não gostou :B Na terceira era um cara na minha frente e estava com a namorada do lado. Eu cutuquei ele e falei "tu pode ser educado e desligar o som?" e ele "não.", daí passou uns minutos e a namorada dele começou a brigar com ele :lol:

Teve uma quarta vez, mas daí achei melhor não falar nada, não queria ser estuprada.
 
Pois é o meu sonho acontecer de alguém tá escutando música ruim alto para eu colocar um rock bem estridente e com guitarras fazendo muito barulho para a pessoa se tocar.
 
É mesmo chato estar no busão e do seu lado alguém ouvindo na maior altura aquee pagodão insuportável...
 
Aqui em recife é brega, mas não os bregas ainda agradáveis. São os da pior espécie, ja peguei vários busões com as pessoas ouvindo beeeeeeeeem alto... Poderiam fazer isso aqui também.
 
Voltando ao mais ao tema do tópico quero só ver como irão cobrar as multas. Até multar pedestre que não atravessa na faixa não rola, quero ver como irão cobrar de quem tá no busão.
 
Eu tenho sorte. Nas linhas que mais uso aqui em Porto Alegre raras vezes vi alguém ouvindo música alta. Mas já vi nos ônibus um papel informando que ouvir música alta dá multa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo