• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Resoluções Literárias - 2012

Melian

Período composto por insubordinação.
E a vontade louca de colocar o título do tópico como 2012: o ano que não começou, hein, gente? Mas eu achei que seria muito tosco parodiar 1968: o ano que não terminou. Enfim, hora de falarmos, falarmos, falarmos sobre o que (não) cumpriremos literariamente falando, minha gente. Eu começo com o seguinte aviso: não faço resoluções, porque não costumo cumpri-las. Mas já que não vou cumprir, mesmo, vou brincar. Não colocarei "comprar aquela coleção completa do Machadão que custa mais de 600 reaulzzz", porque, infelizmente, está fora da minha realidade. Mas nada me impede de continuar a sonhar com ela, né?

- Vencer 2666 (acho difícil, já li 345665 outros bolaños, mas coloquei o 2666 no fundo do baú. :lol: );
- Ler os dois últimos livros da Margaret Atwood (mas é caro, gente :tsc:);
- Reler Hemingway (faz tempo que li, AMO demais TUDO o que li dele, mas preciso reler, minha alma precisa disso, sabe?);
 
1) Tentar novamente Dom Casmurro. A ultima tentativa foi em 2010, e tenho tentado aproximadamente a cada 2 anos desde 1996.
2) Acabar a leitura das obras completas de Agatha Christie - essa é bem dificil, porque li 34 livros em um ano e ainda faltam 40 e poucos
 
- Ler os livros do G. R. R. Martin até onde o mestrado me deixar.

Sem muita pretensão mesmo, infelizmente.
 
E a vontade louca de colocar o título do tópico como 2012: o ano que não começou, hein, gente? Mas eu achei que seria muito tosco parodiar 1968: o ano que não terminou.

Até porque 2012 será o ano que vai terminar, não é? Terminar com o mundo.


Sobre as (ir)resoluções para o próximo ano... confesso que já estou pensando nelas desde já para colocar na lista do skoob. Começo então com o que não consegui realizar em 2011.

1- Encontrar uma edição e ler "O Clube da Luta"
2- Reler o Silmarillion porque sinto muitas saudades do Tolkien
3- Reler O Hobbit para fazer inúmeras críticas de fã chato no cinema e na roda de amigos após o filme estreiar.

E algumas novas resoluções para esse ano:

4- Ler "Os Irmãos Karamazovi", que já está na minha estante me esperando. Porque ter Dostoiévski como um dos autores preferidos só por um livro (Crime e Castigo) é bizarro.
5- Continuar a busca por um exemplar de Esperando Godot que caiba no meu orçamento chinelão.
6- Ler mais do Zigmunt Bauman
 
- Ler The Wise Man's Fear, a continuação de The Name of The Wind, de Patrick Rothfuss.
- Achar o meu Ortoxia, de Chesterton, que eu perdi em casa.
- Mandar a minha lista dos 5 livros favoritos para a Melian; ela já deve estar subindo pelas paredes por causa da minha enrolação.
- Achar BONS livros cristãos.
- Ler mais livros de poesias - Nunca mais li nenhum desde que sai do primário. True history.
- Ler H. P. Lovecraft . Sempre fiquei curioso quanto aos livros deste autor.
- Ler bastantes livros em inglês, para manter o conhecimento do idioma.
- Mitologia hebraica, árabe, japonesa... isto seria bom ler!
- Se tiver com paciência, criar um blog ou site para eu escrever alguma coisa. Sempre o pessoal do meu serviço insiste que eu deveria escrever um livro; não sei por que, mas já que insistem...
- E, tentar descobrir livros, temas e histórias novas para aumentar o meu repertório, se Deus assim permitir.
 
-Reler Tolkien;
-Ler Saramago;
-Ler Nit (VAI PAGANUS!);
-Ler Guimarães Rosa;
-Ler mais de 36 livros;
-Ler Crepúsculo ( :lol: não)
 
Minhas resoluções para o próximo ano são, primeiro, ler mais do que li neste ano que está se encerrando, já que minha performance foi apenas aceitável. E dentro disso ler mais literatura brasileira, na qual ando muito deficiente. Conseguindo isso já está ótimo.
 
Última edição:
2- Reler o Silmarillion porque sinto muitas saudades do Tolkien
3- Reler O Hobbit para fazer inúmeras críticas de fã chato no cinema e na roda de amigos após o filme estreiar.
[2]

4- Ler "Os Irmãos Karamazovi", que já está na minha estante me esperando. Porque ter Dostoiévski como um dos autores preferidos só por um livro (Crime e Castigo) é bizarro.
Recomendo também Recordações da casa dos mortos e Notas do subsolo. Esse último é mais tenso que tudo o que você viu em Crime e castigo. True story.

Minhas resoluções:
-devorar Crônicas de Gelo e Fogo
-ler bons livros sobre a Ortodoxia
-muita literatura filosófica para a faculdade, o que já me deixa bem ansioso
-reler Tolkien e toda a série Harry Potter
 
-Terminar O Enigma do Oito
-Terminar Contos Inacabados
-Ler O Jardim Secreto (A Ceiwyn me deixou curiosinha)
-Ler The Phantom of the Opera
-Ler O Pequeno Príncipe no original em francês
-Ler Notre-Dame de Paris
 
1) Terminar a trilogia do Senhor dos Anéis
2) Ler As Brumas de Avalon (4 livros)

Não vou exigir demais de mim, se conseguir tempo, leio mais que isso!
 
  • Reler O Hobbit até a estréia dos filmes


  • Ler meu box do George R. R. Martin - A Song of Ice and Fire


Mas vai depender muito, pois provavelmente terei o TCC para escrever.
 
copiando minha lista lá do meia:

- Ler House of Leaves
- Ler Infinite Jest
- Ler O jogo da amarelinha
- Ler Gravity's Rainbow

e o engraçado é que tem uns 3 anos que eu sempre tenho um "ler anna karenina" na minha lista de resoluções, e aí esse ano resolvi deixar fora mas acabei de comprar aquela edição lindona da cosac e agora eu meio que não tenho desculpa, então fica aí como bonus track, ler anna karenina.
 
- Mandar a minha lista dos 5 livros favoritos para a Melian; ela já deve estar subindo pelas paredes por causa da minha enrolação.
:chibata:
Demais pessoas que postaram no tópico e ainda não me enviaram a listinha, sigam o exemplo do Clown or Ministrel. NÃO SEREI TÃO PIEDOSA EM 2012.


-Ler Guimarães Rosa
Comece com as coisas mais leves, se já não tiver passado por elas (não invente de começar por Grande Sertão). Já deve ter lido "A terceira margem do rio", se não leu, comece por ele, um dos mais belos contos da literatura brasileira.
 
Vamos lá:

- terminar meu artigo para o PIBIC (começar será um termo melhor :/)
- ler Contos Inacabados e Os filhos de Húrin, que acabaram de chegar
- ler mais sobre a Igreja, que tô meio desleixada
- continuar o curso de filosofia do Olavo de Carvalho, e também o de filosofia da linguagem
- ler Tolkien em inglês (o mesmo plano dos dois últimos anos, que eu nunca cumpro).
 
- Ler "A Song of Ice and Fire"
- Acabar com a Trilogia do "Crônicas de Arthur" (Fácil essa)
- Ler Os Filhos de Húrin
- Ler ao menos um livros dos seguintes autores: Dostoiévski, Nietzsche, Stephen King, Ayn Rand, Dickens, Lovecraft)
- Mandar a minha lista dos 5 livros favoritos para a Melian (item novo)
Pra mim essa lista até o final do ano já é um mega sucesso se eu conseguir.. hehe

PS: A pedidos, resolução atualizada =P
 
Última edição:
:chibata:
Demais pessoas que postaram no tópico e ainda não me enviaram a listinha, sigam o exemplo do Clown or Ministrel. NÃO SEREI TÃO PIEDOSA EM 2012.



Comece com as coisas mais leves, se já não tiver passado por elas (não invente de começar por Grande Sertão). Já deve ter lido "A terceira margem do rio", se não leu, comece por ele, um dos mais belos contos da literatura brasileira.

Recomendo também "Campo Geral", a primeira novela de Corpo de Baile, que é um retrato comovente de uma infância no sertão... poucas coisas são tão bem delineadas como as relações do garoto com a terra e família e o Guimarães Rosa, além de uma bagagem cultural que provavelmente não é humana e está em todos os seus livros, sabe retratar com perfeição uma gama de sentimentos afetivos que poucos conseguem.
Só que esse sentido só vale porque essa é uma história menor em escala, mas tudo o que eu disse acima vale também pra Grande Sertão Veredas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo