• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Islândia é o 1º país da Europa Ocidental a reconhecer Palestina

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
A Islândia tornou-se nesta quarta-feira o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer os territórios palestinos como um Estado independente, informa o jornal israelense "Haaretz".

A medida foi aprovada por 38 votos, num Parlamento de 63 assentos, no mesmo dia em que a ONU (Organização das Nações Unidas) celebra seu anual "dia de solidariedade" com o povo palestino.

"A Islância é o primeiro país da Europa Ocidental a tomar este passo. Eu tenho agora a autoridade formal para declarar nosso reconhecimento da Palestina",
disse o chanceler islandês, Ossur Skarphedinsson à emissora de TV estatal RUV.

Na sede das Nações Unidas, o delegado observador palestino Riyad Mansour reafirmou a determinação da ANP (Autoridade Nacional Palestina), de buscar sua adesão como membro pleno da entidade, conforme o pedido que movimentou a comunidade internacional neste ano.

"Ao mesmo tempo, o Parlamento exorta israelenses e palestinos a buscarem um acordo de paz com base na legislação internacional e as resoluções da ONU, que incluam o reconhecimento mútuo do Estado de Israel e do Estado da Palestina",
diz o texto aprovado pelo Parlamento islandês.

Fonte
 
Mas, por outro lado, a tendência é o resto da Escandinávia ir seguindo. Eles sempre são pioneiros nesse tipo de coisa.
 
E partiu de quem é um dos países menos corruptos do mundo, que não tem e nunca terá a minima ambição ao fazer isso querer assentozinho no conselho de segurança da ONU :obiggraz:

Coisa que o Brasil ultimamente vem extendendo o chapéu pros outros e feito um flanelinha fazendo qualquer favor em troca disso.
 
E partiu de quem é um dos países menos corruptos do mundo, que não tem e nunca terá a minima ambição ao fazer isso querer assentozinho no conselho de segurança da ONU :obiggraz:

Coisa que o Brasil ultimamente vem extendendo o chapéu pros outros e feito um flanelinha fazendo qualquer favor em troca disso.

Não é verdade total. Fosse assim, era imensamente mais fácil apoiar a zona de exclusão aérea na Líbia e não ter feito nenhum acordo trilateral com o Irã, para começo de conversa. No primeiro caso, o apoio ocidental contrabalançaria as implicâncias com China e Rússia, e no segundo seria uma virtual unanimidade. O Brasil sabe que ser capacho é o primeiro passo para ser excluído de qualquer decisão.

De toda forma, com Brasil ou sem Brasil, Alemanha e Japão no CS, essa ONU é uma palhaçada. Se fosse séria, tomaria a forma de um parlamento global talvez até bicameral, com uma câmara alta de representação uniforme e outra, proporcional à população. Mas é utopia e crédito demais à humanidade algo do tipo.
 
A Islândia pode se dar ao luxo de reconhecer ou não, pois está afastada de tudo e de todos :lol: Isolada dos continentes e um grande oceano a sua volta, uma espécie de Númenor :lol:

Parabéns aos islandeses pela atitude.
 
A Islândia não é nenhum Acre, além de sua cultura fascinante o país é conhecido por esse tipo de posicionamento, até por não terem preso como as grandes potências. Parabéns aos nórdicos modernos. :clap:
 
Acrianos viajam até 700 km para conhecer 1º shopping do estado

Idosa de 73 anos vira fã de centro de consumo.
Ar-condicionado e entretenimento são atrativos, segundo a população.


Aos 73 anos, a aposentada Deuzuíla Arruda de Souza, moradora de Rio Branco, pensava já ter visto de tudo nesta vida, até a inauguração, no início de novembro, do primeiro shopping center do Acre.

“Nunca tinha ido a um shopping antes. Eu fiquei muito feliz. É uma alegria”, conta a acriana que, desde a abertura do centro de compras, já visitou o local cinco vezes.

Com quase 340 mil habitantes, a capital do Acre foi uma das últimas do país a receber um shopping – ficando à frente de Macapá, cuja previsão é de inaugurar o primeiro em 2012, e Boa Vista, sem um projeto concreto, de acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce).

(Observações: "acriano" é com "I", de acordo com o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Com relação ao fato apontado por leitores da existência de um shopping em Rio Branco anterior ao Via Verde, a Abrasce diz não ter registro. Segundo a entidade, para ser classificado como shopping, o empreendimento tem de ter ao menos cerca de 5 mil metros quadrados de área bruta locável, entre outros critérios.)

A chegada do empreendimento à cidade do norte brasileiro mudou a rotina não só da vida de Deuzuílda, mas como na de grande parte da população local. No dia da inauguração, cerca de 40 mil pessoas visitaram o Via Verde Shopping, estima a Landis Shopping Centers, empreendedora, administradora e comercializadora. No primeiro mês de operação, foram 400 mil visitantes. [...]

http://g1.globo.com/economia/negoci...00-km-para-conhecer-1-shopping-do-estado.html
 


Pois é o Acre tem mais ou menos do dobro da população da Islândia, mas Rio Branco mal tem 10% da infraestrutura de serviços (principalmente em qualidade) que tem Reykjavik

A unica coisa que dá pra comparar é que ambos são territórios de tamanho + ou - parecido são isolados de grandes centros urbanos, um rodeado de água e gêlo e o outro do verde da floresta e só.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo