• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O tamanho da terra-media

adrieldantas

Relax and have some winey
Estava discutindo com um amigo neste fim de semana, qual o tamanho da terra-media? Digo, é o planeta terra ou apenas uma parte dele? Para não ficar sem resposta disse que era a terra em si, mais não dei certeza.
Qual o correto?
 
De fato a Terra-Média é só um continente, tanto que o nome do mundo em si é Arda. Existem muitas outras terras a leste que não são inseridas na história, muitas consideradas instransponíveis depois das mudanças que o mundo sofreu desde a destruição de Almarén e posteriormente de Utumno.
 
A Terra media é um continente imenso e se pegarmos o simples mapa que existe no livro dos Senhor dos Anéis e fizermos o cálculo da área do mesmo podemos perceber que apenas aquela parte que aparece no mapa possui mais de 6 milhões de quilômetros quadrados. Ou seja, vai muito além dos limites que vemos no mapa tradicional do SDA.
 
Na verdade é bem menor do que a gente pensa: mais ou menos o tamanho da Europa ocidental. Tem um excelente tópico aqui na Valinor sobre isso, das medidas, distâncias, etc, se achar posto aqui.

Outra dica é o livro "O Atlas da Terra-média", da Karen Wynn Fonstad, que dá uma ótima noção geográfica.
 
Última edição:
Na verdade é bem menor do que a gente pensa: mais ou menos o tamanho da Europa ocidental. Tem um excelente tópico aqui na Valinor sobre isso, das medidas, distâncias, etc, se achar posto aqui.
Isso só o noroeste, Eriadan, a parte onde a maior parte da história se desenrola. A Terra-média incluía o Harad e Rhûn também, não se esqueça.

Esse mapa do Atlas da Terra-media, da Fonstad, dá uma ideia do tamanho:
Ver anexo 41874

Todo o continente entre o Belegaer a os Inner Seas é a Terra-média.
 

Anexos

  • the second age of arda.jpg
    the second age of arda.jpg
    198,8 KB · Visualizações: 64
Apenas aproveitando o tópico com o intuito de não precisar criar outro, alguém saberia me dizer o que, de fato, houve no "Mundo" após a destruição de Utumno?
O que eu percebi lendo o livro é que a configuração mudou. Lugares antes acessíveis não mais o eram.

Mas o que seriam essas mudanças? O que é a terra-média atual se comparado com a terra média nas primeiras Eras?
 
Na verdade, de acordo com a cosmologia que Tolkien desenvolveu a partir da década de 50, Arda corresponderia mais ou menos ao nosso Sistema Solar. Ambar (ou Imbar, dependendo da versão) é que seria a Terra.

Menel diga cá, aonde você encontrou essa informação? Porque se Arda acabaria sendo um Sistema Solar, então não seria possível que a Terra Média fosse comparada ao Planeta terra? Ou seria idiotice afirmar isso?!

Na verdade é bem menor do que a gente pensa: mais ou menos o tamanho da Europa ocidental. Tem um excelente tópico aqui na Valinor sobre isso, das medidas, distâncias, etc, se achar posto aqui.

Outra dica é o livro "O Atlas da Terra-média", da Karen Wynn Fonstad, que dá uma ótima noção geográfica.

Essa teoria de a TM ser comparada a Europa eu já conhecia e era a mais aceita por mim até agora.

Isso só o noroeste, Eriadan, a parte onde a maior parte da história se desenrola. A Terra-média incluía o Harad e Rhûn também, não se esqueça.

Esse mapa do Atlas da Terra-media, da Fonstad, dá uma ideia do tamanho:
Ver anexo 41874

Todo o continente entre o Belegaer a os Inner Seas é a Terra-média.

Vocês acabaram me deixando confusa. Aguardo respostas que me ajudem a esclarecer essa confusão interior!
 
Eów, é o seguinte: a Terra-média é bem maior do que aquele pequeno pedaço do mapa a que nós nos acostumamos - e é esse nosso costume que confunde (como também me confundiu). Como o Meneldur bem lembrou, aquele "pedacinho" que vai das Ered Luin à fronteira ocidental de Rhûn e de Forodwaith até a fronteira sententrional de Umbar é nada mais do que o noroeste da Terra-média: as terras que foram, digamos, "civilizadas" pelos homens que vieram do Oeste, de cujo ponto de vista parte a história. Mas e quanto ao que está além disso, a leste e a sul, dentro do continente, o que é? É Terra-média também! :yep:

Usando esse mapa que o Meneldur postou, a Terra-média é todo o território que está entre os dois grandes mares (com a exceção das ilhas mais distantes, como a finada Númenor).
 
Última edição:
Menel diga cá, aonde você encontrou essa informação? Porque se Arda acabaria sendo um Sistema Solar, então não seria possível que a Terra Média fosse comparada ao Planeta terra? Ou seria idiotice afirmar isso?!
Arda, or 'The Kingdom of Arda (as being directly under the kingship of Eru's vice-gerent Manwë) is not easy to translate, since neither 'earth' nor 'world' are entirely suitable. Psysically Arda as what we should call the Solar System.
Fonte: Morgoth's Ring, nota 2 do Comentário do Athrabeth Finrod ah Andreth.

Essa visão sobre Arda sendo o Sistema Solar se torna necessária tendo em vista que o Sol e a Lua pertencem a Arda.

Vocês acabaram me deixando confusa. Aguardo respostas que me ajudem a esclarecer essa confusão interior!
Pense mais ou menos assim:
Arda: Sistema Solar;
Ambar: Terra;
Terra-média: continente da Terra.
 
A TM era só um continente. Imagino ela como sendo mais ou menos do tamanho da África, Europa e um pedaço da Ásia juntos.
 
Só pra completar Eriadan e Meneldur, que já explicaram bastante:

A Terra-média é uma pré-formação dos atuais continentes Europa, Ásia e África, ou seja, é um continente gigantesco, que ocupava a maior parte do planeta. É mais ou menos como se fosse esses 3 continentes já citados, porém sem o Mar Mediterrâneo que os separa.

O trecho do mapa que é apresentado no fim dos livros é apenas um pedaço relativamente referente à Europa e ao norte da África, então, realmente não é lá muito grande. Mas existem muito mais extensões de terra ao sul e ao leste daquilo que é apresentado (vide o mapa postado pelo Menel).

Outros continentes de Arda são Aman (a terra dos Valar, onde fica Valinor), Númenor (que pode ser considerada uma ilha) e as duas grandes porções de terra ao extremo leste da TM. Dizem que estas duas, mais tarde, após a retirada de Aman dos Círculos do Mundo, teriam dado origem ao continente americano como o conhecemos hoje.

E Arda, como já explicou o Menel, passou a ser considerada o sistema solar, pois englobava o sol e a lua. De acordo com a mitologia de Tolkien, Sol e Lua nasceram na Terra e giram em torno do planeta, bem como as estrelas. Isso, então, torna Terra o centro do sistema solar, o que faz de Arda o nome do sistema todo. Tendo Ambar como planeta central.

Edit.: artigo interessante sobre a configuração dos continentes: http://www.valinor.com.br/6784/
É curtinho, dá pra ler de boa!
 
e as duas grandes porções de terra ao extremo leste da TM. Dizem que estas duas, mais tarde, após a retirada de Aman dos Círculos do Mundo, teriam dado origem ao continente americano como o conhecemos hoje.
Muito bom, não sabia disso!

E belo artigo, vale a pena ler.
 
Última edição:
Outros continentes de Arda são Aman (a terra dos Valar, onde fica Valinor), Númenor (que pode ser considerada uma ilha) e as duas grandes porções de terra ao extremo leste da TM. Dizem que estas duas, mais tarde, após a retirada de Aman dos Círculos do Mundo, teriam dado origem ao continente americano como o conhecemos hoje.
Eu não acho que esses dois continentes tenham dado origem à América. Acho que a América tenha surgido de continentes novos, criados após a Queda.
 
Isso é oficial Eriadan... está dito no próprio livro que foram criadas novas terras no lugar de Valinor.
 
Eu não acho que esses dois continentes tenham dado origem à América. Acho que a América tenha surgido de continentes novos, criados após a Queda.

Foi mal se falei besteira. Jurava que era algo oficial, porque já li isso umas duas vezes há muito tempo. Talvez eu tenha feito confusão com as memórias que tenho.
Mas se não foi o que houve, o que teria acontecido então aos continente à leste da TM? Prefiro pensar que se afastaram e formaram o meu Brasil!!!! :mrgreen:
 
Até onde sei a Terra-Média é uma parte de um dos continente de Arda. No livro "Atlas da Terra-Media" de Karen Wynn Fonstad (acho) aparece uma imagem do mundo (Arda).

Corrijam-me se estiver errado
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo