• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cinco Livros Favoritos com Melian_ a maia

Melian

Período composto por insubordinação.
Gente, que menina gentil, a Melian! Quando lhe pedi a listinha, ela respondeu com a maior atenção (e quero ser justa: todas as pessoas para as quais mandei o pedido, me responderam gentilmente.) Como pode duas Melians serem tão diferentes, né? :lol: O fato é que temos a listinha da moça do nick lindo. E a lista dela não está devendo nada não, viu? Nem é a primeira vez que Olhai os Lírios do Campo aparece por aqui, mas eu sempre me emociono ao ver que ele está em alguma lista. Eu diria que é impossível não se emocionar com Olhai os lírios do campo. Enfim, listinha honesta. Apreciem SEM moderação.

Melian_ a maia disse:
Olá!
Gostaria de dizer que adorei ter sido convidada a participar dessa "coluna" do fórum, amo literatura e é onde eu vivo atualmente, perdida em páginas.
Vou tentar ser o mais justa possível, porque eu já li muita coisa, vai ser dificil listar só 5 desses.
Sou apaixonada por ficção/fantasia, essa é a maior parte da minha leitura, mas tem alguns livros fora desse gênero que marcaram minhas lembranças, então minha lista vai ser meio diversificada.
Queria dizer também que SDA não aparece na lista pq só pelo fato de eu estar aqui já deixa claro qual é a minha admiração pela obra.


1. Jane Eyre - Charlotte Brontë


jane_eyre.large_.jpg
O primeiro contato que tive com as irmãs Brontë foi com "O morro dos ventos uivantes" que não me cativou muito, mas quando decidi ler "Jane Eyre" me apaixonei! É um romance antigo, mas é muito bem construído e a mocinha é tão moderna, madura, decidida, que de nada lembra as mulheres submissas de antigamente. Claro que como todo romance tem um drama pessoal, algo que a impede de ficar com quem ama, mas ainda assim é um romance que vale a pena.


2. Olhai os lírios do campo - Érico Verissimo

Olhai.os.Lirios.do.Campo-Erico.Verissimo-LivrosGratis.net-.jpg
Li este romance no colégio, na epoca eu buscava algo mais intenso, porque foi uma fase que li muiito Sidney Sheldon e Agatha Crhistie, então queria me aprofundar mais em leituras mais clássicas por assim dizer.
uma amiga indicou esse livro e resolvi ler. Ele é simplesmente lindo! Nesse livro a personagem principal é um homem, Eugêniom um homem não muito valoroso, mas por trás de tudo sempre tem uma história, e a soma das histórias do passado desses personagens é que deixa o livro bonito, chorei muito lendo esse livro.


3. A lista de Schindler - Thomas Keneally


GRD_635_A lista de Schindler - 1.jpg
Sempre me interessei muito pela II guerra, não sei exatamente o porque, mas entrava tanto no assunto e mergulhava tanto na história que o trabalho que fiz sobre a II guerra ficou com a professora de história para dar como apostila as outras salas. Confesso que me esforcei ao máximo, porque nesse assunto eu queria realmente saber tudo. Nessa caminhada sobre esse assunto encontrei esse livro e o li, achei simplesmente maravilhoso, o li e em seguida li "O diário de Anne Frank" que tbm é um relato sobre o que aconteceu na II Guerra e realmente não me arrependo ambos livros maravilhosos que fazem você se sentir dentro dos acontecimentos, do medo, do terror, das caçadas.


4. Quarto - Emma Donoghue


quarto.jpg
Esse livro é totalmente surpreendente!!
a editora me ofereceu alegando que era um grande lançamento, achei estranho porque nunca tinha ouvido falar dele, mas aceitei, gosto de desafios. O livro é maravilhoso! Acho que além de tudo, a maior mensagem que ele passa é a de como o amor de mãe pode ser tão incondicional, a ponto de uma mulher amar a tal ponto uma criança que foi fruto de um abuso como se fosse a única e melhor coisa do mundo e por isso criar um mundo para essa criança, para que ela não sofra e não fique com suas perguntas sem resposta. Eu achei o livro genial.


5. Noite sem Fim - Aghata Crhistie


noite_sem_fim.jpg
Fiquem cientes que escolher o 5 foi pior!! Porque tinha muitos ainda que queria escolher, mas decidi por esse por ser um gênero que ainda não citei aqui, a nossa musa do crime, acho que todos já leram algo dela, mas apesar do "Caso dos 10 negrinhos" ser o mais famoso, para mim o mais legal foi esse, Não dá para falar nada do livro, porque posso soltar um spoiller, mas garanto que é muito bom.
 
Eu não li o Jane Eyre e Quarto, mas fiquei bastante interessada nos dois. Quero que a moça do nick lindo fale um pouco mais sobre eles para nós. O Jane Eyre me interessou pela descrição que a Melian fez da mocinha "tão moderna, madura, decidida". Mulheres maduras e decididas são foda! E quanto ao outro, Quarto, fiquei curiosa em ver como é agenciada a questão do estupro (do não aborto) e coisa e tal. Quero ver os discursos que sustentam a obra. Fiquei bastante interessada, mesmo.
 
Jane Eyre é obra-prima, romance de formação fodão. Só acho que ele não é tão bom nas partes de "horror gótico", mas tudo bem.
 
E agora quero ler esse dos lirios *-*
Leia Ly! É lindo! Mas não me culpe se ficar com os olhos vermelhos! kkkk

Eu não li o Jane Eyre e Quarto, mas fiquei bastante interessada nos dois. Quero que a moça do nick lindo fale um pouco mais sobre eles para nós. O Jane Eyre me interessou pela descrição que a Melian fez da mocinha "tão moderna, madura, decidida". Mulheres maduras e decididas são foda! E quanto ao outro, Quarto, fiquei curiosa em ver como é agenciada a questão do estupro (do não aborto) e coisa e tal. Quero ver os discursos que sustentam a obra. Fiquei bastante interessada, mesmo.

"Quarto" foi uma experiencia incrível para mim, alguns falam que a história lembra "Menina morta viva", mas ainda não li então para mim foi uma experiencia unica!
Eu não costumo ler coisas que tratam de abuso, me deixa down. Mas como disse acima, gostei do desafio! Como o livro é contado boa parte em diálogos dela com o filho o livro aborda isso de formas subtendidas, leve, disfarçada, porque ela não quer jogar aquela verdade em cima da criança.
E o pior! não é só abuso, é abuso constante, carcere privado, enfim, o velho Nick (nome que o garotinho dá ao homem que visita sua mãe) é um desgraçado!

Jane Eyre é um clássico! Não deveria ser passado despercebido, mas tenho medo do que falar exatamente, porque a escrita de Charlotte é diferente da de Emily, e Emily acabou sendo a preferida das massas, já eu prefiro a Charlotte, então fico na duvida se posso compara-las ou não, porque isso pode atrapalhar a avaliação de vc´s quanto a obra. Prefiro que leiam mesmo. Posso garantir que não é chato nem massante, vc´s não vão me xingar depois nem me odiar por terem lido! kkkkk


Jane Eyre é obra-prima, romance de formação fodão. Só acho que ele não é tão bom nas partes de "horror gótico", mas tudo bem.

Isso é verdade, mas na realidade não me incomodou, porque esse não era o ponto alto do livro, era só um complemento.
 
Última edição:
Não li nenhum desses! :oops:

[2]
Mas como estou lendo as obras completas da Agatha Christie pelo menos o numero 5 tá a caminho.
E Jane Eyre sempre esteve na minha lista, mas acabo deixando para depois por um motivo ou outro. o Unico que li das Bronte foi 'morro dos ventos uivantes' mas já faz tanto tempo que sinceramente eu mau me lembro.
 
Aí que, depois dos comentários do Hobbit Bonzinho e da moça do nick bonito (eu deveria chamá-la de Melian, mas aí eu me acho uma louca e penso que estou falando comigo. Tudo bem que eu sou maluca, mesmo, meus últimos posts no tópico do Amigo Oculto do Meia Palavra comprovam isso. :lol:), fui ler mais sobre Jane Eyre. Aí fiquei mais empolgada ainda. Todo esse lance de emancipação da mulher, de superar barreiras de classe, etc. me atrai bastante.

Eu me identifico, imediatamente com a situação. Sou uma defensora dos direitos da mulher (NÃO ENCHAM O SACO! Eu defendo o direito de todos, mas vocês entendem o ponto. Pelo amor de Deus, não se façam de burros!), e sou de origem humilde, etc.

Tem uma frase da Santa Clara que eu acho muito legal: "nunca perca de vista o seu ponto de partida". As pessoas só pensam na chegada, se orgulham apenas do que elas se tornaram, mas eu valorizo cada passo, cada detalhe, cada brigadeiro que vendi para pagar passagem para ir para a faculdade (quanto "para", meu Deus!), valorizo tudo. E nem sei mais sobre o que estou falando, mas o que importa é que lerei o livro.
 
Não li nenhum desses! [3]

Esse negócio de viver em média de 70 a 90 anos num dá certo não. Como vou ler todos os livros que quero desse jeito?! E ainda tendo que trabalhar/estudar pra ganhar dinheiro?!

Mundo injusto. :osigh:
 
Realmente um ótima lista Mel-Sensei! ^^

-A lista de Schindler eu li porque tu me indicastes naquela primeira vez! É ótimo (de modo relativo) porque a história está nele, É ele...E isso que me conquista, a realidade, o que o ser humano foi, o que não deve mais ser e o que se pode tirar desse passado! (Livros sobre I e II guerra mundial são alvos contínuos, mas nas férias...^^)

-Jane Eyre, lembra que também tentei vencer, mas como era época de trabalhos e provas da escola, pude ler só os primeiros capítulos, e logo larguei...
Vamos ver se desta vez tomo a iniciativa e leio Olhai os Lírios do Campo, que tu me indicou várias vezes...

P.S: Bom é que minha própria Saitorë me avisa que estava no "Cinco livros favoritos", achei que estivesse dando um tempo no forum, já que só falávamos por e-mail!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo