• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Licitação do trem-bala CPS-SP-RJ liberada

Pode demorar mas é algo que tem que ser feito. Não há outra solução plausível para a rápida integração entre grandes centros urbanos além dos trens rápidos. A regra européia é simples: se uma viagem de trem demora menos de 4 horas tudo indica que ela, no cômputo geral da viagem (deslocamento até ponto de embarque + check in + embarque + viagem + desembarque + check out + deslocamento até destino) é mais rápida do que avião.

Obviamente ninguém seria louco de propor uma rota Salvador - Rio de Janeiro, mas rotas como São Paulo - Rio de Janeiro, Curitiba - São Paulo, - Belo horizonte - São Paulo eu vejo como naturais. Desafoga aeroportos para rotas mais longas, diminui o consumo de combustível, aproxima as cidades.
 
Última edição:
As licitações vinham sendo sistematicamente adiadas, vamos ver quando essa palhaçada acaba e finalmente sai alguma coisa.
 
Uma delas foi adiada por falta de interessados, ou seja, o governo conseguiu tornar a obra desinteressante.
 
A principio nem precisa de ter trem bala ligando bh a sp e rj.

O governo poderia trazer de volta a linha Vera Cruz que ligava BH ao Rio por exemplo assim como ocorre com BH-Vitória e que sempre é muito usada.
 
A principio nem precisa de ter trem bala ligando bh a sp e rj.

O governo poderia trazer de volta a linha Vera Cruz que ligava BH ao Rio por exemplo assim como ocorre com BH-Vitória e que sempre é muito usada.

É como eu postei em outro tópico

Quando se fala em Trem Bala muitos sonham com um trem na faixa dos 400Km/h como os trens japoneses

Eu já me daria por satisfeito se tiver uma velocidade média sem escalas em torno de 150Km/h o que permitiria um trajeto Rio-BH, Rio-SP ou SP-Curitiba em cerca de 3 horas que muitas vezes é o mesmo tempo que uma pessoa perde naquele processo burocrático de check-in, check-out fora o tempo de espera pra embarcar que em época de pico fica muito demorado. A viagem de avião só é rapida em si quando você já está dentro do avião e ele finalmente decola. Fora dela tem todos esses fatores que só consomem tempo.
 
Acho excelente essa notícia, mas é como o Morfindel ironizou. Isso vai levar teeeeeeeeeeeeeeeeeemmpo...

Aquilo que a gente conhece do Brasil. Mas to confiante, mesmo com esses problemas futuros. Nós precisamos desse trem-bala, precisamos dessa integração. O problema nos transportes afasta as cidades, torna difícil qualquer desenvolvimento. Digo mesmo pela Baixada que, com exceção de Santos, é muito atrasada economicamente muito por essas dificuldades de transporte e comunicação entre as cidades e entre elas e a .
 
Digo mesmo pela Baixada que, com exceção de Santos, é muito atrasada economicamente muito por essas dificuldades de transporte e comunicação entre as cidades e entre elas e a .

Falta a baixada santista além de trens de viagem, um aeroporto. Chega ser um absurdo uma região metropolitana importante como a que você mora não ter um mísero aeroporto de cargas pra acelarar o escoamento das cargas do Porto de Santos e obviamente de passageiros para o turismo, pois pra mim a base área do Guarujá não é referência pra tal.
 
A principio nem precisa de ter trem bala ligando bh a sp e rj.

O governo poderia trazer de volta a linha Vera Cruz que ligava BH ao Rio por exemplo assim como ocorre com BH-Vitória e que sempre é muito usada.

Nossa estrutura está completamente defasada. Trem só é competitivo se for mais rápido, seguro e confortável do que ônibus ou mais conveniente do que avião. Não adianta nada colocar uma linha.

A rota que você citou tem 664 km e leva 13 horas (!!!!) pra ser percorrida, completamente sem comparação com ônibus, por exemplo. Esse tipo de trecho não leva mais do que 4 horas na Inglaterra se for expresso ou 6 se for pinga-pinga. E isso que a rede da Inglaterra é a pior da Europa Ocidental.

Trem não é (só) turismo. Trem é meio de transporte rápido e confortável.
 
Ai ai, ouvir falar de trem bala parece lenda para quem mora numa cidade em que um metrô com linha de 48km está sendo construído há 12 anos. :roll:

Mas metrô é sempre complicado por ser um tipo de obra que envolve muita escavação em cidades que já estão muito urbanizadas. Sempre terá um custo por kilômetro construído muito elevado.
 
Mas metrô é sempre complicado por ser um tipo de obra que envolve muita escavação em cidades que já estão muito urbanizadas. Sempre terá um custo por kilômetro construído muito elevado.
Mas é isso que torna a coisa engraçada: quase não tem trechos subterrâneos. O pessoal aqui chama de "montanha-russa", porque tem mais inclinação do que tudo. Haja concreto!

E tem mais outras séries de tosquices, eu enumeraria se fosse o tema do tópico.
 
Última edição:
Eu acompanhei um pouco a história do metrô de Salvador, me interessei pelo assunto desde minha viagem pela Europa alguns anos atrás. Uma das coisas mais absurdas que eu li foi que a opção por ser de superfície é pros "turistas poderem ver a cidade". Primeiro, metrô não é pra turista, é pra morador. Segundo, de superfície adotem o sistema de Curitiba, quem tem custos na faixa de 10x menores que o metrô

Em Curitiba estamos adotando o metrô porque a linha inicial simplesmente está saturada para ônibus. Mas pelo que eu li Salvador não tem demanda suficiente pra um metrô (pelo menos não nos trechos sendo construídos / pensados).
 
Salvador certamente ganha de Brasília. Lá sim fizeram um metrô que até bem pouco tempo tinha uma demanda insignificante praticamente, quase um elefante branco.

Só depois que passou a atender as chamadas "cidades satélites" como Taguatinga e Ceilândia que passou a ser uma linha economicamente viável.
 
Nossa estrutura está completamente defasada. Trem só é competitivo se for mais rápido, seguro e confortável do que ônibus ou mais conveniente do que avião. Não adianta nada colocar uma linha.

A rota que você citou tem 664 km e leva 13 horas (!!!!) pra ser percorrida, completamente sem comparação com ônibus, por exemplo. Esse tipo de trecho não leva mais do que 4 horas na Inglaterra se for expresso ou 6 se for pinga-pinga. E isso que a rede da Inglaterra é a pior da Europa Ocidental.

Trem não é (só) turismo. Trem é meio de transporte rápido e confortável.

Verdade, trem hoje em dia precisamos de tempo mínimo de viagem. Só lamento mesmo o Estado ter elimando a opção da linha férrea de passageiros entre BH-Rio. Podiam ter mantido a linha através de alguma parceria público/privada e depois a adoção gradativa do trem bala.

Eu acompanhei um pouco a história do metrô de Salvador, me interessei pelo assunto desde minha viagem pela Europa alguns anos atrás. Uma das coisas mais absurdas que eu li foi que a opção por ser de superfície é pros "turistas poderem ver a cidade". Primeiro, metrô não é pra turista, é pra morador. Segundo, de superfície adotem o sistema de Curitiba, quem tem custos na faixa de 10x menores que o metrô

Em Curitiba estamos adotando o metrô porque a linha inicial simplesmente está saturada para ônibus. Mas pelo que eu li Salvador não tem demanda suficiente pra um metrô (pelo menos não nos trechos sendo construídos / pensados).

Eu não sabia que estão construindo o metrô de Curitiba. Noticia boa! Como estão as obras?

Existe uma modalidade de metrô que é chamada de metro aéreo onde o custo é mais em conta que o subterrâneo.

Em Detroit existe uma linha que é chamada de People Mover. É bem interessante essa modalidade e talvez fosse viável para o Brasil dependendo da cidade e de suas condições geomorfológicas. Em cidades como São Paulo, Brasília e Recife seriam bem interessantes

http://www.thepeoplemover.com/WE-LL-TAKE-YOU-THERE!.id.2.htm

detroit-peoplemover.jpg


UnitedArtists-PeopleMover-Graffiti-16990.jpg


peoplemoverlowres.jpg


detroit+people+mover.jpg


3859.1185771600.jpg
 
O grande problema do "metrô aéreo" é que você aliena o arredor, reduz o preço das propriedades, não reduz a ocupação do espaço (não enterra o metrô) e mantém um alto grau de poluição sonora.

O metrô de Curitiba foi licitado agora, recebeu dinheiro do PAC a começa as obras em 2012 com previsão de entrega em 4 anos. É pouco ainda, coisa de 15 km, mas vai desafogar a via mais congestionada de ônibus - temos um biarticulado a cada 3 minutos (cada biarticulado leva 300 pessoas) e não está dando conta da demanda. E chegou no ponto de saturação pois colocar mais ônibus que isso provoca o chamado comboio - todos ficam grudados e quase não andam.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo