• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[CTHULHU] Nova aventura

Jeff Donizetti

Quid est veritas?
Com a aproximação do final do cenário "O Rei em Amarelo", começo a pensar em uma nova aventura para um RPG lovecraftiano. Ainda não decidi o sistema (pode ser o tradicional Call of Cthulhu, o novo Rastro de Cthulhu ou mesmo algo mais simples como Cthulhu d100 ou Cthulhu Dark). Como meu tempo livre não anda dos maiores, desta vez decidi por um cenário pronto ao invés da trabalheira de usar uma aventura self -made. Assim, elenquei algumas sugestões para que os interessados possam escolher a trama da qual desejam tomar parte:

1. A Dança no Sangue: Em um canto esquecido do Norte de Inglaterra dos anos 1930, os investigadores descobrem algo que os une indissoluvelmente e que isso poderá condenar a eles e todos em sua volta a algo pior do que a morte.

2. Chuva de átomos: Em 1954 os investigadores, marinheiros e cientistas a bordo de um navio militar, tomam parte de um teste secreto dos EUA. Mas após a primeira explosão, algo mais perigoso do que a radiação põem em risco o grupo e todo a humanidade.

3. Ecos do passado: Temática clássica de Cthulhu. Cenário de 1920-30. Um moribundo pede como seu último desejo a ajuda de seus amigos para consertar um erro do passado. Em um local isolado, eles devem agir rápido antes que um Mal ancestral consiga se libertar de suas frágeis correntes.

4. Gota Negra: Cenário dos anos 1930. Alguma coisa lentamente ganha força sob o basalto congelados do arquipélago de Kerguelen. Os investigadores precisam impedir seu renascimento e colocar um fim a isso para sempre?

5. Luar Maldito: Estória passada na Inglaterra dos anos 1920. Um grupo de pessoas comuns descobre por acaso os planos ultrassecretos de uma arma das forças armadas e se vê em meio a uma investigação paranoica que envolve abduções, a visita a um complexo alienígena e o confronto com uma força sobreumana.

6. Nas trincheiras: mistura do Horror Cósmico lovecraftiano aos horrores humanos da I Guerra Mundial (1914-1918). Os personagens são soldados aliados mandados num ataque aos alemães numa Floresta belga. Ali, além dos perigos dos tiros e das granadas, terão de enfrentar um pesadelo maior que a compreensão humana.

7. O Deus Branco: Cenário dos EUA de 1920. Um dos colega dos investigadores morre e, circunstâncias horríveis e o grupo deve investigar o que o matou visitando uma típica mansão mal-assombrada.

8. Olhos na Escuridão: Cenário passado na Inglaterra Vitoriana. Os investigadores, durante uma festa luxuosa, tomam parte de uma sessão espírita que fracassa e traz ao Amundo algo maléfico que os faz investigar mistérios envolvendo o submundo chinês, Jack, o Estripador e uma invasão alienígena.

9. Para além do mal: Um grupo de policiais é encarregado de investigar a morte hedionda de uma mulher cujo corpo foi jogado em um depósito de lixo na Arkham dos anos 1920. Horror e loucura são as coisas que aguardam os jogadores nessa trama que envolve uma série de temas polêmicos.

O ideal seria um grupo entre quatro e cinco players que não precisam conhecer o sistema mas devem necessariamente gostar de jogos de horror e investigação.

Fica o convite; aguardo candidatos e sugestões do sistema de jogo e do cenário.
 
Última edição:
Nas trincheiras esse é foda, *-*. Faço a votação por ele.

Sistema - Trail of Cthulhu acho bem superior ao antigo e rola mais rápido o jogo.

Se puder jogar eu tô dentro, vou começar a aventura do começo no O rei em amarelo tava meio perdido que nem tiroteio.

JeffDonizetti tenta ver com algum conhecido (caso tenha) pra abrir subforuns com os jogos e a gente sendo moderador. Porque a grande falha deste forum é esta a zona do ON e OFF.
 
Nas trincheiras esse é foda, *-*. Faço a votação por ele.

Sistema - Trail of Cthulhu acho bem superior ao antigo e rola mais rápido o jogo.

Se puder jogar eu tô dentro, vou começar a aventura do começo no O rei em amarelo tava meio perdido que nem tiroteio.

JeffDonizetti tenta ver com algum conhecido (caso tenha) pra abrir subforuns com os jogos e a gente sendo moderador. Porque a grande falha deste forum é esta a zona do ON e OFF.

Claro que pode, Phillipe. Vamos ver com o Fëanor, que tem o nick "vermelhinho", sobre a possibilidade dessa alteração.

Primeiros votos:
Sistema: Rastro de Cthulhu (1)
Cenário: Nas Trincheiras (1)
 
Gostaria de participar, mas não sei como é o sistema e precisaria de algumas orientações. Agora sobre a escolhe de qual aventura jogar, eu gostei de duas, uma é "Nas Trincheiras" e a outra é "Para além do mal". Todas as aventuras tem uma sinopse interessante, mas fiquei mais empolgado com essas duas mesmo. Espero que aceitem-me como jogador, mesmo não conhecendo o sistema.
 
Gostaria de participar, mas não sei como é o sistema e precisaria de algumas orientações. Agora sobre a escolhe de qual aventura jogar, eu gostei de duas, uma é "Nas Trincheiras" e a outra é "Para além do mal". Todas as aventuras tem uma sinopse interessante, mas fiquei mais empolgado com essas duas mesmo. Espero que aceitem-me como jogador, mesmo não conhecendo o sistema.

Claro que sua inscrição está aceita, Garudius. Quanto ao sistema, nenhum problema: todos são bem simples e intuitivos e quando chegarmos a uma decisão, posso fazer ou indicar um "fast play" das regras. Obrigado pelo interesse.

Votação até o momento:
Sistema: Rastro de Cthulhu (1)
Cenário:
- Nas Trincheiras (2)
- Para além do mal (1)

Jogadores interessados (2/5):
Phillipehugo;
Garudius.
 
Última edição:
Opa, também tô dentro!

O phillipehugo que me indicou o jogo aqui! O problema é que eu não conheço nada do sistema, mas se colocar um fast play, eu desenrolo. Desses sistemas aí, eu só joguei o "Call of". Ah, e dentre as tramas apresentas, meu voto é o do "Nas Trincheiras"! Segunda opção seria "Chuva de Átomos", muito foda também.

Aguardo a aprovação!
 
Salve, Carranca. Seja bem-vindo!

Votação até o momento:
Sistema:
Rastro de Cthulhu (1)
Call of Cthulhu (1)


Cenário:
- Nas Trincheiras (3)
- Para além do mal (1)
- Chuva de átomos (1)


Jogadores interessados (3/5 ou mais):
Phillipehugo;
Garudius;
Carranca
 
Me interesso em participar.

Sobre sistema, por mim tanto faz, já que conheço pouquíssimo dos sistemas de CoC.

Sobre os cenários, Nas Trincheiras e Olhos na Escuridão foram os que mais me interessaram a princípio.


JeffDonizetti tenta ver com algum conhecido (caso tenha) pra abrir subforuns com os jogos e a gente sendo moderador. Porque a grande falha deste forum é esta a zona do ON e OFF.

Claro que pode, Phillipe. Vamos ver com o Fëanor, que tem o nick "vermelhinho", sobre a possibilidade dessa alteração.

Compreendo que seria melhor, mas algumas questões de ordem técnica meio que inviabilizam essa ideia. De qualquer maneira, vou ver se consigo pensar em algo que possa melhorar a dinâmica dos jogos. Enquanto isso, seguimos assim.
 
ah.. jeff quero participar também. fiquei meio receoso de pedir pq já jogo dois pbfs, e logo começa o pbf do arquivo x do phillipe, mas acho que eu consigo conciliar todos.

se eu pudeur jogar, voto no trail of cthulhu como sistema. eu já o conheço, acho que isso facilita um pouco a vida do mestre, e ele é simples de aprender; quanto aos deafios, eu gostei bastante de Nas Trincheiras. a Olhos na Escuridão e a Chuva de Átomos parecem ser fodas também, mas meu voto fica com a Nas Trincheiras mesmo.
 
Me interesso em participar.

Sobre sistema, por mim tanto faz, já que conheço pouquíssimo dos sistemas de CoC.

Sobre os cenários, Nas Trincheiras e Olhos na Escuridão foram os que mais me interessaram a princípio.

Compreendo que seria melhor, mas algumas questões de ordem técnica meio que inviabilizam essa ideia. De qualquer maneira, vou ver se consigo pensar em algo que possa melhorar a dinâmica dos jogos. Enquanto isso, seguimos assim.

Ok, Fëanor: inscrito.

Sobre os tópicos, entendo as possíveis dificuldades, já que o fórum Valinor não é exclusivamente pra PBF; de toda forma, valeu.

ah.. jeff quero participar também. fiquei meio receoso de pedir pq já jogo dois pbfs, e logo começa o pbf do arquivo x do phillipe, mas acho que eu consigo conciliar todos.

se eu pudeur jogar, voto no trail of cthulhu como sistema. eu já o conheço, acho que isso facilita um pouco a vida do mestre, e ele é simples de aprender; quanto aos deafios, eu gostei bastante de Nas Trincheiras. a Olhos na Escuridão e a Chuva de Átomos parecem ser fodas também, mas meu voto fica com a Nas Trincheiras mesmo.

Arthen: inscrito.

Votação até o momento:
Cenário:
- Nas Trincheiras (5)
- Para além do mal (1)
- Chuva de átomos (2)

- Olhos na escuridão (2)

Jogadores interessados (5):
Phillipehugo;
Garudius;
Carranca;
Fëanor;
Arthen
.

Já que todos votaram nesse cenário, já fica definida a aventura: vai ser Nas Trincheiras, mesmo. E por ser uma ambientação militar, até cabem mais do que cinco ou seis jogadores: talvez o limite seja em 8; mais do que isso pode tornar a história muito difícil de conduzir. Vou esperar outros.

Sobre o cenário, acho melhor usar o Call of Cthulhu, já que essa estória foi toda planejada para um torneio desse jogo, ficando mais complicada a conversão pro Rastro por não se voltar tanto para a investigação típica do GUMSHOE.
 
Estou um pouco boiando em como deverei construir meu persoangem, então esperarei pos esse parâmetros e quem sabe com eles eu entenda como devo moldar meu personagem!
 
Jeff já vou fazer minha história então... e te mando até o final desta semana via PM.

Estou um pouco boiando em como deverei construir meu persoangem, então esperarei pos esse parâmetros e quem sabe com eles eu entenda como devo moldar meu personagem!

Então, antes de postar o resumo de regras para construção da ficha, queria que pensassem na história de seus personagens, imaginando A pessoa por trás dele antes da guerra, com suas motivações, interesses e medos.

Por conta da estória, todos deverão ser soldados norte-americanos de um mesmo Regimento de Infantaria (o 308º, da 77ª Divisão de Infantaria) durante o Combate de Argonne e o evento do Batalhão Perdido. Decida se seu PC foi um voluntário ou é um militar de carreira. De um jeito ou de outro, o Tio Sam não mandou seus sobrinhos para a Europa sem um treinamento pesado de alguns meses (ou anos, no caso dos conscritos).

Imagine como era a imagem da I Guerra para ele antes do embarque para o Velho Mundo, já que os EUA só entraram no combate em 1917. Pense também em como a vida na Guerra afetou seu soldado, em como ele se adaptou aos horrores da guerra: como ele relembra de sua casa e de sua vida civil? Como ele passa o tempo entre as batalhas (jogando baralho, escrevendo cartas, lendo, desenhando)? Como está seu humor com a vida nas trincheiras? Ele usa algum tipo de droga para esquecer o que está vivendo (bebida, morfina, cigarro, haxixe)? Acredita em alguma coisa como deus e a salvação?

Seus personagens não são veteranos, mas já viram vários dos horrores dos combates: gente morrendo por tiros, por explosões, asfixiada por gases, pessoas cegas e aleijadas... talvez até algum colega de grupo já tenha morrido.

A vida dos soldados nas trincheiras da Primeira Guerra foi horripilante e embora isso por si só possa abalar suas mentes, a luta para se manter vivo podia trazer à tona o que havia de melhor (ou pior) dentro de cada um.
 
Última edição:
Maldita insônia... segue resumo para criação de personagens no Call of Cthulhu. Há ainda um Fast Play em português.

CRIAÇÃO DE SOLDADOS

Um bom criador de personagens para CoC é o Byakhee, que pode ser baixado do site:

http://sourceforge.net/projects/byakhee/

Em todo caso, mando em anexo também PDFs com a ficha do investigador (em português e inglês)

CARACTERÍSTICAS
- Dados básicos: Nome; Sexo; Profissão Civil; Idade; Nacionalidade; Residência; Grau de Instrução; além de Títulos Acadêmicos e Transtornos Mentais, se for o caso.
- Nacionalidade: Como eu já disse acima, todos devem ser cidadãos norte-americanos
- Sexo: obviamente, apenas homens, já que a ação se passa na frente de batalha.
- Idade, Patente: Entre 18 e 35 anos. Todos serão inicialmente soldados (privates).
- Atributos: 100 pontos p/ distribuir entre estes oito atributos, tomando como média para um ser humano o valor 10 e como VALOR MÁXIMO 18, exceto para EDU, que pode chegar a 21:

STR (Força) CON (Compleição) SIZ (Tamanho) DEX (Destreza)
APP (Aparência) INT (Inteligência) POW (Poder) EDU (Educação)

Os outros atributos são derivados:
SAN (Sanidade) = POW x 5
Idea = INT x 5 Luck = POW x 5 Know (Conhecimentos)= EDU x 5
99 – Cthulhu Mythos (Sua Sanidade Máxima)

Sanity Points = Luck
Magic Points = POW
Hit Points = SIZ + CON / 2

Bônus e Penalidades por idade:
Some + 1 EDU p/ cada 5 anos acima dos 40 anos de idade;
Em compensação, reduza 1 ponto em (STR, CON, APP, DEX) [escolha dois] p/ cada 5 anos acima dos 40. Exceção: Se tiver uma profissão que envolva condicionamento físico (p.e: atleta, policial), diminua 1 ponto de dois desses atributos entre os 40-50 anos; depois, reduza normalmente: 1 ponto para cada 5 anos acima dos 50.

PROFISSÕES: Ver anexo em PDF

HABILIDADES
Para definir as habilidades que tem seu investigador, é preciso basear-se na Profissão que escolheu para ele.
Para saber quantos pontos você tem para dividir entre as habilidades de carreira do investigador, multiplique EDU x 15. Esse valor é exclusivo para as perícias de sua profissão. Note que algumas habilidades, na Ficha de PC, já têm uma porcentagem básica, então é só somar o número de pontos que deseja gastar nela a esse valor.
Depois disso, você terá mais INT x 6 pontos para dividir entre as habilidades que quiser, sendo ou não de sua profissão. A exceção entre as habilidades é Cthulhu Mythos, proibida a princípio para qualquer investigador.
Como resultado do treinamento militar, cada um recebe ainda 100 pontos extras para gastar apenas com as seguintes habilidades:
Climb (Escalada), Conceal (Ocultamento-objeto), First Aid (1ºs Socorros), Sneak (Furtividade), Rifle, Machine Gun, Hide (Esconder-se), Listen (Ouvir), Bayonet, Throw (Lançamento)

Dinheiro não é algo muito importante nessa aventura, dadas as condições gerais.
O equipamento eu passo depois, mas são as tralhas típicas de um soldado, além do que você quiser que seu personagem carregue como pertences pessoais.
 

Anexos

  • Ficha Chamado português.pdf
    250,9 KB · Visualizações: 2
  • Ficha_COC english.pdf
    12,1 KB · Visualizações: 22
  • ficha_COC2 english.pdf
    225,4 KB · Visualizações: 26
  • PROFISSÕES.pdf
    253,2 KB · Visualizações: 38
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo