• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Wikileaks confirma: William Waack é informante americano

Anna Cwen

Ourificada
Desde que eu me entendo por gente, meu pai diz que tem certeza de que o William Waack é agente da CIA. Eu achava que era um pouco exagero da parte dele, que o cara era um reacionário do caramba mas, afinal, que interesse os EUA teriam em cooptar um jornalista idiota? Enfim, acho que deveria ouvir mais o meu pai.

Informe JB disse:
O jornalista William Waack, da Rede Globo, se tornou um dos assuntos mais discutidos no Twitter nesta quinta-feira graças a supostos documentos da Wikileaks que o apontariam como informante do governo americano. Apesar de vagas e desencontradas, algumas informações são verdadeiras. O Informe JB entrou em contato com a jornalista Natalia Viana, responsável pela Wikileaks no Brasil, que confirmou a história. Waack é citado não apenas uma, mas três vezes como informante da Casa Branca. Dois dos documentos que o citam são considerados "confidenciais".

Fonte: Informe IB

Eu confesso que tentei achar os documentos em questão no site do wikileaks mas que, ou não fui capaz de entender o sistema de busca deles, ou os documentos não têm OCR.

Acho na verdade que esta revelação nada tem de bombástica, mas vale como lembrança de que sempre devemos filtrar o que recebemos da mídia, porque tem muitos interesses por trás do que é publicado/divulgado.
 
Eu acho que já tinha ouvido falar em algo do tipo, mas é uma surpresa (por nunca ter imaginado isso) e nem é tão assim, devemos filtrar e muito (com nossos filtros intelectuais que só a experiência permite) o que a imprensa diz e nos quer fazer pensar, não é a 1ª nem será a última vez que isso acontece.
 
Honestamente, eu não fiquei surpresa. Bastava prestar atenção no discurso dele, sempre raivoso e ressentido, pra ver que ele é anti-Brasil.

Mas eu me pergunto: Que tipo de informação sigilosa ele poderia ter para oferecer aos EUA? Ou será que ele só repassa as notícias da mídia golpista?
 
Acho que o papel dele não era bem de informação sigilosa, e sim, de consultor/analista para assuntos políticos - por exemplo, avaliar as chances de cada um dos candidatos na eleição de 2010, que é do que trata o documento mostrado pelo JB - e de 'porta-voz' das informações que eles queriam ver divulgadas.

Como porta-voz eu diria que ele se sai bem mas, como analista... só nesta matéria já têm 2 furos: um é ele falando que o Serra e o Aecio tinham chegado em um acordo; outro é ele pintando a pré-candidatura da Dilma como se fosse a pior das 4 em termos de chances.
 
Mas eu me pergunto: Que tipo de informação sigilosa ele poderia ter para oferecer aos EUA? Ou será que ele só repassa as notícias da mídia golpista?

E eu me pergunto: como ficará a situação dele aqui no Brasil, principalmente na Rede Globo? Será que ela vai tomar alguma providência ou, o mais possível, taxará tudo como absurdo e deixará as coisas como estão? :think:
 
E eu me pergunto: como ficará a situação dele aqui no Brasil, principalmente na Rede Globo? Será que ela vai tomar alguma providência ou, o mais possível, taxará tudo como absurdo e deixará as coisas como estão? :think:

Continuando minha procura aqui, achei essa matéria sobre o posicionamento da Globo, e que inclui o link dos documentos no wikileaks que eu tinha postado acima, e um outro:

Globo diz que história de que William Waack seria informante dos EUA é “absurda”

Izabela Vasconcelos

A Central Globo de Comunicação (CGCom) afirma que a notícia de que o jornalista William Waack, apresentador do 'Jornal da Globo', seria informante do Governo dos Estados Unidos é "absurda". A informação foi publicada portal R7, ao citar o blog Brasil que Vai, que reproduziu documentos do site Wikileaks.

“A notícia é um completo absurdo”, disse a CGCom, em nota enviada ao Comunique-se. A emissora confirmou que o nome do jornalista é citado por três vezes em documentos do governo norte-americano, mas disse que isso não faz de Waack um informante. Além do nome do apresentador, são citados o diretor de redação da revista Época, Helio Gurovitz, e os jornais Valor Econômico e O Globo, a respeito de reportagens sobre as eleições presidenciais de 2010.

De acordo com a emissora, Waack apenas participou de eventos promovidos pelo consulado norte-americano, ao lado de políticos e instituições brasileiras, como faria qualquer jornalista que cobrisse a editoria internacional, mas ressalta que os eventos não eram sigilosos e que fazem parte da profissão.

O Comunique-se procurou o blog Brasil que Vai, citado pelo R7, mas o endereço não foi localizado. O Wikileaks disponiliza os documentos em que o jornalista da Globo é citado nos links abaixo:

http://wikileaks.org/cable/2010/02/10BRASILIA49.html

http://wikileaks.org/cable/2009/09/09SAOPAULO551.html

http://wikileaks.org/cable/2008/05/08BRASILIA638.html

Fonte: http://www.comunique-se.com.br/Cont...3&Editoria=8&Op2=1&Op3=0&pid=255216&fnt=fntnl
 
ah, descobri pq eu não consegui usar a busca do wikileaks. a visualização dos documentos está bloqueada aqui. obrigada por postar, Feanor, eu vou ler direitinho.

Sobre o posicionamento da Globo, o unico trecho que eu li do documento, que é o reproduzido pelo JB, realmente não tem nada de específico sobre informações especiais que o cara possa dar.
 
encontrei dois documentos que citam o Waack lá, mas ainda não tive tempo de ler pra ver colé:

http://wikileaks.org/cable/2010/02/10BRASILIA49.html#

http://wikileaks.org/cable/2009/09/09SAOPAULO551.html#

Eu tive o "imenso" trabalho de abrir esses arquivos e descobri que o cara é citado apenas como fonte de informações, assim, como por exemplo, um jornalista americano poderia ser citado em um relatório da embaixada brasileira nos eua no que diz respeito às eleições americanas.
 
Pois é, pessoal adora esse tipo de teoria da conspiração. Aliás, Wikileakes presta um tremendo serviço, mas espero que eles não comecem a pisar o terreno da imprensa marrom.
 
Também achei isso estranho, não sei, óbvio demais. Tão óbvio que chega a ser caricato.

Aposto que os documentos falam dele como um jornalista qualquer e algum imbecil leu mal ou, por sacanagem mesmo, espalhou o boato. Tudo que ele é conservador, até reacionário, mas esse tipo de interesse dos EUA no Brasil, essa associação entre direitismo brasileiro e interesses americanos, aff, até o Tiririca inventa uma história dessas.
 
só falta Alexandre Garcia cometer o mesmo lapso e revelar sem floreios sua mentalidade podre.

ele faz isso quase que diariamente no twitter e ninguém nem tchuns né.

Ele faz isso até no rádio e em suas colunas.
Quando eu ouvia a rádio estadão era constante ele tecer loas à ditadura militar (em especial ao figueiredo) e fazer comentários machistas e racistas nos mais diversos níveis.
Uma vez, comentando sobre as leis que impediam o comércio e posse de animais silvestres, ele falou que achava um absurdo um cidadão não poder ter um papagaio sendo que um índio podia caçar e comer um macaco e citou como exemplo uma foto que havia sido tirada em que aparecia um índio com um macaco recém caçado e começou a fazer uma série de comparações escrotas dizendo que não dava nem pra saber quem era o índio e quem era o macaco e que pela cara animalesca e suja dos dois parecia até que ia acontecer um canibalismo ali.
Disse isso assim mesmo e os apresentadores do jornal deram bastante risada nessa ocasião e em todas as outras em que ele destilava preconceito e ódio naquele tom de voz hipócrita que ele tem.

No caso do waack parece mesmo é que querem se livrar do cara (consta que mesmo entre os colegas ele tem fama de pau no cu) e talvez por seu envolvimento com os EUA isso fosse meio difícil, então desenterraram esse vídeo de um ano atrás.
Mas não acredito que a carreira dele acabou não. Tão falando, e acho o mais provável, que vai ser que nem o josé mayer, vão dar um tempo, ele dá uma desculpinha fuleira qualquer e depois volta em toda sua glória.
 
É interessante observar que desta vez o Waack foi sacado não por algo muito recente que vazou facilmente ao vivo, como foi com o Boris Casoy e sim por uma gravação de um ano atrás.

Como não assisto esse jornal (não gosto do Waack mesmo!), se foi uma gravação que não foi ao ar e que na época passou totalmente batido, parece que alguém intencionalmente ou não, buscou no arquivo a dedo e jogou a merda no ventilador..

Se for resgatar gravações assim, algo que acredito existam centenas ou milhares que devem ficar muito bem arquivadas. Nisso eu duvido que não haja outras que poderiam facilmente comprometer outros repórteres e/ou apresentadores.
 
ele faz isso quase que diariamente no twitter e ninguém nem tchuns né.

Ele faz isso até no rádio e em suas colunas.
Quando eu ouvia a rádio estadão era constante ele tecer loas à ditadura militar (em especial ao figueiredo) e fazer comentários machistas e racistas nos mais diversos níveis.
Uma vez, comentando sobre as leis que impediam o comércio e posse de animais silvestres, ele falou que achava um absurdo um cidadão não poder ter um papagaio sendo que um índio podia caçar e comer um macaco e citou como exemplo uma foto que havia sido tirada em que aparecia um índio com um macaco recém caçado e começou a fazer uma série de comparações escrotas dizendo que não dava nem pra saber quem era o índio e quem era o macaco e que pela cara animalesca e suja dos dois parecia até que ia acontecer um canibalismo ali.
Disse isso assim mesmo e os apresentadores do jornal deram bastante risada nessa ocasião e em todas as outras em que ele destilava preconceito e ódio naquele tom de voz hipócrita que ele tem.

No caso do waack parece mesmo é que querem se livrar do cara (consta que mesmo entre os colegas ele tem fama de pau no cu) e talvez por seu envolvimento com os EUA isso fosse meio difícil, então desenterraram esse vídeo de um ano atrás.
Mas não acredito que a carreira dele acabou não. Tão falando, e acho o mais provável, que vai ser que nem o josé mayer, vão dar um tempo, ele dá uma desculpinha fuleira qualquer e depois volta em toda sua glória.
E eu só o conheço pelo Bom Dia Brasil, imaginem...

Bons tempos que o programa tinha pelo menos Tchaikovsky às sextas-feira, hoje tem Alexandre Garcia.
 
Augusto nunes insinuando que o waack é vítima.
"INDEPENDÊNCIA JORNALÍSTICA" é dose, né? Pqp! :eek:
Esse é outro "jornalista" que já passou da hora de ser mandado esgoto abaixo.
O pior é que esses lixos estão todos na grande imprensa, são todos empregados das três grandes famílias que dominam o jornalismo brasileiro, não tem como não concluir que eles apenas propagam as ideias que essas empresas defendem.
Screenshot-2017-11-9 Augusto Nunes no Twitter.png
 
Don't mess with Augusto fucking Nunes. <3

cPxfrfe.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo