• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[Linux] Indice - Review de Distros

Omykron

far above
Fica aberto aos usuários uma forma de fazer review de suas distros linux preferidas.
para tal, pedimos que sigam apenas uma pequena regra

a- Verifiquem aqui neste indice a URL para as distros
b- Mantenham neste formato:


  • Nome da distro
  • Versão
  • Número de CDs/DVDs
  • Ambiente e sua versão (KDE, GNOME, etc)
  • Sempre coloque a tag [REVIEW] no título do seu tópico para facilitar a identificação.
c- No caso de atualização, edite o titulo do tópico englobando as versões, e cada post sobre o review mediante as mudanças de uma versão a outra, assim como a url para o post com a nova versão.
d- Para fins de contribuição, está aberto aos usuários complementarem e auxliarem em alguns aspectos, se assim for possivel, sendo aberto até para tira duvidas
 
Última edição:
http://www.sabayonlinux.org/
Sabayon Linux
Versão 3.25c
1 DVD
KDE (Com opção de se escolher no boot com Xgl ou sem Xgl)

Alguém aí conhece essa distro? Ela é baseada no Gentoo, e tem o objetivo de ser "instale e use imediatamente", bom pra iniciantes.
 
Ubuntu
8.10 x64 - Gnome


estou gostando muito, flui muito bem, vou ter q reinstalar assim q possivel pq modifiquei tanto q ja nao estou conseguindo voltar atras.

o flash nao é muito facil de instalar mas se procurar vc acha estou com um prob com o "comix" e agora com o blender, mas acho q foram as modificações q eu fiz.
 
Vou postar aqui enquanto eu não venço a preguiça e crio um tópico mais completinho... XD


Nome da Distro - Slackware
Versão - 13.1
Nº de Cd's/Dvd's - 2 a 3 [+ 3 de códigos fontes] (Cd's) e 1 (Dvd)
Ambiente - No momento Xfce, mas não curto muito. Estou terminando de configurar meu Blackbox e meu Fluxbox para usá-los. Gosto de ambiente bem leves que fazem uma ponte entre o modo gráfico e o modo-texto.

Ps.: o Slackware é minha distro principal mas, como secundária, eu não abro mão do Debian. ;-)
 
Ubuntu 11.04
Gnome

Encontrei bug com hd sata e driver NVidia.
Para que ele reconheça o HD é preciso ir no terminal e digitar: sudo dmraid -rE
Isso vai fazer ele remover o que estiver impedindo o Ubuntu de reconhecer as partições.
O Bug com o driver NVidia faz com que ele aumente a frequência do monitor, impedindo que o sistema seja iniciado, só aparecerá "Sinal de entrada não suportado".
Pelo Grub é possivel iniciar em modo seguro e carregar o driver para monitor genérico, isso faz perder a qualidade do vídeo, mas então com acesso à internet se pode baixar o driver mais recente do NVidia para Linux no próprio site NVidia.
O problema de frequência sumiu depois disso mas as janelas as vezes ficavam completamente brancas, só resolvi isso depois que ativei o Compiz.
Fora os bugs, é muito bom usar esse sistema.
 
Recentemente instalei o linux mint Lisa, que é baseado justamente no ubuntu 11.10.Achei esta versão do linux mint mais leve, e vc tem a opção de baixar com ou sem os codecs. Vale a pena conferir ;)
 
Ubuntu 11.04
Gnome

Encontrei bug com hd sata e driver NVidia.
Para que ele reconheça o HD é preciso ir no terminal e digitar: sudo dmraid -rE
Isso vai fazer ele remover o que estiver impedindo o Ubuntu de reconhecer as partições.
O Bug com o driver NVidia faz com que ele aumente a frequência do monitor, impedindo que o sistema seja iniciado, só aparecerá "Sinal de entrada não suportado".
Pelo Grub é possivel iniciar em modo seguro e carregar o driver para monitor genérico, isso faz perder a qualidade do vídeo, mas então com acesso à internet se pode baixar o driver mais recente do NVidia para Linux no próprio site NVidia.
O problema de frequência sumiu depois disso mas as janelas as vezes ficavam completamente brancas, só resolvi isso depois que ativei o Compiz.
Fora os bugs, é muito bom usar esse sistema.


Ubuntu é bem bacana. Foi minha primeira distro. Agora, eu não fazia idéia desses bugs, aí. Um conselho: se ainda não enviou, envie um e-mail para os responsáveis pelo projeto alertando sobre esses bugs e mostrando o que você fez para corrigi-los. Assim eles vão poder corrigir os bugs o mais rapidamente possível. ;-)

[]'s!
 
Recentemente instalei o linux mint Lisa, que é baseado justamente no ubuntu 11.10.Achei esta versão do linux mint mais leve, e vc tem a opção de baixar com ou sem os codecs. Vale a pena conferir ;)


Linux Mint: eis aí uma distro que, nos últimos tempos, eu só tenho ouvido falar maravilhas e estou muito curioso para testar. Acho que vou instalar no pendrive e testar como LiveUsb, :-)

[]'s!
 
Eu gostava do Ubuntu, mas não gostei da nova interface com Unity, achei muito pesada e pouco funcional.

Não cheguei a testar a versão 12.04 LTS, somente a 11.10.

Mas vi uma notícia que me agradou. Me parece que a próxima versão vai ter a opção de usar o Gnome 3.6.

Mais informações no link: http://www.ubuntubrsc.com/tudo-que-voce-queria-saber-sobre-ubuntu-12-10.html.

Não sei vocês, mas eu não estou gostando da nova geração de interfaces Linux.

Sempre usei Gnome, mas o Gnome 3 também não me agradou.
 
Última edição:
Kubuntu
12.04
Sei lá quantos CDs. Baixei a ISO
Tudo que o Ubuntu tem de melhor, e com o melhor gerenciados de janelas, KDE 4. Só é um pouco difícil de mexer.


Linux Mint: eis aí uma distro que, nos últimos tempos, eu só tenho ouvido falar maravilhas e estou muito curioso para testar. Acho que vou instalar no pendrive e testar como LiveUsb, :-)

[]'s!
Linux Mint já é top 1 no DistroWatch

Eu gostava do Ubuntu, mas não gostei da nova interface com Unity, achei muito pesada e pouco funcional.
Todos estão estribufando com o Unity, acabou com o crédito do Ubuntu. Tá saindo mais em conta usar outras distros baseadas em Ubuntu, com outro gerenciador de janelas.
 
Vou postar com relação a finalidades;

- Rápida instalação/configuração: Ubuntu (indiferente versões) - Recomendo por causa da comunidade - não recomendado para desenvolvedores.
- Aprendizado: Slackware (4.0+)
- Robustez: Red Hat (indiferente versões)
- Média utilização: Debian, CentOS

Levando em consideração instalações básicas, sem ambiente gráfico, visando a tentativa de melhor concepção de um sistema Unix-like.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo