• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Taffarel, o melhor goleiro brasileiro

Taffarel, o melhor da História
ter, 04/10/11
por ilan |
categoria 10+Brasil

Taffarel é o melhor goleiro brasileiro da História, segundo votação promovida pelo iLanHouse em dez semanas.
Com votos de ex-jogadores, técnicos e jornalistas nas nove primeiras semanas e três internautas nesta rodada final, o ex-goleiro da seleção que conquistou o tetracampeonato nos EUA em 1994 totalizou 221 pontos, contra 210 do segundo colocado, Gilmar dos Santos Neves, goleiro do lendário Santos de Pelé. Todos os votantes têm acima de 40 anos e a grande maioria tem mais de 50. No total, 40 goleiros foram citados, sendo que Carlos Germano foi a única novidade na rodada final.
Taffarel, hoje com 45 anos, nasceu em Santa Rosa-RS e começou a carreira ainda como junior no Internacional, onde ficou de 1984 até 1990. Como profissional, disputou 24 gre-nais. No auge, passou pelo futebol italiano (Parma e Reggiana), chegando ao Atlético Mineiro em 1995, onde jogaria 191 partidas. Depois, jogou na Turquia (Galatassaray), antes de encerrar a carreira no Parma, em 2003.
No ranking dos dez primeiros figuram, além de Taffarel, pela ordem, Gilmar S. Neves, Castilho, Manga, Marcos, Leão, Rogério Ceni, Barbosa, Julio César e Raul. Veja abaixo os votos de Luiz May, Márcio Rizzo e Dóris Scheidt (internautas sorteados via Twitter), e o ranking final completo do 10+Goleiros.

http://globoesporte.globo.com/platb/ilanhouse/2011/10/04/taffarel-o-melhor-da-historia/

Curioso que na "nossa" lista de melhores tb deu Taffarel. ^^

"nossa lista" -> http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=32263
 
Última edição:
Achei mei exagerado o Taffarel ganhar, mas eu também votaria nele.

Explico: para quem tem duzentos anos, o Gilmar sempre será o maior goleiro brasileiro de todos os tempos. Porém, na nossa geração, considerando a carreira na Seleção Brasileira, o Taffarel ganha mesmo.
 
O Gilmar infelizmente tem a enorme desvantagem de ser de uma geração hoje muito envelhecida e que só o curtiu praticamente via rádio, já que quando a transmissão de uma Copa do Mundo pela TV ficou ao vivo pra valer ele já estava aposentado.

E o Taffarel nas 3 Copas que disputou ficou acima da média de suas atuações normais e sendo decisivo nos penaltis quando foi preciso.
 
Eu vou mais além, na minha opinião Taffarel foi o melhor goleiro do mundo que vi atuar até hoje. Nem mesmo aquele goleiro da Dinamarca, o Peter Schmeichel. o belga Michel Preud'homme e nem mesmo o lendário Peter Shilton da Inglaterra superam o Taffarel em qualidade técnica e conquistas.
 
Taffarel é um dos goleiros mais vitoriosos e relevantes do futebol brasileiro. Isso é um fato. Ele dominou sua posição na seleção como nenhum outro goleiro da nossa geração ou até mesmo da geração passada. Ele foi o goleiro em 3 Copas e 1 olimpiadas. De 88 a 98 foi só Taffarel na seleção. Algum outro goleiro teve tal hegemonia?

Por isso o título é justo e não dá pra contestar tanto pois foram dezenas de jornalistas q votaram semana após semana.

Não sei se isso faz dele o melhor goleiro pra mim. Eu sinceramente acho o Julio Cesar melhor(não necessariamente O melhor, mas melhor que o Taffarel). O Taffarel foi reserva em todos seus anos de Parma na Itália enquanto JC foi titular, estrela e dominante na Inter. Mas conquistas marcam os jogadores e o Taffarel conquistou 2 copas.

Mas que fique claro q tirando as disputas de penalty q é meio loteria (ele mesmo admitia q escolhia um canto e pulava) ele não foi relevante em nenhuma partida das 3 Copas q disputou.

Eu vou mais além, na minha opinião Taffarel foi o melhor goleiro do mundo que vi atuar até hoje. Nem mesmo aquele goleiro da Dinamarca, o Peter Schmeichel. o belga Michel Preud'homme e nem mesmo o lendário Peter Shilton da Inglaterra superam o Taffarel em qualidade técnica e conquistas.

Nossa, acho q nunca descordei tanto de um post q não fosse do Furia como neste. Taffarel em conquista está acmia de todos esses, mas em qualidade técnica? Taffarel foi reserva de um clube durante os 4 anos doq seria o "auge" da sua carreira. E foi pra Copa de 94 como um dos goleiros mais contestatos q já tivemos.

Aí, se vc compara ele com Schmeichel ou Preud'Homme é sacanagem. Pq esses 2 não foram marcantes em termos de seleção por jogarem em times medianos (Bélgica e Dinamarca) e ainda assim eles conseguiram façanhas relevantes (Schmeichel por exemplo foi campeão europeu pela Dinamarca).
 
Última edição:
Eu vou mais além, na minha opinião Taffarel foi o melhor goleiro do mundo que vi atuar até hoje. Nem mesmo aquele goleiro da Dinamarca, o Peter Schmeichel. o belga Michel Preud'homme e nem mesmo o lendário Peter Shilton da Inglaterra superam o Taffarel em qualidade técnica e conquistas.

Olha só... não é que o Rafinha Bastos foi superado no quesito "coisa mais imbecil dita em público"! Parabéns Elecssar"
 
O interessante é ver as listas individuais.
Como claramente em alguns fica marcado a influencia da própria geração mas em outros você fica surpreso com as escolhas.

O Gilmar não levou porque em 3 dias teve uma votação bem baixa. Aí eu já imaginei, devem ser os jornalistas e jogadores jovens e talz. Mas até que não, o Luiz Mendes colocou Julio Cesar acima do Gilmar, João Máximo colocou Gilmar lá pra quinto, etc.


A lista final é interessante.
E, sinceramente, mostra que não somos realmente tão virtuosos nessa posição. Praticamente todos são contestáveis.
Apesar de estar havendo uma evolução nos ultimos anos.



PS: Bruno > Carlos Germano e Gilmar.
:lol:
 
O que apenas faltou ao Taffarel foi melhor sorte em clubes, pois passou a maior parte da carreira jogando em clubes de média expressão pra baixo.

Ele só foi conquistar um título de campeão nacional bem no fim de carreira sendo campeão turco no Galatassaray e tendo no currículo internacional uma Copa da UEFA e uma Copa Conmebol pelo Galo mineiro que são os dois títulos menores da América do Sul e Europa.

Eu queria muito tê-lo visto ganhando um brasileiro ou pelo menos chegando numa final da Champions. Pelo carater dele e tudo mais, ele até merecia ter fechado a carreira com chave de ouro com uma conquista legal em um clube mais renomado.
 
Última edição:
PS: Bruno > Carlos Germano e Gilmar.
:lol:

Pois é :lol: Mas isso nem é o pior sabia. Tipo, o Bruno era um puta bom goleiro, embora isso aí deve ter sido voto do Renato Mauricio Prado(q deve tb ter votado no Zé Carlos q era um goleiro muito mais ou menos do Flamengo) e eu ainda ache o Germano melhor.. O pior pra mim foi ver Fábio e Victor do Gremio na frente do Germano e do Gilmar. Aí nego já tá de sacanagem.

Tipo, eu acompanhei bem a carreira do Fábio. Ele surgiu no Vasco, tomou a vaga do Helton na marra e depois eu continuei acompanhando ele no Cruzeiro pq sempre pedia o Fábio na seleção. Mas nem de longe ele foi melhor q o Germano. Aliás, no geral da carreira, o Fábio não foi melhor nem que o Helton de depois teve ótimas temporadas no Porto.

Pra mim, o Germano tinha q estar ali abaixo do Dida, perto do Zetti, com certeza acima do Danrlei.

*************************

Por último, sobre o Taffarel, eu imagino q vcs tenham memória fraca e seletiva, mas no período q deveria ser o auge da carreira dele, entre 91 e 93 o Taffarel foi um desastre. Por ser reserva no Parma, não tinha o menor ritmo de jogo, era inseguro e frangava muito na seleção e foi o responsável pela 1a derrota do Brasil na história das Eliminatórias tomando frangaço lá na Bolivia. Havia uma corrente muito forte para q ele não fosse titular na Copa de 94. Durante a Copa ele não fez nenhuma defesa muito dificil mas pegou 2 penaltes na final e todo mundo esqueceu mas nem assim se consagrou. Foi só em 98, depois de voltar pro Galo em 95 ou 96 q ele se consagrou ao pegar os penaltes contra a Holanda. Ali a memória seletiva lembrou-se de 94 e ele virou santo milagroso.

No final, repito, título merecido pela história na seleção e pelas conquistas nela. No dia a dia, era um goleiro seguro, mas não diferenciado. E de fato mostra como estamos ruins na posição
 
Última edição:
Olha só... não é que o Rafinha Bastos foi superado no quesito "coisa mais imbecil dita em público"! Parabéns Elecssar"

Bom, essa é minha opinião. Eu tive o privilégio de assistir vários jogos do Taffarel aqui no Brasil (pelo Atlético MG, uma pena que ele não jogou pelo Cruzeiro) e na Itália pelo Calcio. Eu vi cada defesa espetacular desse cara que pra mim vou sempre guardar na memória como o melhor goleiro que já vi atuando. Você e todos podem até descordar da qualidade técnica dele se comparada aos demais, mas é subjetivo isso. Mas garanto que minha subjetividade é válida devido ao passado vitorioso do Taffarel.

Com relação ao que o Fúria disse aí acima, nem sempre os melhores goleiros do mundo atuaram nos super clubes do futebol. Não é verdade?

Agora, Rafinha Bastos aí não né! Isso é golpe baixo :lol:
 
Bom, essa é minha opinião. Eu tive o privilégio de assistir vários jogos do Taffarel aqui no Brasil (pelo Atlético MG, uma pena que ele não jogou pelo Cruzeiro) e na Itália pelo Calcio. :

Eu só fiquei com muita pena dele naquele jogo do Galo x Rosário Central pela final da Copa Conmebol de 95 em que o Galo tinha uma vantagem de 4x0 pra ser campeão conquistada no Mineirão, mas no jogo da volta conseguiu perder pelo mesmo placar e também nos penaltis.

Juro que torci pro Taffarel ao menos brilhar nos penaltis, mas não deu! Nunca vi o Galo jogar numa retranca tão vergonhosa e o Taffa não merecia passar por aquilo.
 
Pois é :lol: Mas isso nem é o pior sabia. Tipo, o Bruno era um puta bom goleiro, embora isso aí deve ter sido voto do Renato Mauricio Prado(q deve tb ter votado no Zé Carlos q era um goleiro muito mais ou menos do Flamengo) e eu ainda ache o Germano melhor.. O pior pra mim foi ver Fábio e Victor do Gremio na frente do Germano e do Gilmar. Aí nego já tá de sacanagem.

Tipo, eu acompanhei bem a carreira do Fábio. Ele surgiu no Vasco, tomou a vaga do Helton na marra e depois eu continuei acompanhando ele no Cruzeiro pq sempre pedia o Fábio na seleção. Mas nem de longe ele foi melhor q o Germano. Aliás, no geral da carreira, o Fábio não foi melhor nem que o Helton de depois teve ótimas temporadas no Porto.

Pra mim, o Germano tinha q estar ali abaixo do Dida, perto do Zetti, com certeza acima do Danrlei.
Verdade. O Bruno era muito bom. Assassino, mas bom.
Mesmo o Felipe sendo um goleiro que eu considero bom, ele não passa metade da segurança que o Bruno passava.
Principalmente em bola levantada na área. O Bruno era as vezes até porra louca de ir em bolas impossiveis, mas eu prefiro goleiro que considera que a área é território dele e que ele tem que cuidar, do que os goleiros que não saem debaixo do travessão.


E não foi o Renato Mauricio Prado não.
Ele agora usou a sua falsa imparcialidade e não colocou nenhum goleiro rubro-negro na lista.
Quem colocou o Bruno foi um jornalista da globo.com que eu nunca tinha ouvido falar.
 
Sérgio, ex-Palmeiras e Portuguesa > Taffarel.

Mas Sérgio é mito! O cara conseguiu jogar nas duas portugesas da capital, inclusive na da Barra Funda ele é ídolo. Aí nem teria como, goleirão simpático. :mrgreen:

Taffarel é um dos goleiros mais vitoriosos e relevantes do futebol brasileiro. Isso é um fato. Ele dominou sua posição na seleção como nenhum outro goleiro da nossa geração ou até mesmo da geração passada. Ele foi o goleiro em 3 Copas e 1 olimpiadas. De 88 a 98 foi só Taffarel na seleção. Algum outro goleiro teve tal hegemonia?
Por isso o título é justo e não dá pra contestar tanto pois foram dezenas de jornalistas q votaram semana após semana.
Não sei se isso faz dele o melhor goleiro pra mim. Eu sinceramente acho o Julio Cesar melhor(não necessariamente O melhor, mas melhor que o Taffarel). O Taffarel foi reserva em todos seus anos de Parma na Itália enquanto JC foi titular, estrela e dominante na Inter. Mas conquistas marcam os jogadores e o Taffarel conquistou 2 copas.
Mas que fique claro q tirando as disputas de penalty q é meio loteria (ele mesmo admitia q escolhia um canto e pulava) ele não foi relevante em nenhuma partida das 3 Copas q disputou.

É uma questão de opinião, claro, mas acho o Taffarel indiscutível na Seleção. E pra votar no melhor goleiro brasileiro, tem que levar primeiro em consideração a carreira na Seleção (senão eu falava que era o Rogério e foda-se, não acharia o Taffarel).

Em clubes ele de fato foi ruim, lembro que pegou banco até na Reggina. No Atlético-MG chegava a dar pena e tal, mas na seleção eu nem discuto.

A verdade é que vocês dão muito mérito para isso de "fulano é titular de um gigante europeu". Não falando especificamente do Júlio César (que acho um puta goleiro), mas o Dida nunca foi nada além de um pegador de penaltis e foi trocentos anos titular do Milan, ganhou Champions League (pegando penalti na final) e tudo mais. O Abbiati é o goleiro titular do Milan e se fosse brazuca perigava pegar banco do horrível do Harley no Goiás. Os melhores jogadores do mndo estão sim na Europa, mas tem MUITO lázaro jogando nesses times (e como titular!). Até o Barcelona tem o Puyol e o Busquets, que não são lá mais do que esforçados (prevejo ataques pessoais à minha pessoa com isso), bons eu diria (não monstros).

Eu vi o Júlio falhar algumas vezes na Seleção, inclusive entregand a rapa dura numa Copa. Sabe quantas vezes eu vi o Taffarel falhar na Seleção? Duas. Final da Copa América de 1997 e Eliminatórias em 1993, ambas com altitude, contra a Bolívia.

Em tempo: no jogo de 1993, ele tomou um frango, mas pegou um penalti também.
 
mas o Dida nunca foi nada além de um pegador de penaltis e foi trocentos anos titular do Milan, ganhou Champions League (pegando penalti na final) e tudo mais. .

Se tem uma época que o Dida foi FODAÇO e eu achei ele simplesmente o melhor do mundo foi entre 96 e 97 quando ele tava no Cruzeiro. Na final da Copa do Brasil de 96 ele simplesmente PAROU o badaladíssimo supertime do Porco do Luxa catando até pensamento. Foi pra mim a maior atuação dele digna de nota 10.

E na Libertadores de 97 o Cruzeiro tinha apenas um time mediano e o Dida das Quartas de final pra frente foi muito bem parando o Grêmio do Felipão, segurou firme o Colo-Colo na semifinal e na final até aquele timinho do Sporting Cristal do Peru teve várias chances de fazer gol e ele foi bem acima da média não deixando passar nada.

Depois em 98 quando ele foi pro time da Marginal começou aquela sequência longa de defesa de penaltis (2 deles justo em cima do Raí na semi do BR de 98 :osigh:) e aí ele começou a repetir isso na seleção e fez sua fama muito mais em cima disso, mas aos pouquinhos em defesas normais ele já não estava mais brilhante como antes. Mesmo no Milan não vi nele atuações fantásticas como antes, apenas algumas acima da média alternando com outras apenas normais.
 
Última edição:
Acho o Dida um puta goleiro mas ninguém deu o crédito a ele pq sua maior virtude pra mim era o posicionamento e tamanho de forma q ele não precisava ser elástico ou milagroso, ele simplesmente estava sempre mais perto de onde a bola ia. Tanto q admito q o Dida foi, na carreira, mais goleiro q o Germano por exemplo.
 
Sobre o JC: ainda está em tempo dele se reerguer e recuperar o bom desempenho que vinha tendo até antes da Copa.

O fato é que depois disso ele decaiu muito e coincidência ou não a má fase que a Inter de Milão tá passando desde o inicio de 2011 tem muito haver com essa queda acentuada dele.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo